Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

Luana 25/01/2024

"Na vida, podemos ser mais que passageiros."
Laurel obrigada por nos mostrar que mesmo sendo difícil e complicado conseguirmos se erguer com as pessoas que temos ao nosso redor
"Porque, quando
você fala em beleza, não está falando de algo bonito, está falando de algo
que nos torna humanos."

Leticia.Silva 24/01/2024

No início você vê como algo inocente, apenas a historias de uma adolescente mas depois Laurel te prende na historia dela e te apresenta um turbilhão de emoções, é lindo ver o crescimento de Laurel e sua superação ao decorrer do livro, aprendi a amar cada detalhe dela e dos seus amigos.

stringazc 24/01/2024

??????????/5
Obrigada Laurel por me lembrar que se perder faz parte da trajetória. Obrigada por compartilhar sua história e mostrar que o luto é muito mais do que triste. Ele é feio. Obrigada por mostrar como crescer não é só crescer. É duro e as vezes solitário, mesmo que a gente não esteja só.
Obrigada por me lembrar que existe beleza na vida. Que vale a pena viver e fazer por onde pra ter uma vida feliz.
Ava Dellaira, toda minha admiração a sua escrita e sua história. Que todas as Mays e Laurels possam se sentir acolhidas, assim como eu fui.
we?re worth living.?

mfreitasss 24/01/2024

"E talvez amadurecer signifique que você não precisa ser uma personagem seguindo
um roteiro. É saber que você pode ser a autora."

"O universo é maior do que qualquer coisa que cabe na sua cabeça"

Ronnayse 23/01/2024

A tarefa escolar era escrever uma carta para alguém que já morreu. Mas quando você perde alguém (e recentemente) vai muito além que uma tarefa. A carta foi escrita, mas ela não teve coragem de entregar a professora. Alias, várias cartas foram escritas.
E através dessas varias cartas (que no final são entregues a professora) vamos conhecendo Laurel e seus anseios, medos, desejos, dores, força, superação, (re)conhecimento...

Dificil superar essa leitura. É uma leitura fluida, envolvente, mas dolorosa. E mesmo assim você não consegue parar de ler.

olivia.bs 23/01/2024

"Você pode ser nobre, corajoso e bonito e ainda assim cair"
O que era pra ser apenas um trabalho de inglês se torna algo infinitamente mais significativo quando Laurel, a protagonista do livro, decide falar sobre suas histórias e seus sentimentos através de cartas dirigidas à personalidades que já partiram.

A forma como o livro é contado é simplesmente incrível. Cada carta carrega a medida certa de sinceridade, delicadeza, emoção e confusão e elas transportam o leitor pra dentro daquele universo de um jeito único. Isso sem contar com os personagens do livro que, além de cativantes, te ensinam muito sobre a vida através das suas próprias vidas. (Hannah e Natalie, vocês ganharam um espacinho no meu coração)

Estou simplesmente apaixonada por esse livro.

Giovanna1664 23/01/2024

Surpreendentemente pesado.
Essa é uma leitura que eu já tinha feito lá pelos meus 14 ou 15 anos, então quando resolvi reler não lembrava de muita coisa e foi surpreendente descobrir algumas temáticas no livro que eu não esperava. Então o meu primeiro conselho é: vejam a lista de gatilhos do livro isso é muito importante.

Segundo, é um bom livro para se ler, o início é meio tedioso e você demora pra engatar mas é uma leitura boa para se fazer. Na minha experiência não teve o mesmo impacto que na adolescência, hoje já não é um dos meus favoritos, mas a minha mentalidade mudou muito assim como a minha vivência então foi algo que somou muito para uma visão mais crítica do livro.

A Laurie é doce, interessante e possui uma visão linda das coisas, é uma personagem cativante assim como os seus amigos. O protagonista masculino não foi um ponto importante para mim, é como se do meio para o fim ele foi ofuscado por todas as outras narrativas se tornando meio que parte do ambiente e não um fator dele. A May também foi uma personagem interessante, enigmática e cheia de mistérios, fiquei muito triste por ela sinto que ninguém chegou perto de entendê-la.

No fim, é uma boa história, com lindas cartas e abordagens inusitadas, mas as vezes meio rasas pelo formato utilizado para narrar. Amei may como Laurie amou, e me identifiquei com ela em diversos fatores, espero que um dia todos que tenham perdido uma irmã ou irmão encontrem a paz necessária para prosseguir.

Ray 22/01/2024

Minha primeira resenha aqui?
Bom, o livro em si trata de alguns assuntos bem delicados, mas no início do livro meio que me senti fazendo uma leitura de infanto-juvenil com problemas típicos adolescentes, o que eu gosto bastante. Embora o livro tenha me prendido bastante me surpreendendo com revelações que faziam muito sentido durante grande parte da leitura, do final eu esperava algo mais impactante.
Esse livro me deixou pensativa por alguns dias e imersa no mundo descrito, gostei bastante e leria novamente.

