Um conto de Natal

Um conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Natal

Francisco240 25/12/2022

Um livro lindo
Charles Dickens, vai falar sobre o espírito natalino e o amor ao próximo em uma novela curta porém muito impactante Focando bem estar e no amor do próximo, e nos lembrando mais uma vez que o Que o amor ao dinheiro em sua forma gananciosa é prejudicial para o espírito humano.

Dani.Odete 09/10/2023

Clássico ??
Esse livro narra de forma sensível e simples,todas os sentimentos importantes que acabamos por esquecer na correria do dia a dia. Terminei com a sensação que a vida é hoje e que,o que realmente importa não se pode comprar com dinheiro!
Fabio 10/10/2023minha estante
Clássico dos clássicos!!!

thay 27/02/2023

é um clássico foda né, mesmo fora de época de natal eu amei ler, é muito bonitinho, e eu li super rápido

Fernando Lafaiete 22/12/2020

Um Conto de Natal - Charles Dickens | O que a obra de Dickens nos ensina?
**********************************NÃO contém spoiler******************************
Resenha postada originalmente em: https://www.mundodasresenhas.com.br/

Autor: Charles Dickens

Editora: Antofágica / Tradutor: Leonardo Alves / Gênero: Literatura fantástica / Idioma: Português / 312 páginas

O que pensamos quando o assunto é natal? Talvez em biscoitos no forno, mesa farta, reunião com amigos e familiares, muitas risadas, união, (brigas em família? rsrs), planos e esperança para um novo ano? Costumo pensar em tudo isso e como um bom leitor que sou, penso também em Charles Dickens; o famoso autor inglês que em 1843 deu à luz ao que viria se tornar não apenas um clássico da literatura universal, como se tornaria a narrariva que transformaria o natal na celebração familiar que conhecemos hoje. Com muita magia, lições para a vida toda, críticas sociais e muita emoção, Dickens encanta pela simplicidade e pela jornada de amadurecimento do personagem central, que em sua rabugice e negação em enxergar o lado bom da vida, insiste em viver uma vida incolor; e que mesmo sendo uma pessoa desagrável, nos encanta desde a primeira página.

Muito mais do que apenas uma história natalina, Um Conto de Natal (Também conhecido como Um Cântico de Natal e Uma Canção de Natal) trata-se de uma narrativa crítica sobre humanidade e a importância de mudarmos nossos comportamentos enquanto ainda há tempo. Ebener Scrooge, o rabugento protagonista de Dickens, exemplifica com perfeição parte da parcela da população que coloca a ambição e o egoísmo acima de tudo, desprezando qualquer sentimentalismo ou reflexão positiva sobre a vida e seus alicerces. Com agilidade o autor nos prende, nos puxa para sua encantadora narrativa, nos diverte, nos força a refletirmos e nos modifica como seres-humanos, nos tornando ainda mais humanos do que éramos ao iniciarmos a leitura. A jornada de Scrooge que ao ser visitado por três fantasmas que o leva em uma viagem que o tranformará, é muito bem desenvolvida, pensada e poderosa, nos emocionando de forma certeira sem soar exagerado. No final das contas, nos redimimos e mudamos tanto quanto ou até mais que o protagonista. A verdadeira força narrativa de Dickens é irrefreável, e não se transformar ao longo e após a leitura, é uma tarefa que classifico como impossível.

Com grande apelo infantil, Um Conto de Natal é uma história para toda a família e para qualquer época do ano (claro que ler no natal tem um gostinho especial). Em tempos tão nebulosos, talvez muitos estejam se perguntando: Temos motivo para comemorar? Temos alguma real razão para celebrarmos o natal em um ano em que tantas vidas se foram? Por que comemorar quando muitos não terão nem o que colocar na mesa? Questões reais. Questões difíceis de se refletir e dilemas dolorosos que temos que encarar com dor no peito e lágrimas nos olhos. Talvez exatamente por isso, que Um Conto de Natal se faça tão necessário. Em meio as adversidades da vida, agora é o momento de nos unirmos, sermos mais solidários, respeitarmos as dores alheias, dividirmos o pão de cada dia, nos abraçarmos e nos amarmos mais. Não devemos deixar que a dor e o medo nos afogue e nos faça perder a energia de vivermos. A narrativa de Dickens talvez seja o pontapé inicial que alguns estejam precisando para se recolocar perante a vida, mudando a forma de se relacionar com outrens, percebendo que não precisamos viver no preto e no branco, a vida pode (e deve) ser colorida. Devo parafresear Leonardo Alves, o tradutor da edição da editora Antofágica e dizer que Um Conto de Natal é realmente uma leitura agradável para tempos difíceis. Se existe uma definição melhor que esta, a desconheço.

