A Vida Secreta das Abelhas

A Vida Secreta das Abelhas Sue Monk Kidd

Resenhas - A Vida Secreta das Abelhas

Fernanda Aldave 06/01/2021

nem chorei so fiquei INSPIRADA
"eu nao sabia o que fazer com todo aquele amor chegando assim" ISTO É LINDOOOOOO
august boatwright quando crescer quero ser amorosa e amável igual a vc linda te amo

LER ETERNO PRAZER 22/12/2020

Sue Monk Kidd nasceu em 1948 e é natural do estado da Geórgia. Formou-se em Enfermagem, exercendo a profissão ainda algum tempo antes de se dedicar à escrita. O seu primeiro romance (A Vida Secreta das Abelhas) tornou-se num verdadeiro fenómeno literário, vendendo mais de 6 milhões de cópias nos EUA e mantendo-se na lista de bestsellers do The New York Times durante mais de dois anos. Agraciado como Livro do Ano em 2004, foi adaptado a filme. O segundo romance de Kidd, A Ilha das Garças, de 2005, vendeu mais de um milhão de cópias e conquistou o Quill Award For General Fiction.

Sabe quando você inicia um livro sem muitas expectativas e tal minha surpresa, entre todas as etapas da leitura me vi adorando-o.
" A vida secreta das abelhas" foi de pouquinho em pouquinho me conquistando! Seu enredo não é é cheio de reviravoltas, tensão ou grandes acontecimentos, mas, tem eu seu serne emoções bem profundas, e para um leitor(a) atento(a) e sensível com certeza irá absorver e ter a percepção de uma história ímpar e carregada de muitas reflexões.
Vamos acompanhar aqui, a história de Lily Owens, uma garota de 14 anos que podemos até afirmar, seja mocinha e a vilã do nosso enfedo. A garota, sofreu um grande trauma quando criança, em sua adolescência vive cercada pelo rancor e raiva que emergem do relacionamento entre pai e filha. T. Ray, seu pai, nunca esqueceu a morte da esposa, Deborah Fontanel Owens, e descarrega toda sua amargura em Lily. Por conta disso, Lily vive um conflito interno cada vez mais intenso sobre seus sentimentos a respeito de seu pai e a ausência de sua mãe.
O grande trauma de nossa personagem está em uma recordação muito dolorosa de sua infância: Lily tem sempre um lapso de lembrança que, no meio de uma discussão entre seus pais ela pegou uma arma caída no chão e acidentalmente disparou contra sua mãe. Mas, será que realmente isso aconteceu dessa maneira? Quem de fato disparou a arma tirando a vida Deborah Owens? E qual a razão da briga entra os dois no fatídico dia? Essas são as questões e dúvidas que atormentam Lily durante seus 14 anos e às quais ela nunca conseguiu responder.
Nossa história se passa entre os anos de 1964 e 1965 e tem como pano de fundo a luta dos negros americanos contra o racismo e também pela conquista dos direitos civis. Lily cresceu num ambiente hostil aos negros, mas foi criada por uma babá negra, chamada Rosaleen. Uma mulher de personalidade forte e a única pessoa capaz de confrontar o pai de Lily quando este perdia a razão e descontava toda sua fúria em Lily. Num ímpeto de descobrir mais sobre sua mãe, Lily e Rosaleen fogem para uma cidade rural próxima e se deparam com uma família composta por três mulheres negras(irmãs) que se dedicam a criação de abelhas e a produção de mel. Convivendo com as irmãs August, June e May, Lily passa a entender o significado de uma família e ao invés de dar um fim a todo seu conflito, parece que a sensação de ser amada aumenta ainda mais sua confusão.
Ao acompanhar, página, por página a trajetória de Lily em busca de resolver seu dilemas temos a sensação de que nossa personagem flutuava entre dois mundos: não pertencer aos brancos, pois aceitava e amava os negros, e não pertencer aos negros por causa da cor da sua pele. Mas essa era a sensação dela. Dentro da própria família, June (negra) não aceitava Lily por ela ser branca. Foi quando a menina passou a perceber que também havia o preconceito dos negros contra os brancos também.
"A vida secreta das abelhas" é ótimo livro, nos apresenta fatos históricos, mas para serem percebidos claramente o leitor precisa está atento, o racismo está presente de forma sutil e ao mesmo tempo direta e nos mostra suas duas caras claramente, "A vida secreta das abelhas" é um livro simples e ao mesmo tempo gigantesco, feito para leitores de enredos e entre linhas. É um livro que toca bem no centro do que estamos vivenciando últimamente; a INTOLERÂNCIA RACIAL.

