Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

Dudha.Ribis 25/12/2021

Oque eu achei
Que livro lindo? reflete a realidade das coisas, aprender, não ter medo de tentar, a gente so sabe se a gente mostrar que sabe? obrigado vô que livro incrível

Leeh 21/12/2021

esse livro e incrivel, via ele varias vezes na amazon e nunca dei nada pode ele, ate q ganhei de presente vale muito a pena, a historia e tao envolvente tao simples, que quando percebi na estava na matade do livro,a cada pagina voce quer mais, e como se nosso cerebro precisasse disso,o autor e incrivel, o contexto da historia e tao magnifico e é explicado de uma forma tao simples e de facil entendimento que chega a ser tosco

Ed Carvalho 18/12/2021

Leitura suave, com uma mensagem interessante
Não sei se eu assimilei direito o que este autor tentou repassar, mas pensei em muitas coisas, inclusive sobre religião. Pelo que entendi o último capítulo ele já havia escrito, mas só foi incluído depois. É interessante, quem sabe um dia eu releia.

Kevin.Savi 10/12/2021

Eu adorei esse livro de um jeito que não sei explicar. Foi uma leitura muito rápida e gostosa, uma história simples e rodeada de metáforas.
Liberdade, conhecimento e aprendizagem!

_Wesley_ 04/12/2021

Voo filosófico
A história de Fernão Capelo Gaivota trata sobre o processo do aprendizado e seus limites de liberdade. Seu protagonista é uma gaivota, que quebra os paradigmas da vida do seu bando e busca encontrar a perfeição do que mais o fascina, voar. No final aprender não é tudo sobre ser perfeito, ensinar o próximo é o que completa essa equação.

Rinossoro 26/11/2021

Simples e Profundo
Richard Bach começa esse livro com uma proposta simples, uma gaivota que quer voar. Mas a medida que se avança na leitura e conforme as interpretações voam em nossa mente, é possível entender que o real significado vai muito além de uma simples gaivota. O autor narra sobre a vida, as limitações, a ignorância, a busca pela liberdade, dentre tantas outras questões, de forma tão simples e direta.

Marin =) 21/11/2021

Meio blééééé
Seria um ótimo livro para pessoas mais velhas que estão com o coração abalado, mas esse não foi o meu caso sabe, eu estava procurando um livro bom para ler, eu acabei ganhando esse livro de presente do meu ex padrasto, foi uma leitura que não me pretendeu nem me deu vontade de ler. Eu demorei oito meses para terminar de ler, o final até que é bem legal .

MSaverna 14/11/2021

Lindo!
É que segunda vez que leio Fernão Capelo Gaivota e é possível que ainda leia outras vezes! É um livro que vence o tempo e a cada vez traz uma visão diferente, profunda de como escolhemos ver, viver e sentir a vida!
Para o exato momento que estou pass do ele me trouxe esperança e vontade de continuar o caminho!!!!
Instigante e deliciosa leitura!!!
Indico demaisss!!!

Tatiana 02/11/2021

Sobre liberdade, pensar diferente do "bando" e idolatrias
Considerado un best-seller internacional, Fernão Capelo Gaivota é o protagonista que dá nome ao livro, é uma gaivota.

Recentemente tive o privilégio de participar de uma aula virtual ao vivo com a escritora Margaret Atwood, que o uso de animais como personagens nada mais é que a representação do próprio ser humano naquele papel, como fábulas para crianças.

Fernão torna-se um pária em seu bando de gaivotas por pensar diferente dos demais, por enxergar que há um motivo além de rondar barcos en busca de peixes e migalhas de pão, que voar é a grande missão de uma gaivota. Fernão queria ter a liberdade de fazer o que lhe fazia bem, dedicar-se a voar mais e melhor, assim foi expulso de seu bando.

Escrito no século XX, foi só agora no século XXI que o quarto e último capítulo foi inserido (mas escrito originalmente com o livro, mas não publicado) fica claro o infortúnio do futuro antecipado por Bach: "os poderes dos governantes e dos nossos rituais aos poucos, lentamente, iriam matar nossa liberdade de viver da forma que queremos."

Agnes.Camargo 06/10/2021

De uma asa à outra, liberdade.
Li do começo ao fim encantada.
Enxerguei um viés espiritual nada superficial.

Uma delícia de leitura. ?

Klist 29/09/2021

Um coaching de vôo que retrata liberdade? Oi?
Esse livro eu li duas vezes durante minha vida como leitor, a primeira com 11 anos, então, já se dá para imaginar que eu terminei o livro como se eu não tivesse nem lido. Porém, ao reler o mesmo recentemente, consegui entender um pouco mais do que Richard Bach (curiosamente, quase o alter-ego de Stephen King, Richard Bachman) queria retratar: A liberdade, se soltar da alienação e de ideias que só te fazem ser aquilo que você não quer. É um livro bem voltado à uma auto-ajuda, não é muito do meu feitio, mas, é uma obra fantástica para aqueles que desejariam ler um pouco sobre a liberdade representada por gaivotas (estranho? sim, mas são poucas páginas, então, vale a pena dar uma chance).

Franceline0 28/09/2021

Fernão Capelo Gaivota
Uma história de uma gaivota que nos leva a fazer a pergunta imbrincada em todo o livro: como temos usando nossas asas? Apenas para obter alimento ou para aprimorar nosso voo? Um livro simples, curto, breve, com um enredo sem muitas surpresas e que cumpre aquilo que promete, nada mais, nada menos. Fernão Capelo Gaivota é uma história de sonho, liberdade, superação de limitações, disciplina, treino, persistência, identidade, de defesa da ideia de que somos perfeitos e ilimitados do jeito que somos.
***********************************************************************************************************
Ao longo da leitura, alguns episódios chamam atenção, seja pela proximidade com uma realidade que busca nos convencer de que nossos sonhos não são possíveis, que o melhor é se acomodar:

"Por que, Fernão, por quê? Perguntava-lhe a mãe. _ Por que é que lhe custa tanto ser como o resto do bando? Por que você não deixa os voos baixos para os pelicanos, para o albatroz?"
Ou ainda, da necessidade de muitas vezes seguirmos sós para realização dos nossos sonhos:

"Nesse dia não perdeu tempo conversando com as outras gaivotas e voou até depois do pôr-do-sol."
Ou ainda, algumas lições sobre a coragem de aprender, de colocar em prática nosso conhecimento e o que somos, do poder do desejo para nos levar onde queremos:

"Fernão Gaivota descobriu que o tédio, o medo e a ira são as razões por que a vida de uma gaivota é tão curta, e, sem isso a perturbar lhe o pensamento, viveu de fato uma vida longa e feliz."

"Desde que você o deseje, pode ir a qualquer lugar e a qualquer momento."

"Você tem menos medo de aprender do que qualquer outra gaivota que conheci em dez mil anos."

"Nós somos livres para ir aonde nos aprouver e ser o que somos."

"A única diferença, a única, de fato, é que eles começaram a compreender o que são realmente e decidiram pôr em prática esse conhecimento."

"Não creia no que os seus olhos lhe dizem. Todo que mostram é limitação. Olhe para o entendimento, descubra o que você já sabe e verá como voar."

Vale a pena a leitura!

site: @soescrevohoje @fran.rodriguesilva

Fabi 26/09/2021

Dispensável
Li quando era adolescente e adorei... e agora eu não saberia explicar por quê. Talvez por suas conexões com o espiritismo? Sei lá. Reli agora, com 42 anos, e achei bem bobinho. Não vejo nem motivo para manter. Sim, você vai encontrar motivos para "reflexão", sobre identidade e não conformidade, mas tem livros e filmes mais inteligentes que tratam do mesmo tema. Sem falar que os detalhes sobre vôo são bem chatos, para quem não se interessa pelo assunto.

gabssss 20/09/2021

nao é meu tipo
apesar de ler legalzinho, esse livro não me interessou muito a priori mas depois degluti ele melhor. entretanto, continuo não sendo grande fã de livros meio autoajuda

Ana 17/09/2021

eu achei uma leitura leve, e se prestar atenção (mesmo) p metáforas da vida em geral, é uma inspiração de diversas formas!! mt bom