The Naked Sun

The Naked Sun Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Hiego 09/06/2022

O sol desvelado é o segundo volume da Saga dos Robôs ? um dos trabalhos mais notáveis a falar sobre a relação entre o homem e a máquina. Inclusive, dela surgiram as icônicas 3 Leis da Robótica, que tratam de forma ficcional sobre a nossa convivência com os robôs, e ainda hoje é referenciada em diferentes obras da cultura pop.

Gustavo Simas 24/05/2022

Parceria futurística renovada
Elijah e Daneel novamente se encontram para uma investigação de assassinato de outro mundo. Solaria é um dos 50 planetas Siderais (o 50º, logo o mais novo), um mundo com 20 mil pessoas e uma proporção muito maior de robôs. O número populacional fixo ocorre por controle de natalidade envolvendo engenharia fetal, havendo grandes propriedades à disposição e uma vida hedonista possibilitada pelo trabalho contínuo dos obedientes robôs de cada mestre humano. No entanto, o distanciamento entre os solarianos resulta em costumes peculiares. E assim se expande a "quase Distopia" do asimoverso.

Aqui Isaac conduz a narrativa com lições de análise forense. O didatismo em investigação policial e robótica é uma boa ideia, embora em vários momentos pareça incômodo e torne as coisas óbvias demais por conta da execução expositiva. Elijah Baley é evoluído, caminhando na transição entre apenas um policial terráqueo nível C-7, para um potencial visionário expansionista.

O encerramento expõe a óbvia pessoa culpada, contudo com pontas soltas e, infelizmente, se esquece totalmente de fechar um arco para Daneel Olivaw.

Vale consideração por esta edição bonita da Aleph com ilustração de capa de Stephen Youll, redesign de logo para Asimov e tradução de Aline Storto Pereira. Além disso o título em português (O Sol Desvelado) é uma boa tradução para o original The Naked Sun. "O Sol Pelado" talvez não seria uma boa opção comercial pt-br.

Ronan 21/05/2022

4.5 ⭐

Mais um livro sensacional dessa série, como eu amo o Daneel e sua interação com o Elijah. O clima de investigação é algo que me agrada demais nesses livros, e toda essa luta do Elijah se adaptando a esse novo ambiente foi muito interessante de ler.
É um livro que te prende logo no começo e tem uma leitura muito fluída, essa é a minha série favorita do Asimov até agora.

Renato.Augusto 18/05/2022

Uma continuação que vale a pena ler
O Sol Desvelado é o segundo livro da saga dos robôs do Asimov (ou terceiro, se você contar Eu, Robô como parte da saga), e ele continua desenvolvendo o tema das interações entre humanos e robôs.

A história se passa em um dos mundos siderais e, ao contrário do primeiro livro (As Cavernas de Aço), este não é focado nas relações do protagonista Elijah Bailey com seu parceiro robô Daneel Olivaw, e sim em como é a vida de uma sociedade totalmente dependente de robôs. Enquanto que no primeiro livro Asimov mostra uma Terra isolada da grande sociedade de planetas que tinha se formado e de seus avanços tecnológicos, neste livro ele nos mostra os problemas que podem emergir de uma sociedade no outro extremo do espectro, em que a tecnologia foi tão integrada na vida que as pessoas preferem interagir com robôs do que com outras pessoas.

Como sempre, a parte que mais se destaca é a engenhosidade do autor em criar uma trama complexa que só se resolve mesmo nos últimos momentos.

Resumindo, este é um ótimo livro e uma continuação de respeito ao Cavernas de Aço.

