O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Luiza 06/02/2023

Tão bom quanto o primeiro, mas diferente
O segundo livro é tão bom quanto o primeiro, mas a construção da narrativa me pareceu mais lenta no começo do livro, depois dá uma acelerada. Então se você tiver a sensação de que a história não anda, tenha paciência porque vale a pena esperar, como sempre nos livros do Asimov.

Igor.Camilo 17/01/2023

Ótima sequência!
Eis que começo o ano com o excelente "O Sol Desvelado" de Isaac Asimov. Aqui, há uma expansão do universo apresentado pelo autor no livro anterior. Em meio a diversas questões sociológicas/filosóficas, o livro se desenrola com mais um assassinato a ser solucionado pelo carismático protagonista Elijah Bailey e seu assistente robótico, Daneel Olivaw. Não pense duas vezes, e apenas leia!

Ellen.Piacentini 11/01/2023

O Sol Desvelado
Acho que o título combina com o livro, com crescimento do personagem principal, o seu sair da bolha e o fato de ter encarado seus medos, esse livro me mostrou por um olhar diferente a descoberta do homem em seu interesse pela Natureza e o Espaço, a liberdade em se correr na grama. É claro que esse não é o foco. O livro se trata de um romance policial, onde Elijah Baley
não está mais em seu mundo habitual e tendo que se adaptar a uma realidade totalmente diferente e intrigante com um caso em suas mãos pra resolver e que envolve questões maiores. Mas o autor colocou uma pitada da essência da humanidade com seu medo e curiosidade pelo desconhecido; dá para ver as questões que ele queria levantar e talvez até um sonho dele próprio sobre um talvez futuro da humanidade, indagações. Mas já admiro, porquê ainda tenho as mesmas questões e isso em um bom tempinho depois. Será que algum dia teremos respostas? Acho que só mais perguntas? ??

Jujubacoutinho 11/01/2023

Isaac Asimov criou um incrível mundo futurístico e mostrou os extremos de como a criação de robôs podem afetar a humanidade.

No primeiro livro da série dos robôs, se vê um repúdio enorme aos robôs na Terra, e o grande medo que se tem de que as máquinas irão machucar os humanos.

No segundo livro, porém, vemos outro planeta habitado de humanos, os estão chamados Siderais no universo de Asimov, e experienciamos quase que a dependência completa de robôs pelos humanos que lá habitam.

Nesse livro Baley sai da Terra e vai investigar um assassinato em Solaria, um dos planetas povoado dos Siderais, e que por não ter histórico de crimes por mais de 200 anos, se encontra sem nenhum tipo de protocolo para lidar com assassinato, forçando chamar um detetive da Terra.

Gostei bastante do livro, por mim, o melhor da série dos robôs de Isaac Asimov. Mistura questionamentos sociológicos junto com uma clássica forma de resolução de mistério, onde uma grande explicação no final com uma inesperada surpresa que finalmente nos esclarece sobre o verdadeiro assassino.

Gilberto 08/01/2023

O Sol Desvelado e sua maravilhosa construção de mundo
O Sol Desvelado nos leva junto à Elijah Baley e Daneel Olivaw para uma nova aventura, onde nos aprofundamos mais nessa sociedade intergaláctica criada por Asimov.

Conforme seguimos Elijah aprendendo mais dos Solarianos, e sua sociedade, vemos o quanto os Siderais podem ser diferentes entre si, de acordo com o planeta que colonizaram. Perceber essas diferenças e comparar com os comportamentos de Elijah e outros terráqueos chega a ser chocante em alguns momentos.

É incrível os paralelos e as discussões levantadas por Asimov ao longo da trama, que poderia muito bem ter sido escrita e baseada no mundo de hoje. Que visão de mundo o autor tinha!

Por último destaco como Elijah Baley é desenvolvido nessa obra e sua perceptível evolução desde o primeiro contato que tivemos com ele em Cavernas de Aço, até o último capítulo deste livro.

Ansioso pra seguir conhecendo mais desse universo!

Japam Martins 05/01/2023

Esse eu te obrigo a ler
Foi por ele que conheci o escrito Isaac Asimov, um amor a primeira vista. Não comecei pelo certo, já que é o segundo de uma quadrilogia, mas ao ler não percebi isso em nenhum momento, hoje em dia percebo que começar pelo segundo não me atrapalhou em nada, o que é bem estranho. Mas ó livrinho bom, cheio de robôs, planetas, tecnologia e investigação criminal, tudo isso com um toque especial desse escritor, que nessa quadrilogia inteira me prendeu com plot atrás de plot

Larissa 30/12/2022

Asimov surpreendendo
Esse segundo volume da série Robôs é muito melhor do que o primeiro livro. Em uma nova investigação, a trama é genial, e o detetive Baley juntamente com o companheiro Daneel terão que investigar um crime ocorrido em Sideral. Ou seja, um humano terá que ir para onde os robôs vivem. Imaginem só o que poderá acontecer? É incrível! Estou muito empolgada para ler o próximo livro!

