Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

Mayhara 17/07/2022

Pega o lencinho
Calma, a do lencinho é só porque se você for imaginar de perto a situação, você vai precisar de fato. O livro descreve a história do "pobe" Oliver Twist, alguns fatos pontuais, mas não precisa da caixa de lenços inteira. Só um mesmo.

É o primeiro de Dickens que leio e já gostei da escrita. Deve ser porque na época em que foi publicada foi em forma de folhetim, daí tinha que prender bem a atenção do leitor. Por isso aqueles títulos chamativos dos capítulos que deixa a pessoa curiosa pra saber todos os babados.

Gostei da história, apesar dos pesares que existem. Mostra nada mais que a realidade de muitos daquela época e de hoje em dia até, mesmo que com algumas diferenças da história do pequeno Oliver.

Um capítulo que já chegou me dando uma voadora foi o segundo. Nunca mais vou comer um prato de papa da mesma forma.

Dentre tantos personagens, sobe-e-desce e eita atrás de eita, não vou dizer mais nada pra não dar spoiler.

4* ?

Milena12 12/07/2022

Um menino órfão
Por diversas vezes achei que o Oliver estaria a um passo de uma felicidade e resultava em mais tristeza. Mas, não poderia acabar em outra forma a na ser em alegria.

Foi um livro que me trouxe tristezas principalmente por Nancy, e alegrias por ser revelado para nós a história de Oliver Twist.

Sofia136 11/07/2022

Ler a história de Oliver é realmente muito tocante, porém o que mais me tocou foi ler essa série de acontecimentos, descritos pelo autor como algo que beira o impossível, sabendo que hoje em dia, principalmente no Brasil, não é difícil achar uma história de um menino que nasceu e cresceu sem a mãe e a família e, consequentemente, acabou parando em um lugar sem condições financeiras e emocionais para cuidar, acolher e amar essa criança da forma correta, resultando em um menino que se envolveu com o mundo do crime. Porém, são nos momentos ruins que conseguimos separar o mundo real e a fantasia, e no universo de Oliver Twist, o menino encontra pessoas que o acolhem e o tiram desse mundo tão cruel, porém sabemos que na vida real, provavelmente, esse menino, que cresceu sem apoio e carinho, perdeu a sua vida para o crime.

Sol 62 11/07/2022

O desenlace da história de Oliver Twist, sua origem é, na minha opinião, bastante inverossímil e fantasiosa, todavia isso, nem de longe, mácula o brilho dessa obra.

O autor conversa o tempo todo com o leitor, o colocando a par do desencadear da história e de suas escolhas. É irônico, sarcástico e crítico em relação às leis relacionadas aos pobres.

?Que bela ilustração das ternas leis da Inglaterra! Elas permitem que os pobres durmam!? (27).

Descreve a insalubridade, a miséria e a violência da vida dos excluídos da sociedade - os pobres marginalizados - e a crueldade daqueles responsáveis, teoricamente, pelo bem estar e assistência a essa população.

Por incrível que pareça a bondade nessa história se limita a algumas pessoas ricas.

Daniel 08/07/2022

Bom entretenimento
Charles Dickens como sempre construindo uma história cheia de personagens, tramas e subtramas em capítulos curtos que prendem muito bem a atenção do leitor.

Luccrazy 04/07/2022

Escrita fluida, história intrincada e a chocante realidade?
?racista?
Sempre
Fui atraído por Dickens, em especial pela abordagem de bondade e cuidado com os pobres da Inglaterra vitoriana.
Oliver Twist entrega tudo de Charles Dickens, a realidade social mas também um chocante Dickens que se apresentou a mim com supresa: racista.
Sua visão e tratativa de um personagem como Fagin, o ?judeu? ladrão e maldoso é de deixar sem palavras pelo caráter preconceituoso.
Pra mim ficou um retrogosto difícil de encarar no século XXI. Um clássico com um asterisco enorme.

Thiago662 03/07/2022

"O homem nasce bom e a sociedade o corrompe", Dickens acha que não necessariamente
"Ele é uma criança de natureza nobre e coração quente - disse Rose e enrubesceu - e o Poder que achou conveniente testá-lo além dos seus anos plantou em seu peito afetos e sentimentos que seriam honrosos para muitos seis vezes mais velhos do que ele".

