Não Se Apega, Não

Não Se Apega, Não Isabela Freitas

Resenhas - Não Se Apega, Não

julia colbert 07/12/2023

Não se apega, não
Leitura leve e fluída, a autora escreve muito bem e mistura ficção com uma biografia dela, confesso que quando descobri fiquei um pouco decepcionada pois tinha acreditado que era biografia delakkkkkkkkkkk achei que seria um livro de autoajuda mas não é, ela conta uma história e ao longo do livro da os ensinamentos para o leitor. eu gostei mas acho que é para um público mais infanto-juvenil, mas com certeza foi uma leitura boa com uma historinha leve e divertida!

Marianna99 29/11/2023

Mais um livro lido em plena madrugada

"_ O amor é uma fila de espera infinita em uma sala de estar fria e escura."

Um livro super leve e que te ajuda muito.

Thali 27/11/2023

Li esse livro, pois em uns vídeo muito antigos a Fabi Santina falou sobre eles e que já época a ajudou muito.
Hoje lendo com meus 33 anos, achei muitas das vezes a Isabela muito boba, inocente, que dava até raiva.
Vamos ver se os próximos, irei gostar e me identificar com algo

jessbarbanti 27/11/2023

O namoradinho tóxico na adolescência não gostava que eu lia este livro. Por que será? Mal sabe a autora o quanto me ajudou na época? A conheci pessoalmente pelo acaso da vida, porém fiquei envergonhada de comentar o meu caso e agradecê-la pelas dicas essenciais no livro. Enfim, obrigada Isabela Freitas ??

Daniela Dos Santos 25/11/2023

Fantástico.
Existe muitas Isabelas nesse mundo, pessoas que acreditam em contos de fadas, mas na prática encontram algo inverso, mas nunca deixam de acreditar. Esse livro é muito bom..algumas partes parecia que era eu escrevendo minha vida.

Dodora 17/11/2023

RESENHA DO LIVRO NÃO SE APEGA NÃO ISABELA FREITAS
O livro tem um caráter mais auto ajuda do que o laranja, mas mesmo assim eu gostei bastante! Ótimas lições transmitidas de maneira leve e engraçadinha PEDRO MILLER CASA CMG

Let 14/11/2023

Na mesma pegada
Esse é na mesma pegada que o primeiro/ultimo, alguns pontos senti que foram contados diferente, pois o verde (não lembro o nome) se passa quase que no mesmo período de Não Se Apega não, algumas histórias que aparecem nos dois livros são contadas com um tanto de diferença.

Yara 02/11/2023

Gostei muito, mas entendo quem não gostou.
A sensação que eu tive foi a de estar lendo dois livros em um só: um de autoajuda, com insights que eu, tendo meros 21 anos e lendo após um término (me julguem), achei muito bons; E outro de romance teen, com uma história rasa, juvenil e previsível, que contradiz tudo o que a parte de autoajuda prega.

A protagonista, por exemplo, é bem difícil de se gostar. Isabela é uma menina de 22 anos mimada e superficial, que não precisa se preocupar em trabalhar, não arruma a casa, sobe nas costas dos outros pra passar na faculdade, é 100% caretona, tem tudo de graça na vida, só olha pro próprio umbigo, fica a tarde toda na frente do espelho e dá pitis por coisinhas fúteis. Parece que a maturidade dela parou nos 15 anos de idade.

Todos os relacionamentos da protagonista são ridiculamente rasos e pouco críveis, provavelmente porque os personagens não têm profundidade. De modo geral, todos na história vivem em função da Isabela - e 98% da personalidade deles, que não tem a ver com ela, bem, não tem a ver com ela, então não vale a pena contar. É como se o livro - narrado pela própria bendita - só se preocupasse com os personagens quando eles tem utilidade pra ELA nos problemas DELA. No nível de você só descobrir que a garota tem um irmão quase no final do livro porque ela citou ele e nem reparou. É uma bolha narrativa sem intrigas nem reviravoltas. Sem falar que a "evolução" da protagonista não existe, a menina só anda em círculos, pulando de um relacionamento frustrado para o outro e no final nem tem um desfecho satisfatório.

Não me leve a mal, as passagens são sim gostosinhas de ler e em momentos são engraçadas. Eu mesma me identifiquei com mil acontecimentos da vida da menina, mas é que realmente não é nenhum best seller.

