Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Maria 01/12/2023

A construção da nação portuguesa pós-expansão
Fernando Pessoa, nesse livro de poemas, reconstrói a nação portuguesa a partir do mar e das conquistas marítimas vividas pelo país nos séculos XVI e XVII. O assunto central do livro remete a Os Lusíadas, de Camões, e Pessoa parte do texto camoniano para recorrer às figuras que ele considera centrais para simbolizar um Portugal grande e vencedor, com espírito e personalidade fortes o suficiente para desbravar o desconhecido. O poeta faz referência a um rei que se vestiu de Povo para enfrentar o Gigante Adamastor (figura presente na obra camoniana) e a D. Sebastião, aquele que um dia voltará para dar início ao Quinto Império. Sabemos que, literalmente, é impossível que um rei que viveu há séculos ainda esteja vivo e se preparando para reconquistar sua nação, mas um povo que se vê diante da crise, em queda política e moral, precisa se agarrar à esperança simbólica do sebastianismo e, no fim das contas, da redenção que toda a humanidade anseia viver. Pessoa sabe o que faz. Leiam A Mensagem.

Fran354 01/12/2023

Muito bom, fica melhor quando a gente compreende o contexto histórico.
"Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena" poema Mar português

Borges18 27/11/2023

Um poema mais lindo que o outro
Os Poemas são extremamente profundos, apesar de não ser uma leitora ávida de poemas em geral, gosto muito e ter começa com esse foi uma boa escolha, já que não são todos os poemas abstratos em que o contexto é de extrema importância, apesar de que saber o contexto foi de grande ajuda em relação a essa leitura.

Li rapidinho e não senti extrema dificuldade com a linguagem, gostei de quase todos os poemas.??

Dandara98 26/11/2023

Uma leitura desagradável, mas reveladora
Para quem tá prestando Fuvest, eu diria que é a leitura mais desagradável de toda a lista, pelo menos foi pra mim. Mensagem não foi um livro que me divertiu (e com certeza não era essa a intenção de pessoa) nem agradou. Mas, eu diria que é uma leitura interessante ao considerar o contexto histórico em que ela se insere. Seu tom nacionalista pode incomodar nós brasileiros, mas eu diria que a leitura me revelou muito do estado de Portugal na época e do contexto europeu como um todo.

A linguagem e as referências históricas específicas também não ajudam o vestibulando infeliz, que precisa ficar com o google aberto do lado para entender (ou não) o que o eu lírico quer dizer.

Leria de novo apesar de não gostar do livro.

AnajuVitorino 23/11/2023

Simplesmente, Fernando Pessoa
O maior poeta português e maior poeta de língua portuguesa com todos os movitos. Pessoa ilustra todos os sentimentos que sinto e não sei falar. Torna palpável tudo aquilo que está somente na alma. O que Fernando Pessoa disse pra Walt digo agora: E conforme tu sentistes tudo, eu sinto tudo e andamos de mãos dadas. Obrigada por tanto! Minha alma está em todas as suas linhas.

Amanda.Andrade 22/11/2023

Nossa o q foi isso
Q isso q livro ruim kkkk o homem só falou de Portugal como se fosse a epitome do lugar perfeito. Espero q os outros livros dele sejam melhores pq esse aqui deixou mto a desejar
Dandara98 26/11/2023minha estante
completamente o oposto disso, porque pessoa realça durante todo o livro o estado de decadência sob o qual se encontra portugal, uma vez tão grandioso. e o tom de valorizar portugal é totalmente previsível se você considerar o contexto histórico de ascensão dos nacionalismos do final do século XIX - início do século XX?

Felipinho 18/11/2023

Em Mensagem, Pessoa traduz os sintomas do decadentismo luso por intermédio de uma poesia teosófica, por vezes desesperada. Anuncia o poeta a urgência de mudança, de transformação ante ao contexto do salazarismo e do "nevoeiro" em que se via a outrora grande nação.
Essa ânsia pelo Quinto Império, aliadas a uma recontextualização do sebastiniasmo, moldando-o em um caráter racional, parece tentar alcançar o númeno kantiano - devidamente adaptado a Portugal - o que, pela incessante angústia e desconforto advindas da inoperância coletiva (uma vez se almeja a intangibilidade em uma paradoxa concretude), configura uma crise no eu lírico polifônico da obra.
Felipinho 18/11/2023minha estante
dito isso, devolvam nosso ouro porra

Mari 18/11/2023

Mensagem
Entendi e não entendi muita coisa sinto que meu cérebro é uma gelatina, mas talvez seja pq eu li ele muito rápido e não dá pra fazer isso aqui com essas palavras diferentes e mil e uma referências.

Talvez algum dia eu leia de novo, mas muito provável que não ?

Kenny G 15/11/2023

Tendi foi nadakkkkkkk
Não consegui compreender a obra em uma primeira leitura, me faltou inteligência. Talvez fique mais fácil após pesquisar sobre o livro e os assuntos aos quais o autor faz referência em seus poemas.

laurafinottiiii 08/11/2023

Livro 3 fuvest
Simplesmente surpresa com o quanto eu gostei dessa coleção. Não sou muito fã de poemas, mas eu adorei a escrita do Fernando Pessoa e, como uma boa amante de História, é extremamente satisfatório ler eles e interligar com os acontecimentos mundiais que ele relata. Foi muito gostoso e rápido de ler, recomendo muito!

maryfirst4 08/11/2023

Tive que ler esse pra fuvest, mas se n fosse uma leitura obrigatória de vestibular, eu com certeza nunca pegaria pra ler.
esse homem enaltecendo portugal em quase metade das poesias desse livro é sacanagem?

Julia 07/11/2023

Laudo médico: português
Ler um livro pra vestibular já não é uma das coisas mais agradáveis... E quando o livro é um monte de poesia puxando saco de Portugal e fazendo comparação no mínimo pretensiosa dos portugueses com algo praticamente divino, a leitura se torna uma experiência insuportável.

Gustavo Casemiro 07/11/2023

Sensibilidade em palavras.
Este foi primeiro livro poemas e posso dizer que comecei bem, apesar de curto o livro, seus poemas são deliciosos e de fácil compreensão, nada arcaico, bem palatavel, recomendo.

Jubs Bastos 04/11/2023

Genial
Bem, acabei esse livro em dois dias, porém é um daqueles livros que em "uma sentada" você já acaba. Mas realmente é necessário parar para absorver e entender a genialidade de Fernando Pessoa. Esse livro é seu único livro lançado em vida e é uma coletânea de poemas que remontam a história de Portugal desde sua antiguidade até sua contemporaneidade. Esse livro é um daqueles que algumas mensagens marcam a vida, frases que podem ser levadas. Também é o lar da ilustre frase "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena" é incrível saber o contexto dessa frase e ainda não sei se ela perdeu um pouco de sentido para mim ou ganhou ainda mais peso conhecendo seu lar. Acho incrível essa visão de Pessoa sobre sua terra, esperava que tivesse mais referência ao Brasil. No final, classifiquei com 3,0?, já que não me marcou tanto como outros livros, talvez seja pelo fato de não ser sobre o meu país.

Suzy 02/11/2023

É interessante
Eu li a obra para uma aula da faculdade e achei ela sinistramente divertida. Fala sobre Portugal como nação, abordando um pouco da origem e da relação com o mar/oceano e etc, as temáticas são tratadas de um modo bem e tocante, gostei bastante. Contudo, como eu li muito rapidamente não pude apreciar, por isso pretendo ler ela novamente.