Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

Franceline0 28/09/2021

Fernão Capelo Gaivota
Uma história de uma gaivota que nos leva a fazer a pergunta imbrincada em todo o livro: como temos usando nossas asas? Apenas para obter alimento ou para aprimorar nosso voo? Um livro simples, curto, breve, com um enredo sem muitas surpresas e que cumpre aquilo que promete, nada mais, nada menos. Fernão Capelo Gaivota é uma história de sonho, liberdade, superação de limitações, disciplina, treino, persistência, identidade, de defesa da ideia de que somos perfeitos e ilimitados do jeito que somos.
***********************************************************************************************************
Ao longo da leitura, alguns episódios chamam atenção, seja pela proximidade com uma realidade que busca nos convencer de que nossos sonhos não são possíveis, que o melhor é se acomodar:

"Por que, Fernão, por quê? Perguntava-lhe a mãe. _ Por que é que lhe custa tanto ser como o resto do bando? Por que você não deixa os voos baixos para os pelicanos, para o albatroz?"
Ou ainda, da necessidade de muitas vezes seguirmos sós para realização dos nossos sonhos:

"Nesse dia não perdeu tempo conversando com as outras gaivotas e voou até depois do pôr-do-sol."
Ou ainda, algumas lições sobre a coragem de aprender, de colocar em prática nosso conhecimento e o que somos, do poder do desejo para nos levar onde queremos:

"Fernão Gaivota descobriu que o tédio, o medo e a ira são as razões por que a vida de uma gaivota é tão curta, e, sem isso a perturbar lhe o pensamento, viveu de fato uma vida longa e feliz."

"Desde que você o deseje, pode ir a qualquer lugar e a qualquer momento."

"Você tem menos medo de aprender do que qualquer outra gaivota que conheci em dez mil anos."

"Nós somos livres para ir aonde nos aprouver e ser o que somos."

"A única diferença, a única, de fato, é que eles começaram a compreender o que são realmente e decidiram pôr em prática esse conhecimento."

"Não creia no que os seus olhos lhe dizem. Todo que mostram é limitação. Olhe para o entendimento, descubra o que você já sabe e verá como voar."

Vale a pena a leitura!

site: @soescrevohoje @fran.rodriguesilva

Fabi 26/09/2021

Dispensável
Li quando era adolescente e adorei... e agora eu não saberia explicar por quê. Talvez por suas conexões com o espiritismo? Sei lá. Reli agora, com 42 anos, e achei bem bobinho. Não vejo nem motivo para manter. Sim, você vai encontrar motivos para "reflexão", sobre identidade e não conformidade, mas tem livros e filmes mais inteligentes que tratam do mesmo tema. Sem falar que os detalhes sobre vôo são bem chatos, para quem não se interessa pelo assunto.

gabssss 20/09/2021

nao é meu tipo
apesar de ler legalzinho, esse livro não me interessou muito a priori mas depois degluti ele melhor. entretanto, continuo não sendo grande fã de livros meio autoajuda

Ana 17/09/2021

eu achei uma leitura leve, e se prestar atenção (mesmo) p metáforas da vida em geral, é uma inspiração de diversas formas!! mt bom

@bibliotecagrimoria 05/09/2021

Um livro pra que aborda, basicamente, a excentricidade. O querer buscar novos horizontes e as dificuldades de quebrar paradigmas impostos.
Uma gaivota que queria se dedicar a arte de voar, e não somente em aprendê-la para buscar alimento.
A obra começa com uma proposta, mas a parte final, cuno tema é a formação de novos paragidmas a partir daquilo que se estabelece como o novo distoa bastante do início... a história pega um rumo bem diferente do que vinha tendo nas primeiras partes. Mas é um livro razoável.

Lari 25/08/2021

Um dos livros preferidos da minha mãe durante a juventude. É um conto gostoso e curto sobre uma gaivota q não se conforma com o sistema em que vive. É fantástica a metáfora q pode ser feita com nossa própria vida. Sobre sair da caixinha, ampliar a visão p o horizonte e desfrutar da liberdade.

Leitura mto gostosa e rápida.

Luciane 10/08/2021

Fernão Capelo Gaivota
Fernão Capelo Gaivota era uma gaivota diferente de seu bando. Enquanto seus companheiros lutavam por migalhas, ele lutava contra seus próprios limites. Ele acreditava que a vida era muito mais que aquilo, e por esse motivo foi expulso do bando. Trata de uma metáfora que nos ensina sobre superar limites, aceitar as diferenças e saber amar e perdoar.

Elza.Fatima 08/08/2021

Conta a história de Fernão Capelo Gaivota, uma gaivota que sonhava com a liberdade de voar cada vez mais alto .

MaquinhoN 07/08/2021

Esse foi o primeiro livro que me lembro de ter ganhado (fora os vários livrinhos infantis que eu tinha), do meu amado pai. Eu devia ter uns 8 anos e meu pai chegou em casa do trabalho e me deu: "Toma filha, esse livro tem que ser lido de tempos em tempos, e a cada nova leitura, terá uma nova perspectiva". Hoje com 18 anos, eu já li umas 4 vezes e cada uma delas, eu trouxe algo comigo. É um livro extraordinário, pode parecer chato, pois fala de um pássaro, mas todas as mensagens que estão nele, são únicas. Vale a pena ser lido, vale a pena ser lembrado e ele está muito bem guardado no meu coração.

Bella Corradi 21/07/2021

Profundo
Livro fácil de ler, gostosinho, cheio de lições e interessante. Aos olhos desatentos pode parecer um livro ?bobinho?, mas vale as reflexões.

Dani 18/07/2021

Extraordinário
"Fernão Capelo Gaivota" é uma leitura excencial para todas as pessoas e de todas as idades. Eu costumo dizer que este é um livro que se renova conforme o passar dos anos sem a necessidade de revisão.

Eu sempre aconselho as pessoas a lê-lo periodicamente com o intervalo de alguns anos, cinco em cinco, por exemplo.

Livro ótimo. Lembra dos meus tempos de Kumon.

brunes 16/07/2021

Há muito tempo atrás um professor me indicou esse livro, mas eu acabei lendo só agora. Traz muita reflexão.

Mayara 14/07/2021

Lindo!
Um livro que te mostra uma experiência incrível e uma reflexão sobre sua vida!

Após a leitura, procurei vídeos e descobri que existe nas edições mais novas a Quarta Parte do livro. Em que o autor achou desnecessário incluí-la no livro nos anos 70.

Fiquei curiosa!

thayla 03/07/2021

A primeira vista, pode parecer um livro bobinho sobre gaivotas, porém você vai lendo, e descobrindo que as palavras tem grande significado por trás!