Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

Paulo Freitas 07/08/2020

Aniquilação é uma ótima obra de ficção científica que nos faz pensar sobre autodestruição, sobrevivência e evolução, tanto da natureza, quanto de nós mesmos como seres humanos, mas sem abrir mão do suspense e de um final surpreendente.

Michelle.Ohlweiler 05/08/2023

Leitura estranha e misteriosa
Antes de tudo, eu já havia visto o filme, então de certa forma, esperava ver o desenrolar que acontecia nele, porém este livro, apesar de ter algumas similaridades com o filme, é bem diferente.
Gostei muito de toda a história ser uma espécie de diário, de os personagens não terem um próprio nome, apenas a identificação de sua profissão.
Achei que iria abandonar a leitura no início, porém quando dei por mim, já estava quase no final, querendo saber o mistério por trás da Área X.
Espero que os próximos livros também continuem mostrando a estranheza e mistério deste local, e talvez algumas respostas.

Letícia 18/09/2022

Entendi, mas não entendi.
Me interessei a ler o livro depois que assisti a adaptação na netflix e foi a melhor escolha que tomei kkk
O livro é muito bom, a escrita é muito boa e envolvente, o autor sabe como te deixar curioso com todos os mistérios da Área X.
Alguns momentos você fica perdido com o que está acontecendo, é difícil tentar imaginar as coisas quando elas fogem tanto da nossa realidade, mas ao mesmo tempo é incrível sair da nossa zona de conforto e criar cenários e coisas tão diferentes.
Ao finalizar o livro, fiquei alguns minutos sem saber o que fazer. Eu entendi o livro, mas ao mesmo tempo, as ideias do autor para à Área X são tão doidas e dificeis de imaginar, que parecia que eu não tinha entendido nada. É confuso, eu sei, mas foi exatamente assim que eu me senti
A experiência de leitura foi uma das mais diferentes que já tive e fiquei muito curiosa com os outros dois livros.
Enfim, recomendo demais a leitura.

Obs: O filme é diferente do livro, mas na minha opinião os dois são bons a sua maneira.

Colly 26/12/2021

Avaliação
Geral: a história é envolvente, misteriosa e muito boa. A única coisa que eu não gostei é porque é confuso, chega uma hora que é tanta informação que você se perde ou até a falta de informação no início te deixa perdida. 0,5

Escrita: ok, 1,0.

Personagens: os personagens não tem nome e eu gostei disso porque o leitor não se apega a ninguém. 1,0

Capa: muito bonitinha. 1,0

Isa 15/01/2022

Até que gostei
O livro é bem arrastado e não é de um gênero que eu tenho muito costume de ler porém achei o livro bem rico em detalhes e muito interessante. Preciso ler mais sci-fi, vou tentar alguns com uma pegada mais jovem.

Iza 15/11/2020

Acredito que sem dúvidas Aniquilação é um livro que serve apenas para introduzir o leitor aos mistérios da Área X. Gostei da narração da Bióloga e fiquei absurdamente presa ao livro até uns 90% dele, tanto que a maior parte eu li em um único dia. Nessa reta final, é como se fôssemos levados a acompanhar a personagem central no mesmo nível de confusão mental e delírio. Achei a história intrigante e fiquei curiosa o bastante para querer conhecer o próximo livro.

Ricardo 19/05/2022

Ótimo livro de sci-fi.
Bom, creio que muita gente viu o filme (este lado pela Natalie Portman) para só depois descobrir que era a adaptação de um livro. Eu realmente gostei, é um livro bastante instigante, no qual fiquei imerso naquele ligar maluco conhecido como Área X. Nada é aquilo que parece, nada tem uma explicação humanamente aceitável, e isso é muito bom, na verdade. Um livro que não explica nada, mas que me deixou extremamente curioso.

Como é uma trilogia, espero que os próximos livros sejam tão bons quanto o primeiro (espero encontrar os volumes 2 e 3). E que eu possa descobrir o segredo por trás da Área X. Esse primeiro só preparou o terreno.
kaio 19/05/2022minha estante
É um dos meus favoritos esse livro, já li duas vezes. Conheci pelo filme ?

Ricardo 20/05/2022minha estante
Preciso comprar os outros, mas estão bem caros. Vou ficar monitorando os preços.

kaio 20/05/2022minha estante
Queria muito ler os três, mas nunca entendi os valores absurdos!

