Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

bia 13/03/2021

Eu presicava ler esse livro....
O livro é incrível, perfeito. Não tenho nem do que reclamar. Vou recomendar para todos que pedirem sim. Um fato muito legal e interessante é que cada capítulo é escrito em forma de carta, é diferente é muito bom e legal, pelos temas que o livro aborda já ganhou vários pontos comigo, me apeguei as personagens e aos traços, vi o desenvolvimento, e acho muito fácil se afeiçoar a elas, as personagens te prendem, assim como a história.
@Ju 13/03/2021minha estante
Sério sua resenha me animou muito. Tipo quero ler ele faz um tempo porém sempre fico com um pezinho de dúvida! No entanto agora vou me esforçar para ler.

bia 13/03/2021minha estante
@Ju aii que bom fico mt feliz, lê ss amg, pode até vir comentar cmg se quiser, o livro superou minhas expectativas e sinceramente ele é mt bom

Tassio 22/03/2021minha estante
Posso te chamar no pv pra falar um pouco sobre?

bia 22/03/2021minha estante
claro q pode amg, pode surtar até se quiser

Duda 23/03/2021

É o meu livro favorito, queria muito que tivesse uma continuação, mas sei que nada chegaria aos pés desse livro. Ele é maravilhoso.
Letícia 23/03/2021minha estante
Esse livro roubou meu coração a anos atrás e nenhum outro livro conseguiu superar esse

Mare Araujo 23/03/2021minha estante
eu li quando era bem novinha e tenho muita vontade de reler aaaaaaa

annabeabussolari 23/01/2022minha estante
do que se trata?

Silvana137 11/12/2022minha estante
O meu preferido do ano, e quase não li, por que achei que seria em outra vibe ...

Silvana137 11/12/2022minha estante
Foi supreendente

heipamy 11/12/2022minha estante
Eu também imaginei uma vibe bem diferente, me surpreendeu demais

jujuju 14/01/2022

Eu havia começado o ler esse livro há alguns anos atrás, mas por um motivo em particular eu precisei devolver para a pessoa que me emprestou. Fiquei bastante intrigada com o que poderia ter acontecido no final e então decidi que essa seria minha primeira leitura do ano, e finalmente li o livro até o fim.

Posso dizer que de certa forma me identifiquei com a Laurel, principalmente com a sua dificuldade de falar sobre si mesma e o que se passava dentro dela. Me doeu muito a solidão que ela sentia em relação ao seus pais e o seu luto, que ela enfrentava praticamente sozinha. Senti vontade de chorar muitas vezes.

Foi incrível pra mim enxergar o mundo na visão de laurel, tudo parecia mágico e poético e ao mesmo tempo assustador e cruel. E foi também encantador conhecer mais sobre as pessoas para quem Laurel escrevia. Vocês foram importantes para todos nós em algum momento.

O desenvolvimento da personagem foi feito de uma forma belíssima. Seus sentimentos eram reais e humanos, e me fizerem sentir vontade de abraça-la e protegê-la de toda maldade do mundo.

Sinto que ainda tenho muito o que dizer sobre o livro. Ou sobre o que senti durante a leitura, que não foi tão fácil, mas eu acabaria entrando em uma parte particular minha.

O livro foi especial para mim, não vou esquecer.
Ayzi 14/01/2022minha estante
noss, q lindo moss, deu até vontade de ler

Elly 14/01/2022minha estante
Estava com a ideia de começar ler ele hoje, depois dq disse vou começar com toda certeza!