Naturebs 10/05/2022

Continuação da série robôs
Mais uma vez, o investigador Elijah Baley foi convocado para solucionar um caso de assassinato junto ao seu parceiro R. Daneel Olivaw, porém desta vez em um outro planeta, Solaria. Um planeta com costumes tão diferentes que possui uma população super baixa de seres humanos (comparado com o planeta terra) e um número extremamente alto de robôs, que são seus servos. Juntos, vão embarcar nessa missão de desvendar os mistérios sobre o assassinato e sobre este mundo totalmente diferente.
Eu gostei muito deste livro mas senti muita falta da presença do R. Daneel Olivaw. Aqui a presença dele é bem superficial. Eles tentaram colocar a desculpa de que R. Daneel Olivaw poderia "atrapalhar" a investigação por ser um robô (já que solaria tem essa dependencia de robôs para tudo basicamente e Elijah fica bem incomodado por isso), eles poderiam ter encaixado mais participações dele na história. Enfim, estou muito ansiosa para ler o terceiro livro, a série realmente é muito boa.

Leo 08/05/2022

Superou o primeiro
Cavernas de Aço pra mim foi um livro muito interessante de se ler, mistério com ficção científica escrito por Asimov, seu editor estava certo quando recomendou que escrevesse isso. Mas, apesar das Cidades serem algo bastante único, ainda estavamos na Terra.
Neste livro, estamos no mundo de Solaria, somos estrangeiros de lá, assim como Elijah, e com ele vamos conhecendo mais sobre esse povo ao mesmo tempo tão diferente e tão parecido com o que já foram povos da Terra.
Além disso, Elijah parece ter saído mudado desta experiência e estou ansioso pra ver aonde ele irá no futuro.

Gustavo 29/04/2022

Muito bom.
"Depois das surpreendentes reviravoltas de sua última missão, o detetive Elijah Baley é recrutado para investigar um novo caso de assassinato aparentemente insolúvel. Obrigado a enfrentar sua fobia de espaços abertos, Baley viaja até Solaria, um planeta Sideral de escassa população - apenas 20 mil habitantes -, mas onde cada ser humano dispõe de um contingente de 10 mil robôs positrônicos a lhe servir. Nessa empreitada, Baley contará novamente com a ajuda de R. Daneel Olivaw, seu inusitado parceiro no caso anterior. Mas, desta vez, a missão de ambos não será tão simples; afinal, por onde começar uma investigação em que um dos suspeitos sequer poderia estar na cena do crime e o outro, um robô, é rigorosamente programado para não ferir um ser humano?"

Rodolfo 25/04/2022

Saga perfeita
Continuando na saga dos robôs e o livro se mantém no mesmo no nível do anterior, mas com um claro gancho para a sequência, indicando planos bem maiores para a saga. Asimov escreve magicamente bem, o desenrolar da história te impulsiona a cada parágrafo para encontrar a solução do crime e toda a ficção é perfeita em fazer a gente sonhar com outra possibilidade de futuro para Terra e espaço. Para quem gosta de ficção científica e/ou romances policiais.

Leiam Asimov!!!

THALES76 19/04/2022

Modelo social interessante
Toda a trama achei bem desenvolvida, Baley mesmo sendo de um planeta menos desenvolvido que Solaria, não se intimidou a foi pra cima, bolando suas teorias e deixando os soberbos solarianos boquiabertos.
O modelo social é deveras interessante, pessoas vivendo afastadas, tecnologia avançada e muitos robos a disposição me soou até como uma distopia, claro... pra mim como um mero terráqueo, pensar viver uma vida sem tocar em alguém ou se vir a tocar, será a que o governo me designará é bastante impensável.

Continuando minha saga de Asimov esse ano e dessa vez li “O sol desvelado”, que ao contrario de seu antecessor, a história se passa fora da terra num planeta chamado Solaria.
Baley um terráqueo, que vive nas cavernas de aço de seu planeta isolado do resto da galaxia, acaba de ter a oportunidade de fazer uma viagem interstelar para investigar um crime em Solaria.
Solaria é um planeta que segundo seus habitantes “é a tendencia de outros planetas siderais á virem se tornar”, julgam-se superiores pelo fato de terem erradicado quase que completo a presença de seres humanos num mesmo lugar, lá a população é pequena, cada um vive num espaço imenso com milhares de robos a sua disposição, o contato humano praticamente inexiste e as interações são via hologramas.
Após um assassinado ocorrer em Solaria, Baley é convocado para investiga-lo, será o primeiro terráqueo a pisar em solo solariano, Baley tem diversas dificuldades em se adaptar ao planeta, onde os costumes são muito diferentes dos da terra.
Baley quer ver pessoalmente as pessoas, mas no costume deles “ver” é algo nojento, pois ninguém se vê, é tudo por contato holográfico.
Lelouch_ph 21/06/2022minha estante
Tô curioso pra ler esse ainda. Se eu conseguir adiantar minhas leituras eu leio ele esse ano.

