A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - Um Mundo Sem Príncipes

Helô Lee 04/03/2021

Poderia ter sido melhor.
O livro é bom, mas não é tão bom se você comparar com o primeiro, pois em algumas partes é como se a história andasse, e continuasse no mesmo lugar.

Não sei se foi a intenção do autor fazer um livro feminista, mas foi uma das coisas que mais me incomodou! Pois o feminismo procura igualdade entre homens e mulheres e, não mulheres tentando fazer de homens escravos!

Uma das cenas mais fofas do livro, na minha opinião, foi quando o professor Sader foi mostrar a verdade por trás da Reitora e se despediu de Agatha:

?Agora, eu tenho que deixá-la, Agatha?, seu professor disse baixinho. ?Mas saiba que estou assistindo você, cada passo de sua história. E há um longo caminho, antes que você chegue ao fim dela.? (Até fiquei me perguntando se ele seria o pai dela.)

Os plots twists da história são bons, o erro é que acontece rápido demais, sei lá, o final inteiro passa e você nem percebe. Eu recomendaria o livro? Talvez, como eu disse, o livro é bom, mas tem lá seus defeitos, tanto quanto tem suas vantagens.

"Eu não queria ser como minha mãe. Eu não queria acabar sozinha. Nunca tive a intenção de magoar ninguém."
Bela 17/03/2021minha estante
desde o primeiro livro eu me pergunto se o pai da agatha por um milagre n foi parar no mundo do conto de fadas e se ele era o Sader!!!

Silva 14/01/2022minha estante
Essa rivalidade feminina por causa de macho me deixou decepcionada com o livro. A história é boa e tem tudo o que é preciso para ser incrível. Mas o autor fica nessa enrolação e com romances desnecessários, e com casais sem nenhuma química. Irei continuar lendo por pura curiosidade do final.

Helô Lee 15/01/2022minha estante
Nossa, exatamente isso, vc acabou de resumir tudo oq eu senti quando li. Quando eu li eu sentia química da Agatha com aquele principe, mas olhando pra trás eu percebo o quando eles não tinham nada disso (sem falar que ele desprezava ela até ela aparecer bonita). Eu até continuei a ler o terceiro livro, mas não aguentei e larguei na metade.

Silva 16/01/2022minha estante
Sim. Para ser sincera eu achava que a Sophie e a Agatha tinha bem mais química. Porém eu recebi spoiler de uns livros a frente, e tive que parar de shippar ?

V1nim0ura 18/02/2022minha estante
Não acho que seja uma utopia feminista na visão do autor, pelo contrário, temos diversas personagens que estão insatisfeitas com isso e vemos como os garotos estão sendo mal-tratados. É literalmente a ****** manipulando todo mundo para acreditar que os homens não importam no mundo através de algo legal como um conto de fadas que terminou de forma diferente. No fim do dia acho que a lição é que cada um tem o direito de escolher seu final feliz, seja com um príncipe ou não.

V1nim0ura 18/02/2022minha estante
E sobre a Agatha, ela não ficou bonita, ela sempre foi bonita e apenas adquiriu auto-estima fazendo com que os outros percebessem a beleza que sempre existiu nela, incluindo o Tedros, que passou a enxergar ela com outros olhos quando ela salvou ele na Prova dos Contos.

gamma.gabi 26/07/2022minha estante
nossa eu terminei esse livro na forca do odio sò pra nao deixar inacabado mas q raivaa, as protagonistas me fizeram pegar ranço delas, a Agatha deixa a sophie pisar nela, e qnd eu acho q finalmente ela vai tomar uma atitude ela vai la e perdoa a outra , a sophie usa a agatha e nao de sente nem um pouco mal por isso , a unica coisa q me fazia gostar minimamente do livro era o romance e mesmo assim eles estragaram desisti até de ler o 3°

jhenifer 03/11/2022minha estante
em minha opnião parece que ñ importa o final sempre volta ao mesmo lugar e como se tudo tivesse se reiniciado novamente

Nanomic 28/04/2023minha estante
Mano odiei esse e olha que eu amo essa saga, porém essa rivalidade e amizade que se basea numa confiança que sempre quebra de algum jeito irritante, ainda mais que a personagem S se tornou tão desgastante sobre o que ela quer ser

Heloisa645 06/01/2024minha estante
mano eu gostei, achei que o livro mostra como as pessoas são e como só pensam em si mesmos, e mostra como é ter uma dependência emocional em alguém.