Iara Silva 14/01/2022minha estante
Quero muito ler

Nicoly 16/10/2021

?Carta de amor aos mortos? - um livro sobre luto e amor.
Depois de quase 150 livros lidos, um finalmente me fez chorar. ?Cartas de amor aos mortos? é um livro extremamente bem construído e com uma linguagem fluida. Ao retratar, majoritariamente, o luto de uma adolescente após perder a irmã, o livro nos provoca a refletir sobre a efemeridade da vida e sobre o amor fraternal. Ao decorrer das páginas, consegui penetrar nos pensamentos e na vida da personagem, a Laurel, na qual encontra-se em um período marcado pela intensa sensação de tristeza, melancolia, solidão e culpa.
Um outro ponto que também contribuiu no meu processo de leitura, foram as menções (dedicatórias) às ilustres personalidades, tais como Amy Winehouse, Kurt Cobain, Heath Ledger e Judy Garland, as quais marcaram a história da música e do cinemas, mas que partiram cedo demais.
Tive meu primeiro contato com este livro quando tinha apenas 11 anos, e, por ser nova demais na época, acabei desistindo da leitura. Porém, com 16, posso dizer que esse livro me marcou como leitora e que nunca irei esquecer dos ensinamentos e das reflexões realizadas durante a leitura de ?Carta de amor aos mortos?.
Clara 16/10/2021minha estante
que linda resenha

naluucosta 16/10/2021minha estante
Que resenha bem feita! Muito obrigada por me despertar o desejo de ler esse livro só por contar sua experiência com ele! Adicionando a minha lista agora mesmo! ?

myllenacosta.ss 16/10/2021minha estante
Quero ler esse livro faz tempo, tempo mesmo. Quando eu pegar pra ler eu sei que vou me emocionar. E sempre vejo as pessoas a elogiando.

Camily 05/01/2023

o livro é muito bom e coloca em pauta vários assuntos, me identifiquei em algumas partes com a personagem principal, a Laurel. Ela se inspirava e queria ser igual a irmã sendo assim esquecendo de quem era, é muito triste ver o abandono da mãe diante de tudo que aconteceu, nota 9,5 pra está leitura?
Adry 05/01/2023minha estante
tava querendo comprar esse você acha q vale a pena?

Camily 05/01/2023minha estante
olha, eu acho sim

Camily 05/01/2023minha estante
é uma leitura "tranquila" mas acontece tanta coisa que você fica chocado

Day 25/02/2023

Quando comecei a ler esse livro, não consegui me conectar com a Laurel da forma que eu esperava que fosse acontecer, porém ao decorrer da obra consegui entender o por quê dela agir da forma que ela agia. Esse é um daqueles livros que deixa uma marca e te faz pensar sobre a vida.
Isabeli.Francioni 25/02/2023minha estante
esse livro tem algum tipo de gatilho??

Day 25/02/2023minha estante
Sim, esse livro possui gatilho pra abuso sexual, morte (suicídio), uso de drogas

Isabeli.Francioni 25/02/2023minha estante
iih caramba! okk, obrigada!

bella295 17/10/2022

Cartas de amor aos mortos de Ava Dellaira me surpreendeu muito. Achei que não fosse gostar tanto, mas me tocou de alguma forma... as frases que esse livro traz com uma narrativa direta vai ficar marcado em mim. Simplesmente gostei.?
Maria.Julia 17/10/2022minha estante
Eu amo esse livro qlkwkwkw

karoladolfo 17/10/2022minha estante
esse livro foi meu confort num momento de luto pesado

Maria.Julia 17/10/2022minha estante
Sinto muito Karol

nathaliierabelo 12/01/2023

conforto
esse livro foi minha obssecao cm 14 anos foi minha leitura do momento, tenho uma memória afetiva por ele q não me deixa dar menos q 5 estrelas
Lynn 12/01/2023minha estante
Li com 16, tbm tenho muito carinho por ele!

