O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Cristiane 09/05/2023

Fica bom a partir dos 60%
Gosto muito da escrita do Asimov, mas diferente do primeiro livro da série ?As cavernas de aço? achei esse livro arrastado desnecessariamente.

Pra mim, o mais interessante foi a questão social do planeta Solaria, e a relação entre humanos e robôs. As três leis da robótica continuam me fascinando.

Não gostei de como o mistério foi resolvido, e sinceramente não me importei com nenhum dos personagens. Até o R. Daneel, que tinha amado antes, não gostei neste livro.

No mais, pretendo continuar a série dos robôs.

giovana456 08/05/2023

O Sol Desvelado
Um livro de começo morno mas que depois se apresenta numa narrativa muito mais ágil e interessante do que em As Cavernas de Aço.
Um livro que causa um certo desespero ao se analisar que várias características "negativas" já estão em curso na sociedade atual.

Steffani5 12/04/2023

Empolgante e viciante
Nesse livro, temos a continuação do universo construído por Isaac na saga dos Robô e para mim a narrativa continua viciante, empolgante e surpreendente.

Acho incrível a forma como o autor escreve de maneira que o leitor é tão surpreendido quando os demais personagens da história. Não consegui nesse livro, nem no primeiro, "matar" a investigação antes que o próprio Elijah desvendasse o mistério.

A história é muito boa, bem amarrada aos princípios e regras do universo criado pelo Isaac.
Adorei ver a evolução do Elijah e estou empolgada para as próximas.

Apenas tirei meia estrela porque demorei um pouco mais pra engatar do que o primeiro livro, o caso demorou um pouco para "me pegar".

Messyo 30/03/2023

Mistério desvelado
O tamanho reduzido deste livro em comparação com o anterior se dá por um ritmo de narrativa mais intenso, porém agradável e nada cansativo. O autor se superou e eu não poderia estar mais empolgado com a próxima edição.

Lucas1429 26/03/2023

As Estrelas são para os homens
Leitura maravilhosa, fluida, bem escrita e viciante. o bom doutor nunca decepciona, e nesse caso não é diferente, tão bom quanto as cavernas de aço, eu diria que até melhor. Ansioso pra ler a continuação da seite dos robôs.

Rogerio39 24/03/2023

Sol Desvelado
O Sol Desvelado é um livro incrível, a forma como o autor conduz o história e descreve os personagens enriquece e traz mais detalhes a história. A forma que Elijah conduz a investigação até chegar ao desfecho óbvio porém pouco provável e a motivação para fazê-lo arruma bem a história.
Mais uma obra incrível de Isaac Asimov.

Edvaldo Neto 22/03/2023

Isaac Asimov desvela o sol em um clássico da ficção científica
O Sol Desvelado é uma obra-prima da ficção científica escrita por Isaac Asimov. A história gira em torno de um planeta exótico, Solaria, que limita sua população humana a 20 mil habitantes. Onde os humanos vivem em vastas propriedades individuais atendidas por uma legião de robôs, no entanto, eles praticamente eliminaram o contato interpessoal, limitando-o a projeções holográficas. E mesmo assim, um brutal assassinato acontece. Através da investigação de dois personagens queridos, Elijah Baley e R. Daneel Olivaw, Asimov apresenta uma trama inteligente e envolvente.

Com uma prosa ágil e objetiva, Asimov apresenta uma história intrigante, repleta de reviravoltas e surpresas. Ele dá continuidade a construção de um universo vasto e complexo, repleto de personagens memoráveis e situações emocionantes. O livro é uma verdadeira obra-prima da ficção científica, que combina elementos de aventura, suspense e drama. Ele é um dos melhores trabalhos de Asimov, e certamente deve ser lido por todos aqueles que amam a ficção científica.

Livia1405 11/03/2023

Meio decepcionante
O primeiro livro me fez de besta e estava com uma expectativa alta para essa. Mas além de um excesso de machismo envolvido na leitura, até pro nível do Asimov, eu achei a solução foi proposta 100% pelo pênis. Ainda assim, foi uma forma interessante de explorar não apenas as leis da robótica de outra forma, mas também outros planetas dos Mundos Siderais.
Gledy 17/05/2023minha estante
Concordo plena mente.

Bruno 10/03/2023

Asimov apresenta uma visão fascinante do futuro
"O Sol Desvelado" é um livro de ficção científica escrito por Isaac Asimov e publicado originalmente em 1957. A obra é considerada uma das obras-primas do autor e da ficção científica em geral, apresentando uma trama complexa e intrigante.

A história se passa em um futuro distante em que a humanidade colonizou inúmeros planetas e estabeleceu uma galáxia interconectada. A trama principal gira em torno de uma investigação para descobrir quem matou um importante cientista em um mundo distante e como isso se conecta a uma série de eventos misteriosos que ameaçam a estabilidade da galáxia.

Asimov apresenta uma visão fascinante do futuro, com conceitos científicos e tecnológicos avançados que ainda são relevantes e inspiradores. O autor também explora questões filosóficas e éticas, como a natureza da inteligência artificial e a importância da liberdade individual.

A edição publicada pela Editora Aleph é excelente, com uma tradução cuidadosa e uma diagramação atraente. "O Sol Desvelado" é uma leitura envolvente e inteligente, recomendada para todos que gostam de ficção científica e para aqueles que se interessam por questões filosóficas e éticas. A obra é uma das melhores do gênero e um verdadeiro clássico da literatura.

juliannerib 10/03/2023

Meu personagem preferido é um robô kkkkk
Mas Daneel não aparece tanto quanto eu gostaria.
Adoro esse tipo de ficção científica que foca na cultura e costumes.
É interessante o argumento do que um mundo como Solaria pode fazer com a humanidade. Eu não tenho raciocínio lógico então não havia pensado sobre isso.

Marcos774 09/03/2023

Divertido
O livro é uma sequência praticamente direta do anterior, e nos apresenta mais uma vez a dupla de detetives Elijah e Daneel.

Dessa vez eles tem que desvendar um assassinato totalmente incomum, num planeta completamente diferente do que o protagonista está acostumado.

Eu particularmente gostei bastante do desenrolar da história, e todo o contexto sociológico do planeta envolvido na história. O desenvolvimento do protagonista que até então era muito recluso também é muito bom, e ver ele evoluindo a ponto de repensar a suas próprias opiniões pessoais é muito bom.

No mais, recomendo bastante o livro. Até agora o Asimov não me decepcionou.

Andre 08/03/2023

No segundo livro da quadrilogia o detetive Elijah Baley reencontra R. Daneel Olivaw em meio à investigação de um crime impossível em um planeta distante.

Se em As Cavernas de Aço Baley estava "jogando em casa" aqui ele fica em desvantagem pois o choque cultural entre o terráqueo e os solarianos é o ponto central e a maior fonte de conflitos gerados durante a investigação.

Os livros do Baley são aqueles em que o Asimov libera seu lado "Agatha Christie" com crimes, pistas e reviravoltas, com a ficção científica sustentando a ambientação no pano de fundo.

Particularmente eu acho esse livro ainda melhor do que o primeiro, com toda uma nova gama de personagens e situações interessantes.

Miris 02/03/2023

Enfim o sol desvelado
Uma excelente continuidade p essa série. Dessa vez mais focada no investigador Elijah, apesar de Daneel fazer parte da trama o tempo todo, esse livro entrega uma investigação melhor do que no livro anterior (na minha opinião); superando as dificuldades implicadas na forma como ocorreu o assassinato, que tornam tecnicamente impossível de ter acontecido, Baley e Daneel se desdobram para investigar e descobrir a verdade por trás desse crime tão improvável. Tem reviravoltas, plot twist e claro uma expansão desse universo que Asimov criou, apresentando mais um dos planetas siderais, a Solaria (que já apareceu na serie fundação :D, oque me fez ficar feliz com essa referência). Só não li rapidamente por causa da faculdade, mas mesmo assim a leitura foi fluída e mto proveitosa - recomendo!

Edy 22/02/2023

O sol desvelado
Esse é o 2º livro da série dos robôs. Ele mostra Elijah Baley e R. Daneel Olivaw em mais uma investigação; dessa vez em Solaria. Conhecemos então um novo mundo, com uma cultura totalmente diferente da terra e personagens novos extremamente peculiares. Baley se depara com costumes totalmente inesperados, como por exemplo: os solarianos não tem o hábito de se ver (pessoalmente), só se comunicam por conexão holográfica (essa é uma característica deles que dificulta muito o trabalho de investigação); em Solaria a população humana é muito resumida, os robôs compõem a maior parte; alem disso os solarianos estão acostumados com o espaço aberto (o que é uma grande dificuldade pra Baley); entre outros. Achei muito interessante mas não me prendeu tanto quanto o primeiro livro da série (Cavernas de Aço). Mesmo assim, pra quem gosta de ficção científica, Asimov é uma referência e toda a história da série é bem construída; por isso indico a leitura.

Henrique Vaz Martins 14/02/2023

Muito bom mesmo, sagaz, intuitivo e perspicaz são o que eu posso dizer dessa trama com certeza inesperada