Um conto de Natal

Um conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Natal

Rildery 18/08/2021

E o Dickens faz tudo
Um conto divertido e com um ensinamento bonito. Essa obra foi a mais fraquinha que eu li do Dickens, mas ela não perde sua grandiosidade. É um conto curto e rápido que pode ser lido em uma sentada. A edição primorosa da Antofágica deu um toque mágico para esse clássico.

Karina 22/12/2020

Clássico atemporal!
Meu primeiro contato com essa história foi por meio dos desenhos da Disney com o tio Patinhas, personagem análogo ao Scrooge do livro, ricaço e sovina, recebe a visita de três fantasmas: o fantasma dos natais passados, o fantasma do natal presente e o fantasma dos natais futuros.

Na infância, esta história me era muito envolvente, prendia minha atenção e eu vivia aqueles sentimentos de forma leve e divertida, própria do mundo infantil.

Ler o livro é uma experiência diferente, tanto pelo momento da minha vida (já que a infância já passou) quanto pela forma com que Dickens narra, que é extremamente encantadora e imersiva.

"Em resumo, eu teria gostado muito de ter a espontaneidade de uma criança e ao mesmo tempo ser adulto para saber o valor daquilo tudo."

"Graças a alguma lei justa e compensatória desta vida, se por um lado a doença e a tristeza são contagiosas, por outro, também não pode haver nada mais irresistivelmente contagioso do que o bom humor e uma gostosa gargalhada."

"Muita gente riu da sua mudança, mas ele deixou que rissem, pois tornara-se sábio o bastante para entender que nunca algo de bom acontece neste mundo sem que alguém encontre nisso motivo de riso e zombaria."

"Como sabia que essas pessoas permaneceriam cegas para a bondade, preferiu vê-la enrugar os olhos em um sorriso de gozação do que vê -las demonstrarem sua enfermidade de uma maneira menos atraente. Seu coração transbordava de felicidade, e isso era o bastante."

veronicarolinaa 31/08/2022

Leitura leve e divertida
Um livro que, além de te fazer refletir e se emocionar, te faz dar muitas gargalhadas e te deixa com o coração quentinho. É um daqueles livros que gostaríamos de esquecer para ler como se fosse a primeira vez :)

Jana 24/12/2021

Um conto de natal para o ano inteiro
Depois de assistir ao filme tantas e tantas vezes, chegou a hora de finalmente ler o livro. E não haveria decisão melhor do que esta.
Em tão poucas páginas, me apeguei aos personagens, temi junto ao Sr. Scrooge a vinda dos espíritos, e assim como ele também repensei certas atitudes e tive a grande vontade de mudar.
Também foi a leitura perfeita para "sentir o espírito de natal" (justo o que eu precisava, considerando o que está acontecendo na minha vida atualmente).

Pequod.3 21/07/2021

Incrível
Na primeira vez que li esta história eu tinha 10 anos e fui surpreendido, hoje com 25 posso dizer que fui arrebatado kkk. Que livro incrível, mais uma vez Charles Dickens me conquistou neste ano e espero que continue assim, tive todos os tipos de sensações possíveis durante esta leitura e só posso só posso agradecer por ter tido a oportunidade de reler um livro tão encantador.??

Mariii 24/12/2020

Um conto de natal
Terminei este conto hoje numa véspera de natal. Foi um conto bem rápido de se ler e com toda a essência dos filmes baseados nesse livro, toda a historia geral permaneceu a mesma, mas isso não impediu do livro ser muito bom e reflexivo diante dessa época. Gostei da escrita e foi um conto que deu aquele quentinho no coração.

leandrobuas 19/08/2021

Continua um clássico! Humano e atual!
Scrooge é um homem avarento, muquirana, miserável e mão de vaca. Para ele, até mesmo o Natal parece um enorme desperdício de tempo e de dinheiro. Em mais uma lastimável noite natalina, o fantasma de seu sócio Marley aparece para assombrá-lo e lhe fazer um alerta: Scrooge será assombrado por três espíritos, que lhe mostrarão seus erros (e as consequências deles) no Natal passado, presente e futuro.

PatrAcia44 18/01/2021

Passado .. Presente .. Futuro ..
Acho que todo mundo devia ler esse livro, e muitas pessoas precisariam receber essas 3 visitas.
Ótimo livro para reflexão, e mudarmos muitas coisas.
Amo o Natal, e sempre quis ter uma família grande com festas assim, mas infelizmente meus pais são separados, e não dão muita importância. Ler um livro assim, aquece meu coração.
Por mais pessoas, que se preocupem mais em fazer o bem, e ficar com a sua família ?

.Ju 26/12/2022

clássico
fiquei com vontade de ler esse livro desde que vi a animação, e que época seria melhor para conhecer essa história?
Amei a escrita e o enredo, e principalmente a "lição de moral".

Lice 04/07/2020

Atemporal
Me imagino lendo esse livro com meus filhos ou sobrinhos no futuro. É sempre bom fazer essas leituras mais leves de vez em quando. Os três espíritos não fazem só com que Scrooge reflita, mas o leitor também.
Amei!!!

Guilherme2290 18/07/2020

meu 1° contato com dickens.
pra mim, não chegou a ser TUDO AQUILO que falam, mas é sim um conto bonito, que aquece o coração, ótimo para dias ruins.

Renan GM 25/12/2020

Uma história feita de maravilhosidades!
Foi muito bom ter tido a oportunidade de ler esse livro. Foi possível observar como é triste uma vida de apenas trabalho e egoísmo.

Esse livro nos ensina muito. Muito mesmo!

Recomendo a leitura e feliz natal.

Vanessa 02/09/2021

Moralizador sem ser maçante.
Um Conto de Natal, publicado pela primeira vez em 1843, conta a história de Ebenezer Scrooge, um senhor amargurado, avarento e solitário que odeia comemorações e demonstrações de afeto.
Scrooge vê o Natal como uma perda de tempo e de dinheiro, não entende como pessoas tão pobres como seu sobrinho Peter e seu funcionário Bob conseguem demonstrar alegria e desejar uns aos outros felicidades naquela data. Um Feliz Natal? Com tamanha pobreza? Para Scrooge isso era impossível!
Até que um dia, nosso infeliz protagonista recebe um visitante fantasmagórico que tem como missão ajudar Scrooge a enxergar a vida de maneira diferente e se tornar um ser humano melhor, enquanto ainda lhe resta tempo...
Sobre minha avaliação dessa obra, ressalto como aspectos positivos, sobretudo, a escrita magnífica de Charles Dickens. Desde o Prefácio, Dickens estabelece uma relação direta com o leitor ao tratá-lo como um amigo próximo, além disso, a leitura é fluida e, apesar de eu não ser fã de histórias moralizadoras não pude deixar de me encantar com essa, pois não busca somente trazer uma moral, mas apresentar os problemas sociais e econômicos daquela sociedade.
Um Conto de Natal é um clássico que vale ser lido independente de religião e em qualquer parte do ano, mas sem dúvidas deve ficar ainda melhor na época das festas de fim de ano. ??
Muito obrigada, Dickens, por ter sido um amigo atencioso durante as páginas desse livro e será um imenso prazer ser assombrada por esses fantasmas tão bonzinhos.

Felipe 17/11/2020

Clássico do Natal
Uma das mais famosas histórias de Natal. Fala sobre um homem muito mesquinho que aprende através de três espíritos a importância da solidariedade.