O LEGADO NATALINO DE DICKENS E AS INFLUÊNCIAS QUE CAUSOU:

Não sei se ao escrever Um Conto de Natal Dickens tinha noção da real proporção do texto que tinha em mãos. Sempre me pego pensando o que grandes autores tinham em mente quando escreveram suas narrativas atemporais. Sabiam que haviam escrito algo que sobreviveria o tempo, que mudaria comportamentos e que seria algo que ultrapassaria as camadas primárias da literatura? Acho difícil colocar em discussão (se é que existe alguém com coragem e assertimos para tal) a importância real do conto a qual aqui me refiro. A narrativa de Dickens não apenas foi um sucesso estantâneo, como modelou a forma de comemorarmos o natal, trazendo críticas sociais ferrenhas, diversas referências bíblicas e lições que se perpetuaram e continuam se perpetuando gerações a gerações.

Sem sombras de dúvidas, quando me perguntarem o que se ler no natal, o texto dickensiano em questão será a primeira indicação que darei, não tem como ser diferente disso. Sua força é tamanha que a famosa narrativa influenciou ao longo de décadas milhares de obras e personagens famosas que amamos e que guardamos em nossos corações. Gosta de Tio Patinhas? Então saiba que o mesmo é inspirado no protagonista de Dickens, o que fica claro em seu nome em inglês (Scrooge McDuck). Encontramos também referências e inspirações em obras como Pica-Pau, Shrek, no filme O Expresso Polar, Na HQ Batman: Noel, em um episódio de Doctor Who (intitulado A Christmas Carol), em um episódio do desenho Flintstones que também leva o título da obra em inglês, no filme O Grinch e por aí vai. O legado de Um Conto de Natal é real e inquestionável; uma obra de suma importância para os apreciadores da literatura de alto nível que muito mais do que nos divertir, também nos ensina. Apesar das dificuldades que todos nós enfrentamos esse ano e que enfrentaremos nos anos vindouros, digo de forma sincera que desejo um feliz natal à todos e que Deus abençoe à todos nós!

Alydia 18/10/2020

Por que demorei tanto pra ler esse conto?
Todo mundo deve ter visto, em algum momento, uma adaptação dessa breve obra. Eu, por exemplo, acompanhei em alguns natais "Barbie e a Canção de natal". Na verdade, não é uma adapatação, mas a história se inspira nesse livro de Dickens.
A lição que ele nos traz é apropriada pra qualquer época do ano. Eu amei

henys.silva 28/12/2021

Nostálgico
A versão dessa história que está mais fortemente em minha mente e por mais tempo, é o curta "Um Conto de Natal do Mickey", que põe os personagens do livro na pele dos personagens da Disney e isso me traz recordações de um passado aconchegante. Imagino que a história do avarento que é visitado por três fantasmas e no final muda de atitude, já é conhecido pela maioria, mas mesmo assim, ler esse livro não deixou de ser mágico e trazer nostalgia a mim. A edição da Antofágica vem recheada de ilustrações, além de ser muito bonitinha. Sugiro comprá-lo em uma promoção, pois vale mais a pena ou pegar o e-book por menos de R$ 3,00. Vale a pena.

Dayse.Ariane 17/12/2021

Uma vida, uma chance! É isto!
Primeira obra lida do Charles Dickens, não conhecia o autor, gostei bastante da escrita dele, a história não se torna enfadonha ou arrastada em nenhum momento. Este livro é um clássico mundial, certamente uma leitura indispensável.
Neste conto de Natal é tratada a história de um velho ranzinza e avarento (Ebenezer Scrooge) , que trata todas as pessoas mal. Certo dia , Scrooge recebe uma insperada visita (e bote inesperada nisto!), simplesmente o fantasma do seu ex-sócio (Marley) falecido há 7 anos. Marley tenta alertar Scrooge sobre seu modo de viver e diz para ele que receberá a visita de três Espíritos, a partir daí ocorre o desenvolvimento desta fantástica história, repleta de ensinamentos e reflexões. Vale a pena a leitura! Recomendo para qualquer época do ano.
almeidalewis 18/12/2021minha estante
????? resenha. Eu li e depois minha filha leu ela gostou bastante ?

Dayse.Ariane 18/12/2021minha estante
Obrigada ?. Fico feliz, esta é a intenção, tentar despertar a vontade pela leitura em outras pessoas.?

Monica Quintal 08/05/2023

"Scrooge é um homem avarento, muquirana, miserável e mão de vaca. Para ele, até mesmo o Natal parece um enorme desperdício de tempo e de dinheiro. Em mais uma lastimável noite natalina, o fantasma de seu sócio Marley aparece para assombrá-lo e lhe fazer um alerta: Scrooge será assombrado por três espíritos, que lhe mostrarão seus erros (e as consequências deles) no Natal passado, presente e futuro."

