O mestre e Margarida

O mestre e Margarida Mikhail Bulgakov

Resenhas - O Mestre e Margarida

elolive 19/02/2023

Hum
Dei essa nota tão alta pra ser justa, pq a história é muito boa e muito interessante.
Porém me senti perdida em algumas partes da história, acabei o livro com um sentimento de que não aproveitei bem as mensagens e sensações que o autor queria passar. Acho que vai rolar uma releitura no futuro.

Danilo 15/02/2023

Crítica ao governo comunista stalinista
Eu criei bastante expectativa na leitura desse livro, mas é daquele livro que é mais legal quando alguém começa a mencionar as referências dele. Vou precisar fazer uma releitura daqui a alguns anos e ler outras obras para entender a mensagem do autor.
A leitira é leve e muito prazerosa, aconselho a leitura. Vale lembrar que esse livro serviu como inspiração para a música Sympathy for the devil do Stones.

Rfgaugustin 25/01/2023

"Manuscritos não ardem"

Clássico russo moderno

3 tramas que se cruzam:
1. a visita do diabo a Moscou para organizar um baile e as consequências dessa visita para a população;
2. O livro dentro do livro: uma versão do dia da crucificação de Jesus, a relação com Matheus e Pilatos - e a compreensão que essa narrativa compõe o livro escrito pelo mestre. Será narrativa ou realidade histórica?
3. O romance do Mestre e da Margarida e tudo que ela faz em prol do amado, inclusive um pacto com o diabo.

Interessante perceber as paródias, sátiras e críticas à sociedade soviética, ao meio de vida, crenças, assim como ao meio artístico e literato.

É bem interessante, mas precisei de apoio de outras resenhas para pegar as referências, a relação com a biografia do autor e entender melhor o enredo.

Marcelo 23/01/2023

O Mestre e Margarida. Nota 9/10.
Excelente! Uma leitura divertida e cheia de ironia. Satanás chega a Moscou e os acontecimentos mais surreais se desenrolam.

Isabel 20/01/2023

Espetacular!
Livro maravilhoso e muito divertido.
Uma leitura gostosa e bem rápida.
Satanás decide visitar Moscou com sua corja, imaginem o que vai acontecer. Rsrsrs.

Gabriela 13/01/2023

Muito divertido
Não sou grande conhecedora da história russa, da bíblia, do regime comunista ou do estilo de vida que os russos levavam nos anos 20/30. E ainda assim, sendo do grupo dos leigos, eu gostei muito dessa história. Fico imaginando que incrível deve ser pra quem entende as minúcias.

Acompanhamos satã numa visita à Moscou, curioso pra explorar essa cidade, amorzinho de Stalin, em um país que se dizia dono de um regime capaz de mudar a natureza humana (para melhor). O ser humano não mais seria mesquinho, violento, mentiroso, enganador. FALHO ENGANO hahahah
Essas promessas LOUCAS do regime comunista me fazem rir. Uma sociedade em que todo mundo preza a divisão igualitária, a vida em comunidade, a população em primeiro lugar. Que grande ppiada
Pois lá vai o Bulgakov zoar esse rolê do início ao fim, levando o próprio diabo pra comprovar que as pessoas não mudaram coisa nenhuma.

O Woland (diabo) é muito interessante. Ele toca o terror em Moscow, deixando uns sem cabeça, outros mortos, e uns esquizofrênicos. No geral, faz todo mundo questionar a própria sanidade. E por outro lado, é completamente cortes com a Margarida.
O séquito (Koroviev, Azazello, Behemoth e Hella) é muito divertido e gostoso de acompanhar. Koroviev é meu favorito. Behemoth - o gato - foi o que menos gostei, que foi feito para ser engraçado, e talvez por isso eu não consegui me divertir tanto com ele.
O mestre, sinceramente, não me surpreendeu muito. O foco mesmo é na Margarida. Uma personagem muito forte, muito bem escrita, com motivações críveis.

