Indesejadas Kristina Ohlsson

Resenhas - Indesejadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

criscat 10/12/2017

Mais um autor, no caso, autora policial nórdica publicada aqui no Brasil. Afinal, não existem apenas Stieg Larsson e Jo Nesbø. Há uma variedade de outros autores que, mesmo não sendo tão famosos, produzem literatura policial de qualidade. E Kristina Ohlsson é uma delas. O livro tem, sim, alguns defeitos que acredito que possam ser creditados ao fato de ser a primeira obra da autora. Mas nada que desagrade tanto o leitor a ponto de fazê-lo abandonar a leitura.

site: http://www.cafeinaliteraria.com.br/2017/06/19/indesejadas-de-kristina-ohlsson/

hanny.saraiva 06/12/2017

Sessão da tarde com pipoca
A narrativa te traz curiosidade: te dá vontade de passar rapidamente para saber o que vai acontecer. Mas quando você termina de descobrir, a vontade passa e você não fica com a história na cabeça. Tipo filme de sessão da tarde com pipoca.

San... 12/10/2017

Primeiro livro da série "Fredrika Bergman e Alex Recht". Quando iniciei a leitura, de fato desconhecia tratar-se de uma série, mas, neste caso não é problema, uma vez que o livro teve começo, meio e fim bem delineados, não sendo necessário acompanhar os livros seguintes. Não vou dizer que o livro é ruim, uma vez que minha curiosidade foi aguçada e que somente ao final pude descobrir o assassino. Por outro lado, o prazer dado ao leitor de obras policiais, onde pequenas e esparsas pistas são oferecidas, para que se tente "descobrir" e dar palpites acerca da identidade do criminoso, não estão presentes, obrigando a conclusão da leitura. Não é ruim, mas já li melhores.

Bruna.Batista 05/09/2017

Incrível. Realmente Kristina Ohlsson é uma excelente escritora. A cada livro me surpreendo mais com suas histórias e seu jeito de escrever. Eu poderia jurar que são histórias reais tamanha é a riqueza de detalhes dos crimes. Não tinha lido algo tão bom ultimamente. Aconselho quem estiver na dúvida ou a procura de bons livros a ler os da Kristina porque são ótimos.

Ronaldo 15/08/2017

Há um grande destaque para a equipe policial que investiga os crimes, a autora explora a fundo a vida pessoal dos três detetives e acho isso bacana quando os personagens são interessantes, o que não é bem o caso. Fredrika, a protagonista é uma detetive competente, mas uma mulher apática. A trama policial é boa, mas também não é tão empolgante assim. O início é bem intrigante, o desaparecimento da criança e a maneira como ela é encontrada, com a palavra "indesejada" escrita na testa tem um apelo dramático muito forte. O final me frustrou bastante no que se refere à identidade do assassino. Esperava uma surpresa, que não aconteceu. Mas teve bastante emoção, com uma situação bem tensa nas páginas finais. O texto de Kristina é bem fluído, as páginas voam sem que se perceba, e talvez tenha sido por isso que terminei a leitura tão rápido. Não pela trama ser envolvente, mas pela escrita fluída, dinâmica, alternando os pontos de vista. A autora dosa muito bem as cenas de investigação com a vida pessoal dos personagens, além das rixas entre os investigadores.

Resenha completa no blog:

Cassinha 02/08/2017

Indesejadas
Achei meio repetitiva a antipatia do Investigador Peder contra a civil Fredrika. A autora não precisava citar isso tantas vezes. No mais, mediano.

Simone de Cássia 01/06/2017

Trama boa, mas no geral, não me agradou muito. O autor dá preferência em esmiuçar a vida particular dos policiais e se dedica muito pouco ao assassino. Prefiro o contrário. Não me agradou também o fato da delegacia parecer mais uma creche: ciuminhos, disputas de quem trazia a descoberta mais relevante, preconceitos, enfim, achei os policiais mais focados em seus interesses do que na elucidação do crime. A detetive que vai dar seguimento à série, a tal Fredrika, não me cativou nem por um momento... coisa mais sem sal essa pessoa... E um ponto que achei sem noção foi o foco dado a um personagem como se ele fosse "o" capeta, e de repente nem se fala mais nele... uma dúvida que se elimina em questão de segundos, tipo " então tá, desculpa aí..." Geral? Trama boa, desenvolvimento fraquinho.
Claudia Cordeiro 01/06/2017minha estante
Achei a mesma coisa! No outro livro dela que li também. E ando farta dessas disputas entre policiais que investigam caso. Gente, que coisa mais clichê, mais chata!!! Em vários livros policiais tem isso... :(((((((

Tammy 28/04/2017

Indesejadas (Livreando)
Em um dia aparentemente comum, Sara Sebastiansson e sua filha Lilian viajam em um trem pela Suécia, até que uma sucessão de fatos programados mudam o destino das duas e dão início a uma história vivaz e bem amarrada.

