Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

ArthurAlves 30/04/2022

Qual será o próximo?
Dickens me surpreendeu. Gostei da narrativa, mesmo tendo muita exposição de cenário e personagens, mas também a interação direta com o leitor o que é interessante.

Em várias notas comentei sobre o sarcasmo, o humor e também a realidade crua apresentada, aqui vou ressaltar como esse romance deixa pontas soltas aqui e ali no decorrer da narrativa, mas que até o final tudo vai se resolvendo de uma forma perfeita, sem deixar a desejar e eu pude compreender só lá pela segunda centena de páginas o que autor realmente estava apresentando. Não, não foi porque é mal feito, ou mal escrito, mas porque é atípico, para mim.

KeityBarros - UniversosDePapel 12/04/2022

Uma linda história. Leve, fluida e emocionante.
O tipo de clássico que fica gravado na mente e no coração por muito tempo.

Reginaldo Pereira 04/04/2022

Guardarei com carinho o pequeno Oliver em minhas memórias!
Apesar de ser meu 5o. Dickens - e de toda a gigantesca admiração que tenho por este autor - confesso que torcia um pouco o nariz para ?Oliver Twist?.
Não sei ao certo porque razão a via como uma obra infantil, um tanto ?menor? que outras obras do autor? mas que bom que eu estava enganado!!!
Oliver Twist conta a triste e sofrida (bota sofrida nisso!!!) história do órfão Oliver, perdido entre as crueldades e maldades da humanidade, lutando contra a sua má sorte, de todas as maneiras para que a luz de sua boa alma não se apague.
E durante todo este tempo, personagens hipócritas, cínicos, ardilosos e brutos tentam destroçar sua pureza e bondade. Enquanto outros generosos, humildes e bondosos cuidam para que sua vitória possa ser alcançada.
Uma obra que nos apresenta como os opostos do ser humano podem contrastar tanto, diante de situações cuja linha entre o bem e o mal é bastante fina.
Oliver Twist não se tornou meu personagem ?dickensiano? preferido, mas com certeza será alguém de que lembrarei com bastante carinho (caso contrário, hei de comer minha própria cabeça!!!!).

Ana Franco 23/03/2022

Vai deixar saudades!!!
Uma história muito bem construída, triste em vários momentos, mas também engraçado em muitos outros (se assim não o for, ?posso engolir minha própria cabeça?) ?
Com personagens que marcam!
Se alguns (como Sikes e sr. Bumble principalmente) te fazem sentir raiva, nojo, desespero, outros poucos nos fazem sentir que ainda existem pessoas boas no mundo!
Nancy e Oliver vão sempre estar no meu coração!!!
Mas confesso que o Sr. Bumble e Noah também ?? pois são personagens muito presentes na vida real! Quem nunca se deparou com qualquer um dos dois na vida??
Reginaldo Pereira 23/03/2022minha estante
Meu amor, só deu ainda mais vontade de lê-lo!!!!! E descobrir quem são esses ?seus amigos?!!!! ??

Diego Rodrigues 09/03/2022

Deliciosamente ácido
Nascido em Portsmouth, Inglaterra, no ano de 1812, Charles Dickens foi um dos maiores escritores da era vitoriana. De origem humilde, mal pôde se dedicar aos estudos e, para ajudar a família que se afundava em dívidas, teve que começar a trabalhar ainda aos doze anos em uma insalubre fábrica de graxa de sapato. Aos 17, começou a cobrir processos jurídicos e a vender suas matérias para impressos locais. Os jornais teriam um papel fundamental em sua carreira. Foi através deles que Dickens publicou o seu primeiro conto, fixou-se como repórter e inaugurou uma série de crônicas sobre Londres. Casou-se em 1836 e passou então a se dedicar inteiramente a carreira de escritor. Mestre do romance e da narrativa curta, publicou obras memoráveis como "Um Conto de Natal", "David Copperfield", "Grandes Esperanças" e muitos outros clássicos que contribuíram para a introdução da crítica social na ficção inglesa. Vítima de um derrame, faleceu em 1870, na sua casa de campo, em Kent.

