O Trem dos Órfãos

O Trem dos Órfãos Christina Baker Kline

Resenhas - O Trem dos Órfãos

1 | 2 | 3 | 4

San... 15/07/2014

Um livro muito bem escrito e que foi capaz de me levar às lágrimas, coisa que há muito tempo não acontecia... Embora seja, sob certos aspectos, uma história triste, também é bastante interessante e me mostrou uma prática que foi bastante usual no inicio do século XX, nos Estados Unidos. Esse trem de órfãos realmente existiu. Atrás dos motivos humanitários propagados, uma verdade feia se escondeu: a maioria desses órfãos foi dada para trabalho escravo em regiões afastadas e inóspitas, onde os maus tratos, em sua maioria, não foram documentados ou denunciados. E que não se pense ser uma leitura piegas, enfadonha, apelativa. Muito ao contrário, a simplicidade da narrativa, sua objetividade e leveza, oferece ao leitor uma leitura muito boa e proveitosa. Recomendo.

Ju Oliveira 23/06/2014

Tocante!
Molly é uma adolescente rebelde, órfã, que vive trocando de lares adotivos. No momento ela se encontra na guarda do casal Dina e Ralph. Dina é uma mulher arrogante e implicante e deixa claro que só aceita a presença de Molly em sua casa pelo dinheiro que recebe por acolher um órfão. Já o “pai” Ralph é atencioso e até se mostra carinhoso com Molly.

Após cometer uma pequena infração, (roubar um livro da biblioteca), para não ser mandada para o reformatório, Molly decide prestar algum tipo de serviço. Com a ajuda de seu namorado Jack, ela acaba conhecendo Vivian, uma rica senhora de 91 anos, que está a procura de alguém para ajudá-la a organizar seu sótão, onde há muitos pertences antigos, guardados a várias décadas. Mesmo achando que esse serviço certamente seria um tédio, Molly aceita.

Logo após o primeiro encontro com a senhora, Molly percebe que elas tem muito mais em comum do que qualquer um poderia imaginar. A simpatia de uma pela outra é recíproca. Vivian também é órfã. Conforme elas vão abrindo as caixas para separar os itens para doação, lixo ou embalar novamente, Molly fica encantada, pois cada objeto que há naquelas caixas tem toda uma história por trás, geralmente uma triste história.

Vivian relata a Molly sua infância sofrida, a vinda da Irlanda com sua família, a morte de todos eles em um incêndio e após ficar órfã, a triste viagem no “Trem dos órfãos“, com apenas 9 anos de idade. Sua busca por um lar de carinho e o sofrimento enfrentado a cada nova parada do trem, quando era rejeitada, pois na época as famílias eram interessadas em bebês ou meninos mais fortes para trabalhar em suas lavouras.

O trem dos órfãos é um dos livros mais tocantes que já li na vida. Muito triste saber que ele realmente existiu nos EUA entre os anos de 1854 e 1929, chegando a transportar até 100 mil crianças órfãs. Narrado em primeira pessoa pela personagem Vivian, ela nos conta todos os horrores e as barbaridades que teve que enfrentar na vida, desde seus 9 anos. Os lares horrorosos por que passou, sendo tratada pior que bicho, por seres humanos insensíveis e maldosos.

Certos momentos da leitura, a angustia e a judiação era tão grande que chegava a doer. Revolta, raiva, compaixão, uma mistura de muitos sentimentos em um só livro. Apesar de a autora expor detalhadamente o sofrimento vivido por Vivian e vários outros órfãos, a lição que ela passou nessa obra é muito linda. A autora conseguiu nos fazer enxergar, que por mais triste e sofrida que tenha sido a infância da personagem, ao crescer e se tornar uma jovem mulher, ela não permitiu que o ódio e a amargura tomasse conta de sua vida. Pelo contrário, lutou para se tornar uma pessoa digna e honesta. E essa é a lição que Molly acaba aprendendo com Vivian.

O trem dos órfãos certamente vai mexer com o emocional dos leitores, assim como fez comigo. Tocante, emocionante, revoltante (em certas partes). Muito bem escrito, a autora fez uma grande trabalho de pesquisa, chegando a entrevistar descendentes dos passageiros e até mesmo alguns próprios passageiros do trem dos órfãos, todos já passados dos 90 anos.

