Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

Rodrigo Digão 26/01/2023

Uma experiência válida, não eh um livro do estilo que gosto ( ficção, fantasia, épicos, coisas nerds kkkkkkk), mas eh bom sair da zona de conforto as vezes, e sendo repetitivo, foi muito bacana.

A autora consegue desenrolar a história através de cartas que a protagonista escreve para seus ídolos mortos, e o melhor, muitos deles eu tbm curto, principalmente os que são cantores, e o melhor, de uma forma fluida sem forçar a barra.

Não sei se foi só eu ( dúvido!!! Hahaha) , mas enquanto estava lendo eh impossível não colocar para tocar ao fundo as músicas mencionadas. Foi uma experiência top, engrandeceu muito.

O livro em si, tem muitas camadas se você for sincero e atento, retrata temas bem relevantes, há de se pensar.

Chega! chega!, Pois irei acabar escrevendo um livro do livro, rsrsrs, resumindo, vale a leitura e a experiência, principalmente se você agregar o som de fundo. Até a próxima, abraços.

Milena 28/01/2022

Sobre a culpa e o perdão
Neste livro conhecemos Laurel, uma adolescente em luto pela morte de sua irmã na qual acredita ter sido sua culpa. Acompanhamos Laurel iniciar o ensino médio em uma nova escola, e é nela que recebe a tarefa de escrever uma carta para uma pessoa que já morreu. A princípio, a ideia de escrever pra quem obviamente não pode receber parece patética, mas logo se torna um hábito e uma forma de desabafo para Laurel.

O livro é todo contado através de cartas pra diversas pessoas famosas que possuem algum significado pra personagem. Em paralelo com os acontecimentos do dia à dia dela, há várias informações sobre esses famosos, e apesar de eu não saber se tudo é verídico, foi bem interessante conhecer mais essas pessoas.

Eu queria esse livro a muito tempo, e tinha expectativas bem altas, mas que de certa forma não foram totalmente frustradas. Porém, eu queria ter gostado mais, de verdade.

Em alguns momentos de reflexão da personagem, pra mim, ela parecia bastante madura pra apenas 15 anos. Essa é uma coisa que acontece bastante nos livros, isso de o personagem aparentar se bem mais velha do que realmente é.

Outro ponto que não gostei foi o fato de que ela quase contava o que tinha pra contar, mas desistia, e isso aconteceu diversas vezes. Entendo que a posteriormente a gente descobre o porquê de todo o medo e culpa que ela sentia, que por sinal é um grandessíssimo gatilho, mas achei meio cansativo esse "vai não vai".

Sobre o que de fato aconteceu na noite da morte da irmã, fui surpreendida, não esperava, mesmo que o livro tenha dado algumas pistas.

Achei cômico que em alguns momentos ela descia a lenha no famoso e depois sempre terminava com um "beijos, Laurel".

Sobre os clichês, tem bastante, como o ensino médio, as relações amorosas, ser a sombra da irmão perfeita... Mas ainda sim o livro tem o seu valor.

No geral, não amei, mas também não odiei. Gostei da mensagem sobre como é importante se perdoar e se contentar em ser quem você é. Gostei que também abordou o tema LGBT, mesmo que não tenha se aprofundado.

Se espera um livro bombástico, esse não é pra você. Você não vai encontrar reviravoltas mirabolantes e nem vai entrar em depressão profunda. Ele possui sim suas questões difíceis, mas na minha opinião, acima de tudo, esse livro é sobre aprendizado, sobre aprender a lidar com a perda, se perdoar e seguir em frente.

Recomendo a leitura, mas peço que antes de começar pesquise os gatilhos!

geovana 06/07/2021

me decepcionei demais
já vi esse livro no tiktok mts vezes e realmente achei que era tipo uau, mas foi totalmente o contrário disso. o livro tinha tudo pra ser bom, mas faltou muita coisa pra isso.

senti falta do desenvolvimento da personagem principal que nem parecia ser uma personagem principal pq ela só falava da irmã e dos outros e não se destacou em nenhum momento do livro.

também não gostei do casal, achei que faltou desenvolvimento melhor deles e eles eram meio sem sal (só tinha gostado deles dois no início).

o livro tem muitos assuntos pesados mas na minha opinião não foram bem abordados no livro.

em geral achei razoável, mas muuito chato do meio pra o final, só queria terminar ele logo.

naluisafabri 19/05/2021

querida laurel,
nesse livro, você conseguiu quebrar o famoso padrão "personagem principal
insuportável". eu só queria te confortar, você é muito forte e me identifiquei muito com você. suas reflexões são lindas.

essa narrativa é simples. fala sobre sensações, sentimentos, vitória, perda e saudade. o livro foi como um abraço pra mim. foi emocionante e muito sensível.

saiba que você me conquistou, vibrei com você até o último segundo. foi um prazer conhecê-la! ?

"é possível ser nobre, corajoso e lindo e ainda assim desabar."

beijos,
ana
Elis 19/05/2021minha estante
Esse livro é tão lindo e realmente a gente sente a necessidade de abraçá-la e confortar a personagem.

Vivi 07/07/2022

Cartas de amor aos mortos
A leitura não me prendeu muito no início mas com o passar das páginas você compreende o sentimento da Laurel em relação a tudo, o amor pela irmã é extremo e cegamente que ela acabou não vendo os pequenos detalhes que a May mostrava. Eu gostei da evolução dela e teve partes que me tocou profundamente. Super recomendo!!

lina 31/03/2021

Cartas de amor aos mortos
De verdade, eu não consigo achar palavras para descrever o que estou sentindo em relação a esse livro, a forma que os assuntos foram abordados e tratados no mesmo, foi algo único! Como comentei com uma amiga minha (que por sinal, sou muito grata a ela por ter me apresentado ele), é um livro intenso, que tocou em feridas que eu não sabia que existiam em mim, as cartas que ela escreveu para seus ídolos que já haviam falecido foram como tapas na minha cara. O tanto que eu aprendi com essa obra não tá escrito (mentira, está sim, tá escrito dentro do livro), sinceramente tentei organizar minhas palavras para escrever aqui, mas eu não consegui! Bem, a história me tocou demais e tenho muuuito orgulho de cada personagem por lutar contra seus "monstros", eles me deram uma esperança enorme de um lado bom nessa vida cheia de caos. Laurel, você é a minha inspiração com toda a certeza desse mundo! Autora, você me paga por todas as lágrimas que eu derramei, mas assim, confesso q valeram a pena.
Vibunos 31/03/2021minha estante
TE AMO.

Kym 04/09/2022

Carta de amor aos mortos
Primeiramente a criatividade que a autora teve ao escrever esse livro, os ?capítulos? na verdade são divididos em cartas, achei diferente e virou algo especial desse livro.

Agora a história, ela é pesada e muito intensa, como na história a maioria são adolescentes, os personagens passam por situações muito complicadas e fazem coisas que não deveriam fazer com essa idade. Odiei vários personagens na história ate chegar no final e compreender que todos são humanos e podem tomar decisões ruins.

A história tem vários gatilhos: bebidas, drogas, abuso sexual, luto e sentimentos de abandono.
madusliv 04/09/2022minha estante
eu amei tanto ?

Kym 04/09/2022minha estante
É muito maravilhoso

Thaise66 15/10/2021

UMA POESIA EM FORMATO DE LIVRO
"- Talvez ao contar as histórias, por pior que sejam, não deixemos de pertencer a elas. Elas se tornam nossas. E talvez amadurecer signifique que você não precisa ser uma personagem seguindo um roteiro. É saber que você pode ser a autora"

Eu já tinha visto milhares de vezes as pessoas comentando sobre esse livro e então resolvi ler e....Uau
Laurel perdeu a irmã mais velha alguns meses atrás, ela não tem amigos, e a mãe dela simplesmente achou uma boa ideia ir fazer um retiro sozinha (que tipo de mãe é essa? Puta merda viu)
Ela começa a escrever cartas para pessoas que já morreram, pessoas famosas, desde escritores, a cantores e poetas. O livro inteiro é contado em formato de cartas, ou seja, só temos um ponto de vista (que é o dela) e deslizamos na consciência dela entendendo tudo o que está se passando.
Eu gostei muito do livro, do enredo, dos personagens, e até mesmo do romance, mesmo sendo pouco e distante, mas o foco do livro não é esse. O foco aqui é sobre a vida, é sobre escolhas, é sobre quem está vivo e quem já se foi e como lidar com a perda.
É sobre amor
E sobre perdão
É lindo a narrativa e eu simplesmente amei o final, mesmo que eu ainda estivesse com raiva da mãe dela, mas enfim, eu entendo.
Recomendo demais, mas com um aviso. Contém gatilhos psicológicos e físicos, então muito cuidado ao ler

Maria2483 20/04/2023

Incrível!
O livro é muito carregado de diversos sentimentos, eu acho que retrata muito bem os problemas adolescentes e o luto. Você sente o desequilíbrio, a confusão de emoções nos personagens, principalmente na Laurel (protagonista). É um livro perfeito, mas eu não recomendaria para pessoas, assim como eu, sentimentais, o livro apresenta temas muito sensíveis e talvez deva ser lido com um pouquinho de cautela, dependendo do seu estado psicológico.

Lore.Figueiredo 04/03/2022

Momento certo
A certeza que li esse livro no momento certo é grande, apesar de eu ler esperando uma grande reflexão sobre luto, me surpreendi demais ao ver que era mais do que isso, um livro sobre autoconhecimento e amadurecimento.
A personagem no livro passa por um momento de entender e aceitar as suas emoções, aprender a dialogar, e principalmente a ser ela mesma. Em vários momentos me identifiquei com ela, uma adolescente perdida no meio do luto e das expectativas de outros nela.
As reflexões e a relação dela com a música durante o livro é encantadora, mostra como a música é importante e magnífica.
Pensei que o formato de cartas fossem fazer a leitura ser entediante, mas a autora escreve de uma maneira que esse formato funciona muito bem.
Mas o livro não é perfeito senti falta do desenvolvimento do personagem Sky, por ser alguém próximo de Laurel esperava entender mais ele.
Pensei que fosse ser um livro que iria me fazer chorar horrores, mas não, em algumas partes fiquei mais tocada sim, porém ao todo, foi um livro que me fez refletir muito, Laurel com seus conflitos me ensinou e me mostrou muita coisa.

maacarstairs 08/06/2021

gostei muito!!
Eu demorei muito para ter vontade de ler esse livro, talvez seja porque eu não estava no momento certo para ler ele. Carta de amor aos mortos possui diversos gatilhos que são tratados de forma leve e sem nenhuma romantização (ainda bem). Agora que parei pra ler ele, posso falar que achei muito bom, não esperava que fosse gostar.
Acho que todos deveriam ler esse livro. Óbvio que devem estar cientes de que esse livro aborda temas como, suicídio, bullying, drogas, abuso, agressão física e psicológica, luto, depressão...
_______________\\_____________\\_____________

?Quando você perde alguma coisa próxima, é como perder a si mesmo.?

?Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal.?

?Halloween é um dos meus feriados favoritos. O Natal e os outros às vezes nos deixam tristes, e há o peso de ter que ser feliz. Mas no Halloween você pode ser o que quiser.?

?Todos nós queremos ser alguém, mas temos medo de descobrir que não somos tão bons quanto todo mundo imagina que somos.?

?Sabe, docinho, existem duas coisas importantes
no mundo: estar em perigo e ser salvo.?

?Você pode achar que quer ser salva por outra pessoa, ou que quer muito salvar alguém. Mas ninguém pode salvar ninguém, não de verdade. Não de si mesmo.?

?Talvez ao contar histórias, por pior que sejam, não deixemos de pertencer a elas. Elas se tornam nossas. E talvez amadurecer signifique que você não precisa ser personagem seguindo um roteiro. É saber que você pode ser a autora.?

Às vezes agimos porque estamos sentindo tantas coisas dentro de nós e não percebemos como isso afeta os outros.

De repente entendi que estar vivo é isto. Nossas próprias placas invisíveis se movendo em nosso corpo, e se alinhando à pessoa que vamos nos tornar.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 07/08/2016

Cartas de sono aos chatos
Laurel é uma adolescente que se transferiu pra uma escola nova. Mas não uma adolescente comum. Depois do grande trauma que passou com May, sua irmã mais nova, ela resolve mudar de escola pra evitar a repercussão dos fatos. Na nova escola, aos poucos, ela faz amizade com Natalie e Hannah, duas adolescentes desencanadas que adoram viver plenamente.
Claro, que também há o garoto, Sky. Totalmente misterioso, ele parece carregar um passado cheio de segredos, assim como Laurel. E, quando parece que o "nós" deles irá engatar, vem algo e se quebra, impedindo-os de seguir em frente com o que quer que seja.
Simultaneamente, Laurel recebe de sua professora uma tarefa peculiar de sua professora, onde ela deve escrever uma carta destinada a alguém já morto. Confusa, saturada e carregada de pesar, ela vê nessa tarefa uma forma de se comunicar com seus astros -Kurt Cobain, Amy Winehouse, Janis Joplin... e expor o tamanho peso e culpa dentro de si, desde aquele dia. Desde May.

