Tempo do Desprezo

Tempo do Desprezo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Tempo do Desprezo

Luiz 24/07/2022

A Guerra se aproxima
Movimentos foram feitos e muito em breve tudo será decidido! O Tempo do Desprezo chegou para todos!!

Clara Braga 25/01/2021

TEMPO DO DESPREZO
Após três livros de introdução à guerra, temos ela acontecendo neste livro, com estratégias militares e batalhas entre feiticeiros, elfos e humanos.
O protagonismo de Ciri se tornou mais claro e vemos seu amadurecimento, bem como sua ligação com o passado.
Um livro emocionante, que nos mostra melhor a história do universo e tudo o que aconteceu para chegarmos a tal ponto.

Carmen 31/05/2022

Com certeza esse é um dos melhores da saga
Muitas emoções e muitas coisas acontecem, é ótimo. Gostei bastante. li em 3 dias. Diferente de sangue dos elfos que agarrei muito rsrs.
Nesse mostra a evolução da relação entre Ciri e Yeneffer, ficou muito bom e dá pra se envolver junto. Todos acontecimentos seguintes de tirar o fôlego.

Daniele 14/09/2021

Tiro, porrada e bomba
Nossa Meuuu que livro foi ao céu ao inferno. Que reviravoltas impressionantes. Geralt o azarado sempre no lugar errado na hora errada.

Rafael 10/10/2021

Excelente
O melhor livro até aqui. O foco passa para Ciri e o desenvolvimento do personagem é muito bom. As várias mudanças de rumo da personagem contribuem para a leitura ser viciante.

Yuririn 26/10/2021

neste volume da saga houve mais participação do Geralt, mas não teve tanto amadurecimento da Ciri quanto eu gostaria, a guerra foi um pouco confusa e o autor repetiu várias vezes o título do livro no meio da narrativa. Contudo, tiveram sim acontecimentos interessantes e o bruxo não ficou tão pedinte pela atenção da Yennefer. O gancho dos Ratos foi legal e acho q vai trazer um bom desenvolvimento pra trama nos próximos livros.

Pedro 04/11/2021

O melhor até agora
A tensão criada nos últimos livros se concretiza de forma incrível... Guerras políticas e golpes de estado ocorrem simultaneamente a invasões estrangeiras e o uso da espada é tão importante quanto a diplomacia em acordos estratégicos. Ciri se tornou finalmente alguém digna de admiração e tende a roubar a cena sempre que aparece. Geralt e Yennefer finalmente pararam de brigar como crianças e tem um relacionamento interessante de se ler, de longe o melhoe livro da saga até o momento.

Joey Resende 10/11/2021

Quarto livro da série.
A cada livro cresce as aventuras e experiências dos personagem, novos personagem são inseridos na história e as tramas políticas também ficam maiores.

mavi47 31/08/2022

achei o livro bom, com muita ação, aventura etc, a relação do geralt com a yennefer e da yennefer com a ciri muito legal, os três são muito fofos, porém, a impressão que da é que tudo acontece nesse livro e ao mesmo tempo nada acontece.
tem muitos personagens e fica muito confuso.
não gostei de algumas partes e do final, espero que o próximo livro mude algumas coisas e que seja mais objetivo.

Wellington Kling 04/12/2021

Nossa, esse livro foi muito diferente dos outros. Fiquei meio perdido no meio de tantos personagens e tem um ritmo beem lento, mas que melhora mais pra perto do fim do livro.

Marquinhos.Rocha 14/12/2021

Cada vez melhor
Incrível o nível q os diálogos chegam nessa obra , é realmente surpreendente como esse polonês leva essa história sem deixar cair o nível.

Beloto 01/09/2022

Ação voltou aqui, meio parado até 40% porém dali em diante muitos acontecimentos e ação difícil parar de ler.

Beatriz 03/01/2022

Um bom livro com gostinho de continuação, esse livro mais que os anteriores tem um tom de "vai ter uma continuação pessoal" principalmente na parte final da trama.
Em compensação o início do livro tem sequências frenéticas e que põe os nossos personagens queridos em perigo real.
Continuar essa saga sempre vale a pena!

Marcus Oliver 31/05/2022

Finalmente a dark fantasy começa
Assim como o anterior, há uma história mais longa e, desta vez, com mais reviravoltas dramáticas do que nunca; sendo a maioria delas mais cruéis.
Será essa nova visão das reviravoltas cruéis que finalmente se sente o gosto da dark fantasy, há traição, morte, assassinato e crueldades das mais diferentes ordens. O mundo a volta sofre com a guerra, o genocídio dos não-humanos, as pessoas comuns são assassinadas e violentadas - por bandidos, os soldados dos reis, pelos invasores e os bandos rebeldes dos Scoia'tael -, os protagonistas mais apanham do que vencem, causando certo amargor na leitura; entretanto isso é necessário para se criar o tempo do desprezo (título da obra).
Todo esse desprezo e violência são gestados no livro anterior (?O sangue dos elfos?) que agora culminam na retaliação dos não-humanos contra a violência e preconceito humano. É uma boa obra, mas peca às vezes no mesmo erro que comentei sobre o livro anterior deste: há muitos momentos que prolongam a trama, criando ?barrigas? narrativas. Ciri continua a mesma criança amedrontada - mesmo tendo treinado com os bruxos e com Yennefer, ou seja, tem ferramentas o suficiente para deixar de ser uma donzela indefesa clichê - apesar do seu crescimento, há ainda algo que não permite que ela seja a protagonista da saga, mas sim uma personagem secundária que precisa ser resgatada por Geralt, Yennefer ou qualquer um.
Mesmo com essas ressalvas, desenvolve-se mais as questões sobre o seu Sangue Antigo, seu potencial e valor para os nortenhos e nilfgaardianos.
Geralt e Yennefer deixam a desejar um pouco, sendo bem coadjuvantes em seus papéis, eram apenas levados pelas circunstâncias e o fato de ficarem ocultando informações para tudo e todos só levam eles a conflitos entre si e com outros na maioria das vezes desnecessários, mas paciência, imagina-se que há uma razão para isso.
Há uma coisa que me incomodou neste romance, pois no anterior havia pequenas marcações de subcapítulos (ou de troca de perspectiva narrativa) que auxiliavam a leitura entre os capítulos; a falta deles para um leitor que gosta de ler um capítulo por dia, ou outras marcações, fazem um leitor, como eu, ler o capítulo todo o que leva bastante tempo, uma vez que os capítulos tem em média umas cinquenta páginas; deixando a leitura cansativa. Espero que as marcações retornem em livros futuros.