Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

livrosepixels 20/04/2023

Nada foi aniquilado.. mas tudo está perturbado
ANIQUILAÇÃO é o primeiro livro da trilogia Comando Sul, do autor Jeff Vandermeer. Foi lançado em 2014 pela @intrinseca. A trama gira em torno de uma área estranha, chamada Área X, onde uma cintilação emana constantemente e, tudo o que entra nela, nunca mais volta. Pronto, mistério plantado com sucesso!

O livro, que também recebeu uma adaptação pela Netflix, não tem uma história fácil de compreender. É necessário ter muita, mas muuuuita paciência pra ir captando o que está acontecendo e tentar encontrar sentido nos eventos.

A narrativa gira em torno desse mistério que é a Área X, que emana um brilho estranho, e nada que entra volta. De onde veio, para onde vai, e por qual razão, são os mistérios que rondam a Área X. Diversas teorias são feitas para explicar o lugar, desde das mais plausíveis até as mais fantasiosas e sem noção. Até que uma equipe de pesquisadoras compostas somente por mulheres resolve encarar o desafio e entrar lá, mesmo sabendo que podem nunca voltar.

Lá dentro, muitas coisas estranhas são encontradas e que desafiam as leis da física, biologia e química. O mistério só cresce, mas o ritmo da narrativa não, e isso foi o ponto ruim da trama. Ela é lenta, monótona e cansativa. Chega um momento que simplesmente dá vontade de abandonar o barco sem saber como termina.

Dado esse motivo, ainda que o final seja intrigante e elucide boa parte dos mistérios, não foi uma leitura que me cativou para dar continuidade, então não lerei as continuações tão cedo.

[RESENHA ORIGINALMENTE POSTADA NO IG ESTANTE X EM 2018]

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/

Gabriela Mancilha 08/11/2020

Continua...
Aniquilação é o primeiro livro da trilogia Comando Sul e acredito que isso explica a falta de respostas. O livro me prendeu no começo, ficou entediante no meio e terminou confuso, com muitas pontas soltas que só devem ser solucionadas nos outros livros.

Apesar disso, a história é muito boa, rica em detalhes e dá vontade de terminar a série!

Emanuel 13/08/2014

Aniquilação, de Jeff VanderMeer
Sabe quando você lê a sinopse do livro e acha a sinopse tão incomum das leituras atuais que, você simplesmente tem que lê-lo. E por mais que a premissa prometa uma aventura e tanto, o autor não soube aproveitar esse enredo na sua totalidade, deixando com que o leitor sinta-se enganado.

O Comando Sul envia frequentemente expedições para a Área X, uma área totalmente isolada de desconhecida, na qual a natureza tomou todo o local. Após a última expedição há dois anos, um novo grupo é enviado, desta vez formado por quatro mulheres: uma psicóloga, uma topógrafa, uma antropóloga e uma bióloga. Tudo estava indo muito bem, até o momento em que elas começaram a desconfiar de suas próprias memórias, não sabiam se suas lembranças eram realmente delas ou se foram implantadas, não sabiam se tudo o que disseram sobre a Área X era verdade e o que não é não era, muito menos o que encontrariam por lá. Mas quando elas começam a se deparar com as dificuldades da jornada, cada uma acaba reagindo de uma maneira. Neste ambiente selvagem e os perigos que rondam as quatro mulheres, elas descobriram que não será fácil voltar para casa.

Narrado pela bióloga, em Aniquilação o autor conseguiu deixar claro que não escreverá com escrúpulos, pelo contrário, desde o começo o aturo choca o leitor com diversas cenas grotescas, excêntricas e nojentas, e quando disse nojenta eu quis dizer REALMENTE nojenta. Várias cenas — se não todas —, tiveram muita gosma, muito sangue e excrementos que nem sabíamos ao certo o que era, mas que estavam transbordando pelas páginas.

Mas se por um lado Jeff possa ter se empolgado nas descrições excêntricas — como já dito acima —, não precisamos de muito para imaginar o resto do cenário. O autor tem uma escrita é bem madura, quero dizer, ele consegue criar frases devidamente bem construídas, além de usar um vocabulário sofisticado que somado à história interessante, rendeu um história de leitura rápido.

+ leia mais no link do blog.

site: http://eomundoterminouemlivros.blogspot.com/2014/08/aniquilacao-de-jeff-vandermeer-10.html
Rodrigo.Pimentel 13/05/2015minha estante
Você expressou bem o que senti pelo livro quando li

Beth 16/09/2015minha estante
Eu não me senti enganada, muito pelo contrário.

Maressa.Carolina 17/04/2020

Uma leitura difícil
As vezes fico imaginando que ficção científica não seja para mim, ou talvez eu ainda não tenha encontrado o livro certo.

Aniquilação tem uma trama interessante, e quando a história anda, ela realmente te prende, e você quer chegar a raiz de todo aquele mistério.

O problema são os momentos onde a narrativa parece ficar dando voltas sem sair do lugar.

Vou dar uma chance para os próximos livros da série, mas com muito medo de me arrepender.

Lorena 31/03/2021

Enredo interessante, prende MUITO!! Tô ansiosa pra ler os outros livros da trilogia

Amandaprocopio_ 22/09/2020

Pelas resenhas que eu li aqui achei que seria muito ruim, mas não foi nem mais ou menos. Foi interessante ler, mas não recomendaria

Leticia.Andrades 26/12/2020

Imersivo e Instigante
Fui atrás de ler o livro após ter visto o filme, como já se espera: o livro não tem nada a ver com o filme, mas de um jeito bom!
A escrita é ricamente visual e desperta os sentidos, sinto que há algum tempo não leio uma obra tão imersiva e que construa sua atmosfera de modo que o leitor se sinta dentro do livro. É uma leitura que dá vontade de fazê-la de uma vez, sem interrupções, leve e instigante.
Algumas críticas negativas falam sobre como mantém-se o mistério e não recebemos respostas às perguntas que vão surgindo e nenhuma explicação sobre a natureza da Área X, e gostei dele justamente por isso, vamos acompanhando a personagem em suas descobertas sem saber mais do que ela mesma sabe, nos sentimos na pele dela e na mesma linha de tempo. (Personagem muito bem desenvolvida, inclusive)
Aniquilação me despertou algumas reflexões existenciais, não sei se faz parte da proposta da obra, mas particularmente é outro ponto positivo para a narrativa. Fiquei ansiosa para ler o restante da trilogia e tentar entender alguma analogia que possa-se extrair da história.

Agnaldo Alexandre 20/10/2022

Uma história fascinante
Aniquilação é um excelente exemplo de ficção weird, com elementos de estranho e suspense aplicados na medida certa. Ao acompanharmos a protagonista, sentimos suas angústias, medos, e partilhamos de suas motivações para explorar o local e os elementos estranhos. Esta não é uma história de ficção científica, mas de ficção weird mesmo, sendo uma verdadeira homenagem ao gênero.

Recomendo 5?
VK 99 12/09/2023minha estante
Super curioso com esse livro

Agnaldo Alexandre 12/09/2023minha estante
Baita livro, gostei demais. Curti muito a escrita dele, e a forma como desenvolveu os personagens.

Gabi 01/05/2022

Leia, simples assim
Acho que não tenho muitas coisas para falar sobre esse livro para convencer você a lê-lo, mas alguma coisa nele chama atenção. Talvez o mistério que envolve toda a Área X, talvez o ímpeto de querer descobrir mais sobre as personagens, "Quem são? O que faziam antes disso? Por que estão ali? O que aconteceu naquele lugar?". Essas foram perguntas que surgiram na minha mente durante todo o livro e eu apenas seguia em busca das respostas para as minhas e quanto mais eu seguia, mais perguntas eu encontrava para serem feitas, mais a história e o mistério da Área X empregnavam na minha mente me instigando a continuar. Não tenho palavras para descrever o quão vívido toda essa história se tornou dentro de mim. Não consigo dicernir a partir de que momento toda essa viagen se instaurou como uma prioridade para terminar este livro, mas tudo aconteceu tão rápido, que eu simplesmente tenho apenas UM conselho: leia esse livro o mais rápido possível.

Pablo 11/08/2020

Aniquilou a vontade
Do início até o meio é interessante, as coisas acontecem, porém depois é só ladeira abaixo, o que acaba aniquilando a vontade de ler os outros livros da trilogia.

Jordy Alison 06/12/2020

#JordyResenha: ANIQUILAÇÃO
Não há como negar: a premissa do livro é bastante instigante. Sempre tive forte apreço por thrillers psicológicos que conseguem explorar esse lado mais selvagem do ser humano, e imaginar um enredo em que a própria natureza parece se voltar contra a humanidade me deixou bem animado pela leitura. Mas definitivamente este livro não foi pra mim.

Apesar de ser um livro pequeno em número de páginas e tamanho, a leitura não andou tão bem quanto deveria. Não consegui me prender a nenhuma personagem e a forma como o autor descreveu todo o mistério envolvendo a ilha e os microrganismos estranhos não me cativou, e pouco me convenceu. Talvez eu não tenha lido com a devida atenção e não entendi grande parte da trama, mas não tenho vontade alguma de revisar as páginas e dar uma segunda chance pra trilogia.

Recentemente vi a adaptação da Netflix e, sinceramente, achei bem melhor. Da metade do filme para o final a trama muda completamente de rumo, ficando mais “hollywoodiana”, com certeza, e o Rastejador é retratado de uma forma bem mais emocionante e próximo àquilo que eu esperava do autor.

Flavio.Vinicius 19/06/2023

Aniquilação
Gostei da história e da personagem principal. Tem um clima de terror misturado com ficção científica. Fiquei com vontade de ver o filme.

Pâmela Sampaio 28/03/2020

É UMA CONFUSÃO, MAS É UMA CONFUSÃO INTERESSANTE.
NOTA | 3.5

Eu sempre acho que estou sendo enganada quando leio narrativas em primeira pessoa. E esse é certamente o caso com esse livro. Talvez não um engano, propriamente dito, mas há omissão de informações relevantes. Isso deixou a leitura confusa, e até certo ponto, estressante, porque eu tinha certo conhecimento do que estava acontecendo, mas não tinha resposta para nada. E foi algo feito de propósito, já que a narradora, a Bióloga, admite em alguns pontos que não está contanto tudo.

Sendo uma trilogia, é compreensível que o autor não entregue tudo sobre o mundo que criou de primeira, mas o mistério aqui é excessivo. Eu esperava ter alguma conclusão para as indagações feitas pela Bióloga ao longo do livro, mas não há nada além de mais perguntas no final da história.

Ainda assim, a mitologia que Vandermeer criou é interessante o suficiente para que eu queira ler o próximo da trilogia, Autoridade. Espero que neste eu finalmente consiga as respostas que procuro.

Slisenna 28/12/2021

Interessante
As vezes parece tudo muito confuso, é o tipo de estória que te faz criar varias hipóteses, e as derruba em duas páginas adiante. A vontade de entender te leva até o final do livro.