Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Hellen.Lily 31/10/2023

Referências
Eu amo Pessoa, lógico que não tenho o conhecimento que gostaria sobre a vida, intenções e obras do autor e talvez nunca chegue lá, mas amo essa obra e odeio a insistência nos assuntos religiosos, mas é uma obra cheia de referências históricas de Portugal, mesmo sendo poesia trás um enriquecimento interessantíssimo!!

Talvez seja um pouco chato mas aí depende do seu interesse, a melhor opção é ir pesquisando sobre coisinhas que fecham o quebra cabeça pra interpretação de alguns poemas e escritos de Pessoa.

Bele 29/10/2023

Livro complicado, mas que passa muito conhecimento sobre Portugal. No entanto, para compreender a obra por completo é necessário que se tenha um estudo prévio do contexto do livro. Sendo assim, terei que estudar mais sobre a obra para poder compreender melhor.

JAlia372 28/10/2023

Em Portugual é bom
Se eu fosse de Portugal a leitura seria mais interessante, o autor tem uma escrita única mas esse livro é meio cansativo na repetição sobre Deus e Portugual para quem não se identifica ou se interessa pelo assunto.
Apesar disso, a escrita do autor nos faz querer ler seus outros livros.

GabrielJosende 26/10/2023

Dadas as proporções de Fernando Pessoa, esperava muito mais
Quando se fala em Fernando Pessoa se fala de um dos maiores poetas da língua portuguesa. Admito que esperava muito mais desse livro. Mas ainda não li os heterônimos, ouvi dizer que são melhores. Longe de mim julgar um dos maiores autores da nossa história, mas talvez justamente essa posição dele que atraia isso.

Italo 25/10/2023

Esse livro eh TAO ruim que eu esqueci ate de postar a resenha dessa bomba aqui. meu deus ninguem merece nao mano chato pra 🤬 #$%!&

Samira134 23/10/2023

Pessoa Fernando
Não sei bem resenhar sobre esse tipo de livro, porque é mais leitura pra vestibular, porém eu gostei, achei interessante em algumas partes e é? perdão por não saber apreciar os clássicos da literatura brasileira, vou melhorar

Jimsalabin 21/10/2023

???
Assim.... é complicado falar sobre.
Eu comprei este livro pela necessidade que me pesa de ler clássicos e em específico as obras do Pessoa.
Mas o que percebo é que, sendo um ótimo conceito para clássicos, cada obra tem várias camadas e não apresenta apenas uma história mas também um vasto conhecimento sobre determinado assunto.
E para o leitor absorver tudo o que o livro/autor apresenta é necessário um conhecimento/estudo prévio
O qual eu nao tenho rsrs
Enfim, eu aposto que o livro é tremendo como qualquer obra do Fernando Pessoa, mas eu provavelmente absorvi apenas miseras migalhas do todo.
Do que eu entendi a obra conta a história de Portugal em lindos poemas, divididos e categorizados pelas partes do brasão portugues.
A obra em si é uma mensagem direta a Portugal e sua população que segundo a visão de Pessoa se encontrava em um mau momento
Ele conta a história cronologicamente citando nomes importantes e suas décadas, na qual, utiliza da poesia de uma forma que me lembra um pouco da escrita de Gonçalves Dias.
Como uma estudante brasileira gostei muito da parte das navegações pelo que vi na escola e me entristece saber que tal obra não é bem aproveitada nas escolas assim como a história de Portugal em geral.

Thamis 16/10/2023

É um livro de poesia super curtinho que dá pra perceber algumas frases icônicas do autor
As poesias são bonitas e falam sobre Portugal em diversas esferas

Andreas.Caycedo 13/10/2023

Fuvest, ai ai
Nada contra poesia. A história por trás é até interessante, mas acho que teria me pegado mais se eu fosse de Portugal

bia 13/10/2023

Livro todo exaltando os feitos de Portugal e eu como bela brasileira não ligo nenhum pouco. Mas a estrutura e escrita de Pessoa é absurdo de genial!

mariana1335 12/10/2023

Interessante
Busca e explora aspectos históricos de forma interessante e se bem estudada a leitura com certeza vai ser muito útil e vai trazer muito conhecimento.

Anyta 11/10/2023

é, seila , obviamente é bom mas nhe
Assim dá pra entender o porquê é tão falado e tals mas é bem NHE e se não fosse a fuvest não leria não (até pq só Portugal incrível, Portugal aquilo, esse tipo de coisa)

Myla 09/10/2023

?Tudo vale a pena quando a alma não é pequena?

Um livro rápido e exemplar do grande Fernando Pessoa.

Alice 08/10/2023

História e história
Boas poesias, mas eu recomendo que pesquisem e vejam um pouco da história de Portugal antes de lê-las. Esperava algo mais romântico desse livro, mas em geral, boas poesias.

Mariana.Ortiz 05/10/2023

Uma obra de arte
A delicadeza e inteligência desse livro é maravilhoso, recomendo procurar antes o nome dos personagens que aparecem nos livros, já que eles são históricos, sem isso ia ficar perdida, mas amei pela profundidade