Enfim, eu recomendo pra todo mundo que goste de literatura russa. Eu quero ter algumas leituras de apoio, estudar um pouco, e reler esse livro um dia. Tenho certeza que vou curtir ainda mais.

*Spoiler*
Existe cena mais linda, mais graciosa, mais gostosa de ler do que o final deles dois? A morte nunca foi um presente tão generoso, e vindo do próprio satã. Fiquei impressionada.

Alana 28/12/2022

"Fui degolado por um bonde no Patriarca. Funeral sexta,venha
olha, certamente inesquecível. foi a companhia perfeita pro mês de dezembro, tanto que já to com saudades. inteligente, satírico e todo rabiscado

Rosangela Max 27/11/2022

A faceta cômica da literatura russa.
A historia é sobre uma aventura maluca que que se inicia com Ivan Nikoláievitch e passa para outros tantos personagens.
Maluca também é a maneira que o autor escolheu contar esta história em forma de sátira, misturando vários elementos como espiritualidade, misticismo, arte.
O resultado disso tudo é confuso, mas divertido. Em alguns momentos, me lembrou ?Alice no país das maravilhas?.
O Mestre e a Margarida demoraram para aparecer e gostei que, embora eles são citados no título do livro, o protagonismo da história é bem distribuído entre os outros personagens.
Não é o tipo de história que me agrada, mas foi interessante ler.
Recomendo a leitura.
Juliana 29/11/2022minha estante
É um dos meus favoritos

Marlene Koch 22/01/2023minha estante
Este livro me chamou a atenção porque foi citado na página 407 no livro CRIANÇAS DE GROZNI de Asne Seierstad. Onde Asne menciona "...... me ajeitei da beliche (do trem) para ler. Trouxera uma edição surrada de O Mestre e Margarita. O professor mais velho levantou-se para sair. _ Fantástico. É fantástico - disse - Li-o cinco vezes. É o livro mais bonito que conheço. Imagine, o professor e eu tínhamos o mesmo livro favorito. "

Jardim de histórias 17/11/2022

Pleased to meet you Hope you guess my name
Ao se apresentar, o diabo diz: sou parte da energia que sempre o mal pretende e o bem cria.

O que para muitos, se trata da reelaboração da obra de Goethe (Fausto), para outros é uma fantástica história crítica, escrita entre 1928 a 1940. Porém, lançada somente em 1973. Uma sátira considerada pela crítica como anti-soviética, analisando pelo ponto de vista pós Revolução Russa. Portanto, a obra será em grande parte inserida no contexto político, social e cultural da época, fazendo com que a condução narrativa ganhe muita força.
Encontramos diálogos muito bem estruturados, críticas sociais, bizarrices, pactos fáusticos, um diabo icônico e sua comitiva que conta com um gato com dimensões enormes que caminha sob as patas traseiras, bebe  whisky e se chama Behemoth.
"Venha comigo leitor! Quem lhe disse que não há no mundo amor verdadeiro, fiel e eterno? Que cortem a infame língua desse mentiroso! Venha comigo meu leitor, apenas comigo, e lhe mostrarei tal amor!" (Trecho do livro)
Assim, Bulgakov introduz uma das personagem mais importante da literatura Russa, sim, se trata dela, Margarida Nikoláievna. Assim como o Mestre da história é considerado o alter-ego de Bulgakov, principalmente pelo seu desgosto com a censura, o que também acontece na história, a Margarida, foi totalmente inspirada em sua esposa Elena S. Bulgakova, uma personagem primorosa que tem um protagonismo indeclinável nessa história.
O curioso, que assim como muitas obras que mencionam o diabo e suas peripécias, elas também nos dão a oportunidade de refletir sobre o nosso pensamento livre coletivo e o pensamento individual, não seríamos nós, os portadores do bem e do mal? E a idéia do diabo, apenas um facilitador com a prerrogativa de subdividir nossos estados comportamentais, por exemplo, sendo eu o responsável por minhas virtudes e o diabo detentor dos desacertos?
A narrativa é tão criativa que o próprio diabo, ele mesmo ao ler essa obra, imaginou: "Bulgakov por que eu não pensei nisso"...