Italo 15/06/2020

É..
A ideia da história é muito boa, no entanto a narrativa é no mínimo confusa, claro isso muda de leitor para leitor, mas acredito que se tivesse explorado um tantinho mais a questão de respostas para algumas coisas ao invés de denotar tempo apenas a um único aspecto o assunto teria decorrido melhor. Sim, tem outros livros só que dificilmente irei continuar a trilogia. Quem sabe. Recomendo, pode ser que você goste e pode ser que não goste também mas esse é o "risco" que se corre quando se escolhe uma leitura não é verdade ?!. Recomendo apesar de não ter apreciado tanto.

Susane.Ferreira 03/06/2020

Eu amei esse livro!
Não dei chance para esse livro por causa do filme, afinal eu odiei e após ler o livro, fico questionando o motivo de terem errado tanto. Eles tinham em mãos uma obra maravilhosa! Comprei esse livro simplesmente por causa de sua capa deslumbrante, e dei a chance pois sabia que o livro (99% das vezes) é melhor que o filme.

Aniquilação conta a história de uma Bióloga, e não, você não vai saber o nome dela. Não só a história, mas a memória de tudo o que ela viveu na "Área X". É um livro surpreendentemente manso. Não pense que vai encontrar nessas páginas inúmeras cenas de aventura e de ação, a escrita é quase melancólica, tudo te leva a entender como a Bióloga é, como era seu mundo, quais eram suas motivações e tudo o que está mudando nela.
Tudo o que você sabe é o que a Bióloga sabe. Tudo o que você vê, é o que a Bióloga pode ver. Tudo o que você sente, é o que a Bióloga está sentindo.

O que gostei nesse livro talvez seja o motivo de algumas pessoas não gostarem muito dele. Ele tem aquela falsa sensação de calmaria que um rio tem. Ele precisa ser explorado, precisa ser observado, para você começar a entender que não se trata somente da parte rasa e segura em que está. Não se deve confiar em suas águas calmas.
Jeff Vandermeer conseguiu criar um universo diferente explicando cada detalhe dele sem nem ao menos explicar de fato, tudo o que você tem são teorias, mas nada concreto o suficiente para te fazer acreditar.
Finalizo então essa resenha com a frase que você deve estar esperando para saber se vale a pena ou não: Sim, eu recomendo a leitura desse livro.

Henrique Cavalcante 15/06/2021

Não estranhe se sua cabeça explodir...
Sabem aqueles livros que fazem você parar para refletir sobre a vida e TUDO mesmo quando a obra não está em suas mãos? Que dá um nó na sua cabeça enquanto a trama se desenvolve e no final de tudo te deixa extasiado? Pois sim, Aniquilação é um desses livros.
Jeff VanderMeer transporta o leitor para um local que surgiu de forma ainda não explicável pelo Governo e que possui inúmeros fenomenos também desconhecidos que chegam a ser quase indescritíveis e beiram a paranormalidade, fala-se aqui da Área-X, local em que todos que um dia entraram nunca voltaram os mesmos.
Com a justificativa de desvendar seus segredos e também potenciais perigos para o resto do mundo uma instituição chamada Comando Sul inicia uma investigação científica tendo como seus colaboradores um voluntariado meticulosamente selecionado.
A partir de então acompanhamos a trajetória da décima segunda expedição composta de personagens que são nominados unicamente pelas suas profissões. Apesar dessa peculiar denominação dos agentes da estória tem-se nela relações de convívio complexas onde a desconfiança é uma protagonista sempre presente. Tudo o que se pode esperar (ou não) de um convívio isolado do mundo exterior em um local onde as regras básicas de quase tudo nem sempre se aplica. Adiciona-se a isto também o medo sempre presente de possíveis criaturas que estão além de nosso limitado conhecimento.
Um romance de ficção científica bem fora dos moldes tradicionais que vale muito à pena a leitura de quem é amante do gênero literário.
Ohana 15/06/2021minha estante
quero muito ler este livro! ?

A. Mendes 25/07/2021

Muitas perguntas e nenhuma resposta
Esse livro só não foi uma decepção total pq tem uma bela visão de meio ambiente intocado que é a Área X e tbm por ser narrado por uma bióloga. A ideia da história é muito legal mas o desenvolvimento é extremamente fraco. Apresenta muita coisa mas não nos dar a resposta de quase nada. Como é o primeiro livro de uma trilogia esperava que me deixasse curiosa para ler o próximo mas foi o contrário não quero saber da continuação.
Débora Taytson 21/08/2021minha estante
Nossa, concordo muito!!

