A Extraordinária Garota Chamada Estrela

A Extraordinária Garota Chamada Estrela Jerry Spinelli

Resenhas - A Extraordinária Garota Chamada Estrela

Vitória 22/03/2020

Extraordinariamente diferente
Estrela passa pelo livro como o sol, ela surge no amanhecer, revigora todos, depois começa a esquentar e irritar ao meio dia, no final da tarde ela deixa todos admirados com suas cores e então some...
A diferença entre o sol e a Estrela é que ela não volta no dia seguinte, a única coisa que prova que ela realmente esteve ali é a memória das pessoas, por isso seus feitos são passados para as próximas gerações e sua breve passagem na vida das pessoas em Mica permanece em seus corações...
Gabi 28/09/2020minha estante
Esse LIVRO é muito MARAVILHOSO ???

Alef 11/01/2021minha estante
QUE RESENHA PERFEITA!! Melhor definição impossível.

Letycia.Kawane 26/04/2021minha estante
Resenha maravilhosa ?

DearSara 04/11/2021minha estante
Que resenha linda! ????

Bruno 16/04/2022minha estante
adorei o livro, nao sabia q tinha essa edição em português, me marcou muito aos 17 anos, muito bom msm

Samantha 14/01/2023minha estante
Vi o filme ontem na Disney e só depois descobri q tem livro! É claro q tem livro. Amei o filme e o livro certamente é maravilhoso!!

aninha 19/01/2023minha estante
melhor definição possível!!! que lindo amg ????

Maria Gabriela 07/10/2022

É excluído por ser diferente? O poder do amor resolve!
"A Extraordinária Garota Chamada Estrela" me decepcionou, e muito. É uma obra que promete apresentar a quebra da normalidade dos estudantes da escola de Mica quando uma misteriosa (e exótica) garota chamada Estrela começa a frequentar as aulas; a princípio, essa é a ideia principal da história e, como esperado, busca apresentar uma lição de moral já muito compreendida: todos os seres humanos são diferentes e ninguém é igual a ninguém, ser diferente de todos é bom e você, leitor, não deve se prender a estereótipos ou se forçar a fazer parte de um grupo que não se sinta confortável, mas que a sociedade aponta como normal e correto a você. É uma receita de enredo simples e funcional para o público alvo da obra, mas esse livro conseguiu falhar no ÚNICO propósito que tinha.

A falha começa pelos personagens. Leo, o narrador-personagem e titulado protagonista da obra, é insuportável. Ele sequer deveria exercer papéis tão importantes se seu único traço é seguir o fluxo do bando, não tomar um partido sequer nos assuntos e narrar tudo de forma tão preguiçosa. Ele é ridículo e não há como alguém conscientemente gostar dele como personagem. A narração dele não passa os sentimentos esperados por todos os personagens, oscila entre se decidir se será extremamente detalhada ou se será muito, mas muito breve mesmo. Mais para frente da história, ele sequer esconde que sempre passou de um "Maria vai com as outras", pois sua principal preocupação nunca foi com a Estrela, mas sim se ele era aceito e incluído pelos demais estudantes da escola (que, detalhe, sequer sabiam que ele existia). Ele não era popular, mas também não era excluído, era somente mais um colega de classe que ocasionalmente apareceria numa foto de turma, mas se não estivesse ali no momento, pouca diferença faz. O romance dele com a Estrela foi forçado, porque é evidente que não passou apenas de um interesse no exótico. Ele era mais um cinegrafista do National Geographic observando e desejando guardar para si o animal mais diferente do mundo, e quando ele conseguiu, ele a tratou como LIXO.

A estrela da história, Estrela, foi uma personagem que eu detestei no início, mas aprendi a gostar conforme os capítulos avançavam. Quando ela apresentou e começou a se portar diferente do "normal" que os estudantes de Mica colocavam como adequado, ela foi retratada como uma pessoa insuportável e extremamente detestável; não importasse se ela apenas fazia o bem e procurava trazer alegria aos colegas, aos olhos do narrador, ela era apenas uma personagem chata e banhada no clichê de "bondade e alegria acima de tudo, assim que se faz uma princesa da Disney". Entretanto, conforme os capítulos e a história avançavam, Estrela se tornou uma personagem gostável: ela era diferente, mas de um jeito bom; ela era única e original, não se importava com as opiniões dos demais e não se preocupava se estivesse cumprindo os requisitos para fazer parte de um determinado grupinho. Ela era única e por isso é uma personagem tão legal.

Dori Dilson merece uma breve menção por ser a única personagem que não foi uma "Maria vai com as outras". Ela não teve nenhuma fala sequer, mas conseguiu fazer mais coisas que o próprio protagonista. Archie, desde o início do livro, foi um personagem que amei muito: assim como a Estrela, ele é original e não se importa com as opiniões ou com as intrigas que os alunos forçam para cima dele. Ele já é um homem de certa idade, não vai gastar seus últimos anos de vida se estressando com um bando de adolescente chatos! Ele e Dori parecem serem os ÚNICOS personagens que se importavam verdadeiramente com Estrela e a aceitavam independentemente do que ela fizesse ou falasse no dia a dia.

Os demais personagens? Simplesmente insuportáveis. Ele são a representação mais preguiçosa e estereotipada de "Maria vai com as outras". Quando a Estrela era popular e querida por todos, eles a imitavam e buscavam espalhar o bem e a alegria como ela; se ela cantasse no refeitório, eles cantavam com ela. Se ela ria, eles riam com ela. Se ela dançava ou distribuía cartões, eles faziam o mesmo. Eles riam COM ela, e não dela. Todo esse amor por ela simplesmente morreu da noite pro dia quando Estrela se comoveu por um adversário de basquete ter se machucado gravemente numa partida e ela ter ido AJUDAR o rapaz. Foi ridículo ver como eles a viram como uma traidora e como o amor se tornou ódio. A questão nesse ponto é como o ego subiu a cabeça de todos e quando Estrela se mostrou humana perto do "inimigo", magicamente ela era uma impostora, alguém que deveria ser exilada.

O bullying que fizeram com ela me deixou com muita raiva. TODA a escola se reuniu para tratá-la mal e ridicularizá-la, mas incrível que não tinha nenhuma alma boa (além de Dori) que visse aquela situação e não pensasse em ajudar. "Ah, mas é uma crítica de como somos muito preocupados com o que os outros vão pensar de nós...", EU SEI! Eu sei muito bem qual foi a intenção nesse momento, mas é quase uma piada que nem mesmo um professor sequer viu aquela situação e não decidiu intervir. Como o Leo, o suposto amigo e namorado de Estrela, viu aquilo e não moveu um dedo para ajudar. "Ah, mas ele estava preocupado com a imagem dele...", EU SEI DISSO TAMBÉM! Mas ele nunca se importou com ela quando sentiu que não era mais parte do coletivo, ele até FORÇOU a menina a mudar seu jeito de agir e ser só para agradar os OUTROS.

Para um livro que buscava ensinar que ser diferente é bom, falhou miseravelmente. Estrela demonstrou ser diferente e foi praticamente isolada de todos. Ninguém, nem mesmo os professores, se importaram em nadar contra essa maré e ajudá-la. Mesmo que ela não se importasse com aquela situação e continuasse a ser diferente de todos, na vida real não é assim. E isso que mais me preocupou. A obra passou uma lição de moral tão distorcida... Atualmente, com a idade que tenho, se alguém não gosta de como eu sou, sequer me importo ou não me afeta em nada; mas e para alguém que é consideravelmente mais novo e está numa fase que as opiniões sociais são mais importantes que seu bem-estar? Que se ele não estiver inserido em um determinado grupo, ele não é parte do coletivo? É preocupante ver que mesmo sendo uma obra cultuado, sua ideia de lição não foi passada de forma correta; pior, foi passada através de alguém que quase deu um chilique quando foi ignorado por um dia!

O final foi revoltante. Mesmo após todos os problemas, de todos jurando de pé junto que jamais a acolheriam de volta, todo o bullying e preconceito foram resolvidos com o poder do amor e da amizade! AMOR E AMIZADE. Magicamente, todos esqueceram que a odiavam e como a repudiavam. Bateu um alzheimer coletivo e todos esqueceram que odiavam a Estrela por ela ser diferente. Ela não fez nada para mudar a concepção das pessoas sobre ela, as pessoais ainda a odiavam quando o esquecimento súbito fez com que ignorassem o ego enfiado até o talo e a "acolhessem".

Eu odiei. Essa deve ser a resenha mais longa que já escrevi, mas tudo vai se resumir em como odiei essa história. Meu ponto de vista ainda se manteria mesmo se eu tivesse lido esse livro anos atrás, quando era pré-adolescente.
lettiebee. 07/10/2022minha estante
eu nunca li o livro, mas você conseguiu resumir tudo o que senti ao assistir a adaptação cinematográfica dela no disney+

Maria Gabriela 07/10/2022minha estante
Não sabia que a Disney havia produzido um filme do livro, mas considerando a raiva que passei lendo essa distopia de lição de moral, provavelmente eu teria um ataque de ódio.

Sobre o livro... Olha, não recomendo ler. Eu odiei demais KKKKKKKK

lettiebee. 07/10/2022minha estante
kkkkkkkk concordo

cherrysbae 30/03/2021

Estrela = o ser mais doce do universo
Estrela é uma das personagens mais pura e doce que eu Já achei em algum livro, eu morri de amores por ela. A história é tão envolvente que me fez ficar obcecada pelo livro, eu realmente amei.
Michela Wakami 30/03/2021minha estante
Amo!??

cherrysbae 30/03/2021minha estante
Esse livro é perfeito

Michela Wakami 30/03/2021minha estante
Sim!?

juliaememo 28/02/2021

Uma história Extraordinária.
Mais um daqueles livros que eu demoro séculos para ler e depois me arrependo, porque estava perdendo uma história muito boa.

Uma tal Estrela entra na escola de Leo e causa o maior alvoroço. Ela é diferente de todos, sempre empolgada, agradando os outros, o que as vezes irrita e as vezes deixa os outros felizes, mas ela não se importa com a opinião de ninguém, seja boa ou ruim, e muito daquele lugar vai mudar, apenas por conta do aparecimento dessa extraordinária garota chamada Estrela.

Essa história é muitooooooooo fofa! Você vai se apaixonar pela Estrela, pelas ações dela, pelo jeito dela, por tudo. Você vai sair desse livro pensando diferente, mesmo que um pouco, essa garota vai conseguir mudar um pouquinho seu jeito de pensar!
umapandinhaleitora 02/03/2021minha estante
Já assisti o filme ^^ muito bom mesmoo, bem inspirador rs

Deyse.Oliveira 09/03/2021minha estante
Eu amo esse livro, acredito que eu até tenha te indicado pq quando eu gosto fico falando pra todo mundo kkkk feliz que vc gostou!!

Ewerton Farias 25/04/2021minha estante
Não sabia que o filme Stargirl tinha livro, chocado. Uma dúvida, no livro ela toca ukulele igual o filme??

Beatriz Kath 02/08/2020

Garota Estrela
Gostei bastante. Ao mesmo tempo que é simples e bem fácil de se ler, também estimula reflexões bem interessantes sobre individualidade, auto-expressão e a coragem necessária para ser você mesmo.
Bia 15/12/2021minha estante
Como eu amo esse filme. Até então, não sabia que tinha o livro!!!!!!! Não sei porque nunca pesquisei sobre... nossa!

Beatriz Kath 16/12/2021minha estante
Haha, de vez em quando eu tbm ainda descubro que certos filmes que eu conheço são adaptações de livros...

E, no meu caso, eu ainda não assisti ao filme, mas gostei muito do livro ^-^

Martinha 11/03/2021

Gostei é isso não tenho muito o que falar, mentira tenho sim o Leo é um babaca e eu acho ele um cuzao não merecia a estrela, porem talvez eu no lugar dele faria a mesma coisa que ele fez então...Mas ele não deixa de ser cuzao é isso. Aiiii falei to feliz.
leticia.santane 11/03/2021minha estante
então vc tbm seria cuzona hahahahaha

Martinha 21/03/2021minha estante
Simmmm e é por isso que eu estou com raiva

Narinha 01/06/2016

Todo mundo precisa ser Estrela
Conhecer Estrela foi uma forma de entender melhor o mundo, ouso dizer que foi um jeito de me conhecer.
Quanto sabemos de nós? Quanto julgamos os outros? Será que entendemos as outras pessoas? Será que nos entendemos? Alguns dizem que eu sou luz, que meu abraço conforta, que meu sorriso transmite sinceridade. Outros discordam de tudo e viram de ponta-cabeça tudo que imagino sobre mim.
Aaaahh minha querida Estrela quanto você me ensinou! Nem todas as constelações poderiam ser tão receptivas quanto você... Nem toda felicidade pode ser tão alegre quanto o seu sorriso.
Nós vivemos em busca de atenção diariamente e poucos nos damos para aqueles que precisam. E aqueles que o fazem são vistos como estranhos, como loucos, como falsos. Estamos sempre querendo mudar algo em alguém para que ela se torne "mais adequada" ao mundo. Mas por quê o mundo não pode se adequar a ela? E quando você concorda com tudo que aquela "louca" diz e faz, mas permanece calado para não ser chamado da mesma forma? Você acha normal? Você acha normal viver em função de pessoas que não ligam para o que você sente? A verdade é que nós precisamos da atenção dos outros para nos sentir alguém, para sentir que a gente existe. Pessoas estrelas não precisam disso! Elas são altruístas, são boas por natureza. E são assim porque querem! Não porque esperam receber reconhecimento. São assim porque são iluminadas, abençoadas. Porque tem um coração tão doce... Tão puro... Pessoas como a Estrela são raras e pouco aceitas pela sociedade. Mas é esse tipo de gente que quero ter sempre no meu céu. É esse tipo de gente que eu tento/quero ser e poucos entendem. Mas no final tudo se resume em escolher por quem você tem mais afeto.
E eu chorei ao ouvir que eu sou uma pessoa Estrela. Principalmente porque quem me disse isso é vista da mesma forma por mim. ?
"Who are you if you lose your favorite person? Can you lose your favorite person without losing yourself?"
Kamila.Vieira 29/11/2017minha estante
Chorei com a sua colocação, obrigada ?

Narinha 24/12/2017minha estante

Lets 26/10/2020

O que acontece quando um anjo vai para o inferno?
Esse livro não é bem escrito , eu não fiquei animado para acabá-lo mas eu precisava porque isso é praticamente um experimento social.
Estrela é uma figura pura e inocente que sempre coloca a dor dos outros na frende da dela e não se importa com o que os outros pensam sobre ela , ela não tem medo de usar as roupas mais estranhas possíveis e tocar parabéns pra você no refeitório da escola .
Uma fofura dessa sobrevive tanto no ensino médio ? É isso que você descobre

OBS : achei o relacionamento dela com o Leo extremamente tóxico
Danielle 06/01/2021minha estante
ate que enfim alguém falando como leo é um tóxico panaca

Meri 07/05/2021

Extraordinário!
?faça uma coisa legal por dia para alguém que não seja você mesmo?.

Estrela Caraway é uma garota diferente,
Ela é genuinamente interessada no próximo, porém seus cólegas de escolas, não compreendem seu interesse, sua energia e alegria.
Esse livro me inspirou muito!
Raquelzinha : ) 07/05/2021minha estante
Quero ler ?

Sophia 18/02/2022minha estante
Lerei com certeza...?

Viick 28/01/2022

A extraordinária garota chamada estrela
Eu acho que não estou mais na vibe de ler esses tipos de livros ??. O livro em si é bom, mas eu não entendi a proposta???? Não gostei do final e a leitura só fica melhorizinha depois dos 50%. Dei 3,5 pra bea não me matar.
Bia 28/01/2022minha estante
amei a resenha, nota 2.

Nanda 08/04/2016

Estava na dúvida na escolha da próxima leitura e A Extraordinária Garota Chamada Estrela (por motivos de um título muito grande, vou abreviar quando citá-lo como: AEGCE) estava na lista. A Ly, do blog Brincando com Livros, me disse para escolhê-lo e que eu iria adorar. Não deu outra, Estrela me conquistou com seu jeito irreverente, suas atitudes fora do padrão, apenas por ser ela mesma.

A história é narrada por Leo, um garoto tímido e que logo se vê encantando pela garota misteriosa. Estrela sorri para todos, canta parabéns para o aniversariante com seu ukulele e arruma sua mesa como se estivesse em casa. Ela é fora do padrão e é isso que a torna extraordinária, até o momento em que passa a incomodar seus colegas.

Muitos adjetivos poderiam ser utilizados para descrever Estrela, mas optei por retirar dois trechos do livro:

Ela era fugaz. Ela era hoje. Ela era amanhã. Ela era o aroma mais suave da flor de um cacto, a sombra fugidia de uma coruja marrom.
[...] Ela é uma de nós, mas de uma maneira mais radical. Ela é como nós, mais do que nós mesmos somos. Ela é, eu acho, quem nós realmente somos. Ou fomos.

Um dos motivos que me fez amar instantaneamente foi o desprendimento de Estrela para com si mesma, é uma qualidade que eu gostaria de ter. Infelizmente sair dos padrões e fazer o possível para agradar a quem está ao seu redor ainda não é um patamar que eu alcancei. Mesmo sabendo que era ficcional, eu me peguei pensando na personagem principal como alguém real. E em como seria bom se ela existisse e conseguisse contagiar a todos com seu jeito pra lá de especial.

A todo o momento o livro me levou a questionamentos, alguns muito profundos como: será que essa é realmente a escolha certa?. Não apenas de escolhas que o enredo se constrói, as críticas à estrutura social nas escolas se encontra lá, afinal, é realmente tão importante ser popular? Acho que todos os adolescentes já passaram por essa fase, essa ânsia por ser notado, mesmo que muitas vezes queiram se fundir à parede e só sair de lá no final do ensino médio.E Estrela não escapa desse estereotipo, apesar de ser diferente, no fundo ela apenas quer se encaixar. O seu relacionamento com Leo prova isso, toda a forma em que ele se desenvolveu foi bela e, no final de tudo, ela conseguiu vencê-lo e conquista-lo, assim como fez comigo.

AEGCE é um livro cheio de passagens especiais, além de ser muito quotável. O autor não precisou utilizar de artefatos fantasiosos para tornar a narrativa brilhante, pelo contrário, ela soa extremamente real. Penso que isso foi o que mais gerou uma identificação com a história. Ela conseguiu fazer com que eu me recordasse do meu passado, nem tão passado assim, dos meus medos e inseguranças.

É uma leitura mais do que indicada. Gosto de pensar que AEGCE é um tesouro encontrado, aquela ponta de esperança a que nos agarramos e cultivamos. Foi mais um dos casos de ser a história certa na hora certa. É incrível e me fez ter vontade de me tornar uma pessoa-estrela.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/09/resenha-extraordinaria-garota-chamada.html
Ana Cecilia 25/07/2017minha estante
undefined

Bruna 01/09/2014

Lindo e profundo
Estrela, a nova uma aluna da escola de Leo, é super diferente de tudo que os alunos já viram. Além do nome atípico, ela se veste de forma estranha, tem um rato de estimação, está sempre ajudando todo mundo, canta parabéns para os aniversariantes no refeitório, e tem uma alegria fora do normal.

A chegada da jovem ao colégio causa um rebuliço danado. Em um primeiro momento, vem a estranheza. Então ficam encantados com seu jeito autêntico, começam a imitá-la e a convidam para ser líder de torcida. E por fim, quando algumas atitudes de Estrela vão contra os desejos do grupo, vem a rejeição, representada por um gelo e política de silêncio absurda.

O livro é narrado por Leo, que na primeira metade da história é apenas um observador, e vai contando o que acontece na escola e com Estrela. Então ele percebe que ela está interessada nele, e os dois se envolvem. Só aí temos Estrela, que é a protagonista e estrela maior de todo o livro, como uma personagem realmente atuante, com diálogos para os leitores. Até esse momento, nós apenas a víamos pelos olhos de Leo. Porém, a rejeição que Estrela sofre na escola acaba por atingir Leo, e esse se vê na difícil posição de escolher o que é mais importante: Estrela ou os outros.

“você dá mais valor ao afeto de quem? Ao dela ou ao dos demais? O Señor diz que tudo acontecerá a partir daí.”
págs. 111-12

Estrela é uma jovem encantadora e autêntica, e retrata bem a imagem do altruísmo. Então, não é de estranhar que tenha sido vítima de práticas de bullying tão pesada. Eu realmente me comovi com as situações vividas pela protagonista. Já Leo é um adolescente tímido, que tem boas intenções, porém ainda é muito imaturo. Algumas atitudes dele me irritaram muito, mas eu compreendo, pois ele é jovem e tem medo da reprovação social e de ser ignorado por seus colegas.

Algumas questões importantes são colocadas, como “Vale a pena abrir mão de que se é de verdade, para ser aceito pelos outros?”, “Quanto a opinião alheia é importante para sua vida?”, e “quanto a opinião e oposição social pode prejudicar suas decisões e sua vida?”.

Para mim, que tive algumas aulas com professores incríveis de sociologia, foi impossível ler esse livro sem fazer associação com a matéria, em especial as questões relacionadas a 'coerção social' e 'poder dos grupos', mas fiquem tranquilos que não vou entrar nesse debate acadêmico aqui, rs. Mas acho que foi por isso que achei a narração do livro incrível! A narração em primeira pessoa feita por Leo reflete dois tipos de opinião, a dele, enquanto indivíduo (e um indivíduo apaixonado pela Estrela, diga-se de passagem), e a opinião do grupo, pois muitas vezes, as coisas que ele dizia e pensava nada mais eram que um reflexo do que os demais também estavam pensando, e nesses momentos, ele geralmente utilizava construções utilizando o plural representando o “nós” e não “eu”. E o mesmo vale para suas atitudes.

Nós queríamos defini-la, etiquetá-la como fazíamos uns com os outros, mas não conseguíamos ir além de “esquisita”, “estranha” e “patética”. O jeito dela nos tirava dos eixos.
Pág. 19

Ela era uma luz flexível: brilhava em cada esquina do meu dia.
Ela me ensinou a me divertir. Ensinou-me a refletir. Ensinou-me a rir.
Pág. 114

A extraordinária garota chamada Estrela é um livro realmente especial, e passa uma mensagem bem profunda. Está muito bem escrito e a leitura flui sem percebermos. A diagramação da Gutemberg é simples, porém muito bem feita, com papel amarelado e fonte agradável. Sem falar na capa, que é super fofa.

Recomendo demais a leitura. Esse é um livro ideal para todas as idades.

Beijos

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2014/08/resenha-a-extraordinaria-garota-chamada-estrela.html

Stephany.Krviatkowski 02/05/2024

Um livro leve e gostoso. A Estrela é uma garota leve e divertida em um dos piores ambientes que alguém pode estar: a escola. Mas eu amo esses livros adolescentes

Maressa 18/01/2015

A Extraordinária Garota Chamada Estrela
O colégio em que Leo Borlock estuda em Mica, Arizona, está em polvorosa com a chegada de uma nova aluna do primeiro ano do Ensino Médio. A garota com nome diferente - Estrela - sempre estudou em casa e seu jeito peculiar faz com que todos do colégio passem a questionar a autenticidade da personalidade dela.

O rato de estimação, o ukelele e o altruísmo fazem com que a atenção de todos os alunos seja atraída para Estrela. Ela é uma atração do colégio e todos a adoram, até que um incidente faz com que os estudantes passem a detestar o jeito da garota.

Para Leo, não há nada errado com a personalidade de Estrela e ele está cada vez mais apaixonado por ela. Mas ele precisa decidir se ele dá mais importância à opinião dos outros ou à própria.

A Extraordinária Garota Chamada Estrela é um livro que te faz questionar sobre o que é ser normal e o que é ser diferente e até que ponto isso é bom ou ruim. Estrela pode ser diferente de todos, mas nem por isso ela está errada em ser quem é.

O livro de Spinelli te faz pensar se devemos nos adaptar aos modos e costumes daqueles que nos cercam ou se devemos abraçar quem somos. As personagens podem ser adolescentes e o cenário, uma escola, mas essa obra traz uma reflexão importante e não importa que idade você tem. Sempre é hora de buscarmos o auto conhecimento e revermos as nossas atitudes.

Por mais que os alunos não gostassem do jeito de Estrela, foi uma grata surpresa perceber, ao final do livro, que a autenticidade da garota os tocou e eles sempre levarão um pouco dos ensinamentos dela consigo.

A Extraordinária Garota Chamada Estrela me faz lembrar de uma frase de Gandhi: seja a mudança que você quer ser no mundo.

Esse livro é um daqueles que todos deveriam ler.

site: http://maressaaaspirante.blogspot.com.br/2015/01/resenha-extraordinaria-garota-chamada.html