Boa leitura! Apreciem essa leitura Incrível a sem moderação! A tradução está excelente!

Julio.Cesar 28/10/2022

?Os manuscritos não ardem?
Bulgákov certamente leva a subversão ao seu limiar quando escreve ?O Mestre e Margarida?. Assim como acontece nos bastidores de muitos clássicos da literatura russa, a história que abrange os anos de escrita, reescrita, publicações e censura deste romance é tão insana e bizarra quanto a própria trama.

É evidente o quanto o autor herdou maneirismos e traços de seu conterrâneo Gógol, tanto no tom cômico e sarcástico quanto no apego pelo fantástico. Numa Rússia Stalinista, onde a classe artística volta sua produção para o Realismo Soviético, Bulgákov se entrega sem medo ao surrealismo e tece um espetáculo satírico que não mede afrontas a quaisquer setores da sociedade que constituía a Rússia da década de 20. Além de externalizar os sintomas sociais e culturais da Rússia stalinista, Mikhail também faz do romance um espelho da sua vida, trazendo à tona não somente seus anseios enquanto artista e persona non grata dentro do circuito literário, quanto aludindo os momentos de seu casamento por meio do romance vivido entre as personagens que dão nome ao livro.

Num romance que mescla três narrativas, somos apresentados à chegada do Diabo e seu séquito a uma Moscou moderna, embebida pelo ceticismo e cada vez mais distante dos princípios que regiam a Rússia cristã do Século XIX. Na forma de mágico e promovendo um espetáculo que trará grandes abalos à normalidade da cidade de Moscou, Woland (alcunha usada pelo Diabo) passa a representar um caráter revelador e um tanto quanto oposto ao conceito diabólico comum à figura bíblica, que como bem sabemos é conhecida por ser o ?Pai da Mentira?. Aqui o demônio é aquele que traz o caos, a perturbação e a transgressão com o propósito de desnudar verdades, apontar as hipocrisias, imposturas e o que há de pior no coração do ser humano tido como cordial e ?cidadão de bem?.

Em paralelo às arruaças causadas pelo demônio e seus acompanhantes, Bulgákov narra a história de Pilatos, uma versão muito curiosa do que ?realmente aconteceu? nos dias que precederam a crucificação de Cristo. Esta história é escrita pelo Mestre, um poeta que é rechaçado pela imprensa e por seus iguais após ter seu romance divulgado [semelhantemente ao ocorrido com Bulgákov enquanto escrevia o Mestre e Margarida inúmeras vezes], enquanto segue sendo admirado por Margarida, uma personagem extraordinária e central para a segunda parte do romance que terá seu destino cruzado com o do próprio Diabo quando menos esperar.

Embora a miscelânea de Bulgákov tenha me deixado perdido em certos momentos, todo o caos e confusão que guiam a narrativa são mais essenciais para sintetizar o momento da vida do autor e a situação política em que os artistas que se opunham ao governo se encontravam. Vale ressaltar que Stálin assistiu às peças de Bulgákov várias vezes e expressava admiração por seu trabalho, porém os rumos que a vida e obra tomaram foram responsáveis por diversos episódios de censura e perseguição, sempre rebatidos com humor, sarcasmo e transgressão.

De certo modo, sinto como se tivesse chegado ao Mestre e Margarida mais cedo que deveria. É complicado aplicar julgamento ao tempo das coisas, pois não duvido que as coisas aconteçam no tempo em que devem acontecer. Mas de qualquer maneira, essa sensação me traz empolgação para uma breve releitura dessa obra, se possível, num dia em que eu já tenha lido Fausto e outras obras que também lidam com a questão do pacto fáustico.