"Num momento parece que está tudo bem, que sabemos onde estamos pisando, mas no outro o gelo cede e afundamos na mais insondável escuridão." p.193

Um telefonema, um contratempo, um trem perdido. Esses fatos foram o suficiente para que o desaparecimento de Lilian acontecesse. Um caso tratado aparentemente como uma disputa familiar dão início a assassinatos que irão deixar a polícia local bem mexida.

"Alex gostava de trabalhar com pessoas que, como ele, tinham um senso particular de vocação no trabalho. Gostava de trabalhar com quem tinha a mesma intuição que ele e um discernimento bem desenvolvido para o que era fato e o que era absurdo." p.19

Alex Recht é o responsável pelo caso junto com a sua equipe, Peder Rydh e Fredrika Bergman. Alex é um veterano na policia e sempre teve sucesso nos seus casos, mas esse estava lhe tirando dos eixos pela sua complexidade. Peder era um ótimo policial, apesar de gostar dos holofotes, sua única objeção era o fato de trabalhar junto com Fredrika, uma civil analista de sistemas, que não compreendia o furor e a paixão de seu trabalho. Pensamento esse que Alex também compartilhava.

"Peder quase sentiu-se zonzo ao pensar nos acontecimentos da última semana. Ele jamais imaginaria que o caso de Lilian Sebastiansson se transformaria no monstro que eles tinham nas mãos." p.304

Com a equipe formada, começaram a mapear o caso até que indicaram um suspeito. Gabriel. Um ex marido violento e pai de Lilian. As investigações estavam começando a fluir até que outra criança é encontrada morta e com características parecidas de como o corpo Lilian foi encontrado. A partir daí, as investigações mudam completamente de rumo e deixam a equipe com diversos fatos isolados, mas sem a construção de um caso em si.

Indesejadas traz toda a trama amarrada ao título. Não só pelas crianças que desaperacem por esse motivo, mas também pelo motivo que o serial se convenceu para fazer a sua justiça, deturpando situações do passado. É interessante ver como um caso como este vai criando caminhos bem limitados e detalhados durante a história. Esse é um livro que instiga e desafia o leitor a todo o instante para saber se a sua própria teoria serviria para o desfecho do caso. Confundido por diversas vezes e nos fazendo mudar o olhar em vários momentos conforme as informações são colocadas à mesa

Kristina Ohlsson soube como conduzir de maneira bem próxima o dia a dia da policia em casos do tipo. Todas as investigações e pistas que são distribuídas ao longo da narrativa são entregues ao mesmo tempo tanto ao leitor, quanto aos personagens que compõe essa história. Aqui, não existe a possibilidade do personagem guardar o segredo para si e deixá-lo exposto somente no ápice da história. Vamos descobrindo, nos achando e nos perdendo entre as pistas junto com os personagens nessa narrativa, e o fato da autora ser experiente na área, só ajudou para que a narrativa fluísse de maneira quase real.

Uma coisa interessante é que assim como vamos conhecendo os passos do assassino e sua maneira de agir, conhecemos também os personagens em suas vidas paralelas, com seus problemas, medos e arrependimentos. Ohlsson fez questão de humanizá-los o máximo possível, tanto através de suas vidas particulares como na forma que eles atuam na policia, com acertos erros compreensíveis aos nossos olhos. Há uma disputa de espaço e preconceito bem interessante dentro do departamento, onde o alvo é Fredrika por ser uma mulher que não se expressa como o espaço acha o ideal, uma deixa que a autora explora bem.

O livro traz um bom enredo que ao final, convence o leitor. É um livro bem dinâmico e o fato de a cada momento uma nova prova ser exposta, faz com que a leitura seja ritmada e bem especulativa. Para quem aprecia algo como Criminal Minds, CSI e livros policiais cheios de mistérios, com certeza essa leitura é válida. O romance não tem o foco principal, na verdade ele é retratado em cenas paralelas que completam o enredo.

A capa é completamente de acordo com a história, as cores também lembram o clima. Senti falta das orelhas e achei o espaçamento curto, mas as folhas amareladas facilitam a leitura. O livro é dividido em três partes e acompanhamos a história em quase uma semana corrida.

site: http://www.livreando.com.br/
Mallu Drugovich 31/07/2017minha estante
undefined

Marla 24/04/2017

Resenha: Indesejadas – Kristina Ohlsson
A trama tem inicio com o desaparecimento de Lilian Sebastiansson, uma menina de seis anos, que viajava com a mãe de trem de Gotemburgo a Estocolmo. O veterano Alex Richt assume o caso juntamente com sua equipe, que é formada por Fredrika Bergman e Peder Rydh. Assim que interrogam Sara, a mãe de Lilian, Alex descobre que a jovem sofria violência doméstica por parte de seu ex-marido Gabriel Sebastianson que logo se torna o principal suspeito do sumiço da menina.

