Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer




Resenhas - Aniquilação


395 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


livrosepixels 20/04/2023

Nada foi aniquilado.. mas tudo está perturbado
ANIQUILAÇÃO é o primeiro livro da trilogia Comando Sul, do autor Jeff Vandermeer. Foi lançado em 2014 pela @intrinseca. A trama gira em torno de uma área estranha, chamada Área X, onde uma cintilação emana constantemente e, tudo o que entra nela, nunca mais volta. Pronto, mistério plantado com sucesso!

O livro, que também recebeu uma adaptação pela Netflix, não tem uma história fácil de compreender. É necessário ter muita, mas muuuuita paciência pra ir captando o que está acontecendo e tentar encontrar sentido nos eventos.

A narrativa gira em torno desse mistério que é a Área X, que emana um brilho estranho, e nada que entra volta. De onde veio, para onde vai, e por qual razão, são os mistérios que rondam a Área X. Diversas teorias são feitas para explicar o lugar, desde das mais plausíveis até as mais fantasiosas e sem noção. Até que uma equipe de pesquisadoras compostas somente por mulheres resolve encarar o desafio e entrar lá, mesmo sabendo que podem nunca voltar.

Lá dentro, muitas coisas estranhas são encontradas e que desafiam as leis da física, biologia e química. O mistério só cresce, mas o ritmo da narrativa não, e isso foi o ponto ruim da trama. Ela é lenta, monótona e cansativa. Chega um momento que simplesmente dá vontade de abandonar o barco sem saber como termina.

Dado esse motivo, ainda que o final seja intrigante e elucide boa parte dos mistérios, não foi uma leitura que me cativou para dar continuidade, então não lerei as continuações tão cedo.

[RESENHA ORIGINALMENTE POSTADA NO IG ESTANTE X EM 2018]

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/
comentários(0)comente



Gabriela Mancilha 08/11/2020

Continua...
Aniquilação é o primeiro livro da trilogia Comando Sul e acredito que isso explica a falta de respostas. O livro me prendeu no começo, ficou entediante no meio e terminou confuso, com muitas pontas soltas que só devem ser solucionadas nos outros livros.

Apesar disso, a história é muito boa, rica em detalhes e dá vontade de terminar a série!
comentários(0)comente



Emanuel 13/08/2014

Aniquilação, de Jeff VanderMeer
Sabe quando você lê a sinopse do livro e acha a sinopse tão incomum das leituras atuais que, você simplesmente tem que lê-lo. E por mais que a premissa prometa uma aventura e tanto, o autor não soube aproveitar esse enredo na sua totalidade, deixando com que o leitor sinta-se enganado.

O Comando Sul envia frequentemente expedições para a Área X, uma área totalmente isolada de desconhecida, na qual a natureza tomou todo o local. Após a última expedição há dois anos, um novo grupo é enviado, desta vez formado por quatro mulheres: uma psicóloga, uma topógrafa, uma antropóloga e uma bióloga. Tudo estava indo muito bem, até o momento em que elas começaram a desconfiar de suas próprias memórias, não sabiam se suas lembranças eram realmente delas ou se foram implantadas, não sabiam se tudo o que disseram sobre a Área X era verdade e o que não é não era, muito menos o que encontrariam por lá. Mas quando elas começam a se deparar com as dificuldades da jornada, cada uma acaba reagindo de uma maneira. Neste ambiente selvagem e os perigos que rondam as quatro mulheres, elas descobriram que não será fácil voltar para casa.

Narrado pela bióloga, em Aniquilação o autor conseguiu deixar claro que não escreverá com escrúpulos, pelo contrário, desde o começo o aturo choca o leitor com diversas cenas grotescas, excêntricas e nojentas, e quando disse nojenta eu quis dizer REALMENTE nojenta. Várias cenas — se não todas —, tiveram muita gosma, muito sangue e excrementos que nem sabíamos ao certo o que era, mas que estavam transbordando pelas páginas.

Mas se por um lado Jeff possa ter se empolgado nas descrições excêntricas — como já dito acima —, não precisamos de muito para imaginar o resto do cenário. O autor tem uma escrita é bem madura, quero dizer, ele consegue criar frases devidamente bem construídas, além de usar um vocabulário sofisticado que somado à história interessante, rendeu um história de leitura rápido.

+ leia mais no link do blog.

site: http://eomundoterminouemlivros.blogspot.com/2014/08/aniquilacao-de-jeff-vandermeer-10.html
Rodrigo.Pimentel 13/05/2015minha estante
Você expressou bem o que senti pelo livro quando li


Beth 16/09/2015minha estante
Eu não me senti enganada, muito pelo contrário.




Maressa.Carolina 17/04/2020

Uma leitura difícil
As vezes fico imaginando que ficção científica não seja para mim, ou talvez eu ainda não tenha encontrado o livro certo.

Aniquilação tem uma trama interessante, e quando a história anda, ela realmente te prende, e você quer chegar a raiz de todo aquele mistério.

O problema são os momentos onde a narrativa parece ficar dando voltas sem sair do lugar.

