O Resgate

O Resgate Nicholas Sparks

Resenhas - O Resgate

C_R 10/06/2018

Meu livro de estreia lendo Nicholas Sparks. Nunca tinha lido nada dele, apesar de ver e ouvir muitos comentários, tanto positivos quanto negativos, mas vi alguns filmes baseados em seus livros, como Querido John, Uma Carta de Amor, Noites de Tormenta...
Me encantei pela sinopse do livro e só depois que vi quem era o autor. Resolvi ler e assim formar minha própria opinião sobre a escrita do autor, que amei!
O titulo O Resgate faz todo sentido quando se conclui a leitura, pois não se trata somente do resgate de uma mãe acidentada e seu filho perdido em meio a uma tempestade. Mas sim, o resgate de um homem atormentado e culpabilizado por acontecimentos no passado, mas que marcaram sua vida profundamente. Mas também do resgate de um menininho perdido e desacreditado em seu potencial intelectual. De uma mãe, que perdeu tudo e todos que lhe eram importantes, ficando sozinha no mundo, com uma criança com dificuldades que nenhum médico ou especialista é capaz de esclarecer.
Enfim, entre tragédias, decepções, mágoas e frustrações, há sempre a esperança de ser resgatado de um passado doloroso, de um presente conflituoso e um futuro que promete ser promissor, desde que haja a possibilidade do perdão.
Uma estória linda e que nos toca profundamente, nos levando a refletir sobre nosso próprios fantasmas.
Como não poderia ser diferente, é lógico de Tio Nick tem que assassinar algum personagem, como se os dramas pessoais de cada um não fosse trágico o suficiente, inserindo mais um! Mas não vou contar quem é a vitima, pois odeio spoiler e sei que muitos leitores odeiam também!
Super recomendo!

site: https://www.facebook.com/colecionando.romances/
NaiaraAimee 10/06/2018minha estante
Eu tô lendo Um Homem de Sorte e amando. Tio Nick é mara!

C_R 10/06/2018minha estante
Este foi o primeiro que li dele e amei! Uma escrita maravilhosa!

Camila 16/08/2018minha estante
Eu já li 2 ou 3 livros dele, e gostei muito de todos. Acho ele bem detalhista, o que as vezes, torna a leitura um pouco cansativa. Mas os enredos sempre são excelentes. Nota 4,5 pro tio Nick.

C_R 18/08/2018minha estante
Esse foi o primeiro que li e gostei muito, mas para mim, ele é o tipo de autor para ler uma vez por ano, muita sofrencia rsrs

Ari 14/05/2022

"Amar alguém e ser amado é a coisa mais preciosa do mundo.."
"As pessoas vêm e vão. Elas entram e saem da sua vida, quase como personagens em um livro. Quando você finalmente o fecha, os personagens contaram suas histórias e você recomeça outro livro, cheio de novos personagens e aventuras. Então se vê concentrando-se nos novos, não nos do passado."

O resgate é simplesmente perfeito.
Senti amor, raiva, tristeza, empatia...ou seja, a leitura foi uma montanha russa de emoções.
O livro nos ensina mais sobre as diversas formas do amor, ele nos mostra o amor paterno, romântico, familiar, de amizade...de um jeito muito bonito.
Me emocionei demais lendo, e sim, com certeza recomendo pra todo mundo!!
Regis 15/05/2022minha estante
Belíssima resenha AriAki. ?

Ari 15/05/2022minha estante
Obrigadaa Régis ????

Sophia506 21/02/2023minha estante
Quando comecei a ler eu achei muito top porém quando cheguei perto do final achei muito sem sentido

Ana Ira! 28/08/2016

Decepcionante!
O Resgate de Nicholas Sparks é um livro que me decepcionou bastante!
Até a metade eu amei, depois da metade eu detestei! Nossa, a qualidade caiu, apesar de que os acontecimentos foram bem reais, eu achei meio banal sabe, faltou aquela pegada emocionante e vivaz do autor que a gente tanto ama, rsrs

O construtor e bombeiro voluntário Taylor McAden, tem mais de 30 anos, mora sozinha e nem pensa em casamento, embora tenha tido relacionamentos sérios e com grandes chances de dar certo.

Acontece que ele sofreu um trauma no passado. Quando era pequeno, por um pequeno erro seu, uma tragédia aconteceu e mudou para sempre o rumo de sua vida e de sua mãe, e mesmo sabendo que ele não fez por querer, que de certa forma, ele "não" tem culpa, Taylor não consegue aceitar "ser feliz", não consegue viver plenamente, buscar todos os seus sonhos e deixar-se realizar, porque acredita que por aquele erro do passado, ele definitivamente não merece ser feliz.

Por isso não aceita a possibilidade de se casar e construir sua família.

Denise é mãe solteira, de um menino lindo de 5 anos, Kyle, que tem graves problemas com a fala. Nunca disse que a ama, nunca demonstrou carinho com palavras e nem mesmo com atitudes.