Malu440 12/01/2023minha estante
muito marcante mesmo, não tem quem leia e não se emocione :(

juliaa 12/01/2023minha estante
Ahhh ja qro lerrr , parece bom

lawrencesgf 14/09/2022

superação.
?? antes de ler o livro, cheque os gatilhos.

cartas de amor aos mortos conta a história de laurel e suas cartas para seus ídolos que já morreram.
tudo começou quando laurel se muda de escola, devido a morte de sua irmã, may, e inicia o ensino médio; é quando sua nova professora de inglês, sra. buster passa um trabalho escrito. porém, não é qualquer tipo de trabalho: o trabalho é para escrever uma carta para alguém que já morreu. logo logo, seu caderno tem cartas para kurt cobain, amelia earhart, judy garland, heath ledger, river phoenix, entre outros. e, enquanto ela tenta sobreviver às tribulações do ensino médio, também tenta perdoar a si mesma pela morte de sua irmã, e aceitar que ela se foi.

gostei bastante desse livro! é muito bom ver o amadurecimento de laurel, e como ela se tornou uma menina incrível; tudo que sua irmã sempre quis que ela fosse!
foi maravilhoso acompanhar a rotina dela, com ela conhecendo o amor em diversos jeitos, seja em suas novas amizades, seja em sua forma pura mesmo. mas, acima de tudo, foi humano saber que muitas pessoas passam por perdas, mas que perdoando a si mesmo, podemos superá-las! também foi muito bom por um lado, pois pesquisei e conheci novos famosos que eu não fazia ideia que existiam.
não favoritei o livro, pois acho que em alguns momentos a personagem se culpou bastante, por algo que infelizmente não estava a seu alcance, e isso acabou me deixando um pouco mal. porém, é um livro incrível, e muito bem escrito!
Maria 14/09/2022minha estante
me fez querer começar a ler nesse minuto!! ?

thalita batista 14/09/2022minha estante
eu já queria ler esse livro tem um tempo, mas sua resenha aumentou ainda mais essa vontade

lawrencesgf 14/09/2022minha estante
aaaa, muito obrigada as duas! ?

Rafael 23/06/2015

“Todos nós queremos ser alguém, mas temos medo de descobrir que não somos tão bons quanto todo mundo imagina que somos.” - Laurel.
Eu adiei muito a leitura desse iivro. Algo me dizia que seria mais do mesmo. Mas resolvi dar uma chance e comecei a leitura. No começo, não me envolvi com a história e até pensei em parar, mas com o passar das páginas, ela fluiu e ao finalizar o livro, pude comprovar que Cartas de Amor aos Mortos é um dos grandes destaques do gênero.

Acho que meu maior problema para não me envolver com a leitura inicialmente foi a protagonista, Laurel. A achei bastante imatura e infantil no início, mas com o passar das cartas, fui me identificando com ela e entendendo melhor seus motivos para fazer o que fez durante a história. Mudei totalmente minha visão e a adorei!

E foi aí que Ava me conquistou de vez. A morte de May é só uma parte da história, e me surpreendeu muito ao seguir um caminho que eu nem imaginava. A partir do momento que esse segundo lado do acontecimento começa a surgir é impossível parar a leitura - pois a primeira parte, concentrada na perda de May e o quanto ela é perfeita aos olhos de Laurel se torna maçante e repetitiva em certos momentos. Desde o início percebemos que May não era tão perfeita assim, e com o passar das cartas isso vai sendo comprovado. Entretanto, foi interessante ver que mesmo com seus erros, May nunca foi uma má pessoa. Assim como qualquer outra pessoa, ela apenas queria se encontrar no mundo.

Os demais personagens são bem construídos, tem seus próprios (e interessantes) dramas e mostram que nem sempre as pessoas são de determinado jeito por pertencerem a um grupo - como, por exemplo Travis, que tinha tudo para ser o típico vilãozinho narcisista, mas que se mostra tão amigo de Laurel quanto os outros. Mas sem dúvidas o que mais cativa o leitor é o de Hannah e Natalie, as duas melhores amigas de Laurel.