Enfim uma leitura rica em sentimentos e fatos históricos, tristes, mas infelizmente reais. Eu indico muito. Leiam!

site: http://juoliveira.com/cantinho/o-trem-dos-orfaos-resenha-sorteio/

@cheiade9h 16/06/2014

Confesso pra vocês que quase não pedi o livro pra Editora Planeta. Quase não pedi porque estava receosa de não gostar da estória ou narrativa. MAS TOMEI NA CARA. Eu adorei O Trem dos Órfãos! ~penso seriamente que esse livro deveria ser adaptado para os cinemas~

Primeiro de tudo, O Trem dos Órfãos realmente aconteceu: nos anos de 1854 e 1929 nos Estados Unidos, foi criado para transportar crianças de ruas, abandonadas, para que sejam "adotadas" por famílias, mas grande parte dessas crianças no fim eram "abrigadas" por famílias dissimuladas, viravam "escravos" de quem deveria estar cuidado dela, as que conseguiam boas famílias eram poucas. Charles Loring Brace, foi o cara que criou esse programa pensando no melhor para essas crianças, acreditava que a educação, um bom ambiente familiar poderia fazer bem a essa criança marginalizada, mas o projeto não deu muito certo, não é mesmo?
"Tenho noventa e um anos de idade, e quase todo mundo que já fez parte da minha vida agora é um fantasma."
Página 9

Vivian é a nossa personagem de 91 anos é a prova desse fenômeno histórico, conhecemos a sua infância (narrado em primeira pessoa) até a fase adulta. E ainda temos a narrativa da atualidade, ano 2011, em terceira pessoa contando a vida de Molly, uma jovem "órfã" que está com uma família (não muito lá essas coisas).

Molly conhece Vivian através de trabalho comunitário, Molly rouba um livro de uma biblioteca e para não ser levado ao reformatório (e perder sua ""família"" atual) ela aceita fazer um trabalho voluntário na casa de Vivian, que é praticamente arrumar o sótão da Vivian. Só que Molly acaba conhecendo a vida de Vivian mais a fundo através de suas bugigangas guardadas.

Só que Molly não imaginava uma vida tão dura, Vivian nos conta detalhadamente tudo que aconteceu com ela, quando as coisas pareciam boas vinha uma desgraça pra estragar tudo. Teve até uma parte do livro que fiquei com muito nojo, receio, dó e vontade de esmurrar alguma coisa, de tanto que a narrativa conseguiu me passar a dor da Vivian quando criança, migrando de família em família.

A grande lição que tirei ao conhecer a história de vida da Vivian foi: aconteceu desgraça com ela? Aconteceu, mas quem disse que todas as coisas ruins que apareceram iriam "estragar" sua pessoa, mesmo ela crescendo com sofrimento, ela se torna uma jovem mulher de respeito (trabalhando no que gosta, conseguindo fazer amizades e até conseguiu dois amores). Foram tantos caminhos conturbados na vida de Vivian mas não foram o bastante para torná-la uma mulher odiada e revoltada com a vida.

Molly aprende isso com Vivian e aceita "querer mudar", ser mais responsável sem perder a diversão de ser uma adolescente.

O Trem de Órfãos é um livro que vai fazer o seu estômago embrulhar, vai fazer você chorar, mas você também presenciará o amadurecimento das personagens, que é o mais importante.

Sobre a edição da Planeta no livro só tenho elogios, a fonte é confortável, o tipo de folha é aquela que: por mais o livro tenha mil páginas ele é leve, a diagramação e espaçamento está realmente ótimo.

E já falei que esse livro é digno de ser adaptado para os cinemas?

site: http://www.livroterapias.com/2014/06/resenha-o-trem-dos-orfaos.html

Fernanda 16/06/2014

Resenha: O Trem dos Órfãos
Resenha: “O trem dos órfãos” de Christina Baker Kline, oferece visões diferentes sobre acontecimentos realistas e comoventes. Dá para perceber que foi necessário realizar uma pesquisa abrangente em relação aos assuntos mencionados. E é possível perceber as descrições vívidas como um modo de valorizar os acontecimentos e garantir que as cenas se mostrem determinantes e ainda mais explicativas. É um romance carregado por sentimentos conturbados e o mais interessante é poder comparar as experiências dos personagens em destaque.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/06/resenha-o-trem-dos-orfaos-christina.html

1 | 2 | 3 | 4