Denise era professora, mas teve que deixar sua carreira e viver inteiramente para Kyle. O pai do menino a abandonou, seus pais morreram, eles só têm um ao outro. E Denise, mesmo passando por dificuldades financeiras, fazendo apenas bicos de garçonete, não aceita voltar a lecionar e deixar Kyle numa creche ou com babá. Ela quer ela mesma ensina-lo a falar como uma criança de sua idade (ele só balbucia poucas palavras) e ser uma mãe centrada e forte, sempre ao lado de sua cria.

Numa noite de um temporal violento, Denise bate o carro e quando é acordada por Taylor, descobre que Kyle sumiu de dentro do carro, sumiu das vistas de todos.

Então, assim começam as buscas pelo menino, angustiadamente. Até que é encontrado por Taylor, que se torna amigo da mãe e do menino, que inesperadamente fala melhor perto de Taylor.

Uma história com início emocionante! Denise sofre muito, pois mesmo tendo feito tantos exames não descobre qual a razão do problema do filho e não tem certeza bem do que fazer. Ela treina ele todos os dias e trabalha a noite num restaurante local, deixando ele no quarto dos fundos.

Seu relacionamento com o Taylor, começa assim que ele encontra o menino, e fica amigo dos dois, ela inclusive fica amiga da mãe dele que foi uma antiga amiga da mãe de Denise. Logo percebemos que há um clima entre Denise e Taylor no ar, e não demora muito começam a namorar sério.

Taylor se da muito bem com Kyle, que vai melhorando a fala, e segue assim um namoro rápido, até que ao conhecer os amigos de Taylor e se aprofundarem nos sentimentos, Taylor se afasta e Denise compreende que ele não está pronto pra algo com propósito - logo, ela não está pra brincadeiras, para enrolações, afinal, já sofreu muito abandonada pelo pai de Kyle.

Aí conhecemos bem o que transformou Taylor, que sim, é algo muito triste, chocante que abala, porém, não achei condizente, acho que não foi algo suficiente pra ter deixado-o naquele estado lendo, sem motivação, sem vontade pra nada, depois de tantos anos.

Daí acontece mais uma tragédia, com alguns personagens secundários que me deixaram tristíssima, pra mim, não precisava mesmo daquilo. E, complica mais as coisas pra Taylor, ele fica ainda mais catônico, só que de repente, muda de ideia, e é isso...

O final é feliz, se é que vocês me entendem kkkk não vou dar spoilers, mas assim, foi bem mal desenvolvido. Faltou emoção, faltou vivência no relacionamento de Denise e Taylor, faltou MUITA explicação sobre a dificuldade na fala de Kyle, enfim, faltou muita coisa mesmo!

A ideia do livro foi muito boa, entretanto, a meu ver, tio Nick estragou geral, deixou muito boba, muito sem graça.

Desculpe-me mesmo quem amou a história. Mas pra mim não rolou, não foi pra mim o melhor livro dele, na verdade, faltou muito aquela pegada forte, cheia de emoção do Sparks.
Bom, é isso, teve um início muito legal, but...

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2016/08/resenha-o-resgate-nicholas-sparks.html
@livrosdaraissa 26/08/2017minha estante
undefined

Malucas Por Romances 06/02/2019

RESENHA COMPLETA NO BLOG
O Resgate foi a minha primeira leitura do ano e o meu primeiro livro do DesafioMPR que era ler um livro encalhado da estante , e foi uma ótima forma de começar o ano. A alguns anos atrás eu lia todos os livro do Nicholas Sparks, porém em um deles me decepcionei e com isso abandonei os livros do autor. Esse ano depois de cinco anos sem ler nada do autor decidi dar uma nova chance, já que esse livro estava encalhado a um bom tempo, e pra minha surpresa não me decepcionei.

Denise é mãe solo e vive com o filho em Edenton, a mudança dela pro interior veio justamente por causa do filho e das contas, e como a casa vazia que ela vai morar era dos avós ela decidiu que seria o melhor pra ele. Kyle é um garoto de cinco anos que tem um atraso no desenvolvimento da fala, e com isso a comunicação dele é quase nula.

Denise já foi em diversos médicos com o filho, além de ter vários diagnósticos diferentes, nenhum médico sabe explicar o que realmente ele tem. E com toda sua força ela decide tratar o filho em casa, e a evolução de Kyle mesmo que aos poucos vem acontecendo.

Em uma noite de tempestade fortíssima Denise perde o controle do carro e acaba sofrendo um acidente onde fica desacordada, quando acorda Kyle não se encontra na cadeirinha do carro, e com ajuda de Taylor e todos do corpo de bombeiros a história se inicia.

Taylor é um homem cheio de mágoas e cicatrizes, apesar de não ter medo de arriscar a vida em diversos momentos, ele tem medo de se arriscar em um relacionamento amoroso, e com isso ele vai lutar com as emoções e guardar todas suas mágoas a sete chaves.

“Quando tocou o rosto de Denise, ela fechou os olhos, desejando se lembrar daquele momento para sempre. Sabia intuitivamente o significado do toque de Taylor, as palavras que ele não dissera. Não porque o conhecesse muito bem, mas porque se apaixonara por ele no mesmo instante em que ele se apaixonara por ela.”

