O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Wagner 04/05/2021

Detetive Noir com robôs e planetas colonizados
O sucesso dessa série de robôs de Asimov não é desmerecido.
Uma combinação envolvente de uma história de investigação de assassinato, num planeta distante e como um sidekick robótico.
A trilogia que se inicia em "Cavernas de Aço" e continua neste "Sol Desvelado" é um excelente começo para aqueles que querem adentrar o universo da ficção científica, mas também uma trama criativa e prazerosa para aqueles que já são velhos fãs desse gênero.
Além disso, essa capa Old School da última edição publicada para Aleph é uma nostalgia deliciosa para aqueles que leram as edições brasileiras de Asimov das décadas de 80 e 90, ou mesmo para quem, como eu, desencavou algumas delas nos sebos literários.

Wagner 02/05/2021

Segundo livro encomendado a I Asimov
Segundo de três livros encomendados a I Asimov, publicado em 1957. Desta vez o detetive Elijah Baley parte para Solaria, um mundo colonizado por humanos há mtos séculos. O planeta possui 20 mil humanos e milhares de robôs. O detetive juntamente com seu parceiro robótico tem que solucionar um assassinato. O curioso do caso é que os humanos de Solaria nao se encontram pessoalmente, somente se comunicam por chamadas holográficas. Eles se olham, mas não se vêem. A discussão filosófica da vez é o que acontece com os humanos que perdem o contato físico com seus semelhantes? O detetive, habitante das cidades subterrâneas da Terra, as Cavernas de Aço do primeiro livro,
ainda tem que lidar com a fobia de ficar em espaços abertos, sob o sol desvelado do título.

Ryan 02/05/2021

Asimov acerta novamente, mas não da forma esperada...
Sendo o segundo livro de uma trilogia, o mínimo que se espera de "O Sol Desvelado, é que ele seja a cola que une o universo criado e seus personagens, e nos instigue para a aventura final de nosso protagonista Elijah Baley, no livro "Os Robôs da Alvorada". Contudo, a trama se apresenta muitas vezes de forma cansativa e prolongada, ao mesmo tempo em que um assassinato misterioso é desvendado em uma investigação oscilante (às vezes desinteressante) e um desfecho pouco convincente.

Apesar dos garranchos narrativos, os personagens são bem desenvolvidos e os diálogos geram reflexões sobre nossa sociedade e, acima disso, sobre o nosso futuro.

E é aí que Asimov se mostra o grande visionário que era, nos apresentando conceitos muito a frente de seu tempo (como videoconferências, distanciamento interpessoal, engenharia genética...), tendo na mensagem final do livro o maior momento de reflexão.

Por um momento achei que o "bom doutor" havia me perdido em sua história, mas o escritor conseguiu me resgatar nos últimos capítulos. E que venham os robôs da alvorada...

Suzana 01/05/2021

Elijah Baley e seu companheiro Daneel são convocados para resolver um assassinato Solaria. Tudo indica que foi uma pessoa, afinal só existia ela na cena do crime. No entanto, nesse planeta, para cada 1 habitante, existem 10.000 robôs. Por que os robôs não evitaram o assassinato e seria mesmo essa pessoa a culpada? Narrativa muito dinâmica, logo a inteligência de Elijah nos fazem pensar não somente em muitas outras hipóteses, como também sobre o a forma como os terráqueos terão de agir para enfim sobreviverem.

Marcos.Alexandre 24/04/2021

Um policial espacial com um final a la Agatha Christie. Onde nada é o que aparenta e tudo pode acontecer. Vale a pena .

Leticia 24/04/2021

Adoro essa serie
O livro não é perfeito mas não quero ressaltar nenhum dos defeitinhos que tem. É muito agradável de ler, ainda mais para quem leu fundação e sabe um pouco do futuro desse universo.
Será que eu deveria ter lido a saga dos robôs antes de ler fundação? Talvez sim hahahahaha mas vou para o terceiro livro da série feliz com a forma que sol desvelado terminou, ansiosa para ver como a terra chegou ao ponto em que vemos ela chegar na série fundação.
Guilherme 24/04/2021minha estante
Acho que Asimov era muito a frente de seu tempo. Quanto a série dos robôs, cavernas de aço ainda é meu preferido.

