Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Natália 13/02/2023

Ótimo e triste
Clara dos Anjos foi o primeiro livro que li de Lima Barreto. Gostei muito da escrita do autor, mas apesar da história ser extremamente fluida, acredito que demorei um tempinho a mais para concluir a leitura devido aos capítulos serem longos. Como não gosto de parar no meio do capítulo, só consegui ler quando tinha mais tempo disponível. O livro é incrível e recomendo muito.

Resenha:
Clara é uma menina de 17 anos que mora com os pais no subúrbio do Rio de Janeiro. Pobre, negra, filha única de um carteiro e de uma dona de casa, Clara, em sua ingenuidade, é seduzida por Cassi, um rapaz mais velho, branco, de classe média. Super protegido pela mãe e por autoridades que sabendo que o mesmo seduz moças inocentes e mulheres casadas, Cassi apronta sem medo de ser apanhado. Para conseguir o que quer, Cassi é capaz das maiores barbaridades, até mesmo um assassinato.
Clara não fora a primeira vítima de Cassi. Ele já havia desgraçado a vida de muitas moças antes. Cassi se aproveitava de moças ingênuas, de classe social mais baixa, negras, e as abandonava depois, protegido pela mãe e pelo Estado que não achavam "correto" que ele se casasse com moças de classe social e cor diferente da dele. Repugnância é o que eu sentia a ler a respeito. Senti muito nojo de Cassi e também da mãe dele por tanto racismo, preconceito e crueldade.
Um livro que retrata temas delicados e importantes, como o racismo, o preconceito racial e social, o machismo, a misoginia, o papel da mulher na sociedade carioca do início do século XX e o papel social do casamento.

Mmarcoeduardo 09/02/2023

A importância aqui não é necessariamente mostrar o relacionamento de Clara com Cassi e engana-se quem procura romance neste lugar, pois acha-se uma biópsia de uma sociedade com abismos sociais tão grandes que reverberam até a contemporaneidade, entretanto há um esforço descricional desnecessário com fatos sem relevância para história.

Ester 08/02/2023

Injustiças...
Como é triste ler a história de Clara dos Anjos e saber que tantas outras meninas/mulheres passaram ou passam pelo mesmo que ela. Como é angustiante saber que há tantos outros "Cassis" por aí, que enganam, conseguem o que querem, largam como se fosse um mero objeto e se safam. Lima Barreto mais uma vez cirúrgico em suas críticas, mostrando a realidade por trás de tantas famílias classe média e "conservadoras", que no fim só visam o próprio ganho e as aparências mediante a sociedade. Confesso que não gosto muito de finais tristes, mas a escrita desse homem merece ser apreciada.

Emoji que eu definiria o livro: ?

Duda <3 05/02/2023

Devastada
Esse livro me deixou devastada.

Ele fala sobre desigualdade, racismo, a "posição", da mulher na sociedade...

Foi um livro que me deixou realmente triste. O final é triste. O meio é triste. Ele é triste. O Cassi é um merda e eu desejo todo mal pra ele.

Eu achei a Clara bem trouxa, mas entendo que foi devido a educação que ela recebeu.

É isso.

Mª Eduarda A.P

yellsgarden 03/02/2023

Detalhado e de fácil leitura
De fácil leitura, interessante as pausas na história para detalhar, seja a paisagem, a aparência, a personalidade ou mesmo a história dos personagens, uma obra rica mas simplista, com várias nuances sobre a época. Minha edição conta com notas de rodapé que se encarregam de explicar alguns dos termos usados, acho interessante, embora não entenda bem a necessidade das palavras em francês.

pamelaoliveiraa.s 01/02/2023

A realidade de muitos, infelizmente...
Lima Barreto retratou tantos assuntos importantes que é até difícil de citar apenas um... mas acredito que é uma leitura que todos deveriam ler, principalmente os adolescentes.

Enquanto eu lia lembrei da expressão escrota: "Prendam suas cabras porque meu bode está solto".

Se a mãe de Cassi parasse de passar pano pra ele e desse a devida educação evitaria muita coisa, a mesma coisa é os pais de Clara, invés de prender ela deveriam ensinar que o mundo fora de casa não é um morango.

luiza 27/01/2023

li novamente por causa do vestibular da uel, confesso que fiquei com muita dó da clara, nada disso teria acontecido se os pais a avisassem dos "perigos do mundo".

Felipe 22/01/2023

Retrato dos subúrbios do Rio de Janeiro de fins do século XIX e início do século XX, bem como, das comunidades que ali se formavam, em meio a pobreza e ausência do poder público.

Clara dos Anjos é retrato de como muitas mulheres são tratadas ainda hoje, ainda mais, a depender da cor da sua pele.

Gisinha 22/01/2023

Bem indigesto, mas vale a leitura.
Esse romance, apesar da fluidez e boa evolução dos personagens, considerando todas as situações narradas, chega a ser até óbvio. Não tem um final feliz, mas quando foi que a realidade teve um final feliz?
Clara dos anjos é uma narrativa até certo ponto pesada e cruel, que mostra claramente o imenso abismo entre ricos e pobres, a forma como a mulher é realmente vista na sociedade (uma visão cheia de misoginia, misantropia e machismo que perdura até os nossos dias) e o desserviço que pais e familiares prestam aos filhos quando a educação familiar é deficiente e a educação sexual deixa a desejar. Apesar de não ser um conto de fadas, e é até bom que não seja, deixa uma moral muito dolorosa na mente do leitor.

Naomi 20/01/2023

E legal, jurei que ela ia fazer algo diferente que conseguiria fazer algo contra ele, mas não e então percebi que não tinha pq fazer ela era so mais uma vítima da sociedade