Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

Mari Fourquet 14/05/2023

Uma releitura que faço sempre que preciso...
Fernão Capelo Gaivota não é um livro sobre uma gaivota que ama voar, é uma parábola, que une o Mito da Caverna, de Platão, a ideia de amor de Cristo e as teorias evolucionistas do kardecismo.

É uma história que mostra que o paraíso não é um lugar, mas uma ideia, que consiste em alcançar a perfeição naquilo que mais amamos fazer e que é inalcançável, todavia, não é um inalcançável frustrante, mas a beleza consiste em saber que sempre há algo novo a aprende e, por consequência, há sempre algo novo para ensinar.

Esse livro demonstra que o amor e a compreensão está em compreender o potencial do próximo e perceber que, tá tô quanto eu, você ou qualquer outra pessoa, o próximo também é filho da Grande Gaivota e, assim como ela, perfeito, mesmo que ainda não saiba disso.

kezia 13/05/2023

Fala sobre como devemos nos dedicar ao que acreditamos e desejamos.
Sobre aceitar que nem todos compreendem nossos objetivos.
Sobre o medo que as pessoas têm do novo, fora da caixa.

Maninha 08/05/2023

Fernão Capelo Gaivota
É um livro curto, profundo e complexo.
Me identifiquei com o Fernão das primeiras páginas, almejando por algo mais e as pessoas a sua volta não entendendo. Ele só queria que eles entendessem...

Ivina Maria 07/05/2023

Li esse negócio no círculo de leitura da escola e não entendi nada (mas ta valendo??????????????????

Janaina 04/05/2023

Num formato fabular, que abusa de delicadas metáforas, o texto cinquentenário que não li na juventude fala de sentido de vida, coragem, superação, inspiração, liderança e distorções.

Fernão Capelo não queria viver a vida predestinada às gaivotas, resumida a alimentar-se para sobreviver. Queria voar pelo prazer, queria enfrentar o desconhecido, romper seus limites. E pagou um alto preço para viver esta experiência. Ultrapassar barreiras contagiou seu entorno e provocou transformações. E ele, que havia sido exilado por ousar sonhar, passou a ser consagrado, mas guardando a preocupação de não ser colocado no lugar de mito (sempre muito perigoso!).

Confiando no preparo de novos líderes, ele percebe o momento de retirar-se de cena para trilhar novos caminhos, sem imaginar como desvios tolos levarão seus sucessores a se esquecerem daquilo que um dia fez seus olhos brilharem.

Apesar da pegada meio auto-ajuda / motivacional, que nem me agrada tanto, gostei muito do livro, marquei vários trechos e achei lindo!

anna_is_busy_reading 23/04/2023

Eu admito, pulei várias partes desse livro. Simplesmente, ele tem uma escrita muito complicada e filosófica. E acho que dá pra perceber que eu não curto muito livros assim. Me identifiquei muito com Fernão, mas só isso. Não indico para pessoas mais jovens, porque eu acho que é algo que a gente não curte tanto

Gabriel.Moreira 22/04/2023

Não Funcionou Comigo
Não quero que essa resenha pareça um ataque ao livro mas ô livro chato,como o governo quer incentivar os jovens a ler dando esse material logo de cara? A mensagem é bonita e tals; Mas sinceramente eu daria menos estrelas se não fosse pela experiência do circulo de leitura que foi muito boa.
Mas o livro pode te agradar muita gente diz que se identificou com o Fernão mas eu achei ele um personagem raso,pouco explorado(mesmo em tese sendo o protagonista) e não me "conectei" com ele .
E de novo não estou atacando o livro se você ama tá tudo bem gostos são diferentes;Mas não funcionou comigo e se eu um aluno que se considera leitor tive dificuldades de aproveitar o livro imagina quem nunca leu nada "Todo livro é chato" é o que a pessoa vai pensar.
Enfim Fernão Capelo Gaivota tem uma mensagem linda e uma história com potencial mas que foi construído e abordado de forma desleixada,rasa e entediante.
É isso.

