Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Pedro 28/06/2021

Bonzinho
É um livro bem crítico,mas apenas isso não sustenta um romance,as vezes o livro é bem tedioso,não acontece muita coisa.
É o primeiro livro de Lima Barreto que eu leio,sinceramente,eu esperava mais.

Miny 17/02/2022

o que eu não faço pelo vestibular
Bom, Clara dos Anjos é livro meio melancólico, porque o autor tem essa tendência, mas também porque várias coisas complicadas estavam acontecendo na vida dele, e como ele sempre foi muito crítico, ele escreveu esse livro pra retratar toda a desigualdade existente no Rio de Janeiro na época.
Dentre os livros que tem no vestibular, ele é um dos mais tranquilos pra ler, por ter uma linguagem mais fácil. Fico super triste em saber que coisas que aconteceram com Clara acontecem ainda hoje, mas fico feliz pelo fato de hoje em dia não haverem mais tantos preconceitos, ainda existe? Sim, mas pelo que observo é numa proporção menor

Fabio Shiva 23/11/2010

“Livro triste, que me fez chorar...”
Não cheguei a chorar, mas tive vontade. Uma história pungente, sentida, que tem como tema principal a denúncia ao racismo, que o próprio autor sofreu literalmente na pele. Mas a abrangência de “Clara dos Anjos” é muito maior...

Lima Barreto é um mestre em retratar a vida simples do povo, com suas dores miúdas do dia a dia, pequenas frustrações, sonhos desfeitos, esperanças rompidas... Não foi à toa que li esse livro nesse exato momento. Foi como olhar no poço de meus maiores medos.

Como foi sofrido esse homem! É possível sentir a sua asfixiante angústia pingando de cada página, não evidente, mas pairando como uma sombra sinistra que aperta aos pouquinhos o coração do leitor.

Sobre a trama: Clara dos Anjos é uma jovem simples e ingênua, que no dia de seu aniversário conhece o mal afamado tocador de modinhas Cassi Jones. Sedutor compulsivo, Cassi vê em Clara sua próxima vítima. Conseguirá concluir seu vil intento?

Quem mora ou morou no Rio tem um ponto a mais de interesse no livro, que é a descrição de vários locais da cidade bem no início do século XX.

Em termos de estrutura e ritmo, achei esse livro superior a “Triste Fim de Policarpo Quaresma”. Parece que Lima Barreto levou mais de dez anos escrevendo “Clara dos Anjos”, que só foi publicado postumamente.

(23.11.10)

Léia Viana 24/11/2010minha estante
Sua resenha me leva a concluir que é um livro que "desnuda" a gente. Adoro leituras assim, que eu possa me sentir dentro delas, minhas emoções, sem fazer parte daquele contexto.
Deve ser muito significativo sua leitura...

Léia Viana 24/11/2010minha estante
Mas, por que três estrelinhas neste livro?

Fabio Shiva 24/11/2010minha estante
Olá queridíssima!!!
Agradeço seu carinho e os comentários!
Eu dei 3 estrelas (bom), porque é um livro muito bem escrito, mas eu particularmente não gosto de histórias tristes...

biathomas 02/04/2023

Incrível igual um clássico brasileiro
Dizer que é um livro clássico já é dizer que é muito bom. Mas dizer que é um clássico BRASILEIRO o torna ainda melhor (não que eu não goste de clássicos internacionais). Amo muito qualquer clássico, sou apaixonada.
Li esse livro porque a escola obrigou, então já comecei com o pé esquerdo. O livro é muito arrastado no começo, muito descritivo com muitas partes desnecessárias. Mas, com o passar do livro, depois de uns 70%, ele fica MUITO bom. Termina de um jeito tão incrível, tão tocante.
Muito muito muuuito bom, recomendo d+. Só avisando pra quem tá lendo: não desiste, ele fica 100000x melhor.
Esse livro é genial, leiam. Merece ser um clássico