Desculpa, mas pra MIM, não rolou.
O livro todo é transcorrido em cartas, ok. O meu primeiro pensamento é que seria legalzinho como "Simplesmente acontece" que é discorrido em qualquer veículo de informação, como cartas, e-mails, mensagens... mas não é não. NÃO É MESMO.
Primeiro: Laurel é chata. Em momento algum tive realmente aquele momento personagem-leitor onde eu deveria sofrer com ela, sentir aquela sintonia, qualquer coisa.
Segundo: Não é feita uma abordagem dos personagens. Simplesmente são jogadas características evazivas sobre eles. Não são inseridos na história de forma justa. São jogados.
Terceiro: O casal é um saco. Cenas chatas, entediantes. Tudo fica subentendido, mas não de uma forma que te deixa curioso pra saber, mas de uma forma passiva. Em momento algum ansiei pelas cenas deles, não houve apoio mútuo, só duas pessoas que não tinham noção dos problemas um do outro, e ao invés de pelo menos TENTAR resolver isso, só iam e vinham, iam e vinham.
Quarto: A escrita da Ava não me passou qualificação para retratar o assunto do livro. Não tô aqui pra me gabar da quantidade de livros que leio, mas esse livro deveria ser drama. E, quem me conhece, sabe de que DRAMA EU ENTENDO. Não é uma escrita ruim. Tem potencial. Ela só não soube ser profunda, me fazer sofrer e abraçar a história em âmbito geral.
A história em si não é de todo mal. Só que faltou o aproveitamento de elementos-chave que, se propriamente desenvolvidos, dariam uma outra visão.
Pode-se comparar a forma de escrever com a Jennifer Niven, autora de "Por lugares incríveis", mas vale ressaltar que a Jennifer SABE dramatizar e fazer o leitor sofrer. Digo por experiência própria, terminei Por lugares incríveis com grossas lágrimas nos olhos.

Ao meu ver, pra ser melhor, a autora deveria:
1- Alternar os tempos entre passado e presente; pois existem personagens que, às vezes, só conseguem fazer sentido quando exposto o que eles tem na mente e suas verdadeiras motivações e intenções. (May)
2- Ser narrada sob três pontos de vista diferentes: Laurel, May (motivo citado acima) e o Sky, que teve aparições repentinas, e quando é revelado o que aconteceu com ele, fica totalmente superficial, sem sentido. É como se fosse acrescentado por falta do que colocar.

Digo isso porque terminei o livro me arrastando de sono, achando a May uma VACA, a Laurel uma CHATA, e o Sky.... ah, não sei bem.
Sei que, com certeza a intenção da Ava não foi passar isso para os leitores, mas, digo e repito: pra mim não rolou.
Jéss GrGh 13/09/2016minha estante
Já é a segunda pessoa que vejo que não gostou... Decepcionei e desanimei... :(

Kennia Santos | @LendoDePijamas 13/09/2016minha estante
Pode ser que você curta, mas comigo não rolou.. Acho que depende muito da ocasião que você está vivendo pra gostar ou não desse livro

Jéss GrGh 13/09/2016minha estante
Mas com tanta gente falando que deu certo... Eu desanimo... Bom, quem sabe maisbpra frente eu tento ;)

... 07/12/2016minha estante
undefined

Maria.Clara 17/08/2021

Não tem o reconhecimento que merece.
De algum modo eu tava esperando que esse livro fosse triste, por ter morte envolvida. E assim, realmente foi, teve momentos em que chorei e fiquei sentida pelos personagens. Mas o começo desse livro nunca me fez viver tanto, nunca me fez tão feliz.

Eu me imaginei fazendo todas as coisas com eles, ouvindo as músicas que eles escutavam (consegui ficar mais apaixonada pela Amy Whinehouse do que já era) e foi incrível. Eu viajei pra um mundo totalmente diferente e me senti bem, me senti feliz.

O livro tem várias referências musicais, poéticas, e de filmes também. Amo quando tem isso porque você se sente mais próximo do personagem e sabe exatamente o que eles querem dizer. Amei muito os personagens, eles não tem tantas características físicas mas tem muita emoção. Gostei muito da Laurel e sou apaixonada pelo Sky.

Aí esse livro é tão poético, tão lindo, te faz pensar muito na vida, e na morte. Acontece várias coisas ruins, muitas tragédias e é muito bom ver a evolução dos personagens em relação a isso. Tem muitos gatilhos (abuso, baixa autoestima, separação, preconceito, etc)

Esse livro é de outro mundo, e se você tá cansado desse, definitivamente deveria ler Cartas de amor aos mortos. Porque não é só um livro triste, é um livro que te faz ver a beleza da tristeza e como superar ela. É uma experiência incrível.