Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

Marcelo 23/12/2023

Por que, Fernão?
Seguir a boiada, o gado é tão mais simples. Você faz o que te pedem, ou o que é proposto e boa, vai no certo, no básico, inventa moda não. Nossa como você é rebelde, se acha melhor, pra que isso? Sério? Vai continuar assim? Você não cabe mais aqui.
Fernão desafia o conformismo. Sonha e voa, num voo mágico que o leva e nos leva a lugares e aprendizados imprescindíveis.

Paojjas 05/12/2023

Que alegoria majestosa para abordar que escolhas levam a renúncias!
Tirando a pitada de meritocracia, a forma como nosso protagonista se desafia e desafia o status quo é inspiradora.

Duda ( Taylorâ s Version ) 22/11/2023

Fernão Capelo Gaivota
O livro tem uma proposta bem interessante pois de acordo com minha interpretação faz uma analogia entre os seres humanos e as gaivotas.
É um livro muito criativo, então se vc não sabe usar a imaginação pra conectar a vida com as metáforas do livro, não é um livro para você.
Acho que é um livro que vale a pena a leitura pois trás muitas reflexões interessantes e nos faz questionar o verdadeiro propósito da nossa existência, será que estamos aqui somente pra comer, dormir e respirar ou a vida pode ser mais ?
Na minha concepção Fernão Capelo Gaivota nos mostra que a vida pode ser mais do que somente existir e que podemos fazer coisas extraordinárias com o tempo que nos é dado.

13marcioricardo 16/11/2023

Seja livre.
Meio literatura, meio autoajuda, mas acabou por se salvar por suas bicadas ao mundo em que vivemos, onde os governos em concluio com instituições supersticiosas nos cerceam a liberdade. O autor fez muito bem em adicionar a quarta parte. Se vale a pena ? Acho que sim.
Carolina.Gomes 17/11/2023minha estante
Eu li há muitos anos. Acho q estava na moda. Achei bonito.

mavi47 16/11/2023

Achei um pouco confuso em algumas partes, não entendi direito
achei mais ou menos, não funcionou muito comigo a leitura
Sáh Serra 23/11/2023minha estante
Que alívio, achei que foi só comigo

Eduardo 14/11/2023

Fernão Capelo Gaivota e a repulsa à vida cotidiana
O leitor consegue se identificar muito com o Fernão, todos os pensamentos dele quando não se sentia bem em seu bando e seus questionamentos sobre a vida são mt recorrentes. Pra quem gosta de livros de filosofia ou então só gosta de viajar nos pensamentos, esse livro é ótimo; podemos ver críticas ao estilo de vida cotidiano, à falta de senso crítico, alusões ao conceito de "Escravo do Desejo" de Kant, de verdade, esse livro foi uma grata surpresa no meu repertório.

Barbara.Paiva 12/11/2023

Excelente
Esse livro marcou a vida da minha tia, e ela me presenteou e guardarei com muito amor e carinho. Uma leitura que traz consigo reflexões profundas e filosóficas que aos olhares atentos muito ensinam. Liberdade sempre para a gaivota que existe em cada um de nós.

Glauciareads 11/11/2023

Sobre ser livre e aprender a voar.
A história se trata de uma gaivota chamada Fernão Capelo, que é diferente das outras gaivotas de seu bando por não querer voar pra comer e sim voar por gostar de voar.
Fernão então tem que lidar com o desagrado de sua família e as leis de seu bando. Ele sabe que é diferente e é capaz de ir além e sua paixão por voar o instiga a aprender e a ter coragem de não seguir as regras limitantes das gaivotas. Em sua jornada ele encontra outros com a mesma paixão, que o ensinam a lapidar seus talentos e a refletir sobre sua condição, mas o horizonte traz supresas...
A história é curta e fluida, mas não me cativou. Os personagens são todos gaivotas e o linguajar delas se remete a falar de vôo e técnicas de vôo. Tem questões filosóficas nesse livro, sobre liberdade, amizade, aprendizagem e reconhecimento, porém achei meio raso.
Eu tinha expectativas sobre esse livro que não foram supridas! O livro em si é bonito e a mensagem tbm, mas não me envolveu.
Tem um personagem em determinado momento que fala sobre fé. Ele diz "Esqueça a fé, vc não precisa de fé para voar", eu achei essa frase meio estranha (por ser cristã achei meio ofensiva). O livro tem mensagens ateístas e espíritas, como por exemplo o ser é autocentrado e ilimitado (ateísmo) e a morte é uma passagem de uma vida pra outra, tem continuidade (espiritismo).
O livro ensina que tudo bem vc quebrar regras pra ser quem vc quer ser e eu acho que liberdade não é quebrar regras, mas ser livre de vícios e preconceitos impostos pela sociedade.
O final é interessante, traz uma mensagem melancólica e de esperança, eu gostei.
Recomendo esse livro pra quem gosta de livros no estilo pequeno príncipe, que são leves, mas ao mesmo tempo reflexivos e que, a cada vez que vc ler, vai tirar lições novas.

Siguedes 08/11/2023

A busca incessante por superação, auto controle, auto conhecimento, romper limites impostos e pré concebidos socialmente. Lição de vida.

Iva 04/11/2023

No mínimo intrigante
Não fazia ideia do que iria encontrar. Pra ser sincera, só me dei conta do nome do livro ao começar a lê-lo.

Leitura super rápida! Acabei em menos de 1h. Interessante. Mas ao mesmo tempo, intrigante.

Ainda refletindo sobre o que acabei de ler.

Mas vale a leitura e a reflexão.

César. 27/10/2023

Que livro sensacional.
Esse livro é incrível, começa com uma história normalzinha, e quando você se dá conta ta lendo algo totalmente louco e que faz muito sentido. Amei a leitura, as analogias vêm automaticamente enquanto lemos, e o autor conseguiu encaixar bem a parte 4.
sassaleitora 31/10/2023minha estante
livro muito incrível engual vc

Kauã 17/10/2023

Nao é um livro que realmente me interesse mas passa uma mensagem bonita sobre valorizar a vida mais do que o óbvio, se deliciar com o saber e o aprender.
Alem disso saber passar isso para os novos, passando seus valores de apego a vida e conhecimento somente pelo estado puro de aprender e ensinar mais do que o próprio viver

Ionara Santos 12/10/2023

FERNÃO, GRANDE EXEMPLO DE LIDERANÇA E ANCESTRALIDADE
Quem nunca se viu como um diferente do meio onde está inserido?
Quem nunca teve seus sonhos derrubados por palavras que machucam e nos faz pensar na não realização?
Quem nunca tentou se moldou a padrões?

É sobre isso que Fernão vem nos Falar.

Carrega um saco histórico de sabedoria tão grande que não há palavras para explicar.

A forma como livro nos ensina sobre acreditar, persistir, sonhar, lutar, amar, ensinar? ahh, inexplicável!

Recomendo a todos que se deleite nessa obra maravilhosa, repleta de amor ??
Sim, amor!
Foi o amor que segurou Fernão durante toda a jornada.

bel 16/09/2023

Livro especial
" Você começará a se aproximar do paraíso no momento em que alcançar a velocidade perfeita. E isso não é voar a mil e quinhentos quilômetros por hora, nem a um milhão e quinhentos mil, nem voar à velocidade da luz. Porque nenhum número é um limite, e a perfeição não tem limites. A velocidade perfeita, meu filho, é estar ali. "