Tio Nick consegue sempre te prender nas leituras, a escrita dele é tão fluída que você acaba querendo mais e mais. O livro foi escrito todo pelo ponto de vista de Denise, durante a leitura não encontrei erros ortográficos, e aquela nota no final do livro foi a cereja que faltava no bolo.

O relacionamento de Denise e Taylor acontece de forma natural, e com isso a leitura flui, você vai se apaixonar por eles e principalmente pelo Kyle, não tem como não amar esse garoto.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2019/02/resenha-o-resgate-nicholas-sparks.html#axzz5egyXpiET
Roqueline.Ferreira 06/02/2019minha estante
Eu adorei esse romance !

Mari Siqueira 28/07/2014

Mais um romance, mais um bom romance! <3
Mais um livro do tio Nick, mais um ótimo romance. A narrativa de Sparks não difere de seus outros quinze ou vinte títulos. O jeito romântico e filosófico de viver a vida, que são características marcantes do autor, estão presentes nesse livro que está entre os mais bonitos dele. Uma bela história de amor ambientada na Carolina do Norte é o clichê que não pode faltar, para os românticos de plantão é um prato cheio, de alegrias, lágrimas e emoção.

Nessa décima terceira leitura que faço do autor não fui surpreendida, da mesma forma, o livro também não foi previsível. Quem conhece a escrita de Nicholas sabe o que vai encontrar. Os personagens são muito bem desenvolvidos. Aliás, por muitas vezes me identifiquei com os protagonistas, seus dramas, seus medos e seus sonhos. As paisagens e cenas bem descritas levam o leitor a um mundo em sépia dos filmes de amor, eu enxergo a vida assim e por isso sempre fico apaixonada por seus romances.

O diferencial desse livro é que a inspiração para sua publicação veio da própria família de Sparks, o personagem principal, Kyle, é um retrato fiel do seu filho Ryan que tem um problema de aprendizado ligado à linguagem. O desespero da mãe Denise é o mesmo que Sparks e sua mulher Cathy sentiram ao perceber que Ryan era diferente das outras crianças. E sendo a linguagem a única forma de compreensão do mundo, eles tiveram medo que o filho nunca fosse capaz de se cuidar sozinho.

Para os médicos, era autismo, deficiência na fala, déficit de atenção, e depois inúmeros diagnósticos diferentes e errôneos, os pais preocupados decidiram agir por conta própria. Esse processo de educação em casa, estimulado pelos pais é descrito detalhadamente no livro, algumas cenas inclusive aconteceram com o autor, o que torna a experiência de leitura ainda mais rica e verossímil.

Voltando à ficção, Denise é uma mãe solteira que larga tudo para cuidar do filho Kyle. Por não saber falar ou se expressar, o garoto não compreende regras, perigos, ordens ou sentimentos. Desanimada com os diagnósticos errados que os médicos lhe dão, ela adapta técnicas de aprendizagem para ensinar o filho e com toda a paciência do mundo, depois de seis horas de treino, ele consegue falar a palavra maçã.

Ao se mudar de Atlanta, a mãe finalmente se vê longe dos olhares desaprovadores, preconceituosos ou piedosos de outras mães que não entendem a situação do seu filho. Fugindo disso e tentando começar uma nova vida, Denise escolhe Edenton, uma cidade pequena porém acolhedora. Lá, as coisas começam a mudar quando ela e o filho sofrem um acidente de carro. O bombeiro Taylor McAden fará de tudo para salvar a vida de Kyle. O que ele não espera é que talvez ele também precise ser salvo.

Em alguns momentos pode ser que você se pergunte onde está o tão conhecido impedimento que o autor costuma criar, o problema ou a peripécia central que muda o rumo da história. Dessa vez, não temos vilões, pais ricos ou câncer, os personagens lidam dessa vez com problemas psicológicos, traumas, questionamentos e dúvidas, algo que todos nós sabemos bem como é, e talvez por isso seja um livro sutil mas ao mesmo tempo complexo.

Comovente e emocionante, é um livro que nos faz pensar, questionar nossas atitudes e até mudar nossa forma de ver o mundo. Algumas coisas devem ficar no passado e algumas pessoas precisam de ajuda para seguir em frente. Lindo demais, recomendo a leitura, assim como recomendo todos os livros do autor, quando digo isso, quero dizer todos mesmo.

site: http://loveloversblog.blogspot.com
Lívia Gomes 21/01/2015minha estante
que resenha linda! esse livro realmente é demais! Nicholas Sparks consegue ser sempre maravilhoso. não sei como tem gente q não gosta das obras dele :/

Gisele480 11/11/2015minha estante
Esta na lista!!

Rafaella270 15/09/2023

Chato! Não consigo pensar em outra palavra para descrever esse livro, as personagens são chatas, a história é chata, a cidade em que se passa é chata, tudo sobre a obra chato. A impressão que fica é que o autor se preocupa em torna-la grandiosa, falar sobre coisas importantes e esquece do principal: narrar a história, contar uma boa história.
LAvia 13/11/2023minha estante
Gosto realmente é algo bem i dividiam, eu amei o livro, achei lindo, interessante, fala da diversidade, das várias formas de amor e das dificuldades da vida.