Eduardo Mendes 30/12/2022

Uma boa história de detetive
O Sol Desvelado é o segundo livro da trilogia dos robôs de Isaac Asimov. Temos aqui uma continuação das aventuras do detetive Elijah Baley e seu parceiro, o robô Daneel Olivaw.

No primeiro livro, As Cavernas de Aço, Elijah resolveu um crime que aconteceu em seu próprio planeta, a Terra. Agora, o detetive é enviado ao planeta Solaria e precisa desvendar um caso complicado e aparentemente insolúvel.

Esta é mais uma bela história de detetive, que parece um universo de Agatha Christie transportado pro espaço sideral, com reviravoltas e mistérios a serem resolvidos. Asimov mais uma vez usa a ficção científica pra imaginar um mundo completamente diferente do nosso e tocar em temas como diferenças culturais e distanciamento.

E mesmo que o mistério da trama seja instigante, o que mais me chamou atenção foram as peculiaridades de Solaria. Existe pouquíssimo contato humano, as pessoas se “encontram” por telas e intercomunicadores. A solidão e o isolamento são uma prática perfeitamente normal, e mesmo assim todo mundo vive em perfeita harmonia.

Em oposição à Terra, onde as máquinas e robôs não são bem vistos, Solaria tem uma população de robôs cerca de 1000 vezes maior que a população humana. Diferente do cenário apresentado em “As Cavernas de Aço”, onde a Terra é um lugar decadente e as pessoas vivem em cidades que mais se parecem com cavernas, sem contato com a luz do sol, Solaria tem imensos campos abertos, muita luz e espaço de sobra.

Com diversas convenções sociais diferentes da nossa, Elijah precisa aprender a se comportar neste mundo estranho, e este é o aspecto mais interessante do livro, afinal, não precisamos sair do planeta para encontrarmos culturas e costumes completamente opostos ao nossos, e nem sempre estamos dispostos a entender o outro. Às vezes são essas diferenças e conflitos que culminam em guerras.

Asimov te conquista com uma história de detetive, mas mostra que nossos comportamentos são frutos do meio em que estamos inseridos. É genial!

site: https://jornadaliteraria.com.br/o-sol-desvelado-%ef%bf%bc/

Estefany32 22/12/2022

Este livro é perfeito em relação a demonstrar as diferenças entre os habitantes dos diferentes planetas e suas fobias, além de possuir uma melhora considerável na parte policial sem perder qualidade na ficção científica.

Sérgio 19/12/2022

Espere. Pela Galáxia, Homem. Espere!
Livro genial, novamente. Acho que as questões morais levantadas o tornam um livro delicioso de se ler. Refletir da pequenez de Bailey me fez sentir pequeno. Enfrentar o medo dele, suas questões o fazia humano, o ?desrobotizava?. Cada vez que um dilema surgiu me deixava em êxtase. Não existe nada absoluto, nem para um robô. Concomitante a humanização de Bailey, tivemos a humanização de Daneel em detrimento daquelas pessoas completamente à parte da realidade inerente humana. O autor consegue fazer a gente sentir humanidade em Daneel, de um jeito um tanto quanto sutil. Quando parei para pensar as ideais de robôs de Solaria e via como Daneel era diferente daquele robô inteiramente burocrático notei uma diferença. A burocracia em Solaria era desumana, a que rege Daneel ainda tem traços humanos, quer Bailey veja, quer não.

Chelsea.Archer 18/12/2022

Intrigante
Nesse livro Baley e Olivaw são enviados à Solaria para desvendar um misterioso crime.

Como o planeta tem um sistema social totalmente diferente da Terra, eles precisam investigar o crime de uma forma inusitada.

A construção desse livro é tão genial quanto o primeiro da série dos robôs e deixa o leitor preso e curioso a cada página. E eu a cada livro, mais fã de Asimov.

Leiam Asimov. Só leiam.

Men 13/12/2022

Novo mistério
Segundo livro da série e continua tão bom e instigante quanto o primeiro livro. Mais uma vez o autor no apresenta uma perspectiva de uma sociedade diferente e com reviravoltas bem trabalhadas. A história continua seguindo o caminho rumo ao espaço.

Igor 01/12/2022

"Os solarianos desistiram de algo que o ser humano tem há um milhão de anos, algo que vale mais que a energia atômica, as cidades, a agricultura, as ferramentas, o fogo, tudo, porque é algo que tornou possível todo o resto. [...] A tribo, senhor"