Sarah 30/04/2020

Trilogia Comando Sul #1

Aniquilação é um livro que exige muito mais paciência do que deveria. Sua narrativa é específica e em alguns momentos, maçante. O enredo se rasteja desnecessariamente e estamos presos a perspectiva da personagem principal, já que o livro é um relato em primeira pessoa. Assim, as descrições são claustrofóbicas e enfadonhas e mesmo acreditando que há um propósito nisso (mergulhar o leitor na estranheza do contexto) sinto que o tiro acaba saindo pela culatra.

A personagem é uma bióloga, e grande parte do livro envolve termos e explicações que não se esforçam em serem acessíveis. Como fã de biologia e etologia, confesso que foi prazeroso pensar sobre os mistérios científicos da Área X. É clara a influência evolucionista na obra. Porém, consigo entender como a forma que Jeff escolheu de contar tudo isso pode afastar o leitor da história e atrapalhar a conexão com os personagens.

A bióloga é apaixonada pela relação que os seres estabelecem entre si e com o ambiente em um ecossistema. O autor mostra como essa fixação era uma maneira de fugir da realidade, e como isso chega a consequências extremas com a expedição. A apatia da personagem em relação ao mundo se manifesta em sua preferência pelo local passivo observador na vida. E no próprio casamento.

A "bióloga" se conecta com o mundo e com o marido a medida em que passa a se sentir pela primeira vez, parte de algo.

Esse não é um livro sobre respostas e muito menos sobre a linha de chegada. Ele se faz nas perguntas, nas divagações e no simbolismo em sua jornada. A busca da Bióloga pelos segredos da Área X é na verdade, uma viagem para dentro de si mesma.

Jeff Vandermeer tem uma história cheia de mistério e suspense, mas escolhe um caminho incomum para explorá-la. Tendo menos de 200 páginas, acaba sendo uma leitura que exige bem mais do que o esperado. Senti-me cansada ao terminar, mas certa de que voltarei para a trilogia Comando Sul em algum momento.

Giovana456 18/01/2021

Fraco
O livro tem uma história um tanto clichê, sem criar muitos elementos diferentes dos que já são recorrentes em ficções científicas mais famosas. Os poucos elementos diferenciados são fracos e confusos, mas não sei se são explicados melhor no decorrer da trilogia. De qualquer forma, não pretendo comprar os outros livros por ter ouvido falar que são ainda mais fracos kk.
Gio 18/01/2021minha estante
Tudo bem q corrigiu o erro de escrita, mas não devia ter cometido ele em primeiro lugar. Melhore.

Giovana456 18/01/2021minha estante
Me faz um favor, não me dirija a palavra

Barboza 03/06/2021

Para ler em uma sentada
A obra é algo como um thriller de ficção científica, horror e suspense (isso mesmo, não é simples de classificar). Eu li em uma madrugada e não tenho o costume de ler rápido. Isso deixa mais evidente como o ritmo da história é frenético.

Com um estilo bem simples, o autor é objetivo até nas descrições. Você sabe bem como são os cenários, mas sem muita firula. As descrições mais precisas são da matérias de estudo da "bióloga" (entra áspas, pois ela está longe de ser profissional).

A construção e desenvolvimento dos personagens não é o foco. O autor ensaia um jogo de "passado que impacta no presente" e usa as memórias da protagonista para fazer mudanças de ritmo na história. É uma boa quebra, mas pode incomodar pelo excesso.

Enfim, apesar de tudo, é uma boa obra. Não deve ser lido com grandes ambições, porém é ótima para arejar a cabeça e viajar por algumas horas ao terrível e selvagem desconhecido.

Ah, quase esqueci de mencionar: EM UM MOMENTO, O AUTOR, COM MAESTRIA, DESCREVE ALGO SEM DESCREVER. Fiquei surpreendido com a habilidade que ele demonstrou e considero o ponto alto do livro.

Taísa 04/08/2020

Amei!
Amei a personagem, diferente, mas fantástica, a forma que ela descreve sua introspecção e seu olhar observador.
O enredo é sem palavras, zona X é sem palavras, é difícil imaginar um lugar tão peculiar, ansiosa pelo dois!