The Naked Sun

The Naked Sun Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Alan 23/10/2022

Melhor que o início da série robôs
Este livro, segundo da série robôs, me atraiu mais que o primeiro. Acontece em um planeta novo, Solaria, com ambientações completamente diferenciadas da Terra, gerando uma curiosidade ao ler sobre o lugar.

Os personagens dessa continuação são mais interessantes e a investigação policial flui mais.

Ótimo livro de uma série que está me agradando demais.

Hugaralh0 03/10/2022

Resenha rápida, sem correção.
É engraçado como a minha experiência lendo esse livro foi o contrário da minha experiência lendo o primeiro, em As Cavernas de Aço eu achei a primeira metade MUITO cansativo, mas a segunda metade me ganhou muito. Bom, aqui foi o contrário, e isso é ruim, porque terminar um livro cansado é bem pior do que começar um cansado. Mas vou tentar não ligar tanto pra essa segunda parte (meu deus como essa parte da história é repetitiva, parecia que eu tava lendo a mesma cena 30 vezes). O começo me pegou muito, eu tava engajado na história e muito curioso com o desenvolvimento que o Elijah teria nesse livro; Ok, eu não consigo ignorar o quanto a segunda metade me incomodou, eu até gostei do final, mas o caminho até lá foi duro.

Pedro 27/09/2022

Eu seria a pessoa mais feliz do mundo se Isaac Asimov estivesse vivo e eu pudesse conversar com ele sobre esse livro perfeito

edisik 31/08/2022

Sempre achei que a escrita do Asimov seria muito difícil, mas me surpreendi de como é fluída e nada complicada. Entrou na minha lista de escritores favoritos.

Pipuli 29/08/2022

Talvez um prelúdio... mas com certeza um excelente história!
Neste segundo livro da série dos robôs temos de volta a parceria entre Elijah Baley e R. Daneel Olivaw, mas agora o cenário é Solaria, um dos Mundos Siderais.

Ambos são enviados à Solaria para investigar um assassinato que em um primeiro momento parece óbvio demais devido as suas circunstâncias, porém vemos que esse crime pode ser um ponta pé inicial de algo muito maior.

Solaria é o dos 50 Mundos Siderais, e é considerado o mais avançado em relação a robótica, é um lugar onde a relação entre robôs e humanidade é de 20 mil robôs para cada humano.

O que me chamou mais a atenção na história não foi a investigação do assassinato em si (o que é muito interessante pensando no que poderia acontecer se não fossem descobertas as razões por trás do ato), o que mais me chamou a atenção foi a parte sociológica da coisa (já utilizando os temos do livro rsrs).

Vemos o preço que uma cultura ou uma sociedade paga por abdicar de certos costumes, por exemplo o pânico por estar em espaços abertos, a incredulidade de ficar dependente do giro de um planeta para se ter a noção de dia e noite. Ou então a estranha, porém compreensível, diferença entre ver e olhar.

Recomendo imensamente essa leitura, ainda mais pensando que, quando terminando de ler e refletindo um pouco talvez, e eu digo apenas talvez, tenhamos um prelúdio do início de algo muito grande... ou quem sabe até mesmo duas coisas muito grandes rsrs
Paola 29/08/2022minha estante
Eu mal comprei um box de sete livros da fundação e já estou arrancando os cabelos pra comprar os boxs dos robôs ??

Pipuli 29/08/2022minha estante
To tentando seguir a ordem cronológicas das coisas kkk... tenho todos os livros tbm... só faltam os 3 da série império galático

Lucas 11/09/2022minha estante
Na verdade se passa antes de fundação por isso parece um prelúdio de algo gigante (e é!) ?

Pipuli 12/09/2022minha estante
Simmm... mas é muito legal pegar essa referência futura logo agora kkkkkk

Dave.Christian 22/08/2022

Desconectado mas nem tanto
Uma nova investigação, uma nova história mas o pano de fundo continua a ser desenhado para a série fundação? curioso para avançar na saga?

Henrique 10/08/2022

Ele podia vê-lo brilhando. O sol desvelado!
Dando continuidade a serie dos robôs com um dos livros mais agradáveis e fluidos que ja li. O protagonismo de Elijah Baley é simplesmente incrível. Os poderosos mundos siderais vistos pelo olhar de um terráqueo nos mostram como sociedades podem ser imensamente divergentes em aspectos inimagináveis. Enfim, um romance policial (no universo de Asimov) muito intrigante e que merece a leitura.

Marcos.Leste 07/08/2022

Séries Robôs
Uma leitura prazerosa....uma ficção científica na qual procura tratar das relações de interações humanas...trazendo uma reflexão sobre o distanciamento social, o livro é de 1957, porém a reflexão é muito atual.....

marcosvinni11 30/07/2022

Medo dessa Evolução.
Esses livros (esse em especial) do Asimov faz eu pensar muito no futuro da humanidade. Eu consigo ver a gente para alguns caminhos que o livro leva. Uma evolução tão grande que a gente vai dar a volta no ciclo e voltar a viver em cavernas. O livro tem um mistério muito bom (por mais que fique um pouco fácil de saber o desfecho). Fiquei com medo que surgisse um certo casal ali na história mas tudo correu bem hahaha. Ansioso pelo próximo ??.

Arthur.CAsar 30/07/2022

Universo Asimov
Mais uma incrível história do Universo Asimov. Nesse livro aprendemos sobre humanos que se aperfeiçoaram tanto na robótica ao ponto de ficarem acomodados, e terem tudo feito por robôs. E se tornaram tão isolados, que nem ao mesmo percebem a falta que faz uma interação com outras pessoas, seja amorosa, amigável ou até mesmo profissional. Mais um magnífico trabalho desse mestre Sci-fi Asimov.

alexandreadscn 27/07/2022

O livro mantém a dinâmica do anterior, mas se passa em um dos mundos Siderais, o que força o detetive Baley a enfrentar seu medo de espaços abertos e se adaptar aos estranhos costumes do povo de Solaria (que abomina a proximidade humana) para resolver o caso. A premissa é boa e gostei da reflexão quanto a importância do contato humano para o desenvolvimento de uma sociedade (muito pertinente nesse momento), mas confesso que não me animei com a resolução do caso em si. O ritmo é mais lento e o caso é resolvido praticamente só na teoria e com base em depoimentos, por conta da ausência de evidências. Também não houve muita interação entre o Baley e o Daneel, algo que tinha me agradado muito no primeiro livro.

Eva 23/07/2022

Um planeta onde ninguém bate bem da cabeça
Neste livro, entramos novamente no mundo tecnologicamente avançado de Isaac Asimov. Diferente do primeiro livro da série, não estamos mais na Terra. Aqui, Lije é obrigado a sair de sua zona de conforto para investigar mais um assassinato. Próxima parada: Solaria.

"? Um dos fatores que colaboram para nos manter nessa posição é a ignorância. Só isso. Ignorância."

Aqui vemos claramente uma expansão acontecendo. Em "As Cavernas de Aço", a história é mais limitada àquele cenário. No final deste, Isaac deixa claro que a história não termina aqui, que virá uma continuação e que uma narrativa ainda mais complexa está por vir. Além da ficção científica e do romance policial, uma trama política vem sendo cada vez mais desenvolvida.

O livro foi muito rápido de ler. Apesar dos capítulos longos, a escrita é muito fluida e prende a atenção do leitor facilmente. Novos personagens são inseridos, e temos um planeta novo a desvendar. A maneira como o autor consegue criar novas culturas, totalmente diferentes umas das outras, é incrível. A diferença entre a Terra e Solaria é gritante. Inclusive, que lugarzinho estranho, com uma população ainda mais esquisita... Adorei como as fobias foram trabalhadas. A fobia do Lije por espaços abertos, e a dos solarianos com relação a interagir com as pessoas fisicamente.

Uma crítica que eu tinha relação ao último livro, sobre o Elijah não ter nenhuma química com a própria família, fica ainda pior aqui. Não sei por que o autor deu uma esposa e um filho para o personagem. Se era pra tratá-los com tanta indiferença, seria melhor que eles nem existissem. Aliás, o Lije parecia bastante interessado na viúva, Gladia... E como acredito que o próximo livro se passará em Aurora, é bem provável que eles se encontrem de novo. Vamos ver o que vai sair dessa história.

"Ele levantou a cabeça e pôde ver através de todo o aço, de todo o concreto e de toda a humanidade que havia acima dele. Ele podia ver o sinal luminoso fixo no espaço para atrair os homens para fora. Ele podia vê-lo brilhando. O sol desvelado!"

Enfim, me encontro novamente empolgada para a continuação. Vem aí um foco maior na política e na sociologia desses mundos?

@tigloko 07/07/2022

Uma melhora considerável na parte policial
Cada vez mais curtindo essa viagem pelo universo dos robôs. Agora com Elijah e Daneel resolvendo um assassinato em Solaria, um dos mundos siderais da galáxia afora.

No mesmo nível que é tratada a parte científica e policial, a questão da fobia e de vencer os seus medos tem um grande destaque no livro. Tanto por parte de Elijah( que tem medo de lugares abertos por viver na Nova York isolada), quanto por parte dos habitantes de Solaria, que tem fobia ao contato humano. Muito interessante os debates que ela levanta durante o livro.

A parte policial nesse foi bem mais elaborada que o anterior, realmente me deixou na dúvida até o final para saber como acabaria.

Sobre a parceria do Elijah com Daneel, da muita pena de como ele trata o robô. Ele considera Daneel um parceiro só quando convém kkk O bom é que sendo um robô ele nem liga. É divertida de se ler e da um balanço com a partes mais sérias.

Outra coisa que gostei foi a importância que as Três Leis da Robótica( apresentadas em Eu,Robô) tem para a história. Como elas são discutidas quase a exaustão para encontrar as brechas. Algo que é central nos contos do Eu,Robô. Especialmente por isso, deu para sentir melhor a conexão entre as histórias do Asimov . E todo o potencial que deixou em aberto para os próximos livros.

Rodrigo 03/07/2022

O Sol Desvelado
Achei a história do livro 1 da série dos robôs (As Cavernas de Aço) um pouco melhor do que a sequência O Sol Desvelado.

Em comparação ao primeiro, este livro me pareceu um pouco mais contido no que diz respeito a ação, no entanto traz uma mensagem que, em certo ponto, nos mostra o que viemos passando desde o avanço da internet e principalmente com o advento das redes sociais.

A história se passa em Solaria, um assassinato é cometido e nosso detetive Elijah Baley, por sua competência fenomenal, é mais uma vez escalado para solucionar o grande mistério envolvido por trás deste crime. Solaria é um planeta habitado por apenas 20 mil humanos (os siderais) e uma proporção de habitantes robôs de 20 para 1 sideral.

Estes habitantes, vivem isolados uns dos outros, usando um meio de comunicação holográfico para se conversarem e se "verem". O simples fato de pensarem em um encontro presencial para se "olharem" desencadeia crises de pânico e repulsa entre estes habitantes. Asimov parecia estar prevendo o que as redes sociais se tornariam. As pessoas cada vez mais próximas, porém muito distantes umas das outras devido a tecnologia, tornando algumas pessoas reclusas vivendo em um mundo anti-social.

Carol 18/06/2022

Asimov continua sendo o melhor quando é pra falar de robôs.
"O Sol Desvelado" , livro 2/3 da saga dos robôs, nos mostra um ambiente contrário ao que vemos em "As Cavernas de Aço": um mundo onde a população é composta por mais robôs do que humanos, onde a interação entre os homens é temida se feita pessoalmente pois o servir das máquinas já supre todas as necessidades e encontrar-se com uma pessoa é um disparate e uma atividade cheia de doenças.

Mais uma vez o terráqueo Elijah Bailey se junta com R. Daneel Olivaw para solucionar um caso (o 1° de Solaria) de assassinato onde o assassino é tão óbvio que nos confunde. Mais uma ficção científica policial envolvente e didática - além de cativante - com gancho para uma expansão da linha que a saga tem seguido.

no mais, apenas leiam Isaac Asimov.