Leticia 24/04/2021minha estante
Muito a frente, é até assustador parar para raciocinar em que época ele estava quando escreveu... Ainda não li toda a saga pra escolher meu preferido, mas pelo jeito vai ser uma escolha difícil rsrsr

Emerson 20/04/2021

Artificial vs natural
Agorafobia vs antropofobia, eugenia vs seleção natural, robótica vs humanidade, contato remoto vs presencial, distanciamento social vs aglomeração. Todos esses assuntos, por si só, já seriam suficientes para se elaborar um livro. Porém, como se não bastasse, em meio a todos esses pontos polêmicos, é acrescentada uma investigação policial sobre um assassinato inusitado.

Além disso, o livro mostra, de uma maneira galáctica, o que todos aqueles que gostam de viajar já sabem: novos ambientes, culturas e pessoas mudam nossa mente de tal forma que podemos ficar irreconhecíveis.

Mas lembre-se, olhar não é a mesma coisa que ver. ;-)

IGuittis 09/04/2021

Maravilhoso
Isaac Asimov nunca nos decepciona. Nesse livro ele coloca a dupla Baley e Daneel juntos novamente, porém eles são enviados para investigar um assassinato em Solaria, mundo Sideral, onde temos pouquíssimos humanos, e muito robôs.
Ficamos completamente presos na história, mesmo sendo aquelas histórias policiais sem ação ao tempo todo, é genial. E Solaria é um mundo com uma população irritante!

Ayrton.Silva 08/04/2021

Mais um livro que eu devorei. A combinação de suspense, mistério e ficção cientifica está mais uma vez perfeita.

Leonardo88 21/03/2021

Suspeito!
Sou meio suspeito para falar desses livros , foi através deste autor que embarquei na leitura de ficção científica, e gosto muito dele! Por alguns fatores:
O autor de maneira simples faz o impossível parecer real!
O autor tem um grande conhecimento da piscicologia humana e nos trás isso de maneira de fácil entendimento através das reações dos seus personagens, principalmente em um suspense policial!
E principalmente desenvolve a base da humanidade que é sua cultura, e neste volume essas diferenças de culturas entre os mundos é fundamental!
E nós trás várias possibilidades tecnológicas e muitas realmente se concretizaram se não de maneira totalmente fiel, em grande entendimento das ideias !
Só aconselho ler em seguida os três livros para não perder as dinâmicas que o autor propõe!
Ótima leitura

Durães 07/03/2021

Imersão
Mais uma vez o gênio de Isaac Asimov te leva em uma viagem ao universo nessa história. Um assassinato no distante planeta Solaria. O detetive Elijah Baley é requisitado pelos siderais para investigar e precisa enfrentar seu medo de espaços abertos (tendo sido criado nas cidades fechadas da Terra) se quiser desvendar em casa. Como sempre, o autor usa a história para nos induzir a excelentes reflexões sobre nossas próprias vidas.

Belos 23/02/2021

O enredo dá continuação à aventura de Baley e R. daneel em Solaria para desvendar um estranho assassinato num planeta pacato. Nós temos investigação, diálogo, ação, sociologia, robôs e um final não muito bom (minha opinião). Entretanto, o texto continua gostoso e, pasmem, atual (refiro-me ao isolamento em Solária).

Tina 22/02/2021

Estou amando a trilogia
Este livro é tão bom quanto o primeiro, o que se pode dizer raramente de trilogias. Na minha experiência, o segundo livro costuma ser meio meh, já que costuma retratar crescimento pessoal das personagens. Entretanto, a forma como Asimov escreve a evolução do detetive Elijah Bailey é dinâmica e divertida. A conclusão da história se torna mais clara a cada página. Gostei bastante.

Luluz 04/02/2021

Uma continuação excelente
Nesta obra temos a perspectiva desse futuro pelos mundos exteriores. Uma grande evolução no personagem de Elijah, outro crime que parece sem solução e outra solução super instigante.