Pó de Lua

Pó de Lua Clarice Freire

Resenhas - Pó de Lua

Jéss 11/02/2016

Foi um prazer!
Pó de lua foi um livro leve e gentil, os textos organizados e arrumados de uma forma doce e, acima de tudo, sincera. Um pouco de verdade que, não precisou ser dita de forma grosseira e fria mas, causou o mesmo efeito esclarecedor e belo que a verdade nós trás.

Vall 13/01/2016

Um amor de livro
Alguns livros nos proporcionam um prazer espetacular. Esse é um desses livros. A cada frase, a cada ilustração, a cada maneira de escrever letra por letra, descobrimos um mundo inteiro de sentidos para a mesma palavra/frase/desenho. Esse misto de sentidos é o que torna esse livro leve e agradável de se ler. A dinâmica de cada uma das páginas foi o que me encantou! E ainda mais: para uma amante dr fotografia, como eu, foi um prato cheio: tirei inúmeras fotos das belíssimas páginas. apaixonada!

10/01/2016

Depois da minha experiência um pouco morna com o também repleto de ilustrações Eu me chamo Antônio, confesso que peguei Pó de Lua com as expectativas bastante balançadas. Esperava que não fosse mais uma série de ilustrações com frases populares adaptadas, nem apenas um livro que devesse emoldurar na parede.
Felizmente, o que encontrei nessas páginas de bordas azuis foram ilustrações delicadas, permeando poesias e frases igualmente sensíveis cuja leitura tornaria-se um agradável momento de relaxamento e reflexão. Clarice Freire tem um jeito peculiar de desenhar formas e letras e, embora tenha tido a alegria de estar ao lado dela enquanto desenhava um autógrafo em meu livro, seu objetivo de "tirar a gravidade das coisas" foi muito mais do que certeiro: foi necessário.
Com a rotina cada vez mais agitada e livros novos saindo e sendo desejados, às vezes precisamos dar um tempo na leitura, seja por uma ressaca literária ou por simples exaustão. Pó de Lua é aquela leitura de uma sentada, de um fim de tarde, depois de um dia agitado ou, simplesmente, para manter à cabeceira e conferir um pouquinho por vez, antes de dormir.
Dividido em quatro partes, uma para cada fase da lua, somos presenteados com uma literatura de encher os olhos e descansar a mente. Poesias leves e divertidas são cuidadosamente enfeitadas com ilustrações delicadas e em cores suaves, quando não apenas no traço firme da caneta preta.
Altamente indicado para quem está em busca de uma leitura relaxante e reflexiva, para todos os momentos do dia e para todos os tipos de leitores.
Mal posso esperar pelos próximos livros de Clarice Freire! Espero que tragam ainda mais leveza às coisas e tranquilidade à mente do leitor em uma edição caprichada como essa da editora Intrínseca.

site: http://www.onlythestrong-survive.com.br/2015/12/resenha-po-de-lua-clarice-freire.html

Paula 22/12/2015

Um amor em poucas páginas .
Um livro fantástico lindo de se ler,uma leitura bem leve e simples como se estivéssemos lendo o caderno de anotações da própria autora.Fico até sem palavras para descrever uma das minhas leituras mais rápidas e amáveis,um dos meus favoritos que sempre que tenho um tempinho sobrando pego para reler.Livro "apropriado" para pessoas que vivem na correria e que só tem um pouquinho de tempo vago,lendo uma só página você já vai relaxar e ver o dia um pouco mais leve.
Recomendo : Para qualquer leitor,desde o iniciante até o que lê a anos.

Mila F. @delivroemlivro_ 29/09/2015

Lindo!
Pó de Lua é de uma leveza, poesia e imagem incríveis, Clarice Freire, brinca com as palavras, desenhos e sentimentos perenes, o que tornará esse livro algo sempre contemporâneo, porque poesia, sentimento e belos pensamentos nunca saem de moda, sobretudo quando falam da gente para a gente.
Sabe aquela sensação que temos quando lemos algo e pensamos: “A escritora só pode me conhecer, ela escreveu isso para mim”, ou “Já senti/vivi isso”, ou talvez “Putz essa sou eu...” foi assim que me senti e a primeira frase que me vem a cabeça é: Clarice eu te amo! Obrigada por tocar meu coração e traduzir algumas das coisas que já senti em palavras/imagens. O sentimento fica até mais bonito, palpável, real.
Não vou me estender na resenha, mas acredito que esse livro é de uma delicadeza tão ímpar que vai agradar qualquer tipo de leitor, chega a ser uma ótima e inesquecível opção de presente: dar esse livro ou recebe-lo é uma gentileza tão grande que jamais ambas as partes irão esquecer.
Antes de finalizar quero dizer que toda a diagramação e acabamento do livro superou o que eu esperava, estou encantada com todo o conjunto da obra e quero guardar não só num cantinho perfeito da minha estante, mas dentro do coração. Pó de Lua é um daqueles livros para abrirmos sempre em uma página e ver o que o destino nos preparou...

site: www.delivroemlivro.com.br

Bruno.Rangel 14/09/2015

Escritora das estrelas, Clarice Freire trás um livro de poemas e trocadilhos tão nostálgicos e mágicos que encanta a todos.

Júlia Mendes 13/09/2015

A importância de ser leve
Lua Minguante:
As ilustrações são um verdadeiro charme, como a da página 22, que acompanha um poeminha sobre a Saudade, tema que destarte já me cativa. As páginas 16/17 trazem todo o charme do Vô Jaime, falando sobre o amor e a passagem do tempo. Nessa leitura percebi o quanto o momento que estamos vivendo coloca uma determinada lente sobre nossas leituras, o modo como o leitor constrói sua leitura e assim faz o livro.

Lua Nova:
Me identifiquei mais com as frases e os poemas construídos nessa parte, achei que algumas delas tocaram em pontos que busco levar em minha vida para de fato diminuir a gravidade das coisas. Na página 71 Clarice faz um jogo bem interessante com campos semânticos evocados pela palavra "conta", diferentes de alguns outros poemas, nos quais por uma certa falta de refinamento as construções e os encadeamentos tornam-se um pouco excessivos. A página 83, por algum motivo entre a vida e a leitura, fez meu coração vibrar. Encantada com a leveza do livro até agora.

Lua Crescente:
Parece que a simpatia com o livro cresce, assim como cresce a Lua Crescente, a terceira fase do livro. Já o poema que apresenta a fase aborda algo que considero muito presente quando se trata de crescer: a indefinição, a dúvida, o receio do que se deixa para trás nas escolhas ("Porque metade acendia e a outra não se via" - p. 94). Nos dois poemas que se seguem, vê-se ainda a relação entre a vida, giratória e indecisa, e nós que a vivemos, sujeitos aos giros, mas capazes de transformá-los em carrossel. Relendo os poeminhas que marquei por terem me chamado mais atenção, percebo a constância do tema da vida, do mundo, das escolhas e atitudes, ligadas por um fio que se faz entrever a cada verso. Uma fase muito bem elaborada e mais refinada esteticamente, a meu ver, além de ser capaz de arrebatar quem lê com mais potência, potência essa decorrente da delicadeza e da leveza com que trata temas intrínsecos ao lado mais humano de cada um.

Lua Cheia:
A última fase, da Lua Cheia, revela a base, o ponto de partida, o sustento de todo o livro. Nessa fase, Clarice fala sobre a leveza, a liberdade, os pontos de vista, o flutuar, o libertar-se, o conhecer e reconhecer a beleza de simplicidades da vida. A impressão ao ler, desde a frase que encerra a apresentação da última fase: "Lampejando a escuridão mesmo sendo apenas pó.", é que a autora chega de fato ao Pó de Lua que diminui a gravidade da vida. Esse Pó de Lua é a atitude diante da vida, de nós e dos outros que podemos deixar permear cada nossa ação e pensamento para que a breve e pequena existência de cada um de nós, um breve respiro do universo, possa ser mais iluminada. Podemos ser a lua cheia de nós mesmos, daqueles que nos estão próximos e de várias vidas, mesmo que sejamos infinitamente pequenos. Que a nossa pequeneza não se torne jamais insignificância, é o desejo que essa leitura fez brotar em mim.

Fernanda Rebelato 13/09/2015

Pó de Lua, Para diminuir a gravidade das coisas
Nunca fui fã de poesias, tinha a impressão que alguns autores pensavam demais e me deixavam confusa com suas metáforas, mas mudei de ideia. Depois de ver varias pessoas postando fotos desse livro decidi que eu precisava tê-lo e posso dizer que a autora brasileira conquistou meu coração.

Para quem não sabe os pensamentos da autora começaram a surgir através do seu blog e posteriormente na Fan Page, onde conquistou muitos seguidores e se tornou um verdadeiro sucesso entre os leitores. Com o sucesso da página, a Editora Intrínseca resolveu lançar o livro que foi bem recebido pelo público. O livro não é uma história em si, ele é todo composto por frases, poesias e pensamentos das fases que a autora teve em seu cotidiano e que nós temos também.

Todas as páginas são muito bem acompanhadas por desenhos feitos pela própria Clarice, e vamos combinar que o trabalho da editora em reproduzir esses desenhos ficou sensacional. A cada página virada os desenhos parecem ser desenhados na hora, nas próprias páginas do livro e não apenas uma digitalização do trabalho da autora. Além disso, o livro possui as bordas azuis, o que deu um charme extra e deixou a obra ainda mais bonita.

Por ser um livro de poesias, é uma obra fácil e rápida de ser lida. O livro não possui capítulos, mas a autora nos transmite seus pensamentos através das fases da lua, que representam situações que passamos e que ela passou também: a busca por um sonho, as desilusões amorosas, liberdade de rótulos e a vontade de viver intensamente.

Os poemas se relacionam num jogo de palavras e imagens incríveis e muito bem trabalhadas. São frases simples, mas que trazem uma leveza para quem lê, tiram o peso dos problemas e nos fazem esquecer os sentimentos ruins.

