Um conto de Natal

Um conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Natal

Solinercia 12/03/2024

O melhor conto de natal
É até difícil fazer uma resenha desse livro, por ser uma história que faz parte dos clássicos da literatura em todo o mundo.

O texto é fluido, as personagens, cativantes, e a lição moral é uma que vale pra todo mundo. Num geral, não gosto tanto de contos de natal, mas esse é impossível criticar. Uma leitura rápida que aquece o coração.

anoca 02/04/2021minha estante
charles dickens é aquele escritor q os filmes da seção da tarde se baseiam hahah

Maria 03/04/2021minha estante
Sim, Anoca, mas apenas quando havia bons filmes na sessão da tarde haha Lembrei de um filme que está entre os meus favoritos, A felicidade não se compra, de Frank Capra.

Raiane.Priscila 20/12/2023

Perfeito
Pra quem está procurando história sobre natal, aí está o livro perfeito. Me fez lembrar de minha infância gostosa.

Thamiris.Treigher 23/12/2022

Muito amorzinho ???
Quem mais ama a época do Natal? Eu sou apaixonada! As luzes, as cores, os bons sentimentos...

"Um Conto de Natal" fala muito dessa energia natalina. Scrooge é um homem frio e mesquinho, insensível à dores dos outros e do mundo. Para ele, o Natal e as pessoas, como um todo, são detestáveis e irritantes. A pobreza, a fome, os sentimentos... nada lhe comove. A alegria e as comemorações natalinas são pura perda de tempo.

Até que, um belo dia, na véspera de Natal, Scrooge vê o fantasma do seu antigo sócio, já morto, que lhe informa que ele será recebido, em breve, por três espíritos, cada um deles mostrando um período do Natal: no passado, no presente e no futuro.

A partir de então, tudo muda. Scrooge é confrontado com diversas situações e emoções, lembranças boas e ruins. O que ele vê o perturba tanto que ele reconhece que precisa mudar, antes que seja tarde demais.

O modo como Dickens usa as palavras e conduz as situações é deslumbrante. Não é por acaso que é um dos maiores escritores da literatura universal!

Um livro lindo, que fala das coisas realmente importantes da vida e de toda a emoção e amor que o Natal traz.
Carolina.Gomes 26/12/2022minha estante
Coisa linda! ?

Thamiris.Treigher 26/12/2022minha estante
?????

Daniele 26/12/2022

Dickens, obrigada por devolver o espírito natalino
Você sabia que Charles Dickens influenciou a forma como nós comemoramos o Natal?
Com a revolução industrial e a nova forma de trabalho; exaustiva e incessante, diga-se de passagem, uma comemoração como o Natal começou a passar despercebida pelos ingleses. Após a publicação do livro, as pessoas perceberam que não era preciso grandes festas, mas que bastava aquilo que na verdade é a única coisa que importa; família e a caridade.
Na história, o Sr. Scrooge, um velho ranzinza e rico, que só pensa no trabalho, é visitado pelo fantasma de seu amigo e falecido sócio, que diz ao scrooge que ele ainda tem uma chance. Após a visita de outros 3 fantasmas; do passado, presente e futuro, Scrooge vê aquilo que foi deixado para trás com outros olhos, percebe talvez pela primeira vez as pessoas com quem convive, e o mais assustador, tem um deslumbre de seu terrível futuro, caso continue sendo aquilo que é.
Dickens é um escritor incrível, tem o poder de trazer memórias, perfumes e sentimentos a tona, fazendo com que a leitura vá além de algo monótono, nos fazendo refletir profundamente. Me fez lembrar dos meus avós, das festividades de final de ano da minha infância, dos sabores e da inocência.
Esse é um livro para ser lido para as crianças na noite de natal, pelo menos é algo que consigo facilmente imaginar.
Uma leitura doce e emocionante.

PS. o título da resenha quase foi "valeu nataliiina"

Vivi.Montarde 22/12/2020

Muito bom! Fácil devorar as poucas páginas, pois, além de curtinha, a leitura é leve, divertida e super gostosa.

E que momento melhor para se ler Um conto de Natal (ou A canção de Natal, dependendo da edição) do que em dezembro?

A história traz o mal humorado e avarento Ebenezer Scrooge, que não suporta o Natal, em busca de redenção para sua alma na Londres do século XIX.

Essa história inspirou o personagem Tio Patinhas e provavelmente é o conto de Natal mais conhecido, sendo adaptado para filmes, teatro e por aí vai.
Dani 23/12/2020minha estante
Charles Dickens não decepisiona ;)

Vivi.Montarde 23/12/2020minha estante
Verdade!

Daniel Pedrosa 20/12/2021

Um Natal Assombrado...
Um livro que mostra uma reflexão sobre a vida trazida por esta data tão especial.
Feliz Natal... ou não !!!
Resenha completa em vídeo no link: https://youtu.be/AxRTHa4X5MQ

Robson68 30/12/2022

Bom, mas?
Eu quis, nesse fim de ano, ler esse clássico. Charles Dickens escreve a história clássica, já tanto vista por nos filmes. Talvez por isso, me soou clichê. Mas vale a pena os ensinamentos e as maneiras como o Sr. Scrooge reage a realidade evidente. Por vezes, o livro é muito descritivo, o que acaba cansando. Mas acho que a pena ler em algum momento da vida.

