Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto




Resenhas - Clara dos anjos


364 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Brenda719 16/01/2023

Nada que eu escrever vai ser o suficiente para expressar o brilhantismo de Lima Barreto. Nesse romance, acompanhamos angustiantemente "Clara dos Anjos", uma jovem menina preta, sendo enganada e desonrada por Cassi, um homem branco que não possui escrúpulos nenhum. Com uma prosa única, uma escrita detalhista e uma visão de mundo assustadoramente realista, o escritor conta em poucas páginas o que significa ser uma mulher preta em uma sociedade racista e machista. (Infelizmente, ainda não é possível dizer que, atualmente, essa realidade mudou completamente).

O livro é curto, mas isso não foi de jeito nenhum um impedimento para que o autor nos contasse a todo momento a vida de cada um dos personagens que faziam parte da história. É interessante como isso mudou nossa perspectiva ao ler a narrativa, pois você entendia porque cada um era do jeito que era e como cada um chegou até aquele momento do livro. É um um romance visceral sobre a sociedade brasileira e a construção do nosso país. Talvez seja por isso que seja uma história tão triste.
comentários(0)comente



Apz 15/01/2023

Magnífico!
Clara dos Anjos conta não só a história da protagonista, mas revela a realidade da mulher preta e pobre principalmente do século XIX! Clara, adolescente que morava no subúrbio do RJ com seus pais Joaquim e (esqueci o nome da mãe) se apaixona por Cassi Jones, um cara muito mal falado por engravidar mulheres sem apoio social da justiça e familiar, para depois as abandonar, resumidamente. Seus pais, principalmente a mãe, criaram a garota de forma que ela se tornasse muito inocente, o que dificulta que eles descobrissem o envolvimento da filha com o rapaz e também a defesa da mesma contra um homem mal intencionado.
Salvo alguns trechos extremamente descritivos sem necessidade alguma e também a minha preguiça pra ler, o livro é magnifico em cada parte! Muito fluído, algo que me impressionou pois estava esperando uma leitura maçante. Os trechos que descrevem a desigualdade social da época são importantíssimos para entendermos as injustiças sociais e a formação do povo brasileiro. De um lado cidades desenvolvidas e do outro postes com luzes falhas, estradas em péssimas condições, pessoas com problemas de alcoolismo, um cara branco fazendo o que bem entende com as moças sem nenhuma punição, protegido pela mãe e por alguns parentes em melhor posição social!
Todos deveriam ler Clara dos Anjos, conhecer essa história que mesmo sendo ficcional é uma denúncia do que a sociedade foi e ainda é (mesmo que talvezzzzz, bem talvez mesmo, em menor escala).
comentários(0)comente



Elaine.Scarlatto 05/01/2023

Racismo contra mulheres pretas
O livro trata do racismo contra as mulheres pretas. O final é brilhante, percam a ingenuidade! Olhem para os russos. É preciso considerar que Lima não viveu para ver a derrota do comunismo real. De todo modo, o Brasil precisa sair da menoridade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thata 01/01/2023

.
Diferente e importante. Mostra uma realidade que apesar de parecer distante não é tanto assim, mostra a sociedade brasileira como ela é e como muitos problemas vistos hoje foram construídos com o tempo.
comentários(0)comente



gabriel.a.brumatto 17/12/2022

A ilusão e a paixão andam juntas.
Bem, vamos falar um pouco sobre Clara dos Anjos, livro do escritor carioca Lima Barreto, publicado postumamente, em 1948 (o autor faleceu em 1922).
O enredo é muito bom. Conta a história de Clara, uma garota filha de Joaquim dos Anjos e Dona Engrácia, que vive no subúrbio do Rio de Janeiro. Após ouvir algumas notícias, escutar algumas conversas, ela chega ao nome de Cassi Jones, um violeiro, com fama de mulherengo e vagabundo, que gosta de iludir as moças e depois, separar-se delas. Apesar dos esforços da família e dos amigos, ela nã oconsegue tirar da cabeça o tal do Cassi, qurendo conhecê-lo a qualquer momento. Eis que surge uma situação perfeita: a festa de aniversário de Clara. Ela pede para a mãe convidar Cassi Jones para tocar e cantar umas modinhas, para animar um pouco a festa, obviamente, com segundas intenções. Ao receber o convite, Cassi aceita. Ele vai a festa de Clara, conversa com ela, toca e canta músicas para ela, até que... Você terá que ler para descobrir!!
Este é um livro maravilhoso, com bons personagens, com um bom enredo e que com certeza merece ser lido por todos vocês! Super recomendado.
comentários(0)comente



kath.stolze 09/12/2022

barreto coloca sob os holofotes a existência dos invisíveis
esse livro aqui eu tenho certeza que lima barreto sentiu na pele.
ele sentiu cada morte, cada personagem e cada acontecimento desse livro.
lima barreto era negro, já passou por hospício, viveu na miséria e conseguiu se educar com muita dificuldade.
nesse livro aqui temos contato íntimo com personagens como ele (o ousado marramaque, que viveu e morreu por defender o certo) até figuras como a benigna dona margarida, uma figura de uma mulher forte e destemida, que consegue ver muito além de uma mulher pra ser dona de casa.
e aí temos o cassi, poderia se dizer que é o personagem mais real dessa história. um dos mais canalhas que eu já vi sendo escritos na literatura nacional. e tão, tão real. tira a virgindade de meninas pobres, miseráveis, negras, as engravida e simplesmente sai impune. como? lima barreto explica melhor que ninguém:
"ele contava... com a indiferença de todos por uma pobre repariga como ela. nessa indiferença, nessa frouxidão de persegui-lo, de castigá-lo convenientemente, é que ele adquiria coragem para fazer o que fazia."
gustavo 09/12/2022minha estante
resenha incrivel ???