Gabrielly 21/04/2023

Um livro curto mas que passa uma bela mensagem
Fernão era um personagem muito cativante
Passa uma bela mensagem
Muito massa

Luana1182 11/04/2023

Maravilhoso
Li no clube de leitura da escola (sou monitora de leitura) li ele três vezes pois eram 3 turmas e nas 3 vezes amei a experiência

Sr. Quadros 11/04/2023

Edificante é prazeroso
"Fernão Capelo Gaivota" de Richard Bach é um livro maravilhoso e inspirador, que encanta o leitor com sua história sensível e cativante. A obra conta a história de uma gaivota que sonha em voar além dos limites impostos por sua espécie e encontra seu caminho para a liberdade e a autodescoberta.

A escrita de Bach é fluida e poética, criando uma atmosfera única e emocionante que transporta o leitor para o mundo mágico das gaivotas. A história de Fernão Capelo Gaivota é uma lição sobre perseverança, coragem e a importância de seguir seus sonhos, mesmo quando isso significa ir contra as normas estabelecidas.

A sensibilidade da história é um dos pontos altos da obra. Richard Bach consegue transmitir de forma comovente a jornada de Fernão Capelo Gaivota, com todas as suas emoções e desafios. A mensagem principal do livro é de amor e respeito pela liberdade, e a forma como o autor aborda esse tema é extremamente tocante e inspiradora.

Além disso, a obra é repleta de imagens e metáforas que convidam o leitor a refletir sobre a vida e sobre si mesmo. A história de Fernão Capelo Gaivota é uma metáfora para a jornada da vida e a busca por significado e propósito, o que torna o livro ainda mais especial e significativo.

Em resumo, "Fernão Capelo Gaivota" é um livro que toca o coração e inspira o leitor a buscar a liberdade e a autodescoberta. Com uma escrita sensível e poética, Richard Bach nos presenteia com uma história maravilhosa e atemporal, que é um verdadeiro tesouro da literatura.

Nicole354 10/04/2023

Não é para mim
Esse é um livro que eu peguei pra ler e não esperava nada muito maravilhoso por ser um livro de poucas páginas e acho que essa foi a atitude certa porque o livro tem só uma pequena reflexão e mais nada.

É um livro criado apenas para refletir sobre a vida,otimismo e tal,mas não acho que foi o tipo de livro para mim ler no momento porque eu só queria ler algo envolvente e divertido mas acabou se tornando algo entediante.

Mas concerteza para alguém esse livro pode funcionar mas realmente não é para mim.

Caroline 08/04/2023

Um livro para refletir
Primeiro livro que ganhei da minha mãe, era o livro favorito dela e segue sendo um dos meus. Li a primeira vez com 11 anos e hoje, mais de 10 anos depois, cada vez que releio me emociono e me apaixono novamente. Carrega questionamentos, lições e críticas de uma forma leve e pura

Edward 04/04/2023

Um livro sobre liberdade, sobre ser um ser perfeito e ilimitado, sobre descobertas e aprendizagem.
Fernão Capelo Gaivota é um livro curto, um clássico de linguagem simples, mas que vale muito a pena, são lições preciosas sobre a vida que todos deveriam ler.
Fernão é nada mais nada menos que alguém fadigado pela vida, que procura um novo sentido de tudo, e ele encontrou isso no voo, uma coisa extremamente julgada por seus companheiros de Bando, sendo descartado e jogado de lado como um Paria, uma gaivota exilada, ele encontra um refúgio na arte de voar, e um sentido de viver para voar, aprendendo ao longo dos anos que ele não séria o único, que seu corpo é ilimitado com o conhecimento correto.
Com o tempo acompanhamos como ele se torna uma Lenda, um Deus praticamente, e seus ensinamentos deixam de ser seguidos para virarem mantras de condicionamento da liberdade das outras gaivotas, mostrando uma realidade presente no mundo atual.

Manuela.m.pla 04/04/2023

Eu achei uma leitura muito boa, no começo não me despertou muito interesse mas depois de ler algumas páginas comecei a entender sobre o que se tratava e devo dizer vc tem que dar uma chance.