Uma canção de natal

Uma canção de natal Charles Dickens

Resenhas - Canção de Natal

@ceudeleitura 26/12/2022

Acabei a leitura e preciso dizer que amei a história! Já conhecia um pouco por conta de um filme da Barbie, mas ler o livro na íntegra é tudo de bom né non? Dickens nos conduz em uma história emocionante sobre o valor da vida e tratar as pessoas ao nosso redor com empatia. Recomendo demais!

bardo 26/12/2022

A despeito de ser a história de Natal mais conhecida do mundo, ter sido encenada e/ou adaptada nas mais diversas mídias, impressiona a força do texto de Dickens. Por mais que o enredo seja conhecido as imagens criadas tem sua própria beleza, ainda mais quando se entende o pano de fundo por trás da criação da história. Nesse aspecto a breve introdução dessa edição é bastante feliz em nos dar um contexto das intenções do autor para o conto e da importância que adquiriu já em sua estréia e com o passar do tempo.
Pode-se dizer que de certa forma o espírito de Natal é uma criação dickensiana e se por um lado hoje ele nos parece uma mera farsa consumista, não dá para negar que em seus moldes iniciais foi uma tentativa de em alguma medida ajudar os menos favorecidos.
Aliás a crítica de Dickens não se restringe somente aos detentores dos meios de produção como uma leitura superficial do texto pode dar a entender, ao contrário, o apelo à solidariedade e à compaixão se dirige a todos. Também vale ressaltar que ainda que o aspecto mais conhecido da história permeie a questão material, Dickens fala muito mais de uma liberalidade de afetos, de generosidade, que se estende a todos independente de sua condição material. Tal aspecto fica muito nítido no trecho do conto que menciona o espírito do Natal Presente.
O final do conto tem aquele clima dickensiano característico; pra além de ser uma história de Natal, Dickens providencia que pelo menos em suas histórias existam finais se não felizes pelo menos não tão amargos, que contenham algum tipo de significado. Em resumo é uma história que resgata valores hoje não tão em moda e que trás aquele fio de esperança na humanidade, coisa um tanto em baixa em nossos dias.

Bubblegum 26/12/2022

Boas lembranças
Esse livro além de ser um clássico de um autor incrível, é uma história que marcou muito minha infância por conta do filme. Amei ler cada palavrinha desse livro, amei os personagens e as questões que ele propõe no livro.
Esse livro nos faz pensar bastante sobre coisa nas nossas vidas, nas nossas ações e etc.
É um livro sem idade, todos podem ler e tirar uma lição de vida dele.
Simplesmente incrível.
Maria 26/12/2022minha estante
que bom que gostou, o livro parece ser muito reconfortante, e de dar sensação de lugar feliz. Você leu no momento certinho, e amo ver suas resenhas.

Bubblegum 27/12/2022minha estante
obrigada linda ?

Melissa349 26/12/2022

Clássico De Natal.
"Algumas pessoas riam ao vê-lo tão mudado, mas ele deixava que rissem, e não ligava; pois aprendera suficiente para saber que nada no planeta, nada de bom, aconteceu sem que alguns tivessem se aproveitado pra rir no início."

JuNay 26/12/2022

Uma ótima escolha de leitura para a época de Natal. Vem me proporcionando várias reflexões que devem permanecer por mais algum tempo. Tentarei ler novamente no próximo Natal.

Gabms 26/12/2022

Clássico natalino
Não é segredo para ninguém que esse livro é um dos maiores clássicos natalinos da literatura. Dickens revolucionou a forma como o Natal é celebrado, o que é fantástico.

O livro é muito curto, a leitura é super fácil. É um livro que você consegue ler em um final de semana, por exemplo. Embora seja um clássico, a leitura não é cansativa, pelo contrário!

O enredo acho que é de conhecimento geral também: Scrooge é um senhor extremamente rabugento, avarento e solitário. Seu objetivo é acumular riquezas. Não possui amigos, ou familiares próximos. Na véspera de Natal, Scrooge recebe a visita do fantasma de seu ex-sócio, falecido há 8 anos, que o avisa sobre os erros que tem cometido e como pode pagar por isso por toda a eternidade. Após esse acontecimento, Scrooge é visitado por outros três espíritos: Natal passado, Natal presente e Natal futuro. A partir disso, Scrooge passa a refletir sobre o modo como tem vivido, e como tem tratado as pessoas ao seu redor.