bobbie 02/02/2021

Clássicos brasileiros. Leia, conheça a nossa literatura
Durante muitos anos, escondido atrás do véu da minha formação acadêmica em literaturas de língua inglesa, me "desculpei" por não ler os nossos clássicos. Agora estou começando a corrigir esse erro. Lima Barreto é o mais recente a entrar na minha lista de débito com a riquíssima literatura tupiniquim. Neste livro vemos o retrato da "malandragem carioca" na figura do jovem boêmio, bonito, galanteador, que se aproveita de seus dotes físicos, juventude e seu ofício mal executado (a música) para conquistar as mais variadas moças da sociedade carioca, desde as casadas e de boa situação econômica, às mais pobres, passando pelas solteiras, usá-las e descartá-las em meio à infâmia e à humilhação pública, sempre se safando de seus "crimes", por ser homem. A vítima da vez é a donzela do título, Clara dos Anjos, filha de um carteiro pobre, de família honrada, mas que se vê rebaixada quando cai nas graças do galanteador, engravida e se perde. Pobre, mulata, menina nova, desonrada, Clara é mais uma a engrossar o rastro de perdição e tragédia que o machismo social da sociedade carioca do século dezenove lhe reserva (mudamos muito de lá pra cá?). Com uma linguagem de fácil assimilação, apesar do linguajar típico à época, obviamente, Clara dos Anjos nos mostra os danos seriíssimos que uma sociedade machista e patriarcal pode causar, danos estes que vão muito além de um filho bastardo e uma honra manchada para a vida.

Juliana 26/08/2023

Muito bom!
Gostei e recomendo a leitura. Tem uma escrita fácil e flui muito bem.
Fiquei com pena da Clara. Vi uma lição muito clara sobre como uma educação super protegida enfraquece torna as pessoas mais frágeis em um mundo que a fragilidade é um perigo.

Enfim, gostei e recomendo.
Uhm Novoolhar 27/08/2023minha estante
Quero ler ?

Felipe 22/01/2023

Retrato dos subúrbios do Rio de Janeiro de fins do século XIX e início do século XX, bem como, das comunidades que ali se formavam, em meio a pobreza e ausência do poder público.

Clara dos Anjos é retrato de como muitas mulheres são tratadas ainda hoje, ainda mais, a depender da cor da sua pele.

Dani 01/04/2022

Um livro importante que traz diversas reflexões. Lima Barreto explora situações que até hoje são pertinentes, retratando uma mulher negra cheia de projetos e esperanças perdendo tudo. No geral, é uma leitura fluída e bem emocionante com diversas críticas sociais e posicionamentos por parte de Lima.

Malu Andrade 15/09/2013

Um dos livros que marcaram o Pré-Modernismo brasileiro, traz marcado nas suas páginas a realidade do próprio autor: Lima Barreto. Negro, nascido no subúrbio carioca, enfrentou muitas dificuldades em sua breve vida.
Em Clara dos Anjos, o "romance" entre os personagens principais não é muito ressaltado. Mesmo assim nem de longe o livro chega a ser insípido ou sem conteúdo: demonstra de forma cruel e sincera como era a realidade das camadas mais pobres da sociedade carioca do início do século XX.
É uma ótima dica para quem procura conhecer um lado não muito realçado na literatura brasileira do século passado: a vida nos subúrbios.
Bruno 15/09/2013minha estante
Muito bom. Parabéns!

Myka 28/10/2020

Clara dos anjos
Clara dos anjos conta a história de Clara, uma menina mulata criada sem contato com o mundo exterior ,tendo como companhia seus pais e uma senhora que a ensina a costurar e bordar ,sendo assim ingênua . E Cassi Jones , um canalha que se aproveita de moças e depois às deixam grávidas e vai embora .
Clara o conhece quando o mesmo vai até sua casa para o aniversário dela . Fica encantada com ele e não acredita em sua má fama . Ele a vê como sua provavel próxima vítima e a partir daí a história se desenrola.

Lima Barreto nos conta não só a história dos protagonistas, mas a vida de todos que os cercam, se aprofundando mas a esses personagens ... posso dizer . Retrata tanto violência, como racismo e a vida das pessoas naquela época .

Um clássico fácil de ser lido , com personagens que você ama odiar e uma escrita maravilhosa .

gabi.s03 21/01/2022

A arte imita a vida.
Eu só li por causa do vestibular e dentre os outros que tive que ler esse é um dos melhores. Mas não gostei, a leitura não flui (acredito que pela linguagem usada na época) e a história foca demais em personagens secundários e eu até ficava me perguntando se estava lendo o livro certo, porque o que importa mesmo mal aparece.
O livro aborda preconceito, desigualdade e machismo, e as críticas presentes são - mesmo tanto tempo depois - uma realidade.

MarAlia 03/10/2022

Rio de janeiro.
O livro é mais sobre oque está acontecendo no rio naquela época do que os personagens em si é um livro bem crítico social onde se percebe bastante presença do machismo dentro da sociedade.