Vou dar uma chance para os próximos livros da série, mas com muito medo de me arrepender.
comentários(0)comente



Lorena 31/03/2021

Enredo interessante, prende MUITO!! Tô ansiosa pra ler os outros livros da trilogia
comentários(0)comente



Amandaprocopio_ 22/09/2020

Pelas resenhas que eu li aqui achei que seria muito ruim, mas não foi nem mais ou menos. Foi interessante ler, mas não recomendaria
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Leticia.Andrades 26/12/2020

Imersivo e Instigante
Fui atrás de ler o livro após ter visto o filme, como já se espera: o livro não tem nada a ver com o filme, mas de um jeito bom!
A escrita é ricamente visual e desperta os sentidos, sinto que há algum tempo não leio uma obra tão imersiva e que construa sua atmosfera de modo que o leitor se sinta dentro do livro. É uma leitura que dá vontade de fazê-la de uma vez, sem interrupções, leve e instigante.
Algumas críticas negativas falam sobre como mantém-se o mistério e não recebemos respostas às perguntas que vão surgindo e nenhuma explicação sobre a natureza da Área X, e gostei dele justamente por isso, vamos acompanhando a personagem em suas descobertas sem saber mais do que ela mesma sabe, nos sentimos na pele dela e na mesma linha de tempo. (Personagem muito bem desenvolvida, inclusive)
Aniquilação me despertou algumas reflexões existenciais, não sei se faz parte da proposta da obra, mas particularmente é outro ponto positivo para a narrativa. Fiquei ansiosa para ler o restante da trilogia e tentar entender alguma analogia que possa-se extrair da história.
comentários(0)comente



Agnaldo Alexandre 20/10/2022

Uma história fascinante
Aniquilação é um excelente exemplo de ficção weird, com elementos de estranho e suspense aplicados na medida certa. Ao acompanharmos a protagonista, sentimos suas angústias, medos, e partilhamos de suas motivações para explorar o local e os elementos estranhos. Esta não é uma história de ficção científica, mas de ficção weird mesmo, sendo uma verdadeira homenagem ao gênero.

Recomendo 5?
VK 99 12/09/2023minha estante
Super curioso com esse livro


Agnaldo Alexandre 12/09/2023minha estante
Baita livro, gostei demais. Curti muito a escrita dele, e a forma como desenvolveu os personagens.




Gabi 01/05/2022

Leia, simples assim
Acho que não tenho muitas coisas para falar sobre esse livro para convencer você a lê-lo, mas alguma coisa nele chama atenção. Talvez o mistério que envolve toda a Área X, talvez o ímpeto de querer descobrir mais sobre as personagens, "Quem são? O que faziam antes disso? Por que estão ali? O que aconteceu naquele lugar?". Essas foram perguntas que surgiram na minha mente durante todo o livro e eu apenas seguia em busca das respostas para as minhas e quanto mais eu seguia, mais perguntas eu encontrava para serem feitas, mais a história e o mistério da Área X empregnavam na minha mente me instigando a continuar. Não tenho palavras para descrever o quão vívido toda essa história se tornou dentro de mim. Não consigo dicernir a partir de que momento toda essa viagen se instaurou como uma prioridade para terminar este livro, mas tudo aconteceu tão rápido, que eu simplesmente tenho apenas UM conselho: leia esse livro o mais rápido possível.
comentários(0)comente



Pablo 11/08/2020

Aniquilou a vontade
Do início até o meio é interessante, as coisas acontecem, porém depois é só ladeira abaixo, o que acaba aniquilando a vontade de ler os outros livros da trilogia.
comentários(0)comente



Jordy Alison 06/12/2020

#JordyResenha: ANIQUILAÇÃO
Não há como negar: a premissa do livro é bastante instigante. Sempre tive forte apreço por thrillers psicológicos que conseguem explorar esse lado mais selvagem do ser humano, e imaginar um enredo em que a própria natureza parece se voltar contra a humanidade me deixou bem animado pela leitura. Mas definitivamente este livro não foi pra mim.

Apesar de ser um livro pequeno em número de páginas e tamanho, a leitura não andou tão bem quanto deveria. Não consegui me prender a nenhuma personagem e a forma como o autor descreveu todo o mistério envolvendo a ilha e os microrganismos estranhos não me cativou, e pouco me convenceu. Talvez eu não tenha lido com a devida atenção e não entendi grande parte da trama, mas não tenho vontade alguma de revisar as páginas e dar uma segunda chance pra trilogia.

Recentemente vi a adaptação da Netflix e, sinceramente, achei bem melhor. Da metade do filme para o final a trama muda completamente de rumo, ficando mais “hollywoodiana”, com certeza, e o Rastejador é retratado de uma forma bem mais emocionante e próximo àquilo que eu esperava do autor.
comentários(0)comente



Flavio.Vinicius 19/06/2023

Aniquilação
Gostei da história e da personagem principal. Tem um clima de terror misturado com ficção científica. Fiquei com vontade de ver o filme.
comentários(0)comente



Pâmela Sampaio 28/03/2020

É UMA CONFUSÃO, MAS É UMA CONFUSÃO INTERESSANTE.
NOTA | 3.5

Eu sempre acho que estou sendo enganada quando leio narrativas em primeira pessoa. E esse é certamente o caso com esse livro. Talvez não um engano, propriamente dito, mas há omissão de informações relevantes. Isso deixou a leitura confusa, e até certo ponto, estressante, porque eu tinha certo conhecimento do que estava acontecendo, mas não tinha resposta para nada. E foi algo feito de propósito, já que a narradora, a Bióloga, admite em alguns pontos que não está contanto tudo.

Sendo uma trilogia, é compreensível que o autor não entregue tudo sobre o mundo que criou de primeira, mas o mistério aqui é excessivo. Eu esperava ter alguma conclusão para as indagações feitas pela Bióloga ao longo do livro, mas não há nada além de mais perguntas no final da história.

Ainda assim, a mitologia que Vandermeer criou é interessante o suficiente para que eu queira ler o próximo da trilogia, Autoridade. Espero que neste eu finalmente consiga as respostas que procuro.
comentários(0)comente



Slisenna 28/12/2021

Interessante
As vezes parece tudo muito confuso, é o tipo de estória que te faz criar varias hipóteses, e as derruba em duas páginas adiante. A vontade de entender te leva até o final do livro.
comentários(0)comente



395 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR