Cinco Mulheres

Cinco Mulheres Machado de Assis

Resenhas - Cinco Mulheres

Juhgil 13/01/2024

Legal pra conhecer a escrita
Eu não sou a maior fã de contos, mas foi gostosinho pra ter o primeiro contato com a escrita do machado. Achei bem interessante

Ariana 12/01/2024

Minha primeira experiência lendo Machado de Assis e foi bem positiva, o que me motiva a ir atrás de mais clássicos brasileiros.

Graciele43 09/01/2024

Cinco mulheres, quatro histórias.

Machado como sempre retrata coisas que acontecem na vida, e que talvez as pessoas fingem que não acontece por uma questão de ética ou sei lá o que.

Resumindo: A primeira mulher é Marcelina, morre e a causa é uma amor impossível. Na verdade, era que ela era apaixonada pelo cunhado. ( Amores proibidos)

A segunda é Antônia, casada, um casamento que era invejável. Os pombinhos viviam grudados, já que eram recém-casados, todo mundo na cidade observava a beleza dela e o quanto ela amava o marido, mas eles arranjam uma amizade que se torna tão frequente na casa dele que acaba Antônia o traindo com desses amigos. Uma vergonha! A cidade toda comenta a desgraça que ocorre no casamento dos pombinhos. ( traição/adultério)

A terceira é Carolina, menina nova, bonita apaixonada por Fernando, entretanto seu pai já lhe deu a mão para Mendonça. Velho, que não inspira nenhum amor, mas tinha fortuna. Fernando não se conforma e começa escrever para moça, mas está não lhe responde pois tem respeito por seu marido. ( Amores impossíveis/ casamento baseado em dinheiro)

E por fim, Carlota e Hortência. Duas amigas, Carlota era casada com José que teve um caso com Hortência. Carlota descobre e acaba ficando doente de tanta tristeza e em 15 dias morre. Carlota havia dado aparo para sua amiga em sua casa, e está a traíra com o seu próprio marido. Entretanto, José marido de Carlota, que agora era marido de Hortência paga junto com ela o fizera a Carlota.

"Hortência é um dragão de saias.."

"Hortência, que traíra a amiga, não teve dúvida em trair o marido: Hortência tem hoje um amante!"

Aqui se faz, aqui se paga!

"Os maus, no fim de conta, são dignos de lástima, por serem tão fracos que não possam ser bons."

criistiinee 08/01/2024

Novela kkk
Gostei dos contos. Machado de Assis dispensa comentários. Escutei o audiobook na audible, pra quem tiver interesse a narração está muito bem feita. Recomendo

cecilia vai a roma 07/01/2024

5 mulheres
Os contos sao bons, apesar de curtinho. Eles se conectam pela tristeza e desgraça na vida de cada mulheres, o que na epoca que foi publicado com certeza era realidade de muitas - o que talvez até hoje ainda seja.

Bia 04/01/2024

"Os maus, no fim de conta, são dignos de lástima, por serem tão fracos que não possam ser bons. E basta a punição para ficarmos já condoídos do pobre homem."

Letícia Martins 03/01/2024

Intrigante, mas...
Nada demais. Achei por acaso na Audible e resolvi deixar de fundo enquanto jogava The Sims. É gostosinho, mas Machado escreveu coisas muito melhores, então não me surpreendeu muito.

Dinha 27/12/2023

Relações interpessoais.
Um conto muito rápido se ser lido, com uma leitura relativamente fácil e gostosa de ler.Li para um trabalho do meu curso de língua portuguesa e série sempre grata pela apresentação por parte da minha professora.

Priscila 22/12/2023

Ler Machado de Assis sempre é um prazer. É uma deliciosa experiência e estes contos deixaram a sensação de querer saber mais de cada uma das mulheres. Torci por cada uma e suas histórias.

Miguel.Moreira 22/12/2023

As etapas da traição
Não é segredo para ninguém que eu acho a fase romântica de Machado de Assis superestimada demais. No entanto, há um pensamento estrutural digno de discussão. O conto "Cinco Mulheres" é dividido em quatro textos distintos, com a mesma temática; há quem diga que Machado está falando sobre o matrimônio, eu já discordo, pois ele, claramente, está abordando a traição como um passo a passo.

[SPOILER: O FINAL, SEM SPOILER, ESTÁ INDICADO ENTRE COLCHETES]

No primeiro excerto, é abordado um amor proibido de uma jovem ao seu cunhado. A jovem por ter seus valores, opta pela solidão e entrega sua vida confiando a Deus sua morte.
O segundo trata de um casamento muito bem resolvido entre as partes, porém fica incerto se há uma traição por parte da mulher ou não. O casal realmente se ama, todavia, há uma amizade entre um homem e a esposa, mas não sabemos se houve de fato uma traição ou se ficaram apenas naquele flerte para sair da rotina do casamento.
O terceiro conta de um casal de namorados que juram amor ao outro, porém são impedidos com um arranjo matrimonial pelos pais da jovem, e aí acaba todo o "amor". Entretanto, os jovens ainda se amam, mesmo com uma senhorita recém casada, há uma tentativa de contato do jovem namorado para a mulher casada, que ainda o ama, mas evita responder suas correspondências. Ao final de tudo, o jovem amante mata o marido, e a viúva foge para longe; a traição nesta parte é um pouco obscura, podemos vê-la na simples aceitação do casamento arranjado, nos amores que a jovem nutre pelo amante mesmo depois de casada, e ao final, quando o amante mata o marido, e a jovem foge por medo de ser cúmplice, ela abandona o "amor de sua vida" por medo de uma "simples" prisão, a traição está no abandono.
O último escrito fala de duas mulheres, aparentemente amigas. Carlota é casada, e Hortência também, porém esta última é traída pelo marido, e é acolhida por sua amiga em sua casa. Ao final, é sabido que Hortência tem um caso com o marido de Carlota, esta que ama demais o marido, ao ponto de idolatrá-lo. Esta morre por desilusão, e os amantes se casam após seis meses do funeral de Carlota. Hortência se mostra uma mulher sanguessuga, e leva o marido à falência, além de traí-lo. Ao final ela se torna viúva, e tenta se redimir vivendo como moralista, apenas por sua beleza ter definhado.

[SEM SPOILER]

Eu realmente não consigo gostar muito da fase romântica de Machado de Assis, mas eu tiro o chapéu para sua estrutura de escrita, e sua técnica. O conto não passa de uma fofoca, o artifício para prender leitores sem muita concentração, mas pelo que li nas resenhas do Skoob, quase ninguém entendeu a estrutura e o tema abordado no conto (seja ele a traição ou o matrimônio). Chega a ser preocupante uma pessoa achar Machado o máximo, mas sequer entendeu a essência de sua escrita, e cada vez que eu leio resenhas nesta plataforma, mais eu desacredito do Brasil em termos de educação. As pessoas perderam a capacidade de ler um texto e interpretá-lo além do superficial, que é a narrativa, ou melhor, a fofoca.

Existe um mérito no Machado, tanto na fase romântica quanto na realista, mas o mérito não é a capacidade de criar tramas ou fofocas. Ao meu ver, sua genialidade está na matemática de seus escritos, na estrutura, e na temática implícita em sua obra. Pelo meu gosto pessoal da trama, eu daria no máximo duas estrelas, mas pela estrutura não tão escondida assim, eu avalio com 2.5 estrelas. É importante ler o máximo de Machado que puder para entender a evolução da escrita deste importantíssimo escritor brasileiro.

renaas079 05/12/2023

Marcelia, Antônia, Carina, Carlota e Hortencia.
Cinco mulheres, beleza e delicadeza. Amor correspondido (ou não); conveniência? Felicidade ou compromisso?

As cinco mulheres, Marcelina a única a quem a natureza tinha dado tão pouca vida.

Antônia era até então o símbolo do amor e da felicidade conjugal. Que demônio lhe soprara ao ouvido tão negra resolução de iludir a confiança e o amor do marido?

Carolina. De longe a desgraça parecia-lhe menor; mas desde que ela pôde tocar com o dedo o deserto árido e seco em que entrou, então não pôde resistir e chorou amargamente.

Carlota e Hortência, a primeira compreendia as dores que podiam trazer a uma mulher as infidelidades do marido; por isso recebeu a segunda com os braços abertos e entusiasmo no coração.

Dai a seis meses Carlota reconhecia o mal que tinha feito. Mas era tarde. Hortência era amante de José Durval.

Recomendo.

Arlindo.Ramos 23/09/2023

Cinco Mulheres
Mais um conto do genial Machado de Assis. Esses contos são um ótimo meio de conhecer e iniciar a leitura do grande Machado de Assis.

Viane 25/08/2023

Marcelina, Antônia, Carolina, Carlota e Hortência
Aqui Machado de Assis assina um dos contos mais icônicos, na minha opinião, de seu nome. Se trata de um pequeno conjunto de esboços das personalidades e vivências de cinco irmãs distintas, e eu queria tanto ler um livro estendido para me aprofundar em cada uma dessas peripécias... Mas, como disse Machado em sua introdução: "Desenhei-as rapidamente, conforme apareciam, sem intenção de precedência, nem cuidado de escolha." Vez ou outra o autor também dispensa, de maneira cômica, detalhes considerados enfadonhos para o conhecimento do leitor.

É uma narrativa inovadora, que põe mulheres singulares e marcantes como protagonistas e se passa como uma série de cenas e pequenos plots rapidamente contados, mas que não deixam de apresentar intrigas e reflexões características da escrita do querido Machado.

Sem dúvidas um dos meus livros favoritos ??

ana 03/02/2023

Dai que eu li Cinco Mulheres
MUITO BOM MUITO BOM

O ruim de contos tão curtinhos assim, ainda mais esse que no mesmo livro conta-se a história de cinco mulheres, é que ele não vai ser um livro aprofundado, não tem como ter as mesmas camadas que um romance teria.
Mas mesmo assim, acho que Machado de Assis sabe o que faz, e faz com propriedade. É um conto que mesmo sendo rápido, com histórias sem muitos detalhes, consegue ter sim uma certa profundidade, não sei explicar, me faltam palavras, mas é fascinante como uma história consegue se tão bem contada com tão poucas linhas.
Eu acho que existe uma forma de usar esse recurso de história curta, para construir passagem rápidas mas com significado, e não é em todo conto que encontramos isso. Geralmente ficamos com uma sensação de falta, parece incompleto ou não nos toca de uma forma impactante, tudo isso por ser uma história curta, mas isso não acontece aqui, não mesmo. ÓTIMO :)