Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Lana 17/08/2023

A trama gira em torno da personagem Clara, uma jovem mulher negra que vive na periferia da cidade. Ela é descrita como uma mulher simples e ingênua, que se apaixona pelo malandro Cassi Jones, um personagem sedutor e manipulador que se aproveita da ingenuidade de Clara para obter vantagens pessoais.
O romance apresenta uma crítica social contundente, denunciando o racismo presente na sociedade da época. Clara é tratada com desprezo e discriminação por parte dos personagens brancos, que a enxergam como inferior. O próprio Cassi Jones, apesar de se relacionar com ela, não a valoriza e a utiliza apenas como um objeto de satisfação pessoal.
Lima Barreto também faz uma análise profunda das posições sociais na obra. Clara é retratada como uma mulher de classe baixa, pertencente à periferia, enquanto Cassi é branco e rico, o que reforça o abismo social existente entre eles. A autora aborda também a questão de gênero, mostrando como as mulheres, especialmente as negras, sofriam uma opressão dupla, tanto racial como de gênero.
A escrita de Lima Barreto é envolvente e realista, retratando a vida nas favelas e a marginalização da população negra e pobre. Ele apresenta personagens complexos e bem desenvolvidos, que expressam as várias facetas da sociedade da época.
"Clara dos Anjos" é uma obra que se destaca pelo seu teor crítico e pela sua abordagem corajosa de temas sociais relevantes. Lima Barreto conseguiu criar um romance que, mesmo tendo sido escrito há quase um século, ainda é atual e pertinente. É uma leitura obrigatória para aqueles que desejam compreender a realidade e as injustiças sociais presentes na sociedade brasileira.

Ana Roque 01/09/2021

“Nós não somos nada nessa vida”.
Aqui nesse romance acompanhamos a Clara dos Anjos, uma adolescente pobre e mulata do subúrbio carioca, filha de funcionário publico e de uma dona de casa que a protegeu muito, ela acaba se apaixonando por um malandro branco de classe média que está acostumado a se safar sempre por causa da sua posição social.

Eu nem sei por onde começar, sempre que eu leio um clássico brasileiro eu fico abismada com a qualidade e como nunca vou conseguir falar de tudo que o livro tem a oferecer, dessa vez não foi diferente. Comecei o livro sem grandes expectativas pois é um material de estudo para uma prova mas acabei me surpreendendo muito com a profundidade das críticas do autor para a sociedade brasileira, tratando de negritude, papel de gênero, alcoolismo e até feminícidio.

Foi a primeira obra de Lima Barreto que eu li e com certeza quero conhecer as outras, eu amei o tom jornalístico que ele apresenta na escrita e como suas opiniões fortes foram tão a frente do seu tempo. Durante o romance a gente percebe que além da Clara temos outras personagens reforçando a crítica do autor sobre como os homens brancos abusavam das mulheres de situação de vulnerabilidade, tem discussões sobre cor e várias outras críticas e referencias ao Brasil de sua época (que podem ser usadas até os dias de hoje).

“O subúrbio é o refugio dos infelizes”.

Não posso deixar de mencionar em como a edição que eu li me ajudou a ter essa opinião tão positiva do livro, o material extra de apoio é sensacional, destacando e analisando mais afundo as referencias do autor, recomendo muito.

Giu 06/03/2022

Um das maiores joias da literatura brasileira! Apesar de ser parte de um projeto muito ambicioso - para a época - de Lima Barreto, essa pretensão não impregna a leitura, que é simples, fluida e acessível. Ainda assim, é afiado e irreverente, o que o torna ainda mais especial.

Thalita Élaine 04/07/2023

Comparado com outros autores da mesma época, a escrita do Lima Barreto é mais simples e fluída.
O autor deixou a desejar ao focar e desenvolver mais outros personagens, sobretudo masculinos, ao invés da personagem que deveria ser a principal, a Clara dos anjos.

? - Mamãe! Mamãe!
- Que é minha filha?
- Nós não somos nada nesta vida.?

Rayane166 02/04/2022

Uma leitura interessante
Mesmo tendo dado três estrelas e meia Clara dos anjos foi uma leitura boa, tive que ler para uma prova de escola e nunca pensei que iria prender tanto, o livro fala muito sobre racismo, discriminação e preconceito.

Escrito por Lima Barreto uma leitura que todos deveriam uma dia realizar, Clara criada por pais protetores se tornou muito ingênua com as pessoas a sua volta, não vendo a maldade humana, já Cassi Jones um completo pilantra viu a oportunidade de desonrrar a garota.

Confesso que fiquei com bastante raiva de alguns personagens, principalmente o Cassi, mas esta leitura me mostrou como o racismo mesmo depois de anos da publicação ainda não diminuiu.

Uma leitura que todos deveriam realizar.

Fernanda.Isabely 13/01/2021

Bem bom!
O livro faz uma denúncia racial e social da vida no subúrbio contando a história de Clara, uma menina ingênua, pobre e negra que é seduzida por Cassi. Apesar de ser bem curto e rápido, Lima Barreto consegue fazer você se envolver no drama dos personagens, eu gostei!!

saralupion 27/01/2021

Dolorido, real e angustiante
A história é toda marcada por uma série de dores, presentes nas trajetórias pessoais de praticamente todos os personagens.

Embora Clara, a protagonista, passe por ?maior sofrimento?, todos os outros possuem passados dolorosos e pensamentos que despertam agonia ao se ler. Gostei da forma como o autor deu espaço para a apresentação e desenvoltura de cada um dos seus personagens.

Senti o peito apertar em diversos momentos, mesmo conhecendo o enredo previamente, Lima Barreto me surpreendeu! Clara dos Anjos é uma ótima aposta de leitura.

Larissa1260 19/03/2022

Leitura para escola
Um livro muito fluído, que conta a vida nos subúrbios do Rio de Janeiro em 1922.
O protagonista Cassi Jones é um cafageste conhecido por desonrar as moças negras e pobres. Clara a protagonista feminina do livro se apaixona por ele, e assim acontece o desenrolar da história.

Teté 02/03/2022

Mais um lido por motivos de: vestibular.
No geral, é um bom livro de se ler. Não é uma leitura tão complexa, mas também não é daquelas que flui bem facilmente.

Eric Luiz 09/03/2019

Um livro que nos leva a pensar questões raciais e sociais.
Uma obra escrita no início do século XX, retratando o cenário social brasileiro pós-escravatura, porém tão atual quanto os nossos dias. Uma obra que ