Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

Julio 06/03/2021

Primeiro contato com Richard Bach
Profundo, reflexivo, impactante, poético, necessário... Entre muitos outros elogios que tenho para esse livro.

Para um leitor que não apenas lê mais sim é transportado para história, uma história que crítica fortemente sem criticar, que ensina importantes lições sem ensinar e nos deixa apenas o sentimento do quão deliciosa e marcante foi a leitura.

Uma obra prima, que merece releitura e com certeza despertará novas reflexões e pensamentos.

luisfelipe.monteiro2 05/03/2021

Você já se imaginou alguma vez sendo um pássaro? Ou melhor, uma gaivota; voando, batendo asas, em plena liberdade?
Posso dizer que senti essa sensação ao ler as páginas desse livro de Richard Bach, mas além disso, senti as inquietações dessa gaivota.
O materialismo e a inconformidade pela limitação da vida são problemas reais, inclusive para nós, seres humanos.

Assim, com uma sinopse simples, mas com inúmeras questões que cativam o leitor, somos transportados para um dia na vida de uma gaivota de nome Fernão. Essa simples gaivota não é como as outras, e notamos isso ao ver como ela questiona certas "verdades" das outras gaivotas de seu clã. As metáforas são transformadoras.

Ju.Inácio 02/03/2021

Fernão Capelo Gaivota
Esse livro trás uma narrativa interessante como tendo personagens principais gaivotas e que trouxe toda uma reflexão a mais para a história em si. Fernão Capelo Gaivota amava voar. Gostava de se testar ao limite, procurar novos meios de posicionar as asas, e no entanto era mau visto em seu bando até ser expulso dele e se tornar um Pária.
A forma como justamente um pária, excluído e exilado foi o responsável por, mais tarde, trazer a liberdade para essas aves e mostrar-lhes que elas eram muito mais do que pensavam, que ele não era maior ou melhor que qualquer uma ali, mas sim um igual que já foi como eles um dia e que agora estava livre e almejava isso.
Achei uma leitura incrível, rápida, reflexiva e importante.

lara rayssa 22/02/2021

linguagem simples e agradável, tornando-se uma leitura de bastante fluidez. ótima abordagem do tema liberdade.

Danielle 18/02/2021

Simples e profundo
Uma história linda e profunda que pode ser lida rapidamente mas que vai ficar muito e muito tempo viajando por sua mente

Diogo.Pereira 16/02/2021

O livro trata do assunto de uma gaivota que não se contenta a só voar para ir comer, ela quer se aperfeiçoar no vôo. Por querer fazer diferente é expulso do grupo e assim segue o livro...

Um livro motivacional, para não desistirmos de nossos sonhos!

Destaques:

"Tudo isso é tão sem propósito, pensou .... Eu poderia estar passando todo esse tempo aprendendo... Há tanta coisa para aprender!"

"Podemos nos erguer de nossa ignorância, podemos nos considerar criaturas exímias, inteligentes, hábeis. Podemos ser livres!"

Shirlei 13/02/2021

Eu ano esse livro.
E uma "lição " para persistir no que querenos oara nossa vida.

Fernão Capelo é uma gaivota, mas o sonho dele é ser um águia , e ele vai atrás do sonho.

Maravilhoso!

Anna Carolina R 08/02/2021

Livro curto, mas não raso.
O escritor Richard Bach insere elementos de uma de suas paixões, a aviação, neste livro carregado de mensagens edificantes. Fernão Capelo é uma gaivota que não se contenta com uma existência onde o vôo é apenas uma ferramenta para a sobrevivência. Desta forma, sua insistente rejeição ao modo de vida de seu bando e sua ânsia em aprender a voar da melhor maneira possível o leva a uma jornada de autodescoberta e elevação.
O livro é curto e pode ser lido em uma hora, mas de maneira alguma é um livro raso. A leitura abre portas para reflexões profundas sobre nossos próprios modos de vida.

Antonio.Augusto 06/02/2021

A novidade de Fernão Capelo Gaivota mais de 40 anos depois
"Fernão Capelo Gaivota" é um clássico da literatura norte-americana, escrito em 1970 por um aviador, Richard Bach. Na verdade, um pequeno livro de três capítulos, em que uma gaivota revoluciona o jeito gaivota de ser... Uma analogia, claro, a nós, pobres humanos. Três capítulos? Agora, não mais!

Em 2013, o escritor incluiu um quarto capítulo na obra, que ele havia escrito junto com os outros três, mas que não achou oportuno para a época. Até que um dia, por essas coisas da vida, o quarto capítulo original datilografado caiu na sua mão e, ao reler o texto, tudo passou a fazer sentido com a realidade que agora vivemos.

A obra é bela e exige análise sobre o nosso jeito conformista de ser. Com o quarto capítulo, tornou-se um livro mais crítico, colocando o dedo mais profundamente na nossa ferida mesquinha do day by day e no nosso jeitinho de pasteurizar mesmo os exemplos mais belos de vida.

De qualquer forma, se você é como uma gaivota que sabe que nasceu apenas para voar até os barcos de pesca e receber restos de peixes, dia após dia, melhor se aventurar na livraria mais próxima e comprar o livro... Quem sabe não tem um "Fernão Capelo Gaivota" aí dentro para lhe ensinar que o que vale mesmo é o prazer do voo, cada vez mais alto, cada dia mais veloz, cada momento mais ousado, de forma que os peixes... ah, os peixes se tornam meras consequências da satisfação de viver.

E esta satisfação vale mesmo se você for banido, expulso, excluído pela massa acomodada. Até porque sempre haverá mais um que pensa como você...

site: https://sites.google.com/view/pitacosecultura

Patrick 31/01/2021

Fernão Capelo Gaivota é um história muito bonita que nos mostra que trabalho duro e longo prazo sempre compensam. Nos mostra também que não devemos acreditar totalmente nas forças que estão no poder, ao mesmo tempo em que também não podemos necessariamente rejeitar tudo o que essas forças nos passam como sendo a verdade.

Guilherme.Carvalho 23/01/2021

emociona.
Filosófico, eu diria. Tem um tom de leveza, uma mistura de ?quero mais? com uma leve ansiedade pelo fim. Marcante.

Gabi Palma 19/01/2021

Um dos poucos livros que eu li na minha vida inteira que me propôs uma reflexão. Possui poucas páginas e é possível de ler em apenas 1 hora. Se você tiver a oportunidade, leia, sério, LEIA.

Dular 12/01/2021

Motivador
Do autor Richard Bach​​​ e publicado pela Editora Record Ltda. , hoje vou falar do livro Fernão Capelo Gaivota.

O livro nos conta a história de Fernão, uma gaivota que rompeu com todas as barreiras impostas por seu bando, pois ele queria voar sempre mais alto , vencendo seus medos e limitações para atingir a perfeição.

Fernão era uma gaivota diferente das outras. Todas as gaivotas do seu bando só se importavam de voar até a costa , pegar comida e voltar. Mas ele não. Ele tinha um sonho de liberdade, queria explorar todas as maneiras de voar.

As outras gaivotas do bando rejeitavam o jeito de ser de Fernão. Até mesmo seus pais pediam para que ele fosse igual as demais.

O fascínio de Fernão pelas acrobacias , faz ele praticar cada vez mais , fazendo com ele conseguisse executar voos rasantes, loops, rolamento de ponta,o parafuso invertido e muito mais.

Porém, um dia todas as gaivotas foram chamadas para a reunião do Conselho e para surpresa de Fernão ele foi banido do bando por violar a tradição e a dignidade da família das gaivotas.

Por algum tempo Fernão voou solitário , até que um dia encontrou outras duas gaivotas que passaram a acompanha-lo e segui-lo nas acrobacias que fazia.

Fernão percebeu então, que outras gaivotas assim como ele, também sentiam a mesma paixão por voar . E assim juntas, aprenderam muito mais coisas e compartilharam com todas aquelas que queriam aprender.

Outras gaivotas que haviam sido banidas se juntaram a Fernão que se tornou instrutor e lhes ensinou tudo que sabia.

Um dia Fernão decidiu que era hora de voltar para seu bando e compartilhar com aqueles que quisessem seu conhecimento.

Como era de se esperar, Fernão não foi bem recebido pelo Ancião do bando, que proibiu que as demais gaivotas sequer olhassem pra ele.

Porém Fernão não se intimidou e aos poucos dezenas , centenas e depois milhares de gaivotas estavam desbravando os céus e rompendo seus limites .

Esta belíssima fábula nos ensina que nunca devemos desistir dos nossos sonhos. Não importa se os outros não nos aceitam. O importante é continuar sempre buscando aquilo que nos preenche e nos dá sentido a vida.

O livro é pequeno e com várias ilustrações. A leitura é leve e nos enche o coração.

Super indico .

site: Vania.Lúcia https://publisko.com

David Premaor 03/01/2021

Abra as asas para a vida
Leitura muito agradável. As metáforas do livro nos passam valiosas lições sobre liberdade, sobre fé e o poder intrínseco que habita em cada em de nós para realmente poder VER... Fernão Capelo Gaivota não era um Deus, não era um líder espiritual.. era apenas uma gaivota que entendeu o verdadeiro sentido da vida. Simples assim.

Jacqueline.Katheri 01/01/2021

Que possamos encontrar um Fernão Capelo Gaivota que nos inspire
Lembro que a leitura desse livro me foi recomendada no ensino médio, mas acabei não dando a devida atenção (me arrependo rs) e somente nesse ano tive contato novamente com o livro. Fernão foi a gaivota que foi além do que lhe era esperado, foi além da monotonia e da rotina diária dos seus semelhantes, seus voos alcançaram mundos além imaginados para uma gaivota e apesar de pensar estar sozinho ele encontrou outros em sua jornada! Que todos possamos ir além, ver além do que nos é ensinado e esperado. Apesar deste livro ser dos anos 70 seus ensinamentos permanecem bem atuais.
Essa obra foi meu primeiro contato com Richard Bach e o que me fez gostar muito de sua forma de escrita!