Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

Helenapessoa 05/01/2021

A narrativa de Jane é sempre perfeita mesmo depois de tantos anos.

Lady Susan é uma das histórias menos conhecidas da autora, já que é bem mais curta que seus romances mais famosos.

Lady Susan é uma mulher extremamente manipuladora. Fiquei encantada com a maneira que sua personalidade foi desenvolvida. Assim como toda pessoa manipuladora, no início eu achava que ela era apenas julgada pelas pessoas a sua volta de uma maneira errônea. Mas nem sempre tudo é o que parece.

Uma história muito boa para aqueles que querem ter um primeiro contato com a autora. Eu adorei

Luciana 31/12/2020

3 em 1
3 pequenas histórias: Lady Susan, Os Watson e Sanditon. Lady Susan contada através de cartas.

Laurette 24/12/2020

Livro essencial para os fanáticos por Jane Austen
Minha gente, pense num livro bom e com uma edição perfeita. Neste livro, há romances escritos por Jane Austen quando ela tinha seus 14 anos que, por falar nisso, são hilários kkkkkkkk.
É muito emocionante ver a sua escrita melhorando com os anos. Se me perguntarem qual é o melhor conto, eu responderia Lady Susan. Por quê? Bom, primeiramente é a partir dele que Austen começa a evoluir na sua escrita e nas suas histórias. É um romance emocionante de se ler.
Uma desvantagem deste livro são os romances inacabados. Eu sei que não é culpa de Jane ou de qualquer outra pessoa, mas algumas histórias são ótimas e do nada não tem a continuação kkkkkkk.
Recomendo para todos aqueles já fanáticos por Jane Austen. Boa leitura :)

Nelson 21/12/2020

Resenha
Esse livro tem várias histórias curtas e 2 histórias que não foram finalizadas e claro Lady Susan, que devo dizer é bem diferente das mocinhas dos outros livros, uma forma diferente da autora em retratar uma personagem.

Lendo e Cantarolando 17/12/2020

Mais ou menos
Li outras obras da Jane e confesso que essa não me atraiu tanto. São contos em sua maioria inacabados e com desenvolvimento inconcluso.
Carine 17/12/2020minha estante
Mas é uma coletamos de obras inacabadas mesmo... São obras que a Jane fez apenas o "esboço" quando jovem ou pouco antes de morrer...

Lendo e Cantarolando 18/12/2020minha estante
Sim... Eu sabia que eram inacabados mas quis dizer isso na crítica para quem estiver pensando na leitura já começar consciente

MizukaYoshino 13/12/2020

Achei incrível como desde jovem Austen já tinha o dom de contar histórias de facul entendimento e incríveis astúcia sobre a sociedade em que vivia.
O livro é divertido e ácido, uma pequena amostra do que ela mostraria mais tarde com seus romances.

Lili 10/12/2020

Jane nos surpreendendo!
Neste livros temos uma coletânea de histórias escritas por Jane Austen ainda em sua juventude. Muitas das histórias com o objetivo de entreter e alegrar a própria família, Jane nem conclui com um final fechadinho. A gente ri, se diverte com os exageros e momentos "sem pé nem cabeça", mas fica com um gostinho de "quero mais" ao percebermos finais inacabados, interrompidos do nada!

Outras Histórias são críticas a romances, política e costumes da época. Não fiquei tão presa a este livro, quanto fiquei aos outros de Jane. Algumas histórias são chatinhas, nos desmotivando, mas chegando nas mais bacanas, as mais pro final, a leitura volta a ser prazerosa.

Apesar de serem histórias bem diferentes do que somos acostumados com os romances mais conhecidos de Jane, a autora ainda assim, tem um jeito especial de nos transmitir a mensagem. Sua escrita é de uma inteligência sem tamanho, tornando as obras de grande importância para a literatura.

Bunig 08/12/2020

Processos de Jane Austen
O leitor que se aventurar por essa coletânea de histórias acabadas e inacabadas de Jane Austen não deve ter muitas exigências quanto à primeira parte do material. Uma Austen muito jovem se arriscava a escrever histórias exageradas, as quais estavam em alta no contexto da época.

Apesar disso, as 4 últimas são mais bem encorpadas, com personagens melhores desenvolvidas e é nesse grupo em que se encontra "Lady Susan". Confesso que comprei o livro justamente por causa desta, a qual a muito tempo desejava lê-la. Felizmente não tive minhas expectativas frustradas. Encontrei uma heroína muito diferente das demais, uma mulher manipuladora, que não temia a ninguém, porque sabia que com seu charme conseguiria mudar qualquer ideia que tivessem sobre ela.

Óbvio que nem todos os contos agradarão a todos. Alguns são tão absurdos que se tornam hilários ou então você só perde o interesse, outros são muito lentos e você não consegue enxergar onde a autora quer chegar e há também os que o leitor simplesmente não consegue se conectar com as personagens nem com a situação e acaba sendo uma leitura chata. Entretanto, é claro que há contos que são magníficos, como é o caso de "Os Watsons". Eu fiquei completamente apaixonada por essa história e queria muito que Austen a tivesse finalizado, mas infelizmente tive de me contentar com uma nota editorial contando como a autora pretendia prosseguir.

É um bom livro, não é ótimo, mas é muito bom. Como fã de Jane Austen fiquei feliz por ver como ela começou e pude comparar com suas obras que foram lançadas, inclusive pude perceber algumas ideias que mudaram e outras que permaneceram. Então pra quem gosta eu super recomendo. Ademais, a apresentação de Lenita Maria é ótima e por causa dela eu consegui perceber maiores nuances nas história. Não deixem de ler!