anarontani 04/12/2022

gostei muito de ver o desenvolvimento da cidade do RJ, sua modernização e crescimento?

tb gostei de ouvir a história da boca ( mãos) de um homem negro e pobre. muda totalmente a perspectiva, pois sabemos q a maioria das coisas q nos chegam são escritas por pessoas brancas tidas como salvadores ? muito recentemente isso vem mudando e escritores como lima vão sendo retomados e estudados.

pra um romance achei um pouco enfadonho as notas de rodapé, trava muito o texto, mas msm assim muitas notas foram essenciais para entender o contexto da época.
comentários(0)comente



leituraselle 03/12/2022

Ler um Livro por Obrigação não Funciona! (Parte 2)
Mais um livro lido por obrigação, desta vez para um seminário.
A leitura me fez passar muita raiva, também abordando como a figura feminina não tinha voz no período da república brasileira.
Além disso, pelo livro ter terminado de ser escrito em 1922, a linguagem da época dificulta a compreensão de alguns trechos e apresenta uma narrativa maçante o que toe a leitura cansativa.
comentários(0)comente



caspaeletrica 29/11/2022

6/10: uma resenha escrita por Lionel Flores
Não há muito o que dizer sobre "Clara dos Anjos", pois não há livro mais mediano do que este. Embora algumas vezes se demonstre emocionante e interessante, não é muito efetivo. A sua escrita embora simples, é embaralhada com alguns personagens que não têm contribuição nenhuma com a trama. No geral, é OK.
comentários(0)comente



geovanasrx 20/11/2022

?Nos não somos nada nessa vida?
Comecei esse livro hoje acabei a algumas horas. é o segundo contato que tenho com lima barreto e estou apaixonada na escrita. fazia um tempo que eu queria experimentar esse tipo de leitura com uma linguagem mais coloquial e que me desafiasse de alguma forma. gostei muito da temática abordada e a forma como ela se mistura com a realidade.
livro que fala sobre preconceito racial entre outras temáticas de uma forma impecável.
EU AMEI e já quero ler outros desse autor.
Marcos Oliveira 21/11/2022minha estante
Você leu todo o Clara dos Anjos em apenas algumas horas ?




Camila 19/11/2022

"Não somos nada nessa vida"
Tem uns livros clássicos que eu li de forma despretenciosa e acabei gostando bastante. Com esse aqui não foi diferente.

A história é muito bem contada e a narrativa é simples e de fácil compreensão. O que eu mais gostei é o tom irônico e muitas vezes satírico que o autor usa para fazer críticas certeiras à sociedade da época e aos costumes de um subúrbio do Rio de Janeiro.

Além disso, o Lima Barreto consegue apresentar e expor cada um dos personagens que compõem sua obra e assim, acredito que cada um deles carrega um traço em sua personalidade que é uma crítica aos cidadãos. Por exemplo, a mãe do Cassi. Uma mulher claramente racista e com ares de uma falsa aristocrácia, que se orgulha do seu nome e dos seus antepassados, mas age com total hipocrisia e procurava sempre livrar o filho dos problemas em que ele se metia.

Aliás, que personagem mais cafajeste é esse Cassi Jones. Claramente apresentado como o tipo vagabundo e malandro, que conseguia passar a perna em todos e enganava, sobretudo, as mulheres e as seduzia e depois as largava à própria sorte.

A Clara dos Anjos teve a cruel sina de ter seu destino atravessado pelo Cassi. Uma personagem marcada pela sua inocência e ingenuidade e que, talvez pela grande proteção da mãe, não conseguiu perceber que o mundo é um lugar complicado e por vezes ruim.

Simplesmente incrível como o livro termina. Um pouco desolador também que a Clara tenha passado pelos mais terríveis momentos de humilhação e desespero para, só assim, em um ato de revelação, perceber e afirmar que "não é nada na vida".
comentários(0)comente



Guilherme 15/11/2022

"Clara dos Anjos? é um romance escrito por Lima Barreto, concluído em 1922 (ano da morte do autor) e publicado em 1948. A obra pertence ao pré-modernismo e traz consigo uma forte crítica social, principalmente ao denunciar o racismo, a misoginia e a desigualdade social presentes no Brasil.
comentários(0)comente



Davi.Rissi 12/11/2022

Sensacional
Melhor livro de literatura brasileira que já li.
Dona Margarina melhor personagem
Demonstra com clareza os problemas sociais e morais que acontecem até hoje além de como os vícios e ingenuidade atrapalham.

Livro riquíssimo.
comentários(0)comente



lusandra 03/11/2022

Péssimo
Nem um pouco dinâmico. Foi muito difícil ler, não ia. Quando eu achava que tinha entendido alguma coisa, *pum*, vinha alguma coisa e mostrava que eu estava totalmente errada. Enfim, foi meio estressante ter que tentar entender a coisa toda o tempo INTEIRO. Não gostei. Não leria nem recomendaria, mas para o bem ou para o mal é leitura obrigatória, fazer o que...

A única coisa que eu passo pano, é o fato de fazer uma crítica forte à como as mulheres eram tratadas como inferiores e sem valor algum, sem muita importância, isso foi algo muito importante, principalmente pelo contexto histórico daquela época, tem algumas outras coisas tbm, mas me estressei tanto nem vou comentar.
comentários(0)comente



364 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR