The Naked Sun

The Naked Sun Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Amanda 06/12/2021

Asimov dando um show como sempre com seus plot twists. Esse livro me divertiu, uma leitura relaxante para se distrair. Deixou a vontade de ler o próximo da trilogia dos robôs. Entretanto, esse livro não supera o clássico ?As Cavernas de Aço?, sendo, para mim, o melhor sobre robôs dele.

GuruNeko 03/12/2021

tem nem o q falar
n sei mesmo o que falar desse livro (tal como dos outros da serie dos robôs). eh tao bom que queria morar nele

Laís 18/11/2021

Asimov Visionário
É a segunda vez que me acontece isso!
A história é legal, não me pega 100%, mas vou levando. Aí, nas últimas páginas, os personagens entram em uns diálogos tão profundos, que relembro toda a história com outros olhos, e ela passa a me agradar imensamente.
Nessa, o diálogo final entre Bailey e Minnim vale o livro todo! A compreensão de Bailey sobre as semelhanças entre Solaria e a Terra, o sentimento de que não pertencia mais ao seu planeta natal "subterrâneo" e a certeza de que muito mais poderia ser conquistado pelos terráqueos foi o ponto alto. É difícil voltar à rotina quando o desconhecido foi desbravado e passou a ser amado. Não se tem mais medo! Muito ainda está por vir...
Brujo 18/11/2021minha estante

amei sua resenha!

Laís 08/01/2022minha estante
Obrigada, Iza!

andreiaflores 18/11/2021

Isaac asimov pai da robótica. Um escritor da atualidade embora tenha escrito seus livros a muitos anos atrás. Ficção científica na veia.

Natalia Noce 25/10/2021

Asimov continuou arrasando com os livros dessa série!!!! O primeiro também é top e já estou com o terceiro prontinho para ler em breve.

Rafael 18/10/2021

O que me faz gostar tanto de ficção é que os autores me dão a impressão que eu estou lendo uma história "real", com personagens que existem de verdade, e cada um tem a sua forma de pensar específica e contribui para o desenrolar da trama cada um com os seus conhecimentos específicos. No caso do Asimov, é impressionante ver tantos personagens diferentes saindo da cabeça desse cara! É realmente genial! Pra quem gosta de sci-fi, robôs, viagem no espaço, mais que recomendo!

emiliapsouza 29/09/2021

Mais um crime sideral.
Continuando com o clima investigativo e misterioso que temos em "As Cavernas de Aço", em "O Sol Desvelado" acompanhamos nossa dupla em mais uma investigação acerca de um crime sideral.

Dessa vez, o cenário muda e Elijah não está mais na segurança do subterrâneo, mas encontra-se num planeta onde ele precisa enfrentar seus próprios medos. É justamente através desses medos, que o livro proporciona diversas reflexões sobre o modo de vida na terra. Além disso, temos também uma maior explanação sobre as Três Leis da Robótica, o que eu achei muito legal!!

O desfecho da história é muito bom, porém achei o final um pouquinho clichê, mas nada que apague o brilho da leitura!

Nathy Alcantara 10/09/2021

achei o segundo livro bem mais fluído, envolvente e frenético que o primeiro. fiquei curiosa do começo ao fim, no entanto achei o caso mais sem graça ou então seja só o reflexo de eu não ter conseguido adivinhar nada do que tava acontecendo kkkajsjxkak Bailey continua irritante, teimoso e louco sem medo da morte, e o Daneel ficou um pouco de lado nesse segundo livro (disso eu não gostei) mas ainda assim, foi muito bom.

Ricardo.Barroso 25/08/2021

Viver sozinho ao ar livre ou em grupo em cavernas?
"Sem a interação entre humanos, acaba o principal interesse na vida, acaba a maioria dos valores intelectuais, acaba a maior parte da razão de viver. A conexão holográfica não substitui a presença pessoal." Esse trecho fala muito com o momento que vivemos atualmente, com a COVID tornando nossas relações todas remotas.
Este livro por algum motivo me empolgou menos do que o anterior. Embora seja um romance policial (a primeira metade é só ficção científica mesmo), tudo é mais lento e não há aquela ansiedade em resolver o mistério, não parece ser urgente. Além disso, essas interações remotas logo ficam cansativas, toda hora somos lembrados das fobias que eles têm. Fora isso o livro é bom pelos paralelos que ele traça com a realidade.