Felizmente, o livro alterna entre isso e passagens avulsas lindamente escritas, que são percepções e reflexões sobre relacionamentos, não só os amorosos. Fala bastante sobre decepções, superação, amor próprio, luto, relacionamentos saudáveis e relacionamentos sem prppósito que precisam de um ponto final. Particularmente, eu achei bastante terapêutico, afinal eu escolhi o livro a dedo para me ajudar na fase que estou passando na minha vida. Admito que grifei e anotei muita coisa, principalmente no fim, que fala sobre o título da obra, explicando o que é, de fato, o desapego.

Feitos todos esses comentários, uma das interpretações que tive é que, independente dos aspectos práticos da vida (estudos, trabalho, finanças, vivências, costumes, tamanho do umbigo etc), as mulheres têm essa coisinha em comum, que nos torna muito parecidas apesar das nossas diferenças: o processo de evolução pessoal diante de relacionamentos ruins.

Ao meu ver, a leitura vale super a pena e é bastante positiva. Pra finalizar, deixo aqui uma das várias frases que mais gostei do livro: Aquele que se ama se basta.

Ana Caroline 02/11/2023

Não sei se posso dizer aqui que foi um dos livros clichês de adolescente que li na adolescência quando me magoava com algum boy... kkk

SIM, O MOTIVO QUE VE FEZ LER ESTE LIVRO NA ADOLESCÊNCIA (VOU SER BEM SINCERA) FOI QUANDO ME MAGOEI COM O BOY DA ESCOLA. E qualquer coisinha que me machucasse depois dele, eu voltava a pegar o livro e ler algumas frases novamente, cheguei até grifar as frases !!!

Jullyanna.Kalyny 13/10/2023

Um livro necessário!
O verdadeiro ?não julgue um livro pela capa?. No início achei que seria algo bem ?pega e não se apega?, mas ao desenrolar da leitura, percebi que nada tinha haver.
É muito além do desapego de um namoradinho de adolescente. É você aprender a importância de se amar, e saber escolher manter em sua vida apenas as coisas que nos deixa leve e em paz.
O livro relatou assuntos bem delicados, o luto por exemplo. E me fez entender que ? o quanto é importante carregar alguém em nosso coração como uma lembrança boa, e não como um sofrimento?.
Esse livro foi muito necessário na minha vida. Mesmo aos 25 anos.

Bia 09/10/2023

Legal
A Isabela trata tópicos super importantes em todos os livros da trilogia, ela fala de coisas comuns na vida de qualquer adolescente, as confusões mentais e emocionais são muito esclarecidas e tratadas com cuidado e ela é muito descontraída

Lissa 04/10/2023

4/5
Achei esse livro legal, ele prende bem e terminou bem rápido, tem muitas reviravoltas na história da protagonista, eu acho que eu iria gostar mais dele se lesse na fase da adolescência até o período da faculdade, pois se passa nessa fase em que muitas reviravoltas acontecem, muitas pessoas cíclicas, falsidade e conflitos, processo de amadurecimento e transição de fase, problemas adequados da época. Tem uns bons conselhos quanto a desapego e início de construção de amor próprio, que é necessário para todos nós. Tem alguns termos ultrapassados que beiram o capacitismo, mas para a época, ainda passo um pano, ela tinha 23 anos e ninguém nasce descontruído, cheio de White people problem e frescurinhas femininas, mas não me pesou, vamos ver os próximos.

Yzis1 03/10/2023

Um livro muito interessante, a história e as reviravoltas da vida da Isa ,mostram como a vida não é um filme clichê, mas sim um filme baseado em fatos desastrosamente reais.

Cecii :) 24/09/2023

Todo mundo realmente deveria ler esse livro.
Esse livro nacional me surpreendeu. Não sei em qual gênero se encaixa mas sei que me ajudou muito, este livro me fez aprender sobre o desapego e a pôr em prática tudo o que aprendi. O jeito em que ela fala sobre suas próprias experiências de vida é incrível, e é mais incrível ainda como podemos ver a evolução da protagonista ao longo do livro. Desapego não é desamor, desapego é dar um fim nas coisas que te fazem sofrer (seja um relacionamento, amizade, morte dr alguém, mas lembranças). Desapego é sinônimo de liberdade.
Todo mundo deveria ler esse livro.
5 estrelas ??

LunaMari 23/09/2023

Um livro muito gostosinho de ler e rápido tbm
Cheio de conselhos para adolescentes mesmo que sutilmente
Frases boas e reflexivas enquanto a autora conta sobre suas experiências, o livro fica ainda melhor quando vc vai se identificando com alguma das experiências...

Enfim recomendo para todas as adolescentes, sonhadoras e que querem viver num filme como a Isabela