Heloisa645 06/01/2024minha estante

Daniella.Santos 03/03/2024minha estante
É achei realmente, sobretudo a S, com dependência emocional das fortes. Isso não te deixa avançar.

Naty 10/08/2015

A história de contos de fada mais excepcional que já li.
Quem ler esse título e tiver lido o livro anterior pode argumentar que não o achou grande coisa, apenas uma reinvenção dos contos de fadas de forma medíocre e afirmo que também cheguei a achar isso. Porém eu tenho uma característica como leitora: nunca desistir de uma série, trilogia ou livro. Então, estava louca para ler esse segundo mesmo sabendo que ele poderia ser quase a mesma coisa que o primeiro e pelo jeito fiz o certo.
Agora Agatha e Sophie voltam à escola do bem e do mal que foi transformada em escola dos meninos e das meninas. Tudo está mudado, segredos são coisas normais, manipulações são ávidas e hostis e nada será o mesmo.
Esse livro de início parece abordar personagens, como nos contos de fadas, bons totalmente ou maus totalmente, mas não. O olhar atento detecta toda a análise psicológica dos personagens dos contos de fadas presentes nesses livros. É um conto de fadas que mesmo não parecendo pode te surpreender. Então, se leu o primeiro livro e está achando uma perda de tempo tentar encarar o segundo peço que encare.
Nesse livro, os personagens se expandem numa luta entre amor, amizade e seus limites mais hostis. O final foi muito interessante e espero ansiosamente para o último livro da trilogia.
Se apesar de ler tudo isso, você ainda acha que essa história é para crianças, eu te digo que realmente o público infantil adoraria uma história como essa o que não quer dizer que um publico juvenil ou adulto não possa ler. A questão é que pessoas adultas e bem formadas com certeza não vão reparar em beijos ou romances, mas em relações do nosso dia a dia com as quais temos que lidar por toda a nossa vida: amor e amizade. Analisar esse ponto faz você ver a profundidade que um livro que parece infantil pode ter.
Talvez esteja dando crédito de mais ao autor e ainda talvez não goste do último livro, pois não faço ideia de um final ideal para essa história a qual lhe pergunta a cada virada de página: Quem é do mal e quem é do bem? Faça a sua escolha com maestria, pois as aparências podem enganar ainda mais quando não queremos ser enganados por elas.
Por fim, minha opinião sobre o assunto de ser mal o bom, mas isso cabe a cada um discutir consigo mesmo. Para mim, todos temos propensão a agir errado o que não quer dizer que somos maus e para mim nem toda pessoa que é vista como má é realmente má, mas pode ser fruto de sua criação, etc. Classificar alguém como bom ou mal é algo impossível para os homens. Só Deus é capaz de saber o coração e, mesmo que trilhões de livros como esse abordem esse tema, não saberemos distinguir totalmente quem é bom ou mal. Apenas tomemos cuidado porque não saber distinguir não quer dizer que o mal não existe, mas que ele pode estar mais forte do que nunca.
Míriam Pimenta 10/08/2015minha estante
Ansiosa para começar a ler essa série

Naty 10/08/2015minha estante
Não vá com altas expectativas, mas deixe fluir e vá tentando entender o que o autor quer passar. Tomara que goste.

Míriam Pimenta 10/08/2015minha estante
Eu gosto desse estilo, acho que vou gostar sim

Naty 11/08/2015minha estante
Tomara!

Naty 29/10/2017minha estante
Não recomendo mais essa série. Li o terceiro livro e acho que ela poderia ser melhor.

gabriel 25/06/2015

No livro anterior, terminou com Agatha escolhendo passar a sua vida ao lado de sua melhor amiga Sophie, no povoado de Galvadon, ao invés de ter o seu "final feliz" com o príncipe Tedros, mas o que essas escolhas causaram na Escola do Bem e do Mal?

As duas amigas estavam tendo a vida que elas queriam, Sophie, fazendo de tudo para ser boa, e Agatha, sendo ela mesma, só que coração dela ainda sentia falta de alguma coisa - Tedros - mas ela não poderia ver ele novamente, mesmo assim ela acaba que fazendo um pedido para ver ele.

E o que esse pedido fez? Trouxe do nada varias flechas sendo atiradas em Sophie!

Espera, como isso tudo aconteceu?

Quando Agatha, fez o seu pedido, deixou uma brecha na barreira do povoado e assim dando livre acesso aos príncipes sob o comando de Tedros, para matarem Sophie, que para ele é o motivo de ele e Agatha não estarem juntos.

E tendo apenas um lugar para se refugiar as duas amigas voltam para a Escola do Bem e do Mal, mas não vai ser bem isso que elas irão encontrar. Depois do final feliz de Sophie e Agatha juntas, ocorreu uma reviravolta nos contos de fadas onde as princesas não precisam mais de um príncipe para serem felizes, e assim surgiram as escolas para Meninas e Meninos.

A Escola para Meninas, está sob o comando de Evelym Sander, uma misteriosa mulher que assumiu o controle da escola e apareceu assim que o fim do conto de fadas de Sophie e Agatha, aconteceu, mas ela terá uma grande participação no livro, e só um aviso cuidado com o que você fala, pois as borboletas dela - as da capa do livro - estão escutando tudo nos corredores, e agora as Nunca e as Sempre, estão estudando juntas, assim como as professoras.

Já na Escola para Meninos, é comandada por Tedros, com o seu exercito de Príncipes e Nuncas, meio desorganizado, mas todos tendo um propósito que é matar Sophie, e assim tudo voltara ao normal - pelo menos é o que eles esperam.

ps: Tedros, está com o Estorian!

Mas enfim, com as duas escolas tentando se matarem como vai ficar quando Sophie e Agatha, chegarem lá? Sim, Tedros, vai querer ver a Agatha, e ter o seu final feliz, mas essa não quer deixar sua amiga, e ai como ficara? Ela escolhera Sophie, novamente ou dessa vez ficara com o Tedros?

E o que eu ainda posso falar sem contar nenhum spoiler?

Sophie, vai estar fazendo de tudo para permanecer do bem, mas o medo de ela perder Agatha, pode fazer ela voltar a ser uma bruxa novamente? Teremos uma nova aluna, Yara, tudo sobre ela é um mistério, e teremos varias partes contadas pelo lado do Tedros, que são bem legais, saber tudo o que ele pensa sobre essa confusão toda que o livro se tornou.

" A Editora Gutenberg, enviou pra mim o prova, desse livro praticamente um mês antes do lançamento - muito obrigado - e como eu tinha adorado o primeiro volume estava louco para ler a continuação, e sem mais enrolação li em poucos dias, e não sei agora o que eu faço esperando o terceiro volume, porque o final desse livro foi incrível, vocês não tem noção da reviravolta que a historia teve, e não posso falar o que foi, porque seria um spoiler enorme."

site: http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/2015/06/resenha-escola-do-bem-e-do-mal-2-um.html
Rah 26/06/2015minha estante
O livro vai ser lançado em Julho?

Hikaru 27/06/2015minha estante
Nem li o livro e senti uma spoilada gigante. Parei na metade.

gabriel 05/07/2015minha estante
O livro vai ser lançado no final de Julho

gabriel 05/07/2015minha estante
hahahah essa resenha é só das 50 primeiras paginas :p

CarolDamaso 25/03/2021minha estante
Esse final é tudo na carreira. Essa série é perfeita demais meu pai

Mimiu.Dias 25/03/2021minha estante
eu amei o final, eu suspeitava o que ia acontecer, mas me surpreendi, já quero ler logo o 3° pra saber o que vai acontecer com elas

CarolDamaso 25/03/2021minha estante
Aí o três. se você gosta de um soco bem dado no meio da fuça esse livro é pra vc amg akakakkaka

Mimiu.Dias 25/03/2021minha estante
ai mdsss, partiukkkkk

Lara 02/07/2023

Não é para mim
Não gostei do livro sendo bem sincera. Achei muito chato e repetitivo, para além de ter sido menos cansativo que o primeiro. Achei os personagens mais burros e lerdos do que nunca e eu não tenho muita paciência para isso ?. O final foi a única coisa boa para mim.
~_Clarax_mary â¡ 03/07/2023minha estante
Nem tive coragem de ler esse depois do primeiro, sério kakaka

Lara 03/07/2023minha estante
também não perdeu nada amiga ?

~_Clarax_mary â¡ 03/07/2023minha estante
Que bom kkkk

Bella.com 21/04/2021

Bom, eu até gsotei desse livro, justamente por virar a história de cabeça pra baixo kkkkkk.
Não gostei da forma que Soman representou o feminismo, achei forçado, mas não tira toda a magia do universo de A escola do bem e do mal.
O final, de todos que eu pensei durante a leitura, FOI O QUE EU MENOS IMAGINEI KKKKK
Achei bom, Não ótimo nem ruim, apenas mais ou menos, a história ficou bem confusa no final
CarolDamaso 27/04/2021minha estante
Eu acho que não é exatamente feminismo, e sim femismo, que é a superioridade das mulheres, e feminismo é a igualdade, ent acho que nesse caso seria femismo, mais o ploooot!!!!?

