Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

fer 08/03/2021

o livro é lindo e tem uma temática muito importante, a forma que ele é escrito também é muito diferente, enviando cartas para celebridades que já morreram, além de que é muito bem escrito, de uma forma que não é cansativa
a evolução da protagonista é o que mais me chamou atenção, o modo que ela precisou superar diversos traumas de uma só vez

beatriz3345 03/07/2021

cartas de amor aos mortes
INCRÍVEL para quem gosta de drama adolescente, mas o livro é cheio de gatilho, todos gatilhos que você possa imaginar, tem. então se você é sensível, nao recomendo muito ler, mas vale a pena toda experiência

Liriel 24/09/2021

Eu me decepcionei um pouco com o final, mas é um livro lindo e emocionante. Que te faz pensar sobre as coisas e como lidamos com tudo.
Aninha 28/09/2021minha estante
Sério? Eu ameei o final. Pq não gostou?

Liriel 01/10/2021minha estante
Eu achei ele previsível sabe ? Não que ele seja ruim, só não me surpreendeu. Achei que fosse ter algum plot ou algo do tipo

Carol 11/02/2022

????
Admito que no começo a leitura foi meio arrastada, mas à medida que a história ia se desenrolando tive uma mistura de emoções e muita reflexão. Enfim, estava animada para ler e não me arrependo, recomendo a leitura :)

Leticia.Ruve 10/02/2022

Ótimo
A referência de A flor que nasce de uma rachadura no asfalto foi TUDO
Eu sinceramente achei que era melhor por conta do tanto que panfletam esse livro mas realmente amei
Foram tantos sentimentos lendo que eu nem sei como explicar, achei a história da laurel em si MUITO pesada e também acho que a may foi muito injusta com ela, não diria egoísta mas ela simplesmente não pensou na laurel mesmo assim o tanto de culpa que as duas devem ter sentido é inesquecível
- desculpa a resenha ruim (tô com sono mas queria dar minha opinião)

Nicoly 15/10/2020

"O rio corre para o oceano. O oceano soa infinito."
Que leitura mágica, sinto que vivi o luto junto com Laurel, às vezes havia momentos em que eu odiava sua irmã, mas no final tudo acontece por uma razão.

Nena 07/07/2021

Beijos, Laurel..
Esse livro é simplesmente maravilhoso! De tanto que falavam dele eu passei anos querendo ler e agora que consegui, estou com vários sentimentos doidos HAUAHAUA
A leitura é super gostosa, você nem repara o quanto já leu porque só quer saber mais e mais da vida de Laurel. Na leitura você se sente ela, sente perfeitamente o sentimento de adolescente descobrindo o mundo. Sente a perda, a dor, a culpa, raiva, saudade e amor. Quando chega o final seu coração de repente se aquece e você se emociona. ?
Obs: no livro em vários momentos tem cenas meio pesadas como abuso, então tu acaba se sentindo desconfortável em alguns capítulos.
lady15 07/07/2021minha estante
Da série personagens q eu falo o nome errado kkkkkk até hj na minha cabeça o nome dela é Laura kkkkk quem diabos chama Laurel kkkkkkk

Nena 07/07/2021minha estante
HAUAHAUAHAUAHAUAHA mano, eu lia por cima do nome ou lia rápido laurellllelele só pra rir um pouco kkkkkk

Luah 02/09/2020

Gostei, mas não é meu estilo
A proposta do livro é muito incrível, inicialmente admito que fiquei incomodada porque o livro se divide em cartas e não capítulos, mas depois que a gente se acostuma fica legal de ler. Outra coisa foi a relação dos famosos com a história que eu gostei muito.
O livro não é ruim, mas não funcionou para mim, foi aquelas experiências de leitura que você termina só por terminar, o livro não me prendeu e eu entendo o porquê.
Eu gosto de livros de romance e um lado meu ficou procurando isso no livro e não teve isso bem desenvolvido.
E ai por toda questão psicológica da Laurel, o livro foi bem parado e ela perdida em si mesma era MUITO influenciável...
Enfim, chorei? Chorei, mas esperava mais intensidade no livro, a história me surpreendeu muito apesar de tudo, eu realmente não esperava certas conclusões.
Acho que o resumo é que o livro não funcionou pra mim, porém ele é bom apesar de meio parado :)

Iany.Ster 06/11/2022

Cartas de Amor aos Mortos. Por: Ada Dellaira. Cla: +15 anos.
?? Gatilhos Explícitos:

? Drogas.
? Homofobia.
? Alcoolismo.

SINOPSE:
Prestes a começar o ensino médio, Laurel decide mudar de escola para não ter que encarar as pessoas comentando sobre a morte de sua irmã mais velha, May. A rotina no novo colégio não está fácil, e, para completar, a professora de inglês passa uma tarefa nada usual: escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel começa a escrever em seu caderno várias mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Elizabeth Bishop? sem nunca entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era - encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um - é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho. ?Uma história brilhante sobre a coragem necessária para continuar vivendo depois que nosso mundo desmorona. Uma celebração comovente do amor, da amizade e da família.? - Laurie Halse Anderson, autora de Fale! ?Assim como Kurt, Janis, Amelia e outros que já se foram mas de algum jeito permanecem aqui, Cartas de amor aos mortos deixa uma marca indelével.? - Gayle Forman, autora de Se eu ficar

RESENHA - PODE CONTER SPOILER ??:
Eu senti um misto de emoção com este livro, fiquei brava, senti a dor da Laurel, senti dó e compaixão, felicidade e muito amor. O melhor deste livro é que mesmo com uma só protagonista, ele foca em outros personagens de forma clara, como Hanna e Natalie.
O que pra Laurel era só uma obrigação tornou a sua válvula de escape. Uma ajuda para lidar com tudo que estava acontecendo em sua vida. Onde ela poderia dizer o que estava pensando e assim, aos poucos se libertar da culpa que carregava consigo após a morte de sua irmã May.
Esse livro carrega uma carga emocional muito grande, o que pode lhe incomodar um pouco, mas é lindo ver o amor entre as irmãs e o quanto no fim, a Laurel queria apenas ser parecida com a May (dói ver ela se anulando para ser parecida com a irmã, mas ela aprende).
Sem sombras de dúvida eu assim que li a sinopse do livro, coloquei uma expectativa ENORME sobre o livro. Cheguei a pensar que poderia ser espírita a história.
A cada página e a cada acontecimento, eu ficava apreensiva pra saber o que aconteceu com a May, como a Laurel iria reagir a tal acontecimento, e sendo sincera, me dava raiva de como a personagem tentava ser aceita e as merdas que ela fazia.

Frases ?

"-Por causa do amor, claro. Quanto mais se ama alguma coisa, mais difícil é perder.
- ... quando você perde alguma coisa próxima, é como perder a si mesmo. É por isso que, no final, até escrever é difícil para ela. Ela quase não sabe como fazer.
Porque quase não sabe mais quem ela é."
Pág 19

"Um amigo é alguém que dá liberdade total para você ser você mesmo - e especialmente para sentir ou não sentir. Qualquer coisa que você sinta naquele momento está bom para ele. É o que o amor verdadeiro significa - deixar alguém ser ele mesmo."
Pág 274

annewithane 10/03/2022

cartas de amor aos mortos
O livro inicia como uma tarefa dada pela professora de português de Laurel, que era escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel escreve sua carta, apesar de não entregar o trabalho para a professora. Logo, ela está escrevendo mais e mais cartas dedicadas a diversos famosos sobre a vida dela, e encontra nelas uma forma de lidar com o luto da recente perda da irmã mais velha, May.
No decorrer das cartas, a Laurel conta de seus dias na escola, das novas amizades, namoro, e vemos como ela passa por um processo de auto-descoberta. Laurel queria ser igual à May, vestia-se igual à irmã, agia como ela, etc. Porém, Laurel é ela mesma, não sua irmã, e ao longo das cartas ela descobre que ser ela mesma também é uma coisa boa.
Os personagens são muito bem-escritos, tanto a principal que é a Laurel como os secundários, a Hannah, a Natalie, o Tristan, a Kristen, e o Sky. Todos tem suas histórias próprias e é possível imaginá-los existindo de verdade.
A história é muito boa! Apesar de não ter um plot, esse é o sentido do livro, simplesmente uma menina contando sobre sua vida. A Laurel é muito sensível ao escrever suas cartas, fez refletir bastante...
Ah, e um ponto positivo que preciso destacar aqui é que ?? alerta de spoiler ?? no fim do livro ela vai pra terapia! AINDA BEM porque a menina tava precisando viu.
Carta de Amor aos Mortos foi o primeiro livro que eu li escrito inteiro em cartas. Gostei bastante, bem diferente.
Recomendo! ??

Carolina.Marzinoti 05/03/2022

esperava mais
Não é um livro ruim mas não é bom. Laurel tem vários traumas (vários mesmos) e descobriu uma maneira de lidar com eles, escrevendo carta para pessoas mortas. A proposta do livro é realmente boa mas não achei a história tão interessante apesar da escrita ser boa.

Nathalia 14/11/2020

O livro é fantástico, te faz refletir sobre tudo e eu nem sei como descrever o quão bom ele é, mas se puderem leiam esse livro

gabi 04/11/2021

Carta de Amor aos Mortos
Pra falar a verdade não sei o que falar sobre esse livro, achei ele bom mas nada a mais. Aborda assuntos delicadíssimos e é bem emocionante, algumas partes foram bem tapa na cara mesmo.

"Nirvana" significa liberdade. Liberdade do sofrimento, acho que algumas pessoas diriam que a morte é exatamente isso. Então parabéns por estar livre, acho. O resto de nós ainda está aqui, agarrado ao caos"