Convicto em seus instintos, Alex não vê outro caminho em que seguir nesse caso, diferente de Fredrika que enxerga algumas pontas soltas, que se mostram importantes, quando Lilian aparece morta e com a palavra Indesejada escrita na testa.

Seguindo essa linha de raciocínio, Fredrika passa a investigar pistas soltas que acabam por formar um quebra - cabeça que pode levar ao verdadeiro culpado. Agora eles precisam correr contra o tempo para encontrar o Homem, antes que ele faça uma nova vítima.

"" A primeira criança desapareceu em meados daquele verão de chuvas ininterruptas.""

Indesejadas possui uma trama instigante e bem escrita que é dividida em três partes e se desenrola durante uma semana. Na primeira parte a autora nos apresenta os personagens e tem inicio a investigação sobre o desaparecimento de Lilian, já na segunda a investigação toma um novo rumo e passamos a entender melhor a cabeça do criminoso que se denomina apenas como o Homem, e a terceira mostra as consequências da investigação e o rumo tomado pelos personagens.

Falando em personagens a trama e narrada principalmente por Fredrika, Alex e Peder, mas outros personagens como Ellen (a assistente que faz parte da equipe de Alex), Sara (a mãe de Lilian), Jelena (jovem misteriosa que tem ligação com o homem) e o Homem, também ganham a sua vez e contribuem para o desenvolvimento da trama.

Determinada e competente, Fredrika na adolescência tinha o sonho de ser violonista, mas uma lesão em seu braço acabou com ele, sendo assim ela se entregou aos estudos acadêmicos e acabou se tornando uma criminalista especializada em crimes contra mulheres e crianças. Alex sempre teve vocação para ser policial e com vinte cinco de profissão era considerado uma lenda entre os seus colegas, confiante e convicto em seus instintos, acaba não aceitando tão bem sugestões e isso acaba dificultado seu relacionamento com Fredrika. Peder era um bom policial, mas um tanto infantil e invejoso, no decorrer da trama ele vai amadurecendo e aprendendo a trabalhar em equipe, principalmente com Fredrika.
O interessante da trama e que acabamos descobrindo a identidade do Homem, ao mesmo tempo em que os personagens (Fredrika, Alex e Peder), assim como descobrimos também os motivos de seus atos.

A leitura fluiu sem problemas, graças á escrita envolvente da autora, que vai juntando as peças durante o decorrer da trama não deixando nenhuma ponta solta. Com um criminoso insano, personagens carismáticos e uma trama instigante, “Indesejadas” entrou para o time dos melhores romances policiais que já li. Recomendo com certeza!!

site: Louca por Romances - 23.04.17 - http://loucaporromances.blogspot.com.br/2017/04/resenha-indesejadas-kristina-ohlsson.html

Michelly 23/04/2017

Indesejadas (Kristina Ohlsson)
"Indesejadas" é mais um dos livros publicados pela Editora Vestígio e assim como os outros livros da Editora, que eu tive a oportunidade de conhecer, traz uma história surpreendente e cheia de suspense. Para quem gosta do gênero policial, é mais um grande livro para adicionar a coleção.

O livro é o primeiro da série que traz como a investigadora Frederika Bergaman. Uma mulher que sonhava com a carreira na música, mas após um grave acidente teve de encontrar um novo caminho. O que ela não esperava é que o seu conhecimento acadêmico não seria valorizado e reconhecido. Ela era considerada apenas como mais um membro na equipe do lendário Alex Recht.

Em seu primeiro grande caso, Frederika terá que lidar com o desaparecimento de uma criança. Durante uma viagem de trem com a mãe, Lilian desaparece sem deixar pistas e sem que ninguém no vagão tenha percebido.

Ao descobrirem que os pais de Lilian estavam se separando e que o marido agredia a esposa há anos, todas as investigações são direcionadas para ele, que, convenientemente, está desaparecido desde o ocorrido.

