Como ficar podre de rico na Ásia emergente

Como ficar podre de rico na Ásia emergente Mohsin Hamid

Resenhas - Como Ficar Podre de Rico na Ásia Emergente

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carol.Sartor 29/04/2023minha estante
Amei a resenha, mas daí tu deu 2,5 então não foi tão legal assim?

Mariinaisabel 01/05/2023minha estante
A escala só tem 5 estrelas. Ele está na média. Eu gostei do livros, mas provavelmente não compraria se não fosse enviado pela TAG.
Gostei pela surpresa e pela proposta diferente, porém não é algo que mudou minha vida.

thaielvira 02/05/2023minha estante
Poxa vida, podia avisar que sua resenha tem spoiler mas ???

Natalie.Coppola 12/04/2023

O começo fluiu bem, pq o livro dá sempre a sensação de "agora acho que começa a ficar bom" mas não fica, e ai da metade pra frente foi difícil seguir a leitura. Achei criativa a proposta de contar a história em formato de auto ajuda, mas para mim não funcionou, eu detesto esse tipo de livro e detesto narração em segunda pessoa. Para mim esse livro não funcionou.
Nana Leffler 27/04/2023minha estante
Esse livro tá sendo um martírio pra mim. A narração em 2° pessoa não cola, satirizar livros de auto ajuda com um assunto tão sério quanto as mazelas do povo não dá e ainda se vc faz uma crítica ao livro no app da TAG, vc é massacrado. Afffff!!!!

Natalie.Coppola 28/04/2023minha estante
Olha eu nem uso esse aplicativo por isso, e a Tag mandou várias bombas ano passado, espero q esse ano melhore

Denis 10/07/2015

a leitura de "Como Ficar Podre de Rico na Ásia", logo nas primeiras páginas, me remeteu a uma letra dos Titãs que diz "miséria é miséria em qualquer canto; riquezas são diferenças". A trajetória do personagem central assemelha-se à trajetória e realidade social de qualquer garoto da zona rural brasileira em busca de uma vida mais digna. Aliás, pea leitura deste livro ficamos com a quase certeza, dada as similaridades, que as realidades de países em desenvolvimento no capitalismo globalizado são semelhantes.

Uma boa oportunidade de nos enxergarmos a partir de um país situado no outro lado do mundo. Vale a leitura.

Valério 08/03/2018

Narrativa diferente e agradável
O autor foi muito feliz em sua criatividade narrativa. Logo no início do livro, diz tratar-se de um livro de auto ajuda e disserta sobre como quase toda a literatura por fim é auto ajuda.
Um livro para ajudar a ficar podre de rico na ásia emergente. Mas, na verdade, trata-se apenas da história da vida de um personagem. Seu nome? Não há. Nenhum personagem desse livro tem nome (tudo bem, Saramago já teve essa ideia antes. Mas aqui, ela é usada de modo diferente). O autor trata o personagem principal como se fosse o leitor.
"Quando você nasceu, foi o terceiro de três filhos". "Você então entrou na escola".
É narrada a vida, do início ao fim, do personagem principal (você) .
Cada capítulo traz uma das 12 regras para ficar rico. Como estudar. E então neste capítulo, narra como "você" foi o único dos filhos que conseguiu se manter na escola, já que a irmã mais velha foi destinada ao casamento e o irmão mais velho teve que trabalhar para ajudar nas despesas da casa.
Outro capítulo diz que deve ter seu próprio negócio. E então, narra como "você" abriu a sua própria empresa engarrafadora de água.
O capítulo que diz que para ficar podre de rico na Ásia emergente, narra como "você" se apaixonou por outro personagem sem nome, a "menina bonita".
A história é cativante. E soa bem real.
Um livro muito agradável de se ler. Surpreendente e bem escrito.
Leitura gratificante e com um bonito final.

Ediany 04/04/2023

Diferente
O formato diferenciado lembra um pouco o Afirma Pereira, também com um formato diferente que dá uma cadência interessante para a estória.
Cativante.

OssosDePapel - Instagram 04/04/2023

Não se engane com o título. O livro é uma mistura de A morte de Ivan Ilitch com O amor nos tempos do cólera. Maravilhoso!

samscunha 05/04/2023

Surpreendente
Antes de ler já estava dando nota 0 para esse livro, mas ele me surpreendeu muito positivamente. É uma sátira a livros de autoajuda mas com um toque mais íntimo pois acompanhamos toda a vida de um único personagem (claro, com saltos enormes de tempo). Me arrependi de ter lido tão rápido, talvez aproveitasse melhor a leitura se tivesse diminuído o ritmo.

Luquinhas 05/04/2023

Autoajuda (só que não)
Mascarado como um livro de autoajuda, esse livro se propõe a exatamente isso: ajudar o leitor. Mas ele faz isso de maneira genial, criando uma narrativa em segunda pessoa em que nós somos o protagonista: um homem sem nome que mora em uma cidade sem nome e ama uma garota denominada "menina bonita".
Nós vamos acompanhar a vida toda desse personagem (nós mesmos), enquanto este tenta se tornar um homem podre de rico na Ásia emergente.
É uma narrativa que expõe o lado cru da sociedade asiática. Toda a vida do personagem é dividida em capítulos que se assemelham muito a livros de autoajuda, com títulos que evocam um tipo de dica ou estratégia para se tornar rico. E isso se mistura com a história do livro em si, relacionando uma coisa a outra.
Um livro que mistura diversas emoções e mostra uma realidade que podia muito bem ser a brasileira. Podíamos ser nós mesmos a passar por tudo o que o personagem passa. Recomendo muito a leitura a qualquer pessoa (acima dos 13 anos) que tenha vontade de passar um bom tempo lendo um livro ótimo, que com certeza merece as cinco estrelas.

esther.crisrocha 09/04/2023

Diferente
Quando vi o título desse livro logo pensei que seria um livro de autoajuda, mas não o é, o autor conseguiu trazer uma história totalmente diferente e inusitada. O livro conta a história de um menino pobre da zona rural de um país emergente da ásia, e que ao se mudar para cidade com a família ele começa a trabalhar em uma loja de produtos vencidos e mais tarde ele acaba se tornado tico por ter uma empresa de água engarrafada.
O livro é todo em terceira pessoa, onde o autor te coloca como o personagem principal da história, assim contando toda "sua trajetória" para se tornar uma pessoa rica. O que é muito interessante e diferente, pois na maioria dos livros tem um personagem principal e você lê a evolução desse personagem, nesse o autor conseguiu inovando colocando o leitor como personagem principal.
Além disso, a história conseguiu me prender desde do início, pois o autor conseguiu trazer na história um pouco de realidade misturada com a ficção. A todo momento eu queria saber quais seria o próximo passo do personagem e de como a história iria terminar. O livro me surpreendeu bastante, ainda mais ser um tipo de livro que está longe da minha zona de conforto.

Gisele567 10/04/2023

Como ficar podre de rico na Ásia emergente
A obra de Mohsin Hamid , manual de autoajuda, descreve doze itens que devem ser seguidos para alcançar a riqueza. Destaque dessa obra é que os personagens principais não possuem nome próprio, o autor tem "você" como personagem principal, o que traz uma aproximação interessante do leitor, os demais personagens também não possuem nome, sendo chamados de moça bonita, esposa, filho.

Michel Pinto Costa 12/04/2023

Muito bem escrito
O título psoa tão bobo, mas a história prende muito.
Uma biografia de um homem desde a infância até a velhice, e os desafios e sacrifícios que tece de passar para se tornar um homem rico.
As sutilezas na transformação psicológica do personagem e as mudanças da cidade no tempo são um ponto de fundo muito bom.
Vale a leitura.

Ederson 15/04/2023

O título engana. É um ótimo livro de não autoajuda
"Como Ficar Podre de Rico na Ásia Emergente" não é título de autoajuda. A palavra "podre" já denota ironia. Títulos sérios de autoajuda não colocaria um adjetivo assim. Ou colocaria? Pode ser que sim, já que tais livros levam muito a sério seus ensinamentos que só ajudam de fato o autor ou editoras a ganharem dinheiro.

Assim, todos deveriam desconfiar desse título e dar uma chance a este livro delicioso, que ironiza o segmento, ao mesmo tempo que tece críticas ao mundo capitalista e selvagem de países em desenvolvimento. Grandes corporações, políticas, máfia, medicina, família... o autor faz um belo trabalho dando dicas de como sobreviver a todas essas etapas da vida para o leitor, que também é o personagem principal do livro.
A narrativa em segunda pessoa é diferente do que estamos acostumados. Para mim foi uma grata surpresa, porque pode ser que estamos lendo um diário feito para alguém fictício ao mesmo tempo que serve para nós mesmos, já que as situações ali expostas são bens comuns, independentemente do local onde você viva.

E não se engane pensando que o livro é um amontoado de dicas. Mais um, de muitos triunfos da obra, é montar com a proposta uma narrativa que acompanha o personagem-leitor desde a infância até a terceira idade.

Hannah Monise 16/04/2023

O pobre que virou rico e suas frustrações
Peguei esse livro pra ler porque é bem curtinho, e há muito tempo eu não leio um livro da TAG no mês em que chega!

Essa é uma leitura que envolve principalmente no início e mais para o fim - o meio, para mim, foi mais arrastado. Porém eu gostei demais da narração, e consegui visualizar tudo, sem de modo algum me colocar como o personagem - desculpa, Mohsin Hamid, essa não funcionou pra mim.

De fato, a história é muito interessante. Enxergar a forma como o personagem cresceu, de suas formas legais e ilegais, e depois ver seu arrependimento pelo tanto que perdeu... Mexe. E muito. No fim, o que mais vai importar são as lembranças, e que pena que ele tinha tão poucas. Gostaria que ele tivesse vivido sim, os seus 80 e tantos anos para ver a vida de maneira mais leve, então vou considerar assim, um final um pouco mais feliz.

Recomendo a leitura! É bom parar depois de fechar o livro para refletir um pouco.

1 | 2 | 3 | 4 | 5