Clau @meuescapeliterario 02/02/2021

5/5
Há anos sou grande fã de Nicholas Sparks, mas por um tempo acabei apenas acumulando seus livros na estante e colocando outras leituras na frente, mas no final do ano passado decidi iniciar a leitura de todos os seus livros publicados a partir da data cronológica, e assim como “Uma carta de amor”, “O resgate” foi uma grata surpresa.
Talvez este seja um dos livros mais belos que o Nicholas escreveu, pois ao mesmo tempo que é uma leitura leve, o livro aborda temas importantíssimos como traumas na infância e as consequências para a vida adulta, inserção de uma criança excepcional na sociedade e a própria dificuldade na aceitação desta, tudo sem perder o toque romântico que os fãs tanto amam. Além disso, o fato de o autor se inspirar em um de seus filhos para a criação do Kyle e abordar as dificuldades por ele e por sua esposa enfrentadas durante o crescimento do garoto torna a obra ainda mais significante.
Como de costume, a escrita característica do autor é envolvente, há a quantidade de drama necessária para o desenvolvimento dos personagens e a leitura ocorre de maneira bastante orgânica. Particularmente, eu adorei o relacionamento do Taylor com o Kyle e com o Mitch, assim como as descrições de alguns resgates realizados por Taylor, que trouxeram às cenas a quantidade exata de tensão. No entanto, minha personagem favorita é Denise, por toda sua força e resiliência, por não desistir do filho e por ser tão “pé no chão” quando necessário. Uma das minhas leituras favoritas do ano, que mal começou!
Thais.Santos 02/02/2021minha estante
Amei a resenha, vou incluir está leitura esse ano. Obrigada!

Rose 04/08/2014

Vocês sabem como eu adoro o tio Nick. Eu sei que tem muita gente que não gosta do estilo dele, mas vamos combinar que ele sabe como contar uma estória e emocionar as pessoas.

Aqui temos Taylor McAden, um empreiteiro da pequena cidade de Edenton que também trabalha como voluntário no corpo de bombeiros local.

Foi justamentecomo bombeiro que ele conheceu Denise Holton. Ela acabara de sofrer um acidente de trânsito e estava ainda inconsciente quando ele chegou. O susto maior foi quando ele descobriu que o filho dela, Kyle, um menino de 4 anos e com problemas de fala, estava sozinho no pântano em uma noite de tempestade.

Ele e uma série de voluntários junto com os bombeiros e os policiais começaram então uma busca desesperada para salvar o menino.

"Ela sentiu um frio no estômago. O medo clareou apenas um pouco sua mente." (pág. 33)

Felizmente tudo foi um grande susto, e agora mãe e filhos estavam começando a conhecer as pessoas da cidade. Aos poucos Taylor foi se aproximando de Denise e conhecendo toda a dificuldade que ela enfrentava para criar o menino. Mesmo com recursos precários ela não desistia do filho.

"Sei do que eles precisam. Posso ajudar. Posso ajudar você também." (pág. 286)

Taylor e Kyle foram ficando amigos, e o menino foi aos poucos desabrochando, assim como a atração entre Denise e Taylor.

Denise que há muito tempo vivia em função de Kyle, começou a viver a própria vida e a ter sonhos para o futuro. Uma pena que Taylor mesmo salvando tantas vidas, não consiga salvar a si mesmo, e acaba afastando a todos que o amam.

Seria o amor capaz de resgatar Taylor da culpa que ele carrega e que aumenta a cada dia?

"Nenhuma delas sabia o que aconteceu na noite em que seu pai morrera. Ninguém além de sua mãe sabia a verdade." (pág. 286)

Como eu já disse, mais uma estória emocionante que arrancou lágrimas minha. Destaque para a nota do autorno final do livro, que conta como desenvolveu esta estória, e mostra porque seus personagens masculinos são tão encantadores... Talvez seja reflexo do próprio autor...

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br/
Clarice.Castanhola 06/06/2015minha estante
Realmente mais uma estória emocionante ,desejo muito ler esse volume do Nicholas em breve .. :D

Maiah 15/08/2014

Linda História
Esse é apenas o 4° livro do Nicholas Sparks que leio e apesar de muitas pessoas falarem sobre o quão clichês são as obras do autor, eu amo os livros dele.

O livro trás a história de Denise que é mãe solteira e acaba tendo que largar sua carreira profissional de professora para cuidar de seu filho. Kyle tem 4 anos e tem problemas de fala.
Desde pequeno Kyle se mostrava diferente das outras crianças e Denise percebeu isso. Ela consultou durante um ano vários especialistas e cada um deu um diagnóstico diferente para o problema do menino: autismo, surdez, transtorno do déficit de atenção.
A cada novo parecer, Denise lia todo o material possível sobre o assunto afim de ajudar seu filho, mas nada parecia funcionar. Cansada, ela acaba adotando um método próprio de ensinar seu filho todos os dias durante várias horas, e apesar de extremamente cansativo o método parece estar funcionando aos poucos.

Ela acaba tendo que se mudar de Atlanta onde morava para a pequena cidade de Edenton, para uma casa que herdou te uma tia, e depois de pouco tempo acaba sofrendo um acidente.
Após o acidente de carro que sofreu em uma noite de tempestade, as coisas na vida de Denise Holton começam a mudar.
Denise conhece Taylor McAden o homem que a salvou e que salvou também a seu filho. Os dois acabam se conhecendo melhor e se apaixonando.