@leiturasdaqueila 07/12/2020

É com muito prazer que venho trazer essa resenha para vocês, pois sou uma fã assumida de Jane Austen! E a @editoramartinclaret preparou uma edição belíssima, que só posso tecer elogios!

"Lady Susan & Outras Histórias" contém as chamadas juvenílias de Jane Austen. São histórias que ela escreveu quando era adolescente, para divertir sua família. Mas também possui duas histórias, infelizmente inacabadas, que a já madura e adulta Jane Austen não teve tempo para concluí-las, devido a sua morte prematura ("Os Watsons" e "Sanditon").

Foi muito divertido passear pela mente juvenil de Austen, esse livro me arrancou tantas risadas. É maravilhoso o sarcasmo da autora, seu bom humor, sua ironia e suas alfinetadas na sociedade hipócrita em que ela vivia.

As primeiras histórias do livro são bem exageradas, algumas sem pé nem cabeça, mas são boas. Jane Austen tinha uma mente muito fértil, ninguém pode negar! Mas as últimas histórias dessa edição só mostram o quanto Austen evoluiu e amadureceu a sua escrita, e trazem sentimentos semelhantes ao que sentimos quando estamos lendo os seus SEIS CONSAGRADOS ROMANCES!

Durante a leitura, a cada história inacabada que eu lia, era uma frustração que eu sentia por não saber o final ("Catharine ou O Caramanchão" e "Os Watsons" que o digam). Pelo menos na história "Os Watsons", a Cassandra Austen, irmã de Jane, deu spoiler de como a história terminaria. Mas quanto a história "Catharine ou o Caramanchão", eu vou ficar eternamente na curiosidade sobre o que aconteceu com Catharine!

Três histórias desse livro eu já havia lido há alguns anos (inclusive resenhado aqui no ig): "Lady Susan", "Amor e Amizade" e "As três irmãs". Mas suas releituras foram prazerosas, principalmente a de Lady Susan, essa víbora manipuladora que só pensava em seus próprios interesses em detrimento de terceiros.

Enfim, os fãs de Austen não podem deixar de ler essas histórias clássicas!!!

site: https://www.instagram.com/leiturasdaqueila

mah 03/12/2020

romance espistolar ardiloso!
se jane austen, alguma vez, se desafiou a escrever um romance fora do comum, essa obra foi com certeza seu maior acerto!

dentro dos moldes da autora, a protagonista é mais uma vez uma criatura peculiar na sociedade inglesa, sendo uma mulher decidida, inteligente e de humor ácido, poderia ser facilmente confundida com lizzy bennet se fossem esses os adjetivos usados em sua descrição. Entretanto, lady susan se assemelha mais a uma vilã em contraste com essas moçinhas engenhosas que protagonizam os livros da autora. Susan é uma mulher mais velha e já viúva, o que já a distoa entre os personagens de jane, normalmente jovens. Para além disso, ela é também extremamente ácida e não mede esforços pra conseguir o que deseja, sendo inescrepulosamente manipuladora, moldando sua personalidade de acordo com o que agradaria cada personagem da sociedade britânica.

o romance é escrito em forma epistológica, o que o confere um ritmo rápido e leve de leitura ? estou apaixonada! engraçado e estimulante, esse livro é perfeito pra quem anseia começar a ler obras da autora! ?

Lud 03/12/2020

Lady Susan e outras histórias, da Jane Austen
Essa edição contém parte da Juvenilia da Jane Austen, ou seja, contos que ela escreveu bem jovem e também alguns romances não finalizados. É possível reconhecer vários elementos de suas famosas histórias. Apesar de algumas não terem uma conclusão e outras serem demasiadas curtas, é um divertido complemento para fãs da Jane Austen.

Carol Poupette 24/11/2020

Lady Susan
Encanta, sempre encantada com a escrita de Jane Austen. Que mulher mais complexa e bem criada essa Lady Susan, que embora pareça velha pra época, na nossa já não parece (30 aos! Há!) . Obra deliciosa, curtinha e cheia de emoções. Nos faz querer ler tudo de uma vez só !

Cristinacob 01/11/2020

Lady Susan
Lady Susan é uma obra epistolar curtinha escrita por uma das mais aclamadas escritora de romance clássico - Jane Austen.
O estilo do romance não é dos meus favoritos, mas, por ser uma obra de Jane Austen e por ter sido publicado 50 anos após sua morte ( há boatos que a própria autora não queria que esse romance chegasse ao público) despertou - me a curiosidade em conhecer também essa obra em que Lady Susan, a protagonista, uma mulher de caráter duvidoso se difere totalmente das demais personagens femeninas tão admiradas da autora, a exemplo de seu romance mais conhecido: Orgulho e preconceito, o qual sou apaixonada.

Lady Susan é uma jovem viúva de 30 anos, tem uma filha que é seu oposto, uma adolescente tímida e submissa. Astuta e manipuladora, ela com seu poder de persuasão consegue envolver seus familiares, amigos e todos que cruzam seu caminho, causando intrigas e fofocas.
Usa sua beleza e demonstra uma falsa fragilidade flertando os rapazes e os manipulando para conseguir o que quiser.

Nessa narrativa, Austen, através dos diálogos dos personagens, aborda explicitamente o adultério, a falsidade, e a maldade numa sociedade que se diz convencional, mas que se revela intimamente de forma sarcástica e irônica.

Maristela 24/10/2020

Lady Susan & outras histórias
Para todos os fãs de Jane Austen como eu, ler os contos e romances de quando ela era ainda muito jovem é um deleite.

Lia Trajano 12/10/2020

Achei bem razoável, quase decepcionante, não recomendo como primeira leitura da autora ( e foi minha primeira), mas ainda pretendo ler Abadia de Northanger