Com o fim do livro fiquei com a sensação de um certo vazio, e acho que isso foi intenção da autora. Por mais que Laurel tenha "superado" seus problemas, uma parte dela sempre vai ficar faltando pela perda de May. Mas as lembranças que ela tem da irmã sempre vão ser maiores e mais fortes do que isso. Apesar de alguns problemas, recomendo a leitura e o livro me conquistou totalmente ao terminar. PS: E preparem os marcadores pois o livro está cheio de quotes sensacionais.

site: http://crushforbooks.blogspot.com.br/
Gabriel 21/08/2016minha estante
eu me sinto exatamente assim em relação a esse livro, tanto que em uma avaliação eu daria 4,5. O outro 0,5 seria pela dependência da protagonista da sua irmã, e o quanto repetitivo é o fato que a irmã dela era perfeita a ela, ainda não sai dessa fase do livro, mas a curiosidade ainda está me prendendo a história, e os outros personagens também me chamam atenção.

Gabriel 21/08/2016minha estante
Eu me sinto exatamente assim em relação a esse, tanto que em uma avaliação eu daria 4,5 até agora. O outro 0,5 foi retirado pela dependência da protagonista da sua irmã, e o quanto repetitivo é o fato que a irmã dela era perfeita aos olhos dela, o que ficou bem claro pra mim na segunda vez em que ela cita, nas vezes posteriores já ficou enjoativo. Ainda não saí dessa parte do livro, a curiosidade pra saber o que aconteceu e os personagens de personalidade forte ainda me prende a história, e a escrita é muito boa também.

Rafael 25/08/2016minha estante
Também achei exagerado o modo como ela via a irmã como uma pessoa perfeita, mas entendi porque isso geralmente acontece quando irmãos mais novos têm os mais velhos como exemplo ;)

Priscila 20/03/2015

Um livro Fofo e muito intenso
Sabe aquele livro que te deixa pensando na vida, em tudo que te aflige e em como nós lidamos com o que acontece conosco, pois este é CARTA DE AMOR AOS MORTOS. Um livro fofo, sutil e muito bem escrito (em alguns momentos até lagrimas).
Lauren é uma menina que acabou de entrar no ensino médio. Ela quer se distanciar do passado que viveu após perder a irmã, ainda lidar com a separação dos pais e o afastamento da mãe para outra cidade e suas culpas e mágoas.
Lauren recebe da professora de inglês a tarefa de escrever uma carta a alguém que já morreu e para a tarefa ela começa a escrever para personalidades que gostava. Kurt Cobain e Amy Winehouse (Como as musicas e os estilos influenciavam as meninas), River Phoenix, Janis Joplin entre outros mais e sempre contando tudo o que sente e o que se passa com ela neste novo ano.
Ela conhece duas amigas Natalie e Hannah, personagens que tratam de um assunto hoje em dia mais aberto mas mesmo assim ainda um tabu, o homossexualismo na adolescência.
Se encanta com Sky, um menino do ultimo ano, misterioso que ela vê como que se precisasse de luz e que tenta com todas as forças se livrar das marcas do passado e viver com ele. Assim como Lauren.
Conhece tambem Tristan e Kristen, que estão no seu ultimo ano da escola e a "adotam" , a compreendem e ensinam muitas coisas a ela.

Ela vive uma semana com o pai, arrasado e despedaçado pela separação repentina, o abandono da mulher e a morte da primogênita e outra semana com sua tia Amy, uma mulher religiosa que tenta fazer o papel de cuidadora de Lauren.
O livro é todo escrito em forma de cartas. A escrita como confissões. Uma leitura fácil, gostosa e muito intensa.
As magoas de Lauren suas frustrações e medos são evidenciados aos poucos. A cada página um novo acontecimento e uma pitada do que realmente aconteceu. De como May, a irmã de Lauren morreu e tudo que elas estavam vivendo naquele período.
A forma de escrita em cartas descrevendo os fatos que acontecem , os que aconteceram, os sentimentos de Lauren e em como os destinatários das cartas tiveram influencia na vida de Lauren dão um toque tão especial, tão intimo que me senti lendo o caderno com as cartas que ela escreveu.Um livro que com certeza não podemos deixar de ler.
Assuntos polêmicos como adolescência, fumo, drogas, álcool, homossexualidade, estupro, busca de personalidade e sexo são tratados de uma maneira clara e sutil. Um daqueles livros que deveria estar na grade curricular pois todo adolescente tem duvidas, quer se achar no mundo, descobrir seu espaço e como será sua vida.