CarolDamaso 27/04/2021minha estante
Amo amo

Bella.com 02/05/2021minha estante
Sim sim, eu pensei nessa perspectiva do femismo, por isso achei meio blé kkkkk

key 24/01/2022

Com personagens cativantes uma criação de mundo impressionante, esse livro, apesar de não tão bom quanto o primeiro da saga, faz jus ao título da mesma.

A obra de Soman Chainani, como sempre, entrega plots fascinantes e uma história envolvente, e de quebra ainda deixa no ar diversos nuances sobre sexualidade e identidade de gênero.

Minha maior crítica ao livro é sobre o paradeiro de Yuba, o gnomo, mas acredito que isso será respondido no próximo livro da saga.
LINDOOOO

??

escrita linda

Pietra 15/05/2021

O que dizer...
De todos os finais possíveis, nunca esperaria que acabasse assim, e no momento só consigo me sentir indignada, mas ao mesmo tempo consolada que tenha uma continuação.
May 15/05/2021minha estante
Menina do céu, a saga é maravilhosa kkkkkkkkkk, todos os livros cheios de plot

Pietra 17/05/2021minha estante
se eu já tô surtando agora quero nem ver mais pra frente kkkkkkk

Thay'OSF 22/07/2022

Horrível
Eu sei que alguns livros funcionam para umas pessoas e não funcionam para outras, e esse livro não funcionou pra mim. Ele conseguiu a façanha de ser pior que o primeiro.

Vou falar só so final.

Primeiro, sério que a Reitora fala pra Agatha beijar Tedros e tals, esquecer de Sophie, e Agatha faz exatamente o que ela pede? Mesmo depois de ver as memórias que o professor Sander mostrou? Não dava pra desconfiar não?

E Sophie? Ela fica magoadinha com Agatha porque ela escolheu Tedros. Ficou algo meio: "Ok, eu entrei na torre, ataquei vocês e um ficou achando que o outro fez isso, impedindo que vocês selassem o seu Felizes Para Sempre, depois me fiz de besta dizendo que perdoava você Agatha por ter ido ate aquele monstro que te atacou. Nao obstante, seduzi seu príncipe (mesmo que seja como um menino) e o beijei, mas como pode nao me escolher?" Enfim, a hipocrisia.

O no final do livro tem uma frase de "um dia elas compartilharam um amor verdadeiro." Que grande mentira.
No primeiro livro Sophie usa Agatha pra fingir ser do bem e entrar na escola do Bem, sendo que ela nunca foi do Bem. Passa a trama toda dizendo que Agatha fez isso com ela, e a Agatha (com um coração bom ao ponto da idiotice) fica tentando mostrar pra todo mundo que Sophie não é do Mal.
No segundo livro Sophie só que Agatha por perto pra poder ser do Bem. Nao é que ela goste de Agatha, ela só nao quer ser uma bruxa de novo. Tanto que na peça que organizam em Galvadon, Sophie fala que nao ia mostrar as coisas como realmente aconteceram.
Giovanna1784 24/07/2022minha estante
Concordo total , a sophie é tão egoísta e a Agatha é ingênua é quase como água e óleo !!!

Thay'OSF 26/07/2022minha estante
Comecei a sequência. Parece que Tedros é mais um do time dos personagens nada haver desse livro.

Bela 18/03/2021

Exige esforço e perseverança!
A maior parte do livro se passa em no máximo 4 momentos, passei muita raiva por isso, muita mesmo! Tive q espiar a última página p saber se valia a pena mesmo continuar com a tortura q foi essa leitura agoniante. N dizendo q o livro é ruim ou algo parecido, mas a necessidade por algo dar certo nesse livro todo foi tao grande q a minha ansiedade me venceu, pq toda vez algo parecia andar nos trilhos alguma vaca, fosse Sophie ou Evelyn estragava tudo!
Nunca odiei tanto um papinho girl power na minha vida, sem contar q era tudo femismo disfarçado.
Sophie desde sempre e p sempre uma vagabunda egoísta. Agatha do bem até dms deixou a própria ingenuidade cegar. Tedros magoado e traído dms por mulheres, foi oq me fez ser compreensiva em relação as atitudes dele. Com certeza teve um desenvolvimento melhor nesse livro e conseguiu se tornar meu presonagem favorito desse Vol.2.
Espumei de ódio por muitos (personagens e autor...), senti sdds de August Sader e por mais improvável q pareça chorei com a morte de um príncipe disfarçado q nunca nem fez tanta diferença p mim.
Curiosidades q permaneceram ??spoiler??:
1. quem é o pai da Agatha?
2. quem é o filho da lady lesso? ela vai voltar a vê-lo?
3. como assim Stefan sofreu com o casamento mais do q outros?
4. mataram Sader a troco de q se o diretor continua vivo?
5. quantos anos esse povo tem? pelo q Tedros disse ainda n completaram 16, talvez no próximo livro, né?
Becca 23/03/2021minha estante
Eu acho que o filho da Lady Lesso é o Aric, porém é só uma teoria