Com frases de amor, dor, perda, recomeço, felicidade e liberdade a autora nos faz ver a beleza nos detalhes da vida. Cada frase nos mostra que é preciso ser otimista mesmo nos problemas, e com o jeito leve da autora conseguimos diminuir, literalmente, a gravidade das coisas, construindo ou desconstruindo o significado dos poemas conforme nossa própria interpretação.

O livro é todo fofo e bonito até nos mínimos detalhes, e com certeza me fez gostar mais de poesias. Diminua a gravidade das coisas você também.

site: armazemideias.com.br

Bianca 12/09/2015

Levíssimo
Leve, criativo, inteligente e genial. De uma forma muito descontraída Clarice torna seu dia mais leve e feliz, com frases de efeito maravilhosas, ilustrações incríveis e um senso de humor admirável.

Priscila 04/09/2015

Um ótimo passa tempo, uma leitura envolvente que não da vontade de parar de ler....

AndressaCorrêa 27/08/2015

Um dos livros mais inspiradores que eu li nos últimos tempo! Fofura level extreme!!!

Leticia | @bardaliteraria 22/08/2015

Pó de Lua de Clarice Freire
Sempre acompanhei a página da Clarice, não lembro bem a quanto tempo, mas sou uma apaixonada por suas poesias super fofas, encantadoras, e por que não incríveis? Quando soube que lançaria o livro fiquei um bom tempo empolgada com a ideia até finalmente comprar o meu, minhas expectativas eram bem altas e não me desapontei.
As poesias de Clarice são o encanto do dia, leves, encantadoras, e de uma simplicidade enorme e escritas em um moleskine - perfeito para aquela ideia de diário - trazem versos e poemas que te deixam pensando na vida e que as vezes refletem o seu sentimento, o jogo de palavras brinca com sentimentos bem comuns a todos nós como amor,saudade, felicidade sem deixar cair na mesmice.
O livro é dividido em fases da Lua e as poesias de cada capítulo não seguem linha de raciocínio referente a isso -o que não o torna menos incrível- os versos de Clarice tem a capacidade de deixar o leitor curioso, empolgado e querendo mais.
Um dos pontos positivos do livro foi a edição bem feita pela editora Intrínseca, é como se realmente a autora tivesse desenhado à mão cada livro, e isso deu ainda mais vida a ele, a edição é linda por dentro - já que os versos e poemas são incríveis - e por fora, essa capa linda e o conteúdo de tamanha originalidade tornam o livro um prazer a ser lido.

site: http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/2015/04/po-de-lua-de-clarice-freire.html

Alexandre | @estantedoale 04/08/2015

Converse com a lua
Todo mundo já teve algum momento da vida em que olhou para a lua e disse: “Queria ser leve que nem você, que está sempre a ver a Terra e refletir o Sol, flutuando na gravidade inexistente do espaço”. O.k., sei que é meio louco da minha parte afirmar isso, mas você já conversou com a lua, mesmo que por pensamento, que eu sei. Não preciso ser médium para isso. E garanto: depois desse livro, tudo vai ficar mais leve, mais sutil, e você pode até ver a lua sorrir de vez em quando.
Clarice é pernambucana, lá de Recife. Toda poesia, ela começou a postar seus desenhos escritos e palavras desenhadas em seu blog, que carrega o mesmo título do livro, e, compartilhando nas redes sociais, conseguiu um acesso ainda maior, extremamente poderoso, pode-se dizer, de tantos leitores que Pó de Lua – para diminuir a gravidade das coisas virou um livro.
Publicado pela editora Intrínseca em 2014, os rabiscos vivos de Clarice ganharam o Brasil numa viagem mágica pela mente das pessoas, bem mais do que só nas redes sociais. Afinal, que leitor não gosta de ter um livro à mão?
Confesso que, quando peguei o livro, minha mãe disse: “tu não tem vergonha de ler isso? Tu acaba isso em um dia!”. Bom, foram dois dias, mas nunca me senti tão bem depois de um livro. Outra confissão: em mim, Pó de Lua teve um efeito mais relaxante que os livros de colorir. Não que eles não sejam bons, legais, lindos e fofos, mas ver as cores e os amores desse livro superam, na minha opinião, qualquer coisa que esteja por ser colorida.
E isso explica aquele comentário anterior: conversar com a lua não faz mal algum. Acho que, para quem gosta de viajar para o mundo dos sonhos de vez em quando, como eu, trocar uma ideia com o espelho do sol aqui e acolá faz um bem danado!
Para quem gosta de poesia desenhada, superindico Pó de Lua. Para quem não gosta, bom... Até a próxima resenha pessoal!

site: http://vdeescritor.blogspot.com.br/2015/08/review08-po-de-lua-para-diminuir.html

Aria.Verso 13/06/2015

Muito lindo
Um livro lindo, com uma arte maravilhosa e poesias mais lindas ainda. Minha avó leu e se apaixonou completamente pelo livro, ate roubou de mim o meu exemplar. Resumindo, valeu a pena cada centavo e espero ansiosamente que a Clarice Freire lance mais livros.