Cotes:

Simplesmente amo demais as pessoas...Por isso que fico triste pra caralho....

Tenho pensado muito nisso. No que significa ver a infinidade de cada momento, de cada parte.Quero ser purificada, quero queimar todas as lembranças ruins.

Então quando conseguimos dizer as coisas, quando conseguimos escrever as palavras, quando conseguimos expressar a sensaçao, talvez nao estejamos tão indefesos.

Nota: 4,5/5
Danny 20/03/2015minha estante
Adorei sua resenha :D

Priscila 21/03/2015minha estante

Patricia 23/03/2015minha estante
legal!!! vou ler!

Jhubooks 14/10/2022

Quotes
"É mentira que a dor aproxima as pessoas."

"Talvez estar apaixonada seja assim. A coisa vai se acumulando, mas nunca parece cheia, só mais feliz."

"Ela parecia uma pessoa que é muito bonita, mas quer mostrar como pode se machucar."

"Sabe por que se apaixonar é o que pode acontecer de mais profundo com uma pessoa? Porque quando estamos apaixonados, estamos totalmente em perigo e completamente salvos, os dois ao mesmo tempo."

"Existem muitas experiências humanas que desafiam os limites da linguagem. É um dos motivos da poesia."
auroras 14/10/2022minha estante
Eu amo tanto esse livro. É um dos meus favoritos.

Jhubooks 15/10/2022minha estante
@Mari Foi uma leitura maravilhosa.?

auroras 15/10/2022minha estante
Adorei saber disso. É uma leitura muito emocionante. Chorei tanto.

Mayra 24/02/2023

Cartas de amor aos mortos , conta a história de Laurel.
Laurel passou por uma perda recente , perdeu sua irmã May, por conta disso, sua mãe foi embora por não saber lidar com essa perda, e a deixou morando com sua tia e seu pai , uma semana com cada .
Como ela estudava na mesma escola da irmã May que se foi, decide mudar de escola pra tentar um recomeço, essa escola é próximo a casa da tia .
Nessa escola a professora de inglês sugere um trabalho , onde o objetivo é escrever uma carta pra alguém que já morreu , e ela começa escrevendo para diversas personalidades que fazem parte da sua vida mas que já morreram, tais como :
- Kurt Cobain
- Amy Winehouse
- Judy Garland
- Janis Joplin e etc...
E nessas cartas ela vai contando sua trajetória na nova escola, as pessoas que ela vai conhecendo no caminho , e o seu processo de superação ao luto da irmã .
No decorrer da trama vamos conhecendo mais a Laurel e sua família, coisas que aconteceram com ela que são difíceis demais , vamos descobrindo como May morreu e o porque da Laurel sentir tanta culpa .
O desfecho é bem difícil e várias coisas acontecem, é uma leitura imperdível, uma história bem construída, com personagens complexos e completos , uma escrita bem fluida e gostosa de se Prosegur.
Vcs precisam conhecer a Laurel e sua trajetória.
lovedfresa 24/02/2023minha estante
Esse livro é tão incrível e emocionante ?

Vinnylit 24/02/2023minha estante
Amo esse livro!

Mayra 25/02/2023minha estante
Sim , queria por a Laurel num potinho

michelle 03/01/2022

favorito da vida
o livro é incrivelmente doloroso, mas é ótimo.
me identificar tanto com a personagem, o momento da vida dela e as guerras internas e externas é o que me faz amar tanto.
recomendo horrores, mas chequem os gatilhos por favor.
eloo 03/01/2022minha estante
Esse livro é simplesmente perfeito,queria ter me dedicado mais na resenha dele

michelle 03/01/2022minha estante
o livro é incrível!!!!
minhas resenhas são péssimas amg, acontece

roses in winter 03/01/2022minha estante
ele tem uma capa tão linda