É um livro que pode ser lido em qualquer dia do ano, mas acredito que a história se torna ainda mais especial quando lido próximo do Natal.

Sil *_* 25/12/2022

Tenha um FELIZ NATAL! ???
Minha primeira leitura de NATAL concluída, como não tenho muito tempo pra ler, pra mim foi muito especial terminar essa leitura no dia de hj 25/12/22 . Muito gostosinho esse livro e com uma mensagem muito linda! Indico ?, FELIZ NATAL PARA TODOS. ?????
ShiiLadeia 25/12/2022minha estante
Feliz Natal #2022 ?

Aline Araujo 25/12/2022

Melhor leitura natalina
Foi meu primeiro contato com a escrita de Dickens e QUE EXPERIÊNCIA! Adorei a escrita, a narrativa, a passagem de tempo e a personalidade de cada um dos fantasmas.

Dedé ! 25/12/2022

Um conto para todo Natal presente
Essa edição é maravilhosa! A introdução de Sandra Sirangelo já torna o conto mais emocionante quando você descobre mais sobre o contexto em que ele nasceu e os impactos que causou na sociedade da época. A tradução também é muito fiel. E esse prefácio? Coração já fica aquecido.

Eu imaginava algo mais complexo e adulto, mas é um livro bem fácil de entender, tanto o desenrolar quanto a mensagem. Desfecho simples e uma ótima leitura para crianças, de fato, mas tudo foi carregado com a estrutura social que Charles Dickens presenciou.

História criativa, esperançosa e encantadora, acompanhada de uma escrita muito aconchegante. Um ótimo título de cabeceira para passar uma véspera de Natal; não importa como ela esteja sendo, estará um pouco mais bonita depois da aventura do Sr. Scrooge e seus três espíritos natalinos.

Paulinha 25/12/2022

Um conto de natal
Valeu a pena a leitura escolhida como conto de natal.

Mostrando o que realmente importa na vida, bondade, amor e generosidade.

Um exemplo de compaixão. Adorei a leitura.

Rickyo 25/12/2022

adorei a sensação de nostalgia que senti lendo esse livro, ja conhecia a história por ter visto o filme quando criança e por ter participado de uma peça na escola, apesar disso, ler o livro e conhecer o Scrooge mais uma vez foi muito bom e me trouxe um clima natalino ótimo, sem dúvidas vou reler nos próximos natais.

Leituras da Pam 25/12/2022

Uma história que (re)acende o encanto do Natal
Tudo começa com uma visita bastante inusitada, o fantasma de Marley, sócio e amigo do protagonista do livro, o rabugento senhor Scrooge.
Na véspera de Natal, Scrooge vive uma experiência única. Ele recebe a visita de três espíritos: o primeiro deles é o dos Natais passados; o segundo é o Natal presente; e o terceiro é o do futuro.
É assim que ficamos sabendo da vida desse senhor ranzinza e tão desacreditado no Natal. O narrador, que conversa com o leitor e nos dá seus palpites sobre a história, conta como foi a transformação na vida de Scrooge e como ele (re)acendeu o espírito natalino que já há muito estava adormecido dentro dele.
Dickens escreve essa história em um momento no qual as pessoas na sociedade da época não estavam dispostas a se envolver nos encantos e na magia do Natal. A pobreza, o desalento e o desencanto deram lugar a tudo que poderia vir de bom do clima natalino. Ao escrever este livro, Dickens busca resgatar os valores de solidariedade e compaixão tão presentes especialmente nessa época do ano.
Algo que vale destacar nesta edição que li foi a análise escrita pela professora Sandra Sirangelo Maggio. A leitura ganhou um tom ainda mais especial para mim. Das palavras dela, vou deixar aqui o trecho que destaquei, com o qual eu concordo inteiramente:

"Em Uma canção de Natal, as coisas que não são ditas são as que realmente importam."
Agora é assistir a animação deste livro que está disponível na Netflix.
Vocês já leram? Gostaram? E a animação, já assistiram?

luana1648 25/12/2022

estava esperando o natal para ler esse livro. simplesmente adorei a escrita de dickens! preciso ler mais livros dele??????