Estudo Independente

Estudo Independente Joelle Charbonneau

Resenhas - Estudo Independente

Luciana 15/01/2023

Esse é o volume 2 da trilogia, cai muito em qualidade em relação ao 1° que é super dinâmico.
Cia foi aprovada no teste, inicia a faculdade, é recrutada pela rebelião e para estagiar junto à presidente. O objetivo dela é acabar com o teste, uma forma que leva muitos jovens a morte, mas é cada vez mais difícil saber em quem pode confiar.

anterique 29/12/2022

Tão bom quanto o primeiro!
A sequência foi tão boa quanto o primeiro livro, me senti bem mais conectado com a Cia nesse segundo e todas as suas emoções. A narrativa prende muito e não consegui parar de ler até terminar, estou amando esse mundinho.

Alexia 23/12/2022

Resenha: Estudo Independente
Que 🤬 #$%!& de livro chato, parecia que nunca acabava a história não te prende e uma vergonha serio, eu já estava no final mas eu TIVE que pular pro final pq eu não queria continuar lendo pq senão ia acabar numa ressaca literária e serio o final nem é isso tudo , eu pensei que esse livro ia ser melhor que o primeiro mais eu estava enganada.

elisa887 03/12/2022

Começa legal mas ficava repetitivo bem rápido
O livro começa tomando boas direções, apresentando os novos desafios que Cia precisará enfrentar e o que está em risco caso ela falhe. Os desafios da iniciação são interessantes e os novos personagens são carismáticos. Infelizmente, tudo isso não dura muito. A partir da metade do livro, comecei a perceber que muitas coisas estavam se tornando extremamente repetitivas, e que a Cia estava se tornando aquele tipo de personagem que é amado por todos e não comete erros.

Um dos meus pontos favoritos do primeiro livro, a inteligência da protagonista, acaba tomando um rumo para o pior. Enquanto antes Cia era inteligente de uma maneira orgânica, agora parece que ela está preparada para qualquer coisa, e consegue resolver qualquer problema sem nem pensar duas vezes porque de alguma forma ela coincidentemente já passou por uma situação parecida com os irmãos e o pai quando vivia na colônia. As conclusões em que ela chega para superar os desafios, apesar de fazerem sentido em retrospecto, são só uma das muitas conclusões lógicas que alguém poderia chegar naquela situação, mas de alguma forma ela sempre avalia a situação perfeitamente e sabe exatamente o que os avaliadores esperam que ela faça.

Ainda nesse ponto da Cia se tornar super inteligente e saber o que fazer em qualquer situação, foi nesse livro que percebi que da forma como as coisas são apresentadas, Cia é boa em literalmente tudo. Estudos acadêmicos? Ela é a melhor da classe. Intuição para analisar situações? Ninguém se compara com Cia, que completa os desafios mais rápido do que todos e sempre sabe o que fazer. Analisar pessoas? Ela nasceu pra isso. O único "defeito" dela é que ela confia demais, o que, ao contrário do primeiro livro, não teve importância alguma, porque as traições que ocorrem não são algo que ela seria capaz de evitar mesmo se fosse cuidadosa. Ela também, de alguma forma, é a única que tem uma bússola moral nessa história, porque de alguma forma parece que todo mundo foi criado para matar sem peso na consciência, enquanto ela e Thomas são os únicos com uma criação decente.

Falando em Thomas; finalmente descobri o que eu odeio nele. Ele é uma cópia exata da Cia, mas com menos protagonismo, então ele é mais incompetente. A personalidade deles é a mesma (anjos perfeitos no meio da maldade do Teste), com uma bússola moral inabalável e com a única visão correta do mundo, a diferença é que ele não é tão inteligente e intuitivo quanto ela. O único conflito interessante da relação deles, que o primeiro livro tratou como se fosse se tornar algo extremamente importante, foi resolvido em duas páginas porque claro que é impossível Thomas ser qualquer coisa além de o interesse amoroso perfeito como sempre foi. Não importa o que aconteça, a relação deles é perfeita e a confiança nele (e unicamente nele) é inabalável, provando que desenvolvimento de personagem e diferentes visões de mundo passam longe nesse livro. Até a bússola moral da Cia, que era interessante de acompanhar no primeiro livro, começa a ficar insuportável quando ela fala pela milésima vez da criação dela e do quanto ela valoriza a vida, enquanto todos os outros participantes são máquinas de matar inabaláveis.

Os personagens secundários introduzidos, apesar de serem interessantes, acabam ficando sempre em segundo plano. No primeiro livro, achei que a autora fez um bom trabalho em apresentar personagens e cortar eles na medida certa para aumentar a tensão, mas neste somos apresentados a muitos personagens, cada um com alguma coisinha, mas nenhum acaba fazendo muita diferença porque o livro fica o tempo todo pulando entre eles e parece que não se decide no que fazer. Não vou julgar o Enzo porque em 5 páginas a dinâmica dele com a Cia foi mais interessante do que a do Thomas em um livro e meio, mas o Raffe no final do livro do nada ganhou muita importância e decidiu porque sim que a Cia é uma deusa que sabe todas as verdades do universo. A única coisa que todos os personagens secundários tem em comum é que todos amam a Cia e acham ela a melhor pessoa que existe. Thomas, Will, Enzo, Raffe, Michal, todos acham ela incrível e tão dispostos a arriscar a vida por ela.

