The Naked Sun

The Naked Sun Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Gabriel.Maia 08/03/2022

Empolgante
Mais um livro incrível do Bom Doutor, estou cada vez mais me aprofundando nesse universo tão extenso criado por ele. Esse volume continua a história de "As cavernas de aço", Elijah Baley é selecionado para uma missão em um planeta sideral chamado Solaria, conhecido por sua proporção gigante de 20 mil robôs para cada humano, onde após mais de 300 anos sem nenhum crime, acontece um assassinato em que o único suspeito é uma pessoa que não pode ter cometido o crime e não há nenhuma pista. Baley terá que se desdobrar e usar toda sua capacidade analítica e dedutiva para conseguir descobrir quem foi o assassino e por consequência acaba descobrindo algumas coisas interessantes sobre os siderais em geral.

Leitura muito fluida mais uma vez, super intrigante e misteriosa, ótimos personagens e acima de tudo um final maravilhoso com uma puta brecha para a continuação. Esse segundo volume me encantou mais que o primeiro, achei o mistério mais difícil de resolver, os personagens novos bem mais cativantes e a expansão de universo que ocorre nesse livro é magnífica. Um dos únicos pontos negativos dessa obra foi a pouca presença do Daneel, que é o meu personagem preferido mas acabou não sendo tão acionado nesse volume, mas o detetive Baley cumpriu bem o papel de protagonismo solo.

Muito bem escrito, misterioso e empolgante, isso resume "O sol desvelado".

Rafael467 07/03/2022

Que planeta insuportável esse Solaria meu deus ainda bem que tá fadado ao fracasso.

Gostei mais desse do que do primeiro da trilogia!

Tharsila 16/02/2022

Continuação superior
Eu não sei se tecnicamente esse segundo livro é melhor ou não que o primeiro, mas para mim fluiu muito mais, adorei me aprofundar no Elijah, que não tinha achando um protagonista tão cativante no primeiro livro, o final foi incrível e me surpreendeu demais além de que me deixou extremamente ansiosa pro próximo livro

jessylins 15/02/2022

Excelente
Asimov sabe conquistar o leitor com sua visão fascinante sobre o futuro. Nesse segundo volume, o autor volta repetir a mistura muito bem dosada de ficção científica e romance policial. Quando você começa não consegue largar até descobrir o final

Sabrina 07/02/2022

amei demais
simplesmente muito bom, superou minhas expectativas pra esse livro. achei todo o conceito envolvendo a investigação, o jeito como foi conduzida e os pensamentos dos solarianos, que achavam praticamente tudo que saia da boca do Elijah um absurdo. foi muito divertido de ler, me prendeu bastante no final e mal posso esperar para ler os robôs do amanhecer :)

obs: lembrei tbm uma crítica ao livro q nem tudo são flores né. foi a falta de aprofundamento e o papel importante para a investigação no daneel, pq ele merece mto aprofundamento, dado a complicação do personagem, mas dá pra entender q o Asimov quis introduzir o daneel no cavernas de aço de uma forma um tanto quanto interessante e boa, pra no próximo, que seria o sol desvelado, focar mais ainda na investigação, outros personagens e no elijah.

bawbara 23/01/2022

devo dizer que o começo foi complicado: as primeiras 10 páginas é bem legal, com o Baley se aventurando em Solaria (e a gente entendendo o título - que é sempre um momento maravilhoso), mas depois fica bem chato; e depois dos 30% a leitura fluiu muito bem. o Asimov é brilhante e é possível perceber isso porque só uma mente tão privilegiada poderia ter capacidade de criar um personagem com a inteligência e perspicácia que o Baley tem. sempre que tem o discurso final e ele desvenda o crime eu fico em choque com os detalhes que eu não percebi. e, nesse livro é ainda pior, porque mesmo quando você acha que já está tudo resolvido, nunca para de ter mais reviravoltas e surpresas.

Renan Feitoza 23/01/2022

O poder do contato humano
Nesse segundo livro da série dos Robôs somos jogados em mais um crime que leva o Investigador Elijah Baley a questionar os próprios princípios e sair das cavernas de aço da Terra, o levando rumo a um mundo onde o contato humano é nulo, além de ser considerado quase uma imoralidade.

Gostei muito dos questionamos sobre o que acontece quando o ser humano perde contato com outro (olá internet) e também sobre enfrentar o que nós dá medo/é desconhecido.

Com certeza mais um livro que me faz gostar ainda mais do Bom Doutor.

Xerozo 17/01/2022

Um novo universo
Gostei muito desta obra, nesta história é introduzido a relevância dos robôs nos Mundos Exteriores e sobre a natureza dos Siderais, mais detalhes sobre o universo de Assimov são revelados, deixando um gostinho de quero mais.

souphiss 15/01/2022

O livro é muito bom. Acho que nunca li nada do Asimov que me desapontasse. O mistério do assassinato é bem construído e finalizado, as histórias dele sempre são o ponto alto dos livros. Sempre tem alguma coisinha que eu não consigo adivinhar da trama, por isso adoro.

Único ponto negativo do Asimov comigo são os protagonistas, que eu geralmente acho todos sem graça, bem chatos. Apesar de que são inteligentes e muito bem desenvolvidos.

No geral, devorei o livro. Fácil de ler e muito recomendável. Preciso ler o primeiro da coleção!!
bia 15/01/2022minha estante
Ele amo como ele consegue desenvolver bem a história e te envolver de um jeito q vc fica querendo conhecer mais do mundo q ele criou

LETeratura 08/01/2022

Acho que tenho o primeiro favorito do ano
Que livro incrível e surpreendente, quantas camadas, a investigação, a evolução do personagem e sua transformação de odioso a revolucionário.
Que livro, esse livro deveria ser lido por TODOS, não sei se se classifica como clássico mais deveria ser.
Sensacional.
Não tenho palavras para descreve-ló.
Em breve organizarei minhas ideias sobre ele e farei um vídeo pro @let.eratura no Instagram

Izzie 07/01/2022

Esperava o melhor, mas isso é bem melhor do que eu esperava.
Esse livro foi uma imensa surpresa para mim, comecei sem muitas informações, esperando uma revolta de robôs, ficção científica pura. O que encontrei foi uma investigação policial desenvolvida com maestria, usando psicologia, sociologia e conhecimentos gerais sobre o ser humano. Impossível não refletir sobre nós mesmos, nossas próprias sociedades e costumes, e tudo isso em um cenário extremamente especial, distante da terra. Apesar de não ser fã do gênero policial, este aqui foi super especial, pois o cenário, a situação, os métodos usados para investigar o crime em um planeta diferente da terra tornam tudo diferente, mágico e até mesmo assustador. Enquanto a gente tenta seguir a linha de raciocínio do investigador, também busca encaixar as novas informações que recebemos sobre a cultura peculiar de Solaria. Recomendo a obra para quem curte romance policial e ficção científica, ou pelo menos um dos dois.

Victor.mcrv 31/12/2021

Novo desafio
No segundo livro da série Asimov nos mostra a vida fora da terra, no primeiro livro ele mostra como a sociedade terrestre e agora vai nos mostrar como a sociedade sideral evoluiu e é claro não poderia faltar mais um caso impossível de se resolver.

Rubia 29/12/2021

Como sempre, Asimov não desaponta
Neste segundo livro da série Robôs, Elijah Baley está de volta para desvendar mais um crime. É interessante não apenas ver o desenvolvimento da série, do caso em si, mas também dos personagens e como eles se relacionam. Indico!! 5*

Rodrigo.Macedo 15/12/2021

Por Josafá!
Eu fico louco com essas histórias. Não vou negar que estou vibrando a cada capítulo. Como o seu Asimov consegue fazer essa mágica de grudar o leitor no livro. Não parei nem pra respirar. Agora o investigador Elijah Baley foi convocado para solucionar outro caso de assassinato, porém em outro planeta. Como o brilhante polícial tem um senso de dever acima do normal, ele foi. Lá ele encontra, para a minha alegria, seu parceiro Daneel. O planeta em questão, com apenas 20 mil habitantes, e robôs de sobra, tem uma cultura muito louca e diferente de qualquer coisa que possamos imaginar. Nessas circunstâncias a dupla terá que desvendar esse assassinato. Certeza de leitura boa e imersiva.

Gabi 12/12/2021

Surpreendente
Tão bom quanto os livros da trilogia da fundação.

Gostei muito do primeiro, mas esse segundo me surpreendeu de mais.