Um conto de Natal

Um conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Natal

Lary 29/12/2021

Uma história fantasmagórica de Natal
Esse foi o meu primeiro livro do Charles Dickens que resolvi ler durante o natal para tentar absorver algum clima natalino que não aparece por aqui tem um tempo. Eu gostei muito dessa história, no final você não para de sorrir porque é um final bem feliz, tal como os filmes natalinos que começam dando algum problema mas no final tudo dá certo. Temos na primeira parte do livro um Scrooge rabugento, chato, mão de vaca e que odeia o natal, que com certeza você não vai gostar tanto, mas aí temos o envolvimento de 3 fantasmas (além do seu falecido sócio) para tentar mostrar pra ele as consequências que aconteceria com ele se mantivesse essa postura para sempre, e também o que fez ele ser assim desde criança, com isso cada fantasma fica responsável por 1 tempo da vida dele (passado, presente, futuro). No final eu fiquei horrorizada com a consequência final da vida dele mostrada pelo último fantasma e como isso "impactou" de forma positiva na vida das pessoas que o conhecia. É uma história forte e bem simbólica para não só essa época mas para a vida. Recomendo demais a leitura desse conto com essa edição absurda da Antofágica.

Alininha 28/12/2020

Leitura leve e fluida, mas li no Kindle e acho que as experiências seria muito no livro físico por causa das imagens. Recomendo

Michelle 20/12/2020

Um Conto de Natal
Para o amargo e mesquinho Ebenezer Scrooge, o Natal é apenas mais um dia. Mas tudo isso muda quando o fantasma de seu parceiro de negócios há muito falecido aparece, avisando Scrooge para mudar seus hábitos antes que seja tarde demais.

DearieSarah 28/12/2022

Um conto de Natal
Que livro gostoso de ser lido! Com uma reflexão linda sobre o Natal e a forma de viver a vida. Amei!
Joana 28/12/2022minha estante
Vc gostou dessa tradução? É a que eu comprei!

DearieSarah 28/12/2022minha estante
Gostei bastante! Até que não vi nenhum erro e foi bem tranquilo de ler.

Joana 28/12/2022minha estante
Que ótimo!! ? Obrigada, Sarah!

Claudia 08/08/2020

Excelente reflexão
Um Conto de Natal é um livro muito pertinente, independente da época que se lê. Trazendo grandes reflexões sobre nossas atitudes com o próximo. Certamente uma obra incrível que recomendo e recomendarei sempre.

Mayara 30/12/2021

E vamos de um conto de Natal
Esse livro me trouxe diversas reflexões ao longo de sua leitura, eu não me considero uma pessoa muito adepta ao Natal por muitas questões, mas sei que trago no coração muito do que devia caracterizar essa data: a empatia, o amor, a gratidão, a caridade e a fé nas pessoas e por isso, digo que durante a leitura, é perceptível a essência do que é o Natal (ou deveria ser). E foi ótimo ler ele em companhia de uma amiga que amo tanto, Julis, você fez tudo. Obrigada por me incentivar.
A narrativa passa pela história de Scrooge, um velho ranzinza que não vê motivo para celebrar o Natal e acha isso uma grande palhaçada, além disso é uma pessoa avarenta e apegada aos bens materiais, esquecendo muitas vezes da humanidade que o cerca. Nesse contexto, uma aparição o vislumbra e faz com que ele passe por uma experiência de transformação. É muito interessante que desde o primeiro contato, não necessariamente com os "espíritos natalinos", Scrooge retoma à raiz do que é ser humano, antes, uma pessoa gélida e que nada o atingia, enquanto depois da aparição espectral, o narrador menciona "afirmar que ele não se espantou, ou que seu sangue não tomou ciência de uma sensação terrível que desde a infância ele desconhecera, seria uma falsidade". Como sabemos, o medo é uma das respostas do corpo humano para situações de perigo, um dos nossos traços mais inatos, mas que para Scrooge, não existia. A partir desse ponto, na minha leitura, eu sabia que podia esperar grandes transformações do Scrooge e no fim da leitura, vi que não estava errada quanto a isso.
Vale muito a pena a leitura e entendo agora o motivo de tantas pessoas amarem esse livro. Além do mais, é um clássico que moldou a sociedade em relação ao Natal.
Esse conto tem a capacidade de aquecer os corações mais gélidos e por isso, finalizarei esse texto com uma frase que caracteriza exatamente isso: "Seu próprio coração ria, e isso já lhe bastava".
Que o espírito natalino faça morada em seu coração todos os dias de sua vida.

Maria2058 25/12/2022

Encantador, como toda a época vivida no Natal
Confesso que era uma pouco leiga no assunto ?Charles Dickens?, pouco tinha ouvido falar sobre o autor, apesar de amar a adaptação da Disney desse filme. Entretanto, buscando livros que me fizessem amar mais ainda essa época do ano, resolvi pegar ?Um Conto de Natal? e agora simplesmente me encontro procurando todo e qualquer livro de C.D! Que homem fantástico, que séculos atrás escreveu coisas que se fazem real hoje! Século depois!