Ao contrário do livro passado, a reviravolta final não é algo que podemos prever, porque a revelação do vilão veio do nada e, apesar de fazer sentido, é frustrante o vilão final ser um personagem que seria impossível até mesmo os leitores preverem, porque nada apontava para a traição dele. A traição do Will no livro passado, apesar de ficar bem na cara, foi bem executada, com os sinais sendo apresentados ao longo do Teste final e a revelação tendo impacto, uma vez que Cia confiava nele.

Vou ler o último livro porque agora estou investida na série e quero ver como isso tudo termina, mas é uma pena que tudo que eu gostava do primeiro livro foi repetido tantas vezes que deixou de ter o impacto que tinha.

Prii.Cristhian 20/11/2022

Surpreendente
Demorei um pouco mais pra ler, a mais a culpa não foi do livro, foi só falta de tempo.
Terminei ele em choque. O livro é bom, bem escrito, e eu perdi o fôlego várias vezes.

Cheguei no final absolutamente desesperada pq ficou muito tenso e eu queria ler rápido pra descobrir rápido mas eu já tava o mais rápido que dava. Enfim, muito bom, não prometeu nada e entregou muito.

Monick 28/10/2022

Sensacional
Quanto mais eu leio, mais eu amo essa trilogia, e a Malencia pqp que mulher sensacional, inteligente, esperta, corajosa...

Eyshila.Silva 20/10/2022

Não confie em ninguém!!!!!
Passei o livro inteiro sem conseguir confiar em NINGUÉM. Não esperava gostar tanto desse livro. E esse final???? Quase chorei de ódio com esse final.

Gabriela.Marques 03/10/2022

Mistérios atrás de mistérios são revelados, mas ainda fica muita coisa em aberto para o último livro.

Glabys 30/08/2022

Meio lento até que BUM... Plot twist! ???
Comecei esse com uma grande expectativa, já que o primeiro entregou bastante, mas é claro q eu quebrei a cara.
Dessa vez, Cia n passa por tantos testes de vida e morte como no volume 1, pelo menos não tão explícitos. Por isso, a trama fica meio parada, sem muita ação, mas ainda com algumas descobertas.
As últimas páginas são, de novo, as melhores partes do livro. Elas trazem mto mais drama e suspense do q a história inteira. Talvez essa seja uma forma da autora nos convencer para ler o próximo? Com certeza! E, como sou uma pessoas super influenciável e curiosa, vou seguir para o fim da trilogia.
Só espero q o terceiro traga mais aventuras, ação e romance (pq nesse tive q sobreviver de míseras migalhas ?). Ah... e, é claro, um fim para esse inferno de Teste!

Bruna 03/05/2022

Nossa, este livro terminou e levou o ar junto. A tensão esta estabelecida. A trilogia se mantem em uma crescente que envolve na leitura. Acho bonito os valores de familia que a Cia faz questão de verbalizar em situações diversas. Que venha a formatura..

Isabelle (@falandocomlivros) 15/04/2022

Estudo independente
Após ser aprovada no mais incomum teste, Malencia Vale finalmente entrou para a universidade. Isso a deixou muito empolgada por poder ter seus amigos por perto, e por dentro de pouco tempo poder iniciar seus estudos. Porém não é porque ela foi aprovada, que a sua entrada na universidade está garantida, primeiro ela deverá passar por outros testes, que estarão reavaliando sua capacidade de acordo com os critérios pré determinados. Além disso, elementos de seu passado que deveriam ser esquecidos, vem a tona , fazendo com que o seu passado e o seu presente entrem em conflito . Caberá a Cia decidir o que fará essas informações, pois elas podem fazer com que a sua realidade passe por uma transformação que ela nem imagina que fosse preciso.

Nesta sequência é possível conhecer melhor a cidade de Tosu City, e diferentemente das Colônias, a cidade é muito mais tecnológica e com recursos . O conceito de redirecionamento e descoberto. Novos personagens são introduzidos alguns deles são:Damone, Enzo, Ian e Raffe . Pensei que alguns deles seriam incríveis, mas só foram chatos, outros me surpreenderam muito pois não esperava muito deles. Pode-se acompanhar toda a pressão que os alunos sentem e são submetidos, ao longo de seus respectivos períodos acadêmicos, com grandes curriculares totalmente despatronizadas. A todo momento eles precisam por aceitação pois nunca se sentem bons o suficiente, e a forma como o Teste e a universidade foram estabelecidos, fazem questão de reinterar isso. Isso e outros acontecimentos farão com que o país que está se recuperando dos 7 estágios da guerra comece a colapsar. Mostrando que apesar de tudo o que se passou, a República não aprendeu com o passado , antes tornou a cometer os mesmos erros.