Ao contrário de vários livros do Sparks, nesse não temos um grande impedimento para o casal principal, nenhuma doença ou impedimento da família, nem nada do tipo. A única coisa que pode atrapalhar o amor entre Taylor e Denise é o próprio Taylor, que é um personagem que carrega uma culpa muito grande e que não se acha merecedor da felicidade, e devido a isso, acaba sempre afastando todas as mulheres que conhece.

A relação entre Denise e seu filho Kyle é muito linda. Apesar de não ter sido uma gravidez planejada e de Denise ter mudado toda sua vida para cuidar do filho, ela não se arrepende de nada, pois sabe que Kyle foi a melhor coisa que já aconteceu em sua vida, e apesar da dificuldade de fala ele sempre dá muitas alegrias a Denise, e é uma criança doce e meiga.

A relação entre o Taylor e Kyle também é muito bonita, Taylor o trata com muito carinho e mesmo o menino não falando direito, Taylor o trata como um garoto normal, ao contrário da maioria das pessoas que Denise conhece que acaba se afastando da criança. O carinho que os dois tem um pelo é o fator determinante para que Denise, se entregue a paixão que sente por Taylor.

O Kyle é uma criança maravilhosa, mesmo com todas as suas limitações, e em muitas cenas me deu uma grande vontade de poder abraçá-lo.
Denise nos dá uma grande lição do quanto nos importamos com coisas supérfluas, quando tem tanta gente no mundo com verdadeiros problemas e seguem a vida sem reclamar da sorte. E é exatamente isso que ela sente quando vê mães brigando com seus filhos por falarem demais, e serem muito agitados, quando tudo que ela queria era que Kyle pudesse falar normalmente como todas as crianças, quando ela deseja do fundo do coração que um dia Kyle consiga dizer a ela três simples palavras: Eu Te Amo.

O grande diferencial desse livro é que a inspiração para o personagem Kyle veio do segundo filho de Nicholas, Ryan, que tem um problema de aprendizado ligado à linguagem. Nicholas e sua esposa passaram pela mesma aflição da personagem Denise e por muitas das experiências narradas no livro. Assim como Denise passou 4 horas para fazer com que Kyle conseguisse pronunciar a palavra maçã, Nicholas passou a mesma coisa com seu filho Ryan, o que só torna a história ainda mais bela e interessante.

Eu me apaixonei por essa história e por seus personagens assim que inicie a leitura, e a cada página virada mais eu me senti envolvida com a leitura.
Ao final do livro eu não consegui segurar a emoção e as lágrimas rolaram. Lágrimas por saber que o livro chegou ao final, mas principalmente por compartilhar da emoção e da felicidade dos personagens.

Com um bom enredo e personagens maravilhosos e apaixonantes, O Resgate, é um lindo livro que trata não apenas da relação amorosa entre um homem e uma mulher, mas principalmente da relação de amor entre mãe e filho.

site: http://www.livrosesonhos.com/2014/08/resenha-livro-o-resgate-sorteio.html
Fernanda 22/08/2014minha estante
Procure o livro Porto Seguro ótimo.

Aione 10/09/2014

A cada vez que escrevo uma resenha sobre algum livro de Nicholas Sparks, sinto-me repetitiva: ou me pego falando de como o desenrolar da história me desagradou por ter seguido uma fórmula e, assim, ter sido previsível e incapaz de me emocionar, ou – na maioria dos casos – como me envolvi com os acontecimentos e personagens, a ponto de ser tomada por diversas emoções e ter terminado a leitura acreditando que aquela se tornou, para mim, a melhor dentre as obras do autor. Em O Resgate, felizmente minha experiência se enquadrou no segundo caso.
Novamente, as descrições das cenas foram tão completas e fluidas que foram perfeitamente visualizadas, como se eu estivesse assistindo a um filme. Também, foi impossível não me envolver com a história e com as personagens, principalmente a protagonista, Denise. Ainda que a narrativa seja em terceira pessoa, ela aproxima muito bem o leitor dos personagens, mesmo que alterne a visão, em determinados momentos, de acordo com cada um.
Sem dúvida alguma, a parte que mais me comoveu foram os obstáculos enfrentados por Denise com relação a Kyle. O garoto, por apresentar um distúrbio auditivo raro que não o permite compreender muito bem a linguagem, apresenta uma comunicação verbal bastante limitada, e o autor explorou com maestria todas as implicações desse fato: as dificuldades de Denise durante o diagnóstico do garoto, que demorou a acontecer; seus receios sobre o futuro de Kyle, já que é impossível prever sua evolução; sua própria vida, pessoal e profissional, ter sido inteiramente modificada para se dedicar inteiramente ao filho. Ao terminar a leitura, completamente emocionada, voltei a me emocionar lendo a nota do autor: seu segundo filho, Ryan, tem o mesmo problema de Kyle, o que tornou fácil compreender o porquê de Sparks ter escrito com tanta propriedade sobre o assunto.

“- Você tem sorte.
Denise olhou para ela, interrogativa.
(…)
– Eu disse que você tem sorte. – Ela apontou a cabeça para o filho. – Este aqui nunca cala a boca.
(…) Enquanto caminhava na direção do carro, sentiu uma súbita vontade de chorar.
– Não – sussurrou para si mesma. – Quem tem sorte é você.”
página 10

Kyle, independentemente de ser ou não um garotinho “normal” – como muitas vezes a própria Denise ressalta – é encantador, e foi impossível não me apaixonar e me afeiçoar por ele, ao mesmo passo em que admirei Denise, principalmente por sua força. Ainda assim, o autor também mostrou seus momentos de dúvidas, em que ela questiona seu papel de mãe quando perde, parcialmente, a cabeça com o filho. Assim, a personagem se mostra humana, e não idealizada.
Ainda que o romance tenha me agradado, não foi a parte de maior destaque, para mim, ofuscado pela presença de Kyle. De qualquer maneira, gostei de seu desenvolvimento e, principalmente, do papel de Denise e Kyle como redentores para Taylor, que convive com seus próprio demônios. O título “O Resgate” pode se referir ao acontecimento em que aproxima Denise de Taylor e dá início à história, mas, em minha opinião, diz muito mais respeito ao que Denise e Kyle causam em Taylor.

página 195

Merece ser citado o fato de que senti raiva de Taylor em determinados momentos por sua maneira de conduzir as situações, provando, novamente, a veracidade com que Sparks escreve suas histórias. Foi muito fácil compartilhar dos sentimentos e temores de Denise e, dessa maneira, peguei-me sofrendo junto da protagonista.
Ainda que os principais focos da história sejam esses dois citados por mim, Sparks construiu um cenário mais amplo e complexo, mostrando, também, o casal de amigos de Taylor, Melissa e Mitch, e sua mãe, Judy, apresentando, assim, outras formas do sentimento central de suas histórias: o amor.
Em linhas gerais, O Resgate é uma obra emocionante principalmente pela questão mãe e filho, mas que também tem seu mérito no romance desenvolvido. Como postei em minha página pessoal do Facebook ao terminar a leitura, ficou claro para mim que para escrever romances como esse não basta ao autor entender de escrever. É preciso, principalmente, entender de amar.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2014/08/05/resenha-o-resgate-nicholas-sparks/
Bruna2678 13/11/2014minha estante
Tive essa sensação de paixonite no livro O Melhor de Mim do Nicholas (obviamente por motivos diferentes, mas ainda assim foi perfeito). Louca para ler este.

AdriFlores 11/07/2021

O Resgate
Esse é o primeiro livro que leio do autor, e sou brindada com um romance emocionante e gostoso de ler. Ele fala sobre Denise, uma mãe solteira que tem um filho especial (com problema de fala), que se muda para uma cidade pequena e após um acidente de carro, encontra o bombeiro Taylor. Através do amor, eles se "resgatam". Um romance apaixonante!
Patty 09/08/2021minha estante
Amo Nicholas Sparks e esse livro é lindo mesmo!

Poly 05/09/2014

Eu vivo falando que não gosto do Nicholas Sparks, mas estou sempre lendo livros do autor. Não é que eu não goste, eu gosto sim, mas não sou fã, nem acho ele o melhor escritor do mundo. Ele é um bom escritor com uma fórmula que dá certo e tem dias que eu gosto desses romances água com açúcar.
Denise é uma mulher solteira e mãe do adorável menino Kyle, de quase 5 anos que tem dificuldades em compreender a linguagem oral.
Durante uma densa tempestade, eles estão tentando voltar em segurança para casa quando sofrem um acidente de carro. Uma corça entra na frente no veículo, Denise perde o controle da direção e o carro bate. Denise fica desacordada por alguns instantes, mas nada de muito grave. Em pouco tempo, ela é socorrida por Taylor McAden, um voluntário do corpo de bombeiros.
Mas então eles notam que Kyle não está na cadeirinha do banco traseiro, nem em nenhum lugar por perto. A tempestade ainda está caindo e os bombeiros então reúnem o maior número de pessoas para resgatar o garotinho.

Sentada na cozinha, Denise Holton chegou à conclusão de que a vida era como esterco.
Quando usado em um jardim, o esterco era fertilizante. Eficaz e barato, nutria o solo e ajudava as plantas a ganhar toda a sua beleza. Mas fora do jardim em um pasto, por exemplo -, quando sem querer você pisava nele, o esterco era apenas um monte de bosta.
P. 82

Denise foi levada ao hospital e os bombeiros continuaram a busca por Kyle. Ainda demorou um pouco até que finalmente Taylor encontrou o garotinho, mas ele finalmente foi levado em segurança para os braços da mãe.
Após o acidente, Denise voltou a se encontrar com Taylor e o agradeceu pessoalmente por tudo o que tinha feito. Aos poucos eles foram se aproximando. Kyle adorava Taylor e apresentava uma incrível melhora na comunicação quando estava perto do moço e isso encantava Denise.