Anna1322 05/11/2020

Amo essa história
Eu particularmente amo essa história, já vi o filme algumas vezes e agora com o livro a experiência foi igualmente gratificante. É uma história tão tocante sobre percas, acolhimento e amizade.

Beatriz Rosa 25/09/2020

Eu quero morar na casa Rosa Caribe!
Não vou fazer um resenha sobre a história, mas de como esse livro me tocou.

Não sei bem por que mas me vi nesse livro muito mais do que em qualquer outro que li, sempre que fazia a leitura me transportava por completa para a fazenda de abelhas das ?mulheres de cor? e podia sentir tudo que Lily descrevia de uma maneira muito pessoal.

É um livro em que você leitor vai sentir todo o medo e a angústia de não saber quem você realmente é no mundo, você vai se sentir pequeno e insignificante demais para ser amado ou importante o suficiente para alguém saber qual é sua cor preferida.

Ainda assim, vai sentir a força da esperança, da necessidade de se refazer e encontrar beleza na vida mesmo diante do caos.

Não a força mais poderosa no mundo do que a do amor e do pertencimento, uma força capaz de te fazer superar a culpa, o sentimento de inferioridade, de insuficiência e te ajudar a superar o pior do luto.

Apesar de uma história marcada pela tragédia, é o amor, o companheirismo, a resiliência a gratidão pelas coisas boas que encontramos que ditaram o ritmo da minha leitura.

Esse livro é a tradução do aconchego e segurança do abraço de mãe!

Isa Maravilha 19/09/2020

Não só amar - mas persistir no amor
Que livro encantador! Tudo muito bem trabalhado, desde os personagens, o detalhamento dos locais, até o contexto histórico da obra.

Confesso que passei a admirar mais as abelhas após ler todos as informações e o livro como um todo!

"O mundo tem a peculiaridade de continuar girando por mais tristes que sejam as coisas" e isso é maravilhoso!

Flávia Menezes 17/09/2020

Tão delicado quanto o filme!
Eu já havia assistido o filme, e foi maravilhoso perceber que a história se manteve fiel ao livro, e, aliás, com a mesma delicadeza poética com a qual Sue Monk Kidd escreveu essa história.
A história é bastante envolvente, e muito bem escrita, com uma linguagem poética da visão da vida nos oferecida pela menina Lily. Existe tamanha verdade em todas as emoções que são passadas, que se sente como se a história fosse real. Tudo muito bem entrelaçado, e um final delicioso e muito bem escrito. Excelente leitura, e o filme não perde em nada!

Vai Lendo 11/09/2020

Lições e sensibilidade
Família nada tem a ver com o sangue que carregamos nas veias. É o que mostra A Vida Secreta das Abelhas, de Sue Monk Kidd, lançado pela editora Paralela. Ambientado no sul dos Estados Unidos, onde o preconceito e a segregação racial imperam e as leis parecem não ter o mesmo valor para todos os cidadãos, a história apresenta uma série de lições sobre a vida e fala sobre a importância do amor.

Lily Owens é uma menina de quatorze anos com uma vida bem difícil. Um pai que a maltrata física e psicologicamente, a culpa pela morte da mãe e nenhuma perspectiva de futuro. Rosaleen, a senhora negra que seu pai contratou para criá-la, é sua única fonte de amor.

Finalmente, são dados os direitos civis à população negra dos Estados Unidos e Rosaleen, depois de muito treinar sua assinatura, vai tirar seu título de eleitor, mas uma confusão no caminho muda tudo na vida das duas. Lily e Rosaleen precisam fugir, mas para onde? E como Lily pode descobrir sobre a mãe já morta, com as poucas informações dadas pelo pai?

Elas acabam chegando à casa rosa em Tiburon, onde são acolhidas por três irmãs e um novo mundo se abre para elas.

LIÇÕES E REFLEXÕES
A história é de uma sensibilidade sem igual. Já tinha visto o filme anos atrás e, várias vezes, posso garantir, agora que li o livro, a adaptação foi feita com bastante esmero.

A Vida Secreta das Abelhas nos traz muitas lições: como aprender a perdoar, aceitar novas coisas que nos são apresentadas, a importância do trabalho duro e, acima de tudo, a importância do amor.

O pano de fundo, que são as dificuldades da comunidade afro-americana e o racismo presente na região, tingiu a história com ainda mais importância. As experiências vividas pelos personagens e as diferenças de tratamento dependendo da cor de sua pele são gritantes.

E o que acho mais importante é que o livro não traz a típica narrativa que normalmente vemos quando os personagens principais são, em sua maioria, negros. Aqui não temos um branco que vem para salvar o dia, muito pelo contrário.

Com a grande conscientização da luta por igualdade racial que estamos vivenciando, A Vida Secreta das Abelhas apresenta, de uma forma gostosa, diversos questionamentos muito importantes para a nossa realidade.

Por @encalhadosnaestante

site: https://www.vailendo.com.br/2020/08/25/a-vida-secreta-das-abelhas-de-sue-monk-kidd-resenha/

Vini 17/08/2020

Não vou dizer que o livro é ruim. Mas achei que muitas coisas ficaram em aberto na história. E a personagem principal é completamente irritante.
notmissdior 17/08/2020minha estante
caramba, no filme ela é até legalzinha ahahaha

Vini 17/08/2020minha estante
Aí, chata pacas hahahha

JOY 01/08/2020

"Até a menor das criaturas quer ser amada."

Um drama eficiente, bem escrito. Ao apresentar o destino de Lily, a autora nos revela seu passado obscuro e misterioso. A protagonista, uma adolescente branca, tem sua vida marcada por tristes acontecimentos familiares, que a faz encontrar uma família em um grupo de mulheres negras - nos Estados Unidos dos anos 1960. O racismo e a segregação racial são chocantes no livro, além de mostrar como o sofrimento de uma menina branca tem causas diferentes das causas do sofrimento das mulheres negras.
A religião é personagem principal nesse livro, assim como a apicultura e a produção de mel. A Vida das abelhas é analoga ao acontecimentos do livro, o que pode ser até um certo exagero da autora.

As personagens são envolventes e as Irmãs Calendário roubam a cena.

Apesar de alguns exageros e de, eventualmente, Lily causar uma certa irritabilidade no leitor, a história nos mostra que família pode ser escolhida e que seu verdadeiro lar pode ser longe de casa.

Dani Ferraz 30/06/2020

Estou no centro do universo, onde tudo é uma canção para a vida...
“As abelhas domésticas não só dependem do contato físico com a colmeia como precisam da sua companhia social e apoio. Se um abelha for isolada das irmãs, morre em pouco tempo”.

Quão sensível é esta história que traz uma garota de 14 anos como a narradora dos seus sentimentos, das suas angústias e amarguras, da sua falta de companhia e apoio em casa, marcada pelo temperamento agressivo do pai e pela perda da mãe em uma tragédia. Quão sensível foi a autora ao apresentar ao leitor toda a forma de organização das colmeias numa perfeita simbiose e alusão ao poder feminino transcendendo o mundo terreno.

Lilly tem apenas sua babá negra Rosaleem como amiga e cuidadora, traz nos bolsos uma foto de sua mãe, suas luvas brancas e a imagem de Nossa Senhora pintada de preta com o escrito Tiburon, cidade na qual acreditava que podia conter informações sobre o passado de sua mãe e que passou a guiar sua rota numa fuga cheia de percalços, principalmente para Rosaleem, por estarem vivendo na América racista dos anos 60.

