A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - A Escola do Bem e do Mal

Danielle143 02/08/2022

O livro é bom, mas poderia ser melhor.

Em alguns momentos achei um pouco confuso por conta da escrita e às vezes um pouco arrastado também.

Quando ocorreu os momentos de ação, já perto do final do livro, foi quando a história melhorou pra mim.

O último capítulo me deixou intrigada para saber o que irá acontecer...
Justine 02/08/2022minha estante
A escrita pra mim foi um grande problema tbm, as vezes tinha que voltar pra reler

Viniciusz 12/10/2022

O final não foi decepcionante, pois eu não esperei nada o livro inteiro.

Personagens chatos, narrativa confusa em algumas situações e caos. Parece que nada acontece durante a primeira metade do livro.

O tema da bondade e maldade existe, mas ele parece raso quando temos duas personagens que estão praticamente destinadas a uma situação. Apesar do contexto em que Agatha e Sophia estão inseridas, fica claro na primeira página que A é extremamente boa e B é extremamente ruim.

Agatha é tão boa que é sonsa. Além disso, sinto que ocorre uma mudança na personalidade dela no meio do livro. Oq não seria uma coisa ruim se tivesse sido bem explorado, mas ela só aceita que é boa pq é bonita.

Já Sophia passa o livro inteiro querendo ser boa, porém ela só é boa em ser má. Sabendo do final, eu acharia interessante se o autor tivesse colocado alguma situação em que a bondade dela fosse genuína.

Finalizando, é IMPOSSÍVEL que todos aqueles personagens dos sempres fossem bons. Tem gente que é odiosa o tempo inteiro (((Beatriz. Puro nepotismo
Dayane 15/10/2022minha estante
Você resumiu bem tudo o que senti kkkkk

Gabriella 19/02/2022

Duvido que essa saga seja hétero
Esse livro é maravilhoso e confesso que a escola acabou me deixando muito ocupada e por isso demorei a terminar mas consegui aproveitar muito bem desse livro.
Eu recomendo d+ além de ser uma historia que foca em uma amizade com diferenças nós vemos duas personagens em um processo de descoberta então quando uma adolescente (como eu) começa a ler um livro nesse estilo, acaba se sentindo muito proxima dos personagens, tanto é que eu acabei chorando em algumas cenas da Agatha por me sentir muito conectada com ela.
Helena1004 23/02/2022minha estante
KKKJJJHGEJDHSB amg quando vc ler o segundo?

Juliana 03/07/2015

Rótulos
O que aprendi com esse livro? que nem tudo que reluz é ouro.
Sophie sempre quis para escola para formação de princesas, faz tudo para ir. Agatha tem uma mãe que fez a mala pois ela tem todas as características para ser uma bruxa. E o que acontece o inverso e através da narrativa percebemos que o coração das personagens é que define (isso no caso delas que são pessoas). No decorrer da história é nos mostrado o amadurecimento das personagens e que todos nós dependendo do momentos somos bruxos ou heróis.!
Recomendo leitura!
Fer Kaczynski 05/07/2015minha estante
parece bom mesmo esse livro, achei a capa linda

Mabelle2 09/03/2022

??????????
lindo perfeito maravilhoso, me prendeu, amei a escrita e só to fazendo feedback pq quero que mais gente leia pq é bom msm mas detesto fazer feedback ?