Lucas 22/01/2024

Um dos melhores que já li
Confesso que no início, arrastei muito a leitura, só conseguiu me prender após a metade do livro. Mas que história incrível, terminei em lágrimas. Recomendo.

Priscila Franco 21/01/2024

Carta de amor aos mortos... ?
Leitura muito boa e emocionante...
O livro todo é contado por cartas que Laurel escreve para aqueles que não estão mais aqui e que nessas cartas ela conta sobre a vida dessas pessoas e a vida dela também.
Laurel foi uma menina muito forte, mesmo acontecendo tanta coisa triste em sua vida ela jamais desistiu.
Confesso que em alguns momentos tive raiva de May ( Mas depois vemos que May também estava sofrendo assim como Laurel )
Laurel é o tipo de personagem que a gente quer fazer amizade e abraça-la protegendo- a de tudo e todos. ?

AnaBia 19/01/2024

Luto e seus desdobramentos
Sempre gosto de ler livros com essa temática por ser algo tão complexo e profundo, que não consigo descrever por meio de expressões, mas que é possível por meio de narrativas internas de personagens como nesse livro.

A história vai bem além do luto e o que ficou pra trás, a união ou dissolução das relações que ficaram, o silêncio e as tentativas de tentar amenizar a dor... Mas não apenas a dor do luto, mas a dor que já existia nas relações e até então era ignorada, e o luto a fez transparecer e se intensificar.

Jackie.Brito 18/01/2024

Precisei me reidratar após o término dessa leitura.
Esse livro é daqueles que te intriga no começo e te prende até a conclusão, eu não fazia ideia de que choraria tanto com esse livro, foi muito difícil para mim ler algumas coisas nele, eu claramente não estava preparada para a densidade e importância dos temas abordados, quando descobri algumas respostas das perguntas que passei toda a leitura fazendo, me perguntei se eu queria mesmo saber, doeu como se fosse comigo ou com um parente meu, doeu muito, e eu julgo que essas são as melhores leituras, pois enquanto eu estava pesquisando os nomes das músicas que passavam no enredo, e os nomes dos atores e atrizes que eram citados, parecia que eu estava me abrindo para um novo mundo de descobertas, decifrando as personalidades dos personagens principais, e isso me deixava muito animada, ver no que a personagem estava se tornando, ver ela se perdendo, e por fim tendo a sua grande revelação, eu amei esse livro, ele valeu cada palavra e cada lágrima.

Rafinha do Tarot 17/01/2024

Desperta todas as emoções possíveis
O livro é muito legal e mostra bem a família toda passando pelo processo de luto, e uma outra coisa que eu achei bem legal foi a formar de narrar a história em formato de cartas.. só para pessoas que já morreram (e o destinatário sempre era relacionado com o que aconteceu)

Tem momentos que você fica com raiva dos amigos, do Sky, da Laurel, da irmã, da MÃE.. tem vontade de entrar na história e fazer tudo acontecer diferente. Mas no fim tudo se ajeita, tudo se explica e ela consegue seguir em frente ??

Mandark 16/01/2024

Charlie encontrou uma amiga...
Quem me conhece sabe do amor indescritível que tenho por "As Vantagens de Ser Invisível", um livro que inclusive esteve presente no meu trabalho de final de curso da minha graduação em Letras. Charlie é uma presença viva em minha existência e suas cartas são releitura obrigatória pra mim.
Com isso em mente, me abrir pra outra obra parecida é um processo que encaro com certo preconceito. E esse título e a própria arte da capa nunca me atraíram ou me geraram empatia.
Mas, existem pessoas por quem tenho tamanho respeito que, quando me indicam algo, por maior que seja o meu preconceito, eu abro facilmente uma exceção. E esse foi o caso desse livro. E que bela exceção.
Novamente tenho uma série de cartas que agem como uma espécie de diário. Mais uma vez tenho um narrador traumatizado que acaba de entrar no que seria o nosso Ensino Médio, que enfrenta o luto recente de uma perda muito sentida, que se sente deslocado e que logo se identifica com um grupo empático de deslocados.
As mudanças começam com o narrador, que na verdade é uma narradora. Além disso, os destinatários passam a serem bem específicos. Os mortos do título não são quaisquer mortos, mas grandes e específicas personalidades do mundo das artes (em sua maioria), principalmente da música.
Quando descobrimos que a autora é amiga do Stephen Chbosky (autor de As Vantagens), o livro ganha um encanto ainda maior. Percebemos que as semelhanças entre Charlie e Laurel não são mera coincidência ou cópia, mas vemos que ambos são reflexos de uma amizade real e que criou duas obras belas, cheias de referências intensas e que nos apresentam um mundo sombrio e ao mesmo tempo esperançoso.
O livro pode ser acusado por trazer certos gatilhos, mas eu acho que ele lidou com tudo com extrema leveza.
Uma obra que já ganhou espaço no meu coração e que vai ganhar várias releituras, com absoluta certeza.