[...] As pessoas vêm e vão. Elas entram e saem da sua vida, quase como personagens de um livro. Quando você finalmente o fecha, os personagens continuam suas histórias e você recomeça outro livro, cheio de novos personagens e aventuras. Então se vê concentrando-se nos novos, não nos do passado.
P. 102

Eles se apaixonaram e começaram a namorar. Diferentemente dos outros livros do autor, o romance deles não é regado a juras de amor e palavras bonitas. O casal tem tantas outras preocupações e problemas que o sentimento não é traduzido em palavras.
Posso dizer que amei? Sério, me quebra todo o clima da história quando após o primeiro beijo o casal já está trocando juras de amor eterno e essa coisa toda bem típica do Sr. Sparks.

[...] Minha mãe acreditava qu as pessoas eram destinadas umas às outras. É uma ideia romântica que algumas mulheres têm, e acho que parte de mim acredita nisso.
P. 193

Outra coisa interessante é que a história não gira apenas em torno do romance dos dois, gostei bastante do foco principal não ser o romance. Tem o problema de comunicação de Kyle (que na nota do autor descobrimos que foi um problema que o filho dele também teve), o passado de Denise e seus problemas pessoais e o misterioso problema de Taylor em se envolver com as pessoas.
A história é belíssima e muito rica, com vários detalhes e muitos ensinamentos. Me emocionei bastante nas últimas páginas e chorei mais do que em todos os outros livros do Nicholas Sparks juntos.

[...] Tenho uma notícia para você. Todo mundo passa por coisas ruins, coisas que gostariam que não tivessem acontecido. Mas a maioria das pessoas não anda por aí fazendo o possível para estragar sua vida atual por causa disso.
P. 264

A narrativa é em terceira pessoa e é um livro cheio de diálogos e pensamentos. Prefiro livros em primeira pessoa, principalmente romances, mas gosto dos livros em terceira pessoa do Nicholas.
Não gostei muito da capa, mas é apenas minha opinião pessoal. Prefiro capas mais coloridas e com detalhes. O miolo também é bem simples, mas eu gosto da simplicidade nas páginas internas para não desviar muito o foco na leitura.
Ao fim do livro, vale a pena ler as notas do autor sobre a execução do mesmo. É emocionante.

site: http://polypop.net/livro-o-resgate/
Miguel.Martins 25/04/2016minha estante
Tô junto com você. Acho Nicholas Sparks bem normalzinho, nada extraordinário, todas as histórias são bem parecidas, mas tenho 5 livros dele kkkk Mas "O Resgate", junto com "A Última Música", pra mim, é das melhores obras dele, acho que porque não fica muito preso ao romance, e trata melhor as questões internas das personagens.

luzuanon.appromances 08/09/2014

O Resgate, publicado no Brasil pela editora Arqueiro foi uma das minhas "escolhas". Eu só li um livro do Nicholas Sparks até agora, Querido John, e confesso que fujo deles sempre que posso. Mas posso dizer que chegando, no fim da leitura, um sorriso de satisfação estampava os meus lábios por ter dado uma oportunidade ao livro, não restando qualquer tipo de arrependimento por tê-lo lido, gostei muito do livro.

Denise é mãe solteira de um garotinho chamado Kyle. Quando ele desaparece, durante uma tempestade após sofrerem um acidente de automóvel o bombeiro Taylor lidera as buscas para salva-lo. Taylor faz de tudo para ajudar as pessoas, e torna-se um grande amigo de Kyle.

Com o passar do tempo, a relação entre Kyle e Taylor torna-se muito próxima, e logo Taylor acaba por despertar novas sensações em Denise e esta sente receio e fica com um pé atrás não se deixando levar pela paixão, mas rapidamente isso é esquecido pela maneira como este trata o seu filho e a auxilia na tentativa de melhorar as suas capacidades intelectuais. Por fim, Denise é levada por esses sentimentos, entregando-se ao bombeiro.

Taylor surge como o homem perfeito. Sexy, sensível, confiante e altruísta... Vive com a necessidade de salvar todo mundo, mesmo que isso signifique arriscar sua própria vida. Um herói apaixonante que evita qualquer envolvimento emocional. Só que com a chegada de Denise e Kyle, vê a sua vida ganhar outra tonalidade.

O coração de Denise doía em conseqüência de vê à decepção do filho quando Taylor era incapaz de cumprir suas promessas. Aparentemente, ela pretendia ignorar, mas quando nota-se que ele se esquecera da existência dela e de Kyle, achou melhor deixá-lo ir por que na vida dele não tinha espaço. Uma mulher admirável e memorável.

Eu fiquei meio irritada com Taylor, sua incapacidade de se comprometer quando percebeu que o seu relacionamento com a Denise estava se aprofundando, ele gostasse verdadeiramente dela, mas já dava para imaginar o que iria ocorrer, eu não queria que fosse assim. Mas tudo indicava que esse amor não vai ser fácil viver já que muitos conflitos estão por vir, revelações que precisarão ser feitas e muitas outras emoções para fazê-lo abrir os olhos e questionar suas decisões.

Com uma narrativa alterada entre as personagens, O Resgate retrata a história de uma grande amor que consegue atingir o coração do leitor de tal forma que não há como derramar lagrimas proporcionando sentimentos contraditórios.

Foi uma leitura agradável, bem marcante. Sinto que por muito tempo não vou me esquecer da história. Bem, dito isso, Nicholas Sparks consegue prender a atenção do princípio ao fim do livro e, acho que vou ler outros livros dele quem sabe eu me torne uma fã.

site: http://www.apaixonadaporromances.com.br/2014/09/o-resgate-de-nicholas-sparks.html
Jay 25/09/2014minha estante
Rs... Eu também sempre fugi desse autor, mas essa semana resolvi dar uma chance a ele e iniciei minha leitura com O resgate. Vamos ver...

RUDY 07/09/2014

RESUMO SINÓPTICO/ANÁLISE TÉCNICA
DENISE HOLTON era professora em Atlanta, onde foi criada. Tirou licença maternidade após o nascimento do filho e vivia do dinheiro da herança que havia recebido dos avós. Agora após quatro anos, morava em Edenton na casa deixada por eles para a mãe e posteriormente, para ela (não era grande coisa, uma construção decadente da década de 1920, em um terreno de 12 mil metros quadrados, com dois quartos, sala e cozinha que precisava de equipamentos mais modernos, além do banheiro que não tinha chuveiro) e trabalhava à noite no Eights, um restaurante movimentado nos arredores da cidade e que tinha Ray Toler como proprietário. O trabalho permitia o sustento e Ray permitia que levasse Kyle e o deixasse dormindo no quartinho dos fundos enquanto trabalhava.
KYLE era uma criança diferente das outras. Denise percebeu desde os primeiros meses de vida do garoto. “De especialista em especialista, eles passaram por vários diagnósticos: surdez, autismo, transtorno do déficit de atenção. A cada novo parecer, a mãe lia tudo a respeito do problema, se empenhava, buscava informações – para no fim, uma a uma, descobrir que a avaliação estava incorreta e que ninguém sabia que tratamento oferecer a Kyle.” Denise no entanto, não desistiu do filho. Após tantas pesquisas, acabou seu próprio método para estimular Kyle e para ajudá-lo. Eram quatro horas por dia, durante seis dias na semana, mas estava dando resultado, mesmo que mínimos. Ele não consegue formar frases e tem dificuldade em interagir com outras crianças.
TAYLOR MCADEN é destemido e desafia a morte sem hesitar. É voluntário do corpo de bombeiros, participa de salvamentos e em alguns momentos chega a ser imprudente. Gosta de enfrentar os desafios, porém, nunca teve um envolvimento série com nenhuma mulher. Quando as coisas começavam a levar para um relacionamento mais profundo, ele se afastava.
Em uma noite de tempestade Denise está retornando para casa e acaba sofrendo um acidente de carro. Taylor que sinalizava postes de energia caídos na estrada e encontra Denise desacordada ao volante. Ao recobrar, pergunta por Kyle que não estava mais na cadeirinha no banco traseiro. Taylor diz não ter nenhuma criança por perto e Denise fica desesperada. Toda a cidade é mobilizada para busca da criança que não escuta e não fala direito...
A partir daí os caminhos de Denise, Taylor e Kyle se cruzam... Denise se surpreende diante do homem capaz de abrir mão da própria vida para salvar uma criança desconhecida. Kyle passa a ter uma comunicação inesperada com Taylor, após tê-lo salvo. E Taylor... será resgatado de seus próprios temores pelos dois, suplantará suas tristeza e terá sua vida transformada, mas para que isso aconteça... muita ‘água vai rolar debaixo da ponte’...

Já li alguns livros do autor e posso dizer que cada um traz uma emoção diferente, embora todos tragam uma fórmula própria, marca registrada dele: drama, sofrimento e muito amor para superação. Aqui não é diferente.
O principal é ver a força de vontade de uma mãe para que seu filho possa ser inserido nas atividades normais do cotidiano, mesmo que para isso tenha de abrir mão de sua própria vida e viver única e exclusivamente em prol da evolução do filho. É emocionante esse amor maternal.
O suspense fica a crédito do porquê nosso bombeiro não consegue se entregar ao amor. O que aconteceu em seu passado que o torna fechado em torno de si mesmo, sem permitir que os sentimentos amorosos o façam se entregar de forma total.
O bom é que o relacionamento entre os três protagonistas é feito aos poucos e não é nada imposto, arrebatador e fugaz, acaba se tornando um relacionamento de amizade profunda que aos poucos vai rompendo as barreiras de ambos os lados.
Não tem como não se emocionar. Alguns momentos são angustiantes e permitem que as lágrimas escorram de nossos olhos sem que percebamos. Ficamos tão envolvidos com os fatos que vão se apresentando e se desenrolando de maneira crescente que, largar a leitura é algo difícil de ser feita.
E ao final temos a emoção de saber que Nicholas baseou o livro no próprio enredo de sua vida. Na história de um dos seus filhos que tem problemas como Kyle e passaram por vários especialistas para conseguirem um laudo concreto.
É um livro para quem gosta de drama, emoção, amizade, família e amor...

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/08/resenha-51-o-resgate-nicholas-sparks.html
Michelle 10/08/2022minha estante
história linda e emocionante