ENFIM

LEIAM
Bea 10/03/2022minha estante
AAAA EU QUERO TANTO LER

Mel Rodrigues 10/11/2015

Com um quê de Ever After High
Até onde você é bom? Até onde é mal? O que real, e o que é obra das circunstâncias? E se tiver alguém interferindo na sua história? Se tudo fosse diferente, que rumo as coisa iriam tomar? Essas são apenas alguma perguntas que me sufocaram durante a incomparável leitura de Escola do Bem e do Mal.
Agatha e Sophie são uma dupla improvável. Sophie sonha em ser levada para a escola do bem e encontrar seu príncipe. Agatha desfaz do fato da escola sequer existir. Mas quando no meio da noite, as duas são levadas, o inesperado acontece. Uma princesa entre as bruxas, uma bruxa entre as princesas. E a história tem seu início.
Confesso que, por todo o livro, esperei pateticamente que Tedros (o galã da história) ficasse por fim com Sophie, enquanto ele convergia cada vez mais e mais para Agatha.
Soman Chainani Nos apresenta personagens complexos nesta obra.
A aparentemente doce Sophie, que na verdade é egoísta e luta com todas as forças por aquilo que quer. Na minha opinião, Sophie foi a que mais sofreu com as circunstâncias. Ela foi, de todas as formas possíveis, induzida a ser má. Agatha, por outro lado, ficou bonita e puf... Era boa!
Apesar de tudo, achei Agatha egoísta. Não sei explicar,acho que foram pequenos detalhes que me deram essa opinião.
Também não tenho muito o que falar do fim, na verdade eu esperava algo como: Tudo voltava ao início e as garotas iam para as escolas certas. Mas não... Chainani nos oferece não um final, mas um gostinho de quero mais indispensável.
Afinal, se o fim é apenas o começo, está na hora de conhecer como é Um Mundo sem Príncipes
Thais.Voltolini 11/12/2015minha estante
Não achei que a Agatha "ficou bonita e...puf, era boa", pelo contrário, desde o inicio do livro nos é apresentado que apesar dos seus gostos peculiares, Agatha era sim uma pessoa boa, inclusive colocando a própria vida em risco quando a amiga é sequestrada, enquanto Sophie desde o inicio se mostrava extremamente egoísta, só fazendo as coisas para o seu próprio beneficio, e não acredito que elas estavam nas escolas erradas, ao meu ver foi justamente o que o autor tentou mostrar ao decorrer do livro.

Duda Bock 09/08/2022

O início do livro é exatamente o que o nome e a capa sugerem, uma história bem conto de fadas, com o bem ensinando a ser princesas e príncipes e o mal a ser vilões. Mas do meio para o final é incrível, os acontecimentos são surpreendentes, a Aghata é simplesmente maravilhosa, ela é sensata e coerente, perfeita.
Samilly 09/08/2022minha estante
Spoiler do bem, acredite depois você pode gostar também da Sofhie kkk volume dois lhe aguarda

MundoMaju 18/10/2022minha estante
Disse tudo o que eu senti lendoo

Minha Velha Estante 31/12/2015

Oi, gente,

E quando as coisas pareciam ter entrado nos eixos, eis que tudo muda!!!!

Agatha e Sofie retornaram para Galvadon depois de muita luta. Tudo parece bem, mas às vésperas do casamento do pai de Sofie, Agatha, por um único momento, deseja que o seu final feliz fosse diferente... E elas se veem de volta à Escola do Bem e do Mal!

Mas depois de Agatha ter rejeitado o seu príncipe tudo mudou. A escola agora está dividida entre meninas e meninos, já que elas afirmam que os meninos são desnecessários. Meninas do Bem e do Mal moram juntas agora e as princesas não se preocupam mais em conquistar o seu príncipe como único objetivo de vida. Na verdade, todas passam a ser feministas, reafirmando que podem viver subjugando os homens.

Por outro lado, meninos do Bem e do Mal também estão juntos, morando todos na Torre do Mal. E a escola virou uma verdadeira bagunça. Eles não se preocupam mais em se cuidar, não tomam banho, não tem que cozinhe para eles... E o desejo de todos é se vingar da bruxa Sophie que impediu que Agatha escolhesse Tedros como seu príncipe e provocou todo esse caos.

Assim, o conto de fadas de Agatha e Sophie precisa terminar de ser escrita e ter seu final feliz. E tudo está, novamente, nas mãos de Agatha. Será que ela deve abrir mão de viver feliz ao lado do seu príncipe em troca da amizade de Sophie? Será a amizade suficiente o bastante para tornar um amor desnecessário? Haveria uma forma de unir os dois? Quem é verdadeiramente merecedor do coração de Agatha?

“Esse é o problema com contos de fadas. De longe eles parecem perfeitos. Mas, de perto, são tão complicados quanto a vida real.”

Em meio a todos esses questionamentos, Agatha terá que confiar apenas no que seu coração lhe diz para fazer a escolha certa e assim ter o seu final feliz e consertar o que foi alterado.

Esse segundo livro é ainda melhor do que o primeiro, principalmente pela dose de emoção e drama. O leitor é preso pela necessidade de saber como acabará essa história. Apesar de ser um conto de fadas revisto, Soman nos coloca uma quantidade enorme de questões a serem pensadas sobre feminismo, papel da mulher na sociedade, amizade, amor verdadeiro e destino.

"Agitadas pela força de seu elo, as feiticeiras uniram forças com as princesas e assumiram o controle dos reinos".

Dessa vez os personagens secundários aparecem mais, e são um show à parte. Vamos descobrir que ninguém é somente mal ou somente bom. As características reais de cada um veem à tona nesse novo mundo sem regras muito definidas.

O livro continua lindo, cheio de ilustrações que falam sobre a história e nos dá uma ideia de como são os personagens, capa belíssima, papel ideal, revisão e diagramação impecáveis. Como sempre, a Gut dando um show!

Soman é um autor fantástico, conseguiu criar uma história original a partir de um clássico, com personagens humanos, sem perfeições e passíveis de erros, desconstruindo os estereótipos que nos incutiram na infância, mostrando que podemos ser senhores do nosso destino e escolher que caminhos devemos tomar.

Conto de fadas, encantamento, realidade, amizade, amor, aventura, questionamentos, temas polêmicos e um novo mistério. É só isso que Um mundo sem príncipes tem. Você consegue resistir???

A série:

1- A Escola do Bem e do Mal (2014)

2- Um Mundo Sem Príncipes (2015)

3- The Last Ever After (2015 US)

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2015/10/leitura-da-drica-um-mundo-sem-principes.html
Isa Gama 24/03/2016minha estante
Você fez a resenha do segundo livro na página do primeiro livro, e ficou cheio de spoilers do primeiro... sinceramente não gostei de ter lido a sua resenha aqui

yas 22/01/2022

a escola do bem e do mal
quando li a sinopse criei uma alta expectativa de que seria aquele livro pra ler em uma tarde, um livro que poderia trazer um aconchego no coração?mas é bem diferente do que eu esperava.

primeiro que a escrita aqui é BEM diferente do que eu tô acostumada, gosto de ter novas experiências com novas escritas, mas não consegui gostar dessa, tem uma linguagem extremamente peculiar, com muitas palavras que eu NUNCA imaginaria que existissem, atrapalhou sim minha leitura, ficou difícil de eu mergulhar na história e me conectar com os sentimentos das personagens.

segundo, os personagens são péssimos. desculpa se você gosta, mas eu sinceramente não gostei muito, a única pessoa mesmo que eu gostei foi a Agatha. o Tedros é pessimo KKKKKKK e a Sophie falou tantas coisas problemáticas que eu chegava a ter vontade de parar de ler só por isso, mas ok.

apesar de td, a história e a construção do universo foi bem interessante, a ideia do autor de quebrar isso de ?bem? e ?mal? foi boa. acho que o livro tinha tudo pra ser um clássico YA, mas não senti que conseguiu chegar no nível. inclusive o final ficou um pouco aberto e eu realmente não tô afim de ler os outros livros por agora, mas espero que a Sophie mude nos próximos livros viu.
yas 22/01/2022minha estante
tinha esquecido d fazer a resenha!

lostwitch 15/07/2022

mano, o que foi esse final??
adorei a leitura, me cativou desde o começo, porém em alguns momentos ficou meio arrastado e cansativo, também me incomodei muito com a narrativa sexista, mas me disseram que esse é um ponto muito importante pro desenvolvimento da saga, fora isso foi incrível ler
Giovanna1784 15/07/2022minha estante
Sim , o final foi satisfatório eu gostei tanto dessa leitura pq realmente é gostoso de ler do começo ao fim

Guilherme Sobral 06/09/2022

DESCENDENTES DA DISNEY COM UM ENREDO MELHOR
Senti vontade de ler esse livro apenas por causa do filme que sairá na Netflix com a Sofia Wylie (High School Musical: The Musical: The Series), e vi que ele estava disponível no Kindle Unlimited, fui ler, afinal o filme estréia pelos próximo meses. A grata surpresa foi encontrar nesse livro, um novo Harry Potter, uma espécie de Hogwarts dos Irmãos Grimm, um Descendentes da Disney com um enredo melhor.
Me deparei com um colégio que é dividido entre Do Bem e do Mal (ou como eles chamam no livro, os Sempre e os Nunca), onde a cada quatro anos, dois jovens de certo vilarejo são levados para a escola onde são divididos - conforme a sua alma - entre as duas escolas, apra então serem treinadas para um dia enfrentarem a Floresta Sem Fim, e criarem seu próprio conto de fadas.
A Escola do Bem e do Mal, é um ótimo exemplo de fantasia adolescente, é o livro ideal para quem estava perdido - após os cancelamentos da J. K. Rowling - sem saber como introduzir os filhos, irmãos, primos, ou qualquer criança no mundo da literatura.
Formidável, encantador, personagens carismáticos e Plot Twists.
ykwonm 06/09/2022minha estante
é simplismente muito BOMM