Cassianohammer 15/08/2021

Muito melhor que o primeiro, história mais interessante, bem desenvolvida, reflexões sobre sociedade válidas até hoje.
E a genialidade de Asimov é incrível e está mais forte nesse volume.
As deduções que ele faz brincando com as três leis da robótica, é sensacional.
Já admiro e nem li Fundação ainda.

Natália Tomazeli 09/08/2021

Um tipo de "Admirável Mundo Novo"
"Não temos motivos para haver violência em Solaria. Temos tudo o que poderíamos querer, então não há ambição pessoal. Não conhecemos os relacionamentos, então não há ambição envolvendo família. Todos nós temos uma boa saúde genética."

Imagina viver em um planeta onde quase todos os problemas humanos simplesmente não existem mais? Pois é nesse cenário que os dois protagonistas, Elijah Baley e Daneel, irão tentar resolver o crime da vez!

Nesse segundo livro da "Série dos Robôs" o leitor é inserido em um contexto quase que utópico! De cara, o planeta Solaria encanta por trazer tantas facilidades surreais e por ser tão diferente da Terra, com seu modelo caótico e decadente. Mas não se engane! Ao longo da trama, é mostrado que isso tudo não é tão perfeito assim. A medida que as páginas vão passando e o autor vai mostrando mais sobre a sociedade de Solaria, fui ficando cada vez mais assustada e menos animada. São tantas as reflexões a serem levantadas que fica até difícil falar de todas aqui, já que o espaço é pequeno. É genial demais as explicações de Asimov sobre essa sociedade esquisita e foi muito difícil para mim, no final, decidir qual o melhor livro da série até agora. Os dois são igualmente maravilhosos e muito bem desenvolvidos!

Nesse contexto de isolamento social que nos encontramos, esse livro acabou sendo pra mim, um bom meio de reflexão, já que todos os habitantes de Solaria vivem assim por toda sua vida, praticamente. O jeito como não há interação social entre eles e como tudo é muito unilateral, nos faz refletir muito sobre solidão, introspecção e relações sociais gerais.

E claro que essa junção entre ficção científica e romance policial funciona super bem aqui! Assim como o primeiro, é tudo muito bem interligado. Mesmo que dessa vez eu não tenha sido muito surpreendida com a revelação de quem era o assassino, tudo fez sentido para mensagem que o autor queria passar no final!

Raquel 05/08/2021

Envolvente do início ao Fim
Sem dúvidas Asimov entrou para a lista de autores favoritos.

Nesse segundo volume vamos acompanhar o detetive Elijah Baley em mais uma de suas investigações junto de seu companheiro robô, R-Daneel.

Como solucionar um caso de assassinato em um lugar onde assassinatos não existem, onde o ambiente é hostil a sua própria natureza, tanto quanto as pessoas que alí habitam, e sem poder usar as ferramentas as quais está habituado?

Em O Sol Desvelado Baley está em mais uma de suas missões para desvendar casos impossíveis e provando seu valor.

Thaís Furlan 01/08/2021

Sonhando com robôs...
Num futuro em que os terráqueos vivem confinados e são dominados e subjugados pelos outros planetas, o investigador Elijah Baley é designado para acompanhar um caso, aparentemente sem solução, em Solaris.
Quem o acompanha é um robô do planeta Aurora, com aparência humana, e o qual eu suspeitei desde o início que tivesse envolvimento com o caso.
A construção da narrativa é incrível: não enrola, não é cansativa, mas também não te dá todas as informações de uma só vez. Alguma informação nova sempre brota no momento mais inesperado.
O final é morno, esperava um prólogo, ao menos, mas não rolou.

Dan 29/07/2021

Maravilhoso
Segundo livro da trilogia que traz observações que cabem perfeitamente nos dias de hoje e que provavelmente servirão por muito tempo.

Bem escrito, emocionante e intrigante até a última palavra!

Mika Busch 27/07/2021

Investigação inteligente
Um bom livro policial, não aumento a nota porque para o meu gosto acontece tudo rápido demais, mas a explicação do assassinato que está sendo investigado bem como a conclusão social que o investigador apresenta são muito boas.