Oliver Twist vai fundo na Inglaterra Vitoriana. O século XIX é a época dos rápidos progressos e da segunda revolução industrial, que gerou uma onda de pobreza e marginalização que são extremamente bem descritas por Dickens. Há um aspecto quase moral e que vai contra a ideia de Rousseau: "os homens nascem bons, mas a sociedade os corrompem". Não com o pobre Oliver, a que todas as desgraças possíveis parecem acometer. Apesar dos pesares floresce um bom menino, que nunca fica puto com a sua realidade por pior que ela seja.

Nessa luta do bem contra o mal, não há como não torcer por Oliver e pela "regeneração" de Nancy, que nada mais é do que fruto do ambiente em que foi criada. A teia de personagens cujos destinos estavam traçados, muitos anos antes da história começar, parece meio forçada e talvez até desnecessária.

Uma boa edição do clube de literatura clássica.

davicr 27/06/2022

Muito bom!
Gosto muito da história do Oliver Twist, e esse livro foi o primeiro livro em inglês que li, consegui entender bastante a história! recomendo para iniciantes!

Thyelle 27/06/2022

...
Esse livro me despertou muitos sentimentos ao longo da leitura. A escrita de Dickens é maravilhosa, o modo como ele pinta o cenário com suas palavras ácidas, críticas e sarcásticas... eu amei! Confesso que tive que parar a leitura algumas vezes, pois o quadro pintado por Dickens das injustiças verossímeis me fez querer fugir da realidade, tratando-se de um livro altamente reflexivo e fascinante, repleto de ironias. Quero ressaltar também o que o autor destaca, o fato do protagonista, o orfão Oliver, conseguir manter sua pureza e essência em um ambiente corrupto. Muito bom!

Duda 24/06/2022

Gosteii do livro!! Muito bem escrito e com personagens bem desenvolvidos!!!
Adorei alguns personagens e odiei outros!! Adorei a leituraa, espero ler mais coisas do Dickens!!

Natália 12/06/2022

Espetacular
Acabei de finalizar esse livro incrível. Oliver Twist foi o primeiro livro que li de Charles Dickens e já quero ler todos do escritor. Esse livro se tornou um dos meus preferidos da vida e confesso que hoje, conforme o final se aproximava, fui enrolando para terminar porque não queria me despedir desse livro rsrs.

Resenha:
Oliver Twist é uma criança órfã criada em um asilo de pobres. Sua mãe morreu logo após dar a luz a ele. Constantemente mal tratado, sofreu as mais diversas agressões e humilhações. As pessoas do asilo que fora criado eram mantidas à base de mingau com água, pois o Estado não se esforçava para sequer dar uma refeição digna às pessoas que ali viviam. Certo dia, após solicitar mais mingau, Oliver foi castigado e obrigado a se tornar aprendiz em uma funerária. Lá, sofreu mais agressões e fugiu. Sem se dar conta, ingressou em uma gangue de ladrões. De coração bondoso e boa índole, Oliver não se deixa abater frente às mais pesadas adversidades.
De narrativa extremamente fluida, com personagens muito bem construídos, o leitor é envolvido em uma trama de grande crítica social.
Afinal, qual será o destino do pequeno Oliver?

Recomendo muito esse livro. Meu arrependimento é ele ter ficado tanto tempo na estante. Realmente, maravilhoso.

isabela 04/06/2022

me surpreendi
meu deus, que livro bom!! a escola pediu pra lermos esse livro, e sinceramente, estava sem expectativa nenhuma, mas a escrita me viciou, tudo nesse livro é perfeito! chorei em alguns momentos, os capítulos são curtos e é um livro muito rápido de se ler, ou seja, perfeito!!

Gii 31/05/2022

De modo geral a história é bem legal, mas tem umas partes do livro que são bem difíceis e confusas para ler. Indicaria para pessoas que já estão acostumadas com esse estilo de leitura um pouco mais "complexa"