fer!¡ 08/10/2022

MLK O FINAL
comwçei por causa da adaptação que sai dia 19 e entendi pq todo mundo ama essa saga, mds
o começo é bem infantil e chato, leitura muito arrastada na minha opinião, apesar da escrita ser boa e ter bastante ação
as personagens são INCRÍVEIS e falo isso até da sophie que eu xinguei do começo ao fim do livro, mas ela twm um desenvolvimento MUITO FODA, e é muito bem escrita
queria mais desenvolvimento agatha e do tedros, mas por esse ser o primwiro de 6 livros não vou reclamar
tem falas problemáticas q me incomodaram na leitura e me deram mto odio, principalmente por ter essa premissa de contos de fadas mais padrãozão e ter isso de "homem de vdd" e "principe salva princesa indefesa", enfim preguiça
MAS O FINAL MDS VALEU MUITA PENA TODOS OS XINGAMENTOS Q SAIRAM DA MINHA BOCA E OS SURTOS DE RAIVA Q PASSEI, MUITO FODAAAA
to bem ansiosa pro segundo, quero ler logo!!!
MundoMaju 18/10/2022minha estante
Sinto o mesmo com a Sophie, acho ela insuportável mas ao mesmo tempo amo ela jgkhjk

Bia 27/05/2018

Mediano e mal aproveitado
Contos de fada sempre me interessaram muito, então a ideia de uma escola para criar contos me pareceu bem interessante. Infelizmente, a execução não seguiu num caminho satisfatório. A pegada de ?Wicked?, livro de Gregory Maguire, escrito em 1995 e adaptado para musical da Broadway em 2003, me incomodou um pouco durante vários momentos desde as primeiras páginas, mas outros pontos foram ainda mais incômodos.

Desde o começo, ?A Escola do Bem e do Mal? acaba ficando preso entre o clichê e o que poderia ser inovador. Em basicamente todos esses momentos ele pende para o óbvio ao invés de fazer algo que realmente vai surpreender o leitor. Toda a parte escolar parece uma edição mágica de mais um típico high school americano, com quem fica com quem sendo o ponto mais importante (apesar dos personagens terem tecnicamente doze/treze anos?) do que qualquer outra coisa. A própria estrutura da escola coloca isso como evidência já que a única função das meninas do bem é conseguir um príncipe para levá-las para o baile.

Muitos temas interessantes poderiam ser mais abordados durante o decorrer do plot, como a própria ambiguidade do bem e do mal, a futilidade, esteriótipos, preconceito de gênero... Apesar de estarem nos livros, eles são detalhes comentados em algumas linhas e não o foco. Até mesmo discurso mais interessante sobre beleza e atitudes que seriam um ponto principal tornam-se inúteis porque a história usa plot devices de ?sempre foi bonita? e na grande batalha final o mal sempre é o feio e diferente enquanto o bem é bonito não importa quem esteja de cada lado.

Sophie e Agatha tem um desenvolvimento de personagem falso. Ao invés de realmente crescerem elas apenas tem momentos que simplesmente mudam completamente a forma de agir e depois voltam ao mesmo ponto que o começo do livro, seguindo uma sucessão de ações irritantes e questionáveis. Eu nunca entenderei como Sophie passa de não ser capaz de se virar sozinha nas aulas para conseguir fazer um super plano que utiliza conhecimentos dessas mesmas aulas.

A história em si não é de todo ruim, apesar de poder ser muito melhor, mas forma que foi escrita não ajuda. Momentos insignificantes duram páginas enquanto partes mais importantes podem ser perdidas se um parágrafo for lido rápido demais. O ritmo estranho da história faz com que muitas vezes pareça que se está lendo um resumo. Descrições de ambiente são bem feitas, mas quando se passa para ações não posso dizer o mesmo, em alguns momentos tive que ler duas vezes para entender o que acontecia principalmente em cenas de ação.

O desfecho é a maior prova da narração mal planejadas do livro. Acontecimentos que poderiam ocupar capítulos inteiros ocorrem nas cinco páginas (sem exagero) que formam o último capítulo. É confuso, sem emoção e as partes que não são previsíveis também não são claras o suficiente para surpreender alguém de verdade.

E falando em final, apesar de concluir claramente esse arco de história, não acho que ele é suficiente para fechar bem o livro sem contar com as continuações, o que poderia ser resolvido com apenas mais um parágrafo, e também não é suficiente para deixar uma curiosidade para saber o que acontece depois. Parece resumido assim como outras partes do livro.
Ana 16/08/2018minha estante
Queria ter lido sua resenha antes de começar a ler o livro... Estou na metade ainda, mas concordo com basicamente tudo que você disse.