@amandaluiizari 23/02/2022minha estante
Eu acho que pai da Agatha é o diretor

DAbora311 17/11/2020

Esse é o problema com contos de fadas. De longe, eles parecem perfeitos. Mas, de perto, são tão complicados quanto a vida real.
Bruh 19/11/2020minha estante
Estou com vontade de ler essa coleção. Me tira uma dúvida, tem algum personagem LGBT+ explícito na história ?

DAbora311 19/11/2020minha estante
Tem sim, muita representatividade nessa história.

beagrecco 04/02/2023

decididamente menino!
como é possível a cada livro eu amar mais a ágatha e odiar mais a sophie? eu não suporto mais essa menina pelo amor de deus
as cenas da ágatha falando com o reflexo continuam sendo as minhas favoritas espero que elas existam até o último livro!
o momento que a ágatha chamou ela de cobra mentirosa FOI O MEU FAVORITO DA VIDA
Giovanna.Pilati 10/02/2023minha estante
Concordo completamente, mas já vou avisando que vc vai se irritar muito no terceiro livro porque é quando ela chega no nível mais alto de ser insuportável

beagrecco 21/02/2023minha estante
eu realmente me irritei kkkkk

AllineP 16/05/2021

É... Então...
Poxa, o primeiro livro fez eu me cativar por esse mundo, mas esse livro foi enrolado demaaaais.

Um fim sem fim só pra ir pro próximo livro (que ainda não tive coragem de comprar)

A compaixão que eu tinha pelo Tedros foi meio que destruída porque ele se concretizou um tontão que não sabe por quem lutar. Ele acredita em qualquer coisa.. e larga seu amor no primeiro sinal de suposta traição. LUTE PELO O QUE VOCÊ ACREDITA, HOMEM... Se é que acredita em alguma coisa. Não consigo mais comprar que ele ama ninguém de verdade não.

Sophie e Agatha me cansou um bom tanto também... Esse negócio de somos os não somos amigas foi muuuito enrolado. Estranhamente a Sophie foi melhor do que a Agatha nesse livro.

Ai sei lá.. ainda não desisti da história, ainda acho que pode ser bom.

(Perdão por todas as vezes que eu disse a palavra "livro" aqui. Tô cansada demais pra escrever melhor)
CarolDamaso 16/05/2021minha estante
Esse livro é um porre msm, mais o próximo.......não tenho nem palavras. É realmente, Tedros, o maior tonho do livro

AllineP 16/05/2021minha estante
???

Poppy 06/06/2020

Vontade de matar o Tedros né minha filha
É um livro muito bom, considero a escrita de Soman muito boa e fluída, mas sério ele cria cada personagem que eu vou te falar hein.
As três bruxas e Hort continuam sendo os melhores personagens para mim, Agatha possuí um espaço enorme no meu coração e chega bem próximo de ser minha preferida. A Sophie é uma personagem extremamente irritante, porém acho ela super importante na estória, então não chego a odia-la... O Tedros eu simplesmente odeio e pronto (um verdadeiro BOSTA, desculpem o descontrole kkkkkk).
Gostei como o livro criou uma certa ironia de como são os meninos e as meninas, é uma série descontraída e leve recomendo muito (ainda mais que vai virar filme heinnnn).
folklophie 12/08/2020minha estante
Tedros é bem boy lixo no primeiro e segundo, ele se torna um personagem muito superficial, mais ao decorrer dos outros livros, (principalmente a saga Anos em Camelot) Entendemos ele, suas atitudes e inseguranças que atrapalham em seu próprio desenvolvimento, esse novo arco Anos em Camelot viu nao so nos mostrar mais verdades ocultadas e sim mostrar o amadurecimento de todos e principalmente de tedros.

CarolDamaso 25/09/2020minha estante
As bruxas e Hort são muito perfeitoooooos!!!! ( principalmente a Hester, minha diva) Melhores personagens do livroooo