Publicado originalmente em formato de folhetim entre os anos de 1837 e 1839, "Oliver Twist" é seu segundo romance e, assim como seu antecessor, "As Aventuras do Sr. Pickwick", foi um sucesso imediato. Em 1834, na Inglaterra, havia sido aprovada a Nova Lei dos Pobres, que sufocava a assistência social e incumbia à Igreja Anglicana o dever de ajudar os mais necessitados. A Igreja, por sua vez, jogava os pobres coitados nos chamados workhouses, asilos onde eram explorados e forçados a viver sob condições desumanas. O jovem Oliver Twist é um desses miseráveis. Órfão, foi criado em um asilo e desde pequeno sabe o que é a fome, a violência e a solidão.

O grande desafio do romance em folhetim era prender a atenção do leitor até a publicação do próximo capítulo e Dickens o fazia com maestria. Seus capítulos sempre fecham com grandes ganchos e plot twists, fazendo de seus romances verdadeiros novelões. "Oliver Twist" não é diferente. Embebida de uma escrita altamente sarcástica, a obra é de fácil e rápida leitura, com Dickens fuzilando as instituições e denunciando as injustiças sociais que impregnavam uma Inglaterra recém-industrializada. Removendo o verniz de Londres, o autor escancara o seu lado mais podre, com todos os mendigos esfomeados, prédios decrépitos e os mais vis criminosos. Na figura de personagens caricatos como o sacristão Bumble e o juiz Fang, Dickens denuncia a hipocrisia religiosa, o falso moralismo e toda a corrupção que acontecia nas instituições e na classe aristocrática. Tudo isso faz de "Oliver Twist" um romance extremamente ácido, bem-humorado e gostoso de se ler.

Essa edição integra a coleção "Clássicos da Literatura UNESP", que tem como intuito introduzir novos leitores a clássicos da literatura mundial. São edições simples, mas extremamente bem feitas e agradáveis de manusear durante a leitura. O conteúdo interno faz lembrar bastante aquelas edições da "Abril Cultural", com a diferença que o tamanho da fonte aqui é bem mais agradável. Felizmente, a editora tem resgatado alguns títulos bem interessantes e que vinham sendo negligenciados por aqui, como é o caso do próprio "Oliver Twist".

site: https://discolivro.blogspot.com/

Arthur.Maciel 03/03/2022

Mediano
Bom o livro conta a história do Oliver, que tem uma vida terrível é cruel na Inglaterra, o livro conta principalmente os desafios é os "prazes" da Inglaterra.

Bibi Felix 09/02/2022

tinha esse livro há dois anos, mas só agora peguei ele para ler. não sou muito interessada em clássicos, pela linguagem rebuscada e formal demais. porém em oliver twist a leitura foi bem leve e rápida, e a história me interessou bastante. gostei do desenvolvimento da história e dos personagens e fiquei muito contente pelo oliver ter um final feliz

Maria3427 01/02/2022

Os sofrimentos do jovem Oliver
Esse livro desperta muitos sentimentos ao longo da leitura, mas o principal, para mim, foi raiva. Raiva pelo tanto de injustiça, humilhações e negligência o pobre Oliver Twist passou. Para mim ele figura como um representante, na sua época, de muitos meninos e meninas órfãos, obrigados a uma vida de desgraças e provações devido a extrema pobreza.
Apesar de ter muitos sofrimentos em sua vida, Oliver nos inspira a sermos bons, honestos, humildes e esperançosos. Enquanto o mundo ao seu redor estava completamente corrompido, Oliver se destaca pela meiga inocência infantil. É como um pequeno ponto de luz em meio às trevas.
O livro é muito bem escrito e desenvolvido, só me incomodou um pouco a prolixidade em um capítulo ou outro, nada que afete demasiado a leitura.

Alipio 30/01/2022

Oliver Twist
O romance do escritor inglês Charles Dickens "Oliver Twist" é uma crítica às "benevolentes" Nova Lei dos pobres criada na Inglaterra em 1834 que não amparava dignamente os necessitados. Crianças, idosos(as) e doentes eram explorados(as) com a força de trabalho de forma insalubre em instituições que recebiam para exercerem tais atividades filantrópicas, porém sequer disponibilizava uma alimentação adequada aos internos, tampouco uma gentileza ou um gesto de amor. A obra foi publicada em forma de livro em 1838 ( até então era publicada em fascículos mensais).
"A história tem como protagonista, Oliver Twist, que havendo ficado órfão assim que nasceu, foi criado em um asilo sem receber qualquer carinho. Aos nove anos, já sabe o que é passar fome, sofrer maus tratos e trabalhar arduamente em benefício de seus " protetores". Após ser ofendido, humilhado e espancado na funerária onde morava e trabalhava, decide fugir para Londres tentar a "sorte" e amenizar a agruras que vida lhe proporcionara.
A grande cidade, no entanto, é repleta de perigos, delinquências e aliciamento infantil. Será que Oliver mudará a sua sorte ou a sina lhe acompanhará ?
De forma irônica e sarcástica, Dickens descreve as pervesidadas cometidas por aqueles que deveriam cuidar e proteger os desafortunados:
"(...) Que bela ilustração das benevolentes Leis da Inglaterra! Permitem que os indigentes durmam".
"Uma semana depois de haver cometido a ímpia e profana ofensa de pedir mais ( Oliver tinha pedido mais mingau ao cozinheiro), Oliver continuava preso no quarto escuro e solitário que lhe fora consignado pela sabedoria e pela misericórdia do conselho".

Desigualdade social, miséria e exploração infantil é desnudada de forma explícida em uma sociedade recentemente industrializada, porém desigualitária e gananciosa.
Apesar de Oliver Twist estar sempre cercado de pessoas ruins que arquitetam o seu mal, demonstra bondade, gratidão e resiliência. Trama fascinante, emocionante e instigante. Hiper recomendo ?
???????
Editora Unesp
536 páginas
?????
???????

#

Lawcavill 28/01/2022

Me surpreendeu
Oliver é um garoto que apesar das desgraças, é afortunado. Pense em um menino de sorte.
É triste ver toda a exploração que ocorreu naquela época, muita gente má. As crianças realmente não tinham o que fazer.
Confesso que imaginava pai de Oliver muito rico. Mas o final me surpreendeu bastante.
Amei esse livro ?. Pretendo ler mais do gênero.

Me ajudou muito a esperar na fila do Banco do Bradesco.

Emilyn.Almeida 19/01/2022

O melhor livro do mundo
Sem dúvidas o melhor livro já escrito. Nunca me arrependo de ler Oliver Twist. Foi o livro que me iniciou na leitura e foi uma delícia relê-lo. Indico bastante.

Tiago.Severino 12/01/2022

Charles Dickens
Esse autor é com certeza um dos meus preferidos.
A cada leitura fico a cada dia mais impressionado o quanto me identifico com a sua narrativa.
Oliver Twist, assim como outros clássicos, são vendidos pelo mainstream como um conto infantil, mas está bem longe disso. É um relato vivo da Inglaterra longe do glamour da sociedade burguesa, apesar que é bom enfatizar que o livro termina um pouco melodramático, mas nada que faça a história perder em qualidade.
Recomendo a todo mundo.
E, por sinal, esta é uma excelente tradução.
Só faltou capa dura para valorizar a obra.

San 08/12/2021

Emocionante!
Li Oliver Twist pela primeira vez em uma versão em inglês resumida, relê-lo através de um texto integral e conduzido por quem entende do assunto, consegui muito mais do que antes ficar imersa numa antiga Londres recentemente industrializada, que por vezes me causou um certo embrulho, pela descrição afiada de Dickens e aflita pelos altos e baixo do personagem Oliver, onde em um texto comum, não se obtém todas as narrativas e descrições necessárias. Obrigada @literaturainglesabr pela condução nessa leitura conjunta, e por me fazer ter uma nova visão dessa obra gigante de Charles Dickens. ?
"Devemos ter cuidado com a maneira como tratamos aqueles que vivem ao nosso redor, pois toda morte traz a um pequeno círculo de sobreviventes lembranças de tantas coisas não ditas e não feitas, de tantas coisas esquecidas e tantas outras que poderiam ter sido evitadas! Não há remorso tão profundo quanto aquele que não pode ser remediado; se quisermos nos livrar de suas torturas, que nos lembremos disso a tempo." ?
"- Aquela gente altiva e religiosa teria virado a cara e invocado as chamas do inferno ao me ver como estou hoje à noite...Oh, querida senhorita, por que aqueles que afirmam ser de Deus não são tão gentis e amáveis com nós que somos pobres miseráveis quanto a senhorita, que, tendo juventude, beleza e tudo o que eles perderam, sabe ser humilde em vez de orgulhosa??
- Essa gente de bem, depois de dar com a tristeza do mundo, volta-se com a mesma regularidade para o lado mais sombrio do céu. Entre o muçulmano e o fariseu, confie-me o primeiro!"?