Um daqueles livros que mudam a gente como pessoa. Que história incrível, leve, e cheia de significados. Amei demais a leitura!

"? Exige-se de todo homem ? o Fantasma respondeu ? que o espírito que o habita ande por entre seus semelhantes, viajando a lugares longínquos; se o espírito não evoluir durante a vida, está fadado a fazê-lo depois de sua morte. Ele é condenado a vagar pelo mundo - ah, ai de mim! - e testemunhar coisas das quais não pode mais participar, devendo tê-lo feito enquanto estava na Terra, buscando a própria felicidade.
Mais uma vez o espectro soltou um grito, balançou suas correntes e torceu suas mãos sombrias.
? Você está acorrentado ? disse Scrooge, tremendo. ? Por quê?
? Tenho que usar as correntes que criei em vida ? retrucou o Fantasma. ? Forjei cada elo que as compõe, cada centímetro; enroscando-as em mim e arrastando-as por todo lado por escolha própria. Não reconhece seu padrão?
Scrooge tremia cada vez mais.
? Não consegue identificar ? continuou o Fantasma ? o peso e o comprimento da corrente que você mesmo carrega?"

IGuittis 12/12/2021

Essa história para mim foi uma releitura. O primeiro contato que tive com ela foi há alguns anos e li em inglês. Acredito que na época não consegui absorver tudo o que esse livro tem para nos passar. Hoje, já mais velha, e lendo em português, o que, apesar de perder alguns jogos de palavras do autor, me é muito mais confortável, consegui extrair mais do texto e percebi a grandiosidade da história.
Conhecida por quase todo mundo, devido aos filmes e diversas adaptações, inclusive para desenhos animados, temos a história do rabugento Ebenezer Scrooge, nosso personagem que odeia o Natal, que para ele é só mais uma data em que seu funcionário quer folgar, mas ainda ser pago. Scrooge é visitado pelo fantasma de seu antigo sócio que lhe avisa que ele será visitado por 3 espíritos. O espírito do Natal Passado, o espírito do Natal Presente e o espírito do Natal Por Vir. Em cada visita Scrooge recebe lições sobre o espírito natalino, encaminhando-se para sua redenção.
É muito bem escrito, e essa edição da Antofágica ficou um capricho,

Carine 29/12/2020

Leitura de Um conto de natal
Um livro clássico com uma mensagem profunda e inspiradora.

Ao fazer a leitura de um conto de natal fui devastada com vários questionamentos pessoais. Me vi refletindo sobre generosidade, amor, paz, equilíbrio, o apego aos bens materiais e meu estilo de vida nessa selva do consumismo.

Até que ponto somos egoístas? Nosso comportamento nos condena de alguma forma? O que o dinheiro significa para você? Tem feito boas ações? Tem amado e vivido intensamente? A empatia se perdeu nessa existência digital? O futuro pode ser mudado? Mudanças de atitude são necessárias? Esse livro me fez questionar isso e muito mais!

Foi uma leitura incrível de fim de ano e influenciou muito no meu balanço mental sobre o ano de 2020. E de fato, me sinto transformada e motivada para fazer melhor no ano que se inicia.

O livro nos apresenta tudo de melhor, há uma pitada de divertimento, emoções conflitantes, drama, reflexão e tudo isso numa narrativa envolvente e bem construída. Cheia de descrições profundas que me fizeram me sentir dentro da trama a todo momento.

Um ponto muito favorável que devo acrescentar é que amei as descrições, a escrita do Dickens nos transporta para os cenários descritos, em certos momentos eu quase podia enxergar as paisagens, a escuridão e as pessoas, foi uma leitura muito envolvente.

Foi meu primeiro contato com o autor e devo confessar que irei repetir a dose em 2021.

yvnvitx 16/03/2021

Um Conto de Natal
Devia ter escrito essa resenha antes, já que eu terminei de ler o livro no comecinho do ano, mas eu esqueci. Dito isso, eu insisto em escrever sobre o livro de forma mais compacta, por dois motivos: Primeiro, eu quero que esse livro conte na listinha de livros do ano e depois, por que eu realmente gostei de lê-lo. Porém, pra não ser injusto com o livro e nem cair nas armadilhas da minha memória de merda, eu vou ser breve e passa essencialmente, o que eu lembrei.

É um ótimo livro, tem uma narrativa cativante e gostosinha de ler, tem sabor de animação, me passou uma vibe meio desenho da Disney, apesar de tratar de espíritos e de um velho cuzão.

O que mais me cativou foi ler sobre a significação que o livro faz sobre o natal, coisa que me fez refletir bastante, além de ter me dado vontade de ficar mais próximo da minha família na ocasião, só por isso já valeu o investimento, obrigado por reacender uma fagulha de espírito natalino em mim, Charles Dickens, meu velho.