Já em Tiburon, a garota se depara com a mesma imagem da santa que trazia no bolso em uma embalagem de mel dentro de um restaurante e foi o suficiente para que chegasse aonde deveria estar, na casa rosa, das três irmãs Boatwright (August, May e June), mulheres negras, apicultoras e produtoras do Mel da Madona Negra totalmente independentes, dotadas de muita personalidade, coragem, muito respeitadas, viventes e sobreviventes dentro da pequena e preconceituosa cidade do estado da Carolina do Sul.

E a partir deste encontro e da forma com que foram acolhidas pelas irmãs é que toda a história se constrói, cada uma das mulheres - e também a garota - tem sua missão e papel fielmente estabelecido pela autora que não deixa de fora também o aspecto religioso presente dentro desta “colmeia” que se move muitas vezes mais pela fé e pelo divino, com rituais de adoração à força e presença de Nossa Senhora quebradora das correntes e também das amarras vividas por elas na sociedade.

Podemos nos deliciar com o doce do mel nas páginas desta história com as epígrafes de abertura dos capítulos que nos faz adentrar no mundo mágico das abelhas e principalmente nos diálogos amorosos protagonizados pelo grupo de mulheres, mas somos lembrados a todo momento do fel existente e enraizado dentro dos seres humanos marcados pela injustiça, por perdas ou por uma tragédia que sabem o quanto é duro apagar o passado, mas veem com doçura a forma com que se pode aprender com ele para que se consiga continuar a vida em paz.

Angel.Pimentel 27/06/2020

Sensacional!
Que leitura viciante.
Confesso que até o momento, o melhor livro que li esse ano de 2020.
Uma História sensacional com um final surpreendente.
Super recomendo! Leitura pra vida.

Mylena 14/06/2020

A vida secreta das abelhas
Inicialmente tive uma leitura arrastada, mas acho que era mais uma coisa minha do que do livro mesmo. Quando consegui me apegar a história logo terminei e foi uma leitura incrível. Acompanhar a história de Lily, sua dores, e todos os acontecimentos que a cercavam foi muito bom! Me emocionei em algumas partes e o livro tem umas passagens muito lindas.

Sol 13/06/2020

Uma leitura necessária. Parece leve, mas ao mesmo tempo cada página vem carregada de significado e reflexão

Natalia Noce 13/06/2020

Lily Owens é uma menina de quatorze anos com uma vida bem difícil. Um pai que a maltrata física e psicologicamente, a culpa que pesa em seus ombros pela morte da mãe e nenhuma perspectiva de fururo. Rosaleen a senhora negra que seu pai contratou para criá-la é sua única fonte de amor. Finalmente são dados os direitos cíveis a população negra dos Estados Unidos e Rosaleen depois de muito treinar sua assinatura vai tirar seu título de eleitor, mas uma confusão no caminho muda tudo na vida das duas. Lily e Rosaleen precisam fugir, mas para onde? E como Lily pode descobrir mais do que as parcas informações dadas pelo pai sobre a mãe já morta? Elas acabam chegando a casa rosa em Tiburon onde são acolhidas por três irmãs e um novo mundo se abre para elas.

O livro é de uma sensibilidade sem igual, já tinha visto o filme anos atrás e várias vezes pondendo garantir agora que li o livro que a adaptação foi feita com bastante esmero.

O livro nos trás muitas lições: como aprender a perdoar, aceitar novas coisas que nos são apresentadas, a importância do trabalho duro e acima de tudo importância do amor. O pano de fundo que são as dificuldades da comunidade afroamericana e o grande racismo presente na região tingiu a história com ainda mais importância. As experiências vividas pelos personagens e as diferenças de tratamento dependente da cor de sua pele é gritante.

Com a grande conscientização da luta por igualdade racial que temos vivido esse livro trás de uma forma gostosa diversos questionamentos tão importantes atualmente.