Morgana Oss Argenta 03/12/2023

Encantador
Fico pensando que somente Deus pode operar em nós mudanças reais e permanetes. Nos transformar de sombrios seres rabugentos, avarentos e arrogantes em pessoas gentis, generosas e amorosas. O Natal é sobre esperança, é sobre alegria e festa. É dia de celebrar a vida! Que possamos todos recuperarmos nosso espírito natalino e vivermos esse dia com fé e esperança, pois nasceu para nós o salvador.

"Que Deus nos abençoe, a todos!
Que Deus abençoe a cada um de nós!"

Camis 06/03/2023

O Natal continua tendo o mesmo significado?
Depois de ler o conto, e ler o posfácio, é de meu conhecimento que esta é a obra mais adaptada da nossa cultura, e de certo inspirou indiretamente outras histórias, a primeira que me veio a cabeça foi Click, que apesar de não ter o mesmo teor de Natal e o objetivo de transformar o Natal, tem a mesma essência em querer que uma pessoa, ao se confrontar com a sua própria realidade e do que lhe espera se continuar do jeito que está, queira ser uma pessoa melhor.

Também, como conhecimento novo, fiquei sabendo que este texto moldou o Natal como conhecemos hoje, e de uma forma boa, porque para mim o Natal é uma época de felicidade, de fartura, de ajudar ao próximo que vai muito além da igreja, o Natal atual é um evento que transcende religiões e traz um senso geral de comunidade e de altruísmo.

A escrita, pela linguagem da época, deixou o texto um pouco travado para mim, mas com o tempo a leitura pegou embalo e depois da metade consegui concluir o livro mais rápido. As ilustrações são bonitas e os textos auxiliares desta edição são muito bons.

daynnem 27/12/2021

Uma boa reflexão...
Dickens faz o leitor refletir sobre como anda levando a vida, através de seu personagem "Scrooge" que lembra bastante o Grinch kkkk
Enfim, achei interessante ler esse clássico de Natal.

Vitória 25/06/2020

Esse é um daqueles livros que aquece o coração. É uma leitura rápida e cheia de significado. Já é o segundo livro que leio do autor e ambos gostei demais.
Helo 25/06/2020minha estante
Eu amo esse livro e quando você lê na epoca do Natal tem ate uma magia a mais

Vitória 25/06/2020minha estante
Esse livro me deixou até com saudades do Natal no meio do ano.

Helo 25/06/2020minha estante
Sim, é um livro que aquece o coração ainda mais com tudo que está acontecendo

San 18/12/2023

Boa leitura
A leitura fluiu bem.
Já conhecia a história por ter assistido a animação, que ao ler, percebi que foi bem fiel ao livro.
A mensagem é muito bonita.

Daniel Dornelas 09/01/2023

Um clássico para que o espírito do Natal renasça em nossos corações!
"Um Conto de Natal" foi a leitura de dezembro do meu clube do livro. Todos os membros receberam um exemplar de presente. Só de viver essa experiência, já foi lindo.

Trata-se de um livro curto, escrito por Charles Dickens inicialmente no formato de folhetim - o que explica algumas repetições narradas.

A história de Scrooge, um velho ranzinza e pão duro que odeia o natal, muda quando ele recebe a visita de três fantasmas: um do passado, do presente e outro do futuro. Esses espíritos apresentam a ele fatos aos quais sempre esteve alheio como a pobreza, a falta de empatia e compaixão.

No geral, eu gostei muito da história. No entanto, me incomodei com a representação capacitista do personagem Tim, uma criança com deficiência que aparece como "coitadinha" em todas as suas passagens. A forma como a morte é retratada também reforça o idealismo de "viva para que lembrem do que você fez".

Comparando com "Oliver Twist", outro clássico de Dickens, achei a leitura muito mais simples. As duas obras são bonitas e trazem belas lições.

Indico a leitura a todos, independente da época do ano. É clichê, mas, de fato, o natal deveria ser todo dia.

Boa leitura!
@lendocomdaniel

Leonardo_css 17/08/2020

Um clássico para aquecer o coração
Faz um tempo que sinto saudades do natal, aquele clima amoroso e de esperança que paira no ar. Fico pensando em todos os últimos natais que passamos e em como será esse de 2020.

Ler esse clássico me faz refletir se não estamos sendo um Scrooge fora de época haha. Mesquinhos, pensando apenas no nosso bem estar e deixando de aproveitar as pequenas alegrias do dia a dia ou cuidar do próximo.

Leia esse livro, faça dele como se fosse os fantasmas que mostraram ao velho Scrooge o que ele estava causando a si mesmo e ao próximo. Ainda dá tempo de cuidarmos uns dos outros e encontrarmos a alegria e caridade que Jesus tem para nós.

Fique em casa, mas se precisar sair...coloque um sorriso no rosto (e na alma) e use máscara. :D
Lais544 17/08/2020minha estante
Oint