Jane.FAlix 20/11/2022

Um conto de natal
Minha primeira experiência com Charles Dickens e posso dizer que com toda certeza lerei outros livros dele. Sempre adiando essa leitura rsrsrs.

Com uma escrita simples e fluída, Dickens narra a história de um homem rabugento e avarento que detesta o natal, mas que terá uma oportunidade de mudar.

Apesar de não ser muito fã de histórias natalinas essa é bem diferente, ora divertida ora triste e ora edificante.

Amei!
Jardim de histórias 20/11/2022minha estante
E como está sendo, conhecer o velho Sr.Scrooge?

Matheus 10/12/2022

Entrando no clima natalino...
Livro ?: Um Conto de Natal
Autor ?: Charles Dickens
Faixa etária ?: +10
Nota ?: 5? favoritado
Marcações ?:  21

Eu nunca imaginaria que esse livro pudesse ser tão bom quanto ele realmente foi. "Um Conto de Natal" é um clássico natalino da literatura mundial escrito pelo autor inglês Charles Dickens e que, desde a época que foi escrito, toca os corações dos leitores.

Ebenézer Scrooge é um empreendedor  irritado que vive na sua vida pacata e cinzenta. Seu sócio, Jacob Marley morreu há 7 anos no dia de Natal e isso, somado com várias outras coisas de seu passado, fez com que Scrooge odiasse eternamente o Natal (mesmo ele não sendo o Grinch).

Na véspera de Natal, Scrooge recebe a visita do fantasma do seu falecido sócio que o avisa sobre três espíritos natalinos (passado, presente e futuro) os quais visitarão Scrooge para fazer com que ele enxergue o seus erros. A partir daí, Ebenézer Scrooge começa o seu processo de purificação para se tornar uma pessoa melhor.

Quando comecei esse livro eu não fazia ideia nem mesmo sobre o que ele falava, então nem se passava pela minha cabeça que eu poderia favoritar essa leitura, mas foi o que aconteceu. "Um Conto de Natal" é um livro lindo, com uma escrita poética e que conversa com o leitor, com morais muito necessárias e com um contexto que mudou a época que ele foi escrito, é aquele tipo de livro que você acaba com o coração quentinho.

"E eles diziam que era uma pena brigar no Natal. E era mesmo! Pelo amor de Deus, era mesmo!"

A escrita foi o ponto que eu mais gostei, ela transformou um livro curto num livro muito rico em detalhes que prendem o leitor e que ainda pode fazê-lo chorar. Dentre os três espíritos, o que eu mais gostei (e que mais me tocou) foi o do presente, mas normalmente as pessoas preferem o espírito do futuro.

Se você não leu esse livro essa é uma oportunidade de você fazer isso agora. Estamos em pleno dezembro e uma leitura rápida que dá para ser feita em um dia mesmo não vai atrapalhar nenhum plano. Eu li esse livro para cumprir alguns desafios do Movimento Literário de Advento e posso dizer que não me arrependo nem um pouco da leitura dele, pelo contrário, recomendo a leitura para todo mundo, inclusive os não leitores. Vale super a pena, leiam "Um Conto de Natal" :))

"Estou leve como uma pluma, feliz como um anjo, alegre como um menino . Estou bobo como um bêbado . Feliz Natal para todos! E próspero Ano-Novo para o mundo inteiro! Olá! Opa! Olá!"

Monteiro 23/12/2022

Rápido e agradável
Foi a minha primeira experiência lendo Charles Dickens e também com algo de tema natalino, e posso dizer que gostei bastante. Já conhecia a história por conta daquela adaptação do filme da Barbie, e por isso já tinha certeza que iria gostar.

A escrita do Dickens não é difícil de se ler, não se demora descrevendo minuciosamente cada detalhe, nem se aprofunda falando sobre coisas que não sejam do objetivo da mensagem que a história quer passar. Só fiquei um pouco confusa em relação aos outros personagens, eles aparecem e são descritos de forma muito rápida em diálogos cotidianos que me deixaram perdida.

Não favoritei porque achei que faltou o elemento emocionante, algo que me conectasse com a história. Fora isso, é um excelente livro.
Johnson.Bispo 23/12/2022minha estante
cara, está na minha lista! tentei ler, mas não consegui concluir! vale a pena?

Monteiro 08/02/2023minha estante
Vale sim

Catarina42 09/12/2020

Um gostinho de natal
Adorei o livro e a mensagem que ele passa sobre empatia nao apenas na epoca do natal mas em todas as outras. Um livro curtinho, rapido, com uma historia gostosa e muito envolvente apesar da escrita poetica do autor que pra mim dificultou um pouco a leitura por nao estar acostumada, um otimo ponta pe inicial pra embarcar de vez nas leituras de Dickens.