Rian 25/03/2022

Sem palavras
Asimov é incrível, diferente de cavernas de aço que dei 4,5 estrelas por ter momentos específicos que achei um pouco cansativo, este daria 5 pois não consegui parar de ler. O livro te instiga a continuar até o final para saber cada detalhe daquele mundo, do que está acontecendo, de como as coisas funcionam e quais serão suas conclusões perante ao caso. Amei o livro, estou ansioso esperando para ler o terceiro que ainda não adquirir e fico feliz de que próximo mês será lançado o Quarto e último livro dessa saga de Bentley. Espero que continue incrível e instigante como esses últimos foram.
William LGZ 25/03/2022minha estante
Já li o primeiro, preciso ler esse agora!

Rian 25/03/2022minha estante
Muito bom, não vai ser arrepender. Estou só esperando uma promoção na amazon pra comprar, tô achando muito caro no valor que ta agora

Rian 25/03/2022minha estante
No caso o terceiro volume

_Du_ 10/03/2022

Verdadeiro trabalho investigativo
Uma história de assassinato que percorre todo o trabalho investigativo. Você é até capaz de chegar às conclusões junto com o autor. Muito prazeroso de ler. Achei a coisa de olhar e ver meio enfadonha, mas entendi ser vital para o desfecho. Recomendo.

Adelson 09/03/2022

Asimoverso só se expande.
No 2° ou 3° volume da saga Robôs (Se você contar Eu, Robô) o universo os humanos e robôs está cada vez mais se expande para longe da Terra e de encontro a colonização galáctica (Fundação coff coff) e agora nosso querido detetive com o auxílio de uma máquina, claramente, tem que resolver um assassinato fora da sua caverna de aço e tendo que se expor ao Sol e ao grande céu acima da sua cabeça. Uma trama de diferente onde os moradores do tal planeta possuem fobia de sair de casa, como resolver tal mistério?

Gabriel.Maia 08/03/2022

Empolgante
Mais um livro incrível do Bom Doutor, estou cada vez mais me aprofundando nesse universo tão extenso criado por ele. Esse volume continua a história de "As cavernas de aço", Elijah Baley é selecionado para uma missão em um planeta sideral chamado Solaria, conhecido por sua proporção gigante de 20 mil robôs para cada humano, onde após mais de 300 anos sem nenhum crime, acontece um assassinato em que o único suspeito é uma pessoa que não pode ter cometido o crime e não há nenhuma pista. Baley terá que se desdobrar e usar toda sua capacidade analítica e dedutiva para conseguir descobrir quem foi o assassino e por consequência acaba descobrindo algumas coisas interessantes sobre os siderais em geral.

Leitura muito fluida mais uma vez, super intrigante e misteriosa, ótimos personagens e acima de tudo um final maravilhoso com uma puta brecha para a continuação. Esse segundo volume me encantou mais que o primeiro, achei o mistério mais difícil de resolver, os personagens novos bem mais cativantes e a expansão de universo que ocorre nesse livro é magnífica. Um dos únicos pontos negativos dessa obra foi a pouca presença do Daneel, que é o meu personagem preferido mas acabou não sendo tão acionado nesse volume, mas o detetive Baley cumpriu bem o papel de protagonismo solo.

Muito bem escrito, misterioso e empolgante, isso resume "O sol desvelado".