Nádia 18/10/2022

Foi o livro com mais loucuras que eu já li. As confusões que o demônio cria em Moscou chegam a ser surrealistas. Cheguei a ficar confusa em alguns momentos, mas me diverti bastante enquanto lia. Com certeza valeu mesmo a pena a leitura.

@buenos_livros 17/10/2022

O Mestre e Margarida - Mikhail Bulgakov
"Pois quantas vezes eu disse ao senhor que o erro é menosprezar o significado dos olhos humanos? Entenda, a língua pode esconder a verdade, mas os olhos, nunca! Uma pergunta inesperada pode fazê-lo estremecer, mas, em um segundo, o senhor domina a situação e já sabe o que dizer. Nenhuma ruga em seu rosto se move. Porém, a verdade do fundo da alma, perturbada pela pergunta, salta num instante para os olhos e pronto, está tudo acabado!"
. 76/2022
. O Mestre e Margarida
. Mikhail Bulgakov ??/??
. Tradução: Zoia Prestes
. Romance | 586p. | e-Book
. @editora_alfaguara
. Este é um livro sobre o qual é difícil formar uma opinião. Tem passagens absolutamente brilhantes, com profundidade e humor, e outras que para mim foram inteligíveis. Ao narrar a passagem do diabo e seu séquito por Moscou, manipulando e levando seus interlocutores a loucura, Bulgakov intercala outras histórias como a do mestre e a Margarida e o romance de Poncio Pilatos, escrito pelo mestre. São muitos nomes (russos), muitas transições de cenário, algumas mágicas, outras surrealistas, o que torna o livro bastante único. Ao fim, gostei da leitura, mas imagino que não vá agradar a todos, principalmente aos que preferem o realismo e histórias lineares. É preciso estar aberto e se entregar aos personagens e a originalidade da narrativa.
. ??????+?

Andre 17/10/2022

Resenha O Mestre e Margarida
Escrevo essa resenha escutando a música ?Pilate? do Pearl Jam, que foi baseada nessa obra-prima chamada ?O Mestre e Margarida?. Assim como no refrão, também tenho um cachorro, mas eu o chamo de IMAGINAÇÃO, ?Como Pilatos, eu tenho um cachorro, obedece, ouve, beija e ama?, e ele foi muito afagado enquanto lia essa obra-prima de Mikhael Bulgákov.
O livro trabalha em cima de três histórias que se entrelaçam: O Diabo e seu séquito; Mestre e Margarida; Pilatos. Quando, no entanto, se estuda as condições que o escritor estava, é perceptível que tem uma quarta história nas entrelinhas. Ela aborda de forma metafórica as críticas e as insatisfações que Bulgákov tinha sobre o regime soviético.
O caos da obra com certeza pega de surpresa alguns leitores que estão acostumados com uma linha retilínea nas histórias. Eu, no entanto, fiquei entusiasmado com toda a balbúrdia e comicidade dessa produção, além de que me fez refletir sobre valores sociais, morais e religiosos. Pra finalizar, ela foi baseada no Fausto de Goethe, o que demonstra toda a argúcia e genialidade desse escritor Russo.

Erika 28/09/2022

MANUSCRITO NAO ARDEM
O mestre e Margarida, no início e meio confuso talvez pelos nomes, mais depois vc consegue se achar e entender melhor ou um pouco melhor o que o autor quis passar, a segunda parte é a melhor.

João Gabriel 27/09/2022

As vezes parece que não vamos a lugar nenhum
Sou um grande entusiasta do surrealismo. Essas histórias que distorcem a realidade cotidiana ao seu limite sempre me chamam muito a atenção e esse texto de Bulgákov não foi diferente, a possibilididade de imaginar o diabo se divertindo em Moscou foi muito divertida. Mas aos poucos eu senti que a história foi se arrastando por muito tempo, trazendo um sentimento que não acabaria nunca mais. Comecei a leitura entusiasmado e terminei cansado.