Rayssa.Andiara 28/12/2020

Leitura de Natal
livro rápido e mesmo assim muito bom, perfeito pra ler no natal...

Otária 17/12/2021

Um conto de natal
Eu lembro de quando era criança e vi uma parte dessa historia em animação, e senti um medo absurdo dos fantasmas, mas nunca mais vi qualquer coisa desse conto. Quando encontrei esse livro, fiquei muito feliz de ter percebido que era a mesma história da minha infância! E não me arrependi de ter ido ler, principalmente nessa época do ano em clima de natal.
Gostei muito e é bom para crianças e qualquer outra idade, é fácil de ler e bem envolvente, recomendo muito! :)

Laine @pagesandseasons 28/12/2022

É tempo de relembrar!
É um clássico gostoso de ler e que te dá um chacoalhão ao mostrar a trajetória do protagonista ao receber as visitas natalinas...

italofsr 10/01/2022

"Com o coração acelerado (do jeito que a gente fica quando ganha uma presente), assistimos aos três espíritos levarem o ricaço sovina par adar uma volta no passado, no presente e no futuro. Diante de lembranças boas e das dolorosas, e do testemunho da verdadeira alegria que outros sentem no Natal...? Excelente livro, com algumas ilustrações, historia que nos prende do começo ao fim e nos leva a ter boas reflexões.

Lilianefonz 04/10/2020

Um Conto de Natal
Histórias natalinas, como não gostar? Eu adoro, apesar disto ainda não havia lido este conto, talvez pelo fato de já ter visto diversas adaptações para tv. Os fantasmas de Scrooge e Os fantasmas contra Atacam, são os meus preferidos.

Nandda 28/01/2021

Todo mundo conhece essa história de Charles Dickens.Todo mundo mesmo. Tem várias referências na cultura pop de um senhor avarento que acabamos esquecendo o seu criador: Dickens.
Um conto de Natal é uma história simples e contada de uma forma simples: um senhor já idoso, avarento, zangado ,sem amigos e que odeia o Natal. Odeia com todas as forças.
O Natal significava para o senhor Scrooge apenas uma data para a pessoa perceber que as coisas estavam ruins e permaneceriam ruins porque aumentariam as dividas sem ter como pagar. Enfim, o senhor Scrooge tinha uma visão pessimista da vida.
Numa véspera de Natal ele recebe a visita de Marley (seu antigo sócio já falecido). O conto começa nos alertando que Marley estava morto. Marley apareceu para dizer ao ex- sócio que no além após a morte as coisas estavam difíceis para ele, pois não foi uma pessoa boa em vida e que estava sofrendo eternamente.
Marley disse ainda que Scrooge tinha uma chance de acontecer tudo diferente e que seria visitado por 3 Espíritos.
Scrooge foi visitado por 3 Espíritos naquela noite: O ESPÍRITO DOS NATAIS PASSADOS, o ESPÍRITO DO NATAL DO PRESENTE e o Espírito DOS NATAIS DO FUTURO. Todos o fizeram perceber a vida por um outro ângulo . Foi uma oportunidade para reviver as lembranças do passado,do presente e ver as consequências para o futuro.
Não sei se Charles Dickens imaginava quando escreveu Um Conto de Natal que a sua história viraria um clássico e mesmo depois de tanto tempo ainda teria ecos em todos os natais. Chegou até a mim ainda criança através de uma adaptação para a tv num dia de Natal e agora tive a oportunidade de ler essa história tão simples, tão fluida e tão emocionante.

hfernanda 14/10/2020

Um livro incrível, uma história que vai aquecendo o coração, e nos conquistando a casa página

Emi - Espider-Gil ;) 14/12/2021

? Um Conto de Natal
Clássico Natalino com toda certeza!

Que história aconchegante e sensacional! Nunca pensei que algumas páginas pudessem me teletransportar totalmente para o dia 25 de dezembro.

Confesso que da metade pro final estava um pouco desanimada para terminar a leitura, mas quando chega na total transformação do nosso querido Scrooge, a animação para continuar a ler veio com tudo! Essa ?redenção? do personagem é muito contagiante!

A história fica mais incrível quando descobrimos um pouco da biografia do autor, que nessa edição é apresentada de uma forma que conseguimos pegar toda a magia da obra que é entrelaçada com a vida de Dickens.

Enfim, como o Pequeno Tim fala, Feliz Natal e que Deus nos abençoe a Todos!

???
Luan 14/12/2021minha estante
perdoa-me, mas não posso passar aqui sem ti perguntar, qual é o seu filme de natal infantil preferido, daqueles de quando vc via quando era pequenininha? O meu é e continuará sendo "Expresso Polar", aff que filme maravilhoso ??

Emi - Espider-Gil ;) 14/12/2021minha estante
Essa pergunta me deixou muito pensativaa, mas eu acredito que ?Esqueceram de Mim?, apesar que tenho uma memória muito boa de eu assistindo Enrolados na véspera de Natal kakakakkakakka

Luan 14/12/2021minha estante
noooossa, "esqueceram de mim" era o auge KXKKKXKXKKKK