Resenha completa no blog

site: http://www.dezoitoprimaveras.com.br/2017/04/resenha-indesejadas-kristina-ohlsson.html

P galera 28/01/2017

Parece previsível mas acaba surpreendendo
Aqui em Indesejadas teremos um serial Killer que sequestra crianças raspa a cabeça delas as despe e manda num pacote para a mãe o cabelo e as roupas das mesmas e logo após o corpo é encontrado com a palavra "indesejada" marcada no corpo
Esse é o primeiro livro da escritora senti que ela abusou demais nas entrevistas o que tornou um pouco cansativo mas ao mesmo tempo o livro te prende pela brutalidade como é realizado esses crimes e a polícia sueca está apavorada
Gostei bastante vou acompanhar a série

Renata 07/12/2016

Não conhecia a história, a autora e nem a editora, foram três gratas surpresas.
A história policial, gênero que tem tudo para cair no mais do mesmo, é, na verdade, empolgante. Os personagens, longe de se enquadrarem no típico rótulo "mocinho" e "bandido", apresentam nuances, ninguém é tão perfeito, e ninguém está isento de um passado.
A escrita é linear, e o passado aparece na medida em que é descoberto, junto com os leitores. É o leitor segue junto construindo hipóteses de investigação, e ficando bravo com o "será que não percebem isso", "será que não percebem aquilo", isso por que a autora da indícios, mas ela também nos engana a safadinha.
Já Vestígio eu não conhecia, mas a leitura foi muito agradável, não deixou aquela sensação de tradução estranha, e em relação à revisão só umas duas coisinhas que chamam atenção, como um "concertar" quando o sentido era "consertar".
De um modo geral me arrependi de não ter aproveitado a promoção para comprar outros da Vestígio :(
Entretenimento de primeira.

Hsc_Aju 26/03/2016

Diferente do que você pensa, uma obra que merece ser lida.
Um sequestro que deveria ser simples, uma civil em uma investigação que deveria ser rápida, e acontecimentos que ao longo do livro vão surpreender você. Não sei o que mais gostei do livro, um tipo de escrita diferente, mas ao mesmo tempo com bases bem conhecidas, ou uma personagem que tem muito para dar, mas ao mesmo tempo é tão falha em meio a um mundo masculino. Vem desvendar essa investigação comigo.

Restante da resenha no link

site: Indesejadas - Kristina Ohlsson - Vestígio - 2014

Caroline 04/09/2015

Indesejadas
Tenho enorme fascínio por livros de história policial e fiquei muito feliz quando ganhei o livro Indesejadas. Não conhecia a escrita da autora, sendo que, esse foi o primeiro livro dela que li, não sabia o que esperar da história, mas a sinopse me chamou a atenção.
Sara era mãe de Lilian, as duas viajavam em um trem pela Suécia. Quando o trem parou, Sara desceu até a plataforma para um telefonema e logo em seguida o trem deu partida novamente deixando a mãe da menina para trás. Apesar de todos os esforços de Sara, que pegou um táxi para seguir o trem, alguém chegou antes dela e sequestrou a pequena Lilian deixando apenas a marca do sapato como pista.
A equipe de Alex Recht, um policial muito experiente de Estocolmo foi chamada para investigar o caso. Alex tinha a ajuda do policial Peder Rydh e da analista criminal Fredrika Bergman. No primeiro momento toda a investigação voltou-se para o pai de Lilian, com exceção de Fredrika, a qual acreditava que o sequestrador poderia ter sido outra pessoa, porém, sua opinião não foi levada em consideração pelos seus colegas de trabalho.
Quando a mãe de Lilian recebeu as roupas e uma mexa de cabelo da menina, o que os policiais achavam se tratar de uma desavença familiar rapidamente transformou-se em pesadelo. Em seguida, Lilian foi encontrada morta, em outra cidade, em frente a um hospital, com a palavra Indesejada escrita na testa.
Após, ocorreu o desaparecimento de uma segunda criança e as investigações mudaram de rumo. A forma de agir do assassino era a mesma. Uma criança era sequestrada e logo a mãe recebia suas roupas e o cabelo, exatamente da mesma forma que o suspeito agiu no caso de Lilian. A equipe concluiu que estavam diante de um assassino em série e Fredrika logo passou a receber um pouco mais de respeito pelos seus colegas de trabalho, afinal ela foi a primeira a perceber que as investigações estavam caminhando para o lado errado.
Indesejadas é um livro ótimo e interessante, principalmente para quem gosta do gênero policial. Conforme vamos lendo, tentamos montar o quebra cabeça junto com a polícia. Não dá vontade de parar de ler, fiquei ansiosa para terminar a leitura e descobrir o verdadeiro culpado, é muito eletrizante.

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/10/resenha-indesejadas.html
Simone 05/09/2015minha estante
ótima resenha, assim como o livro! ;)

Ed 17/08/2016minha estante
Eu gostei muito mais ainda fiquei com umas pulgas atrás da orelha. Eu gostaria de ter visto uma ligação do assassino com a família do pai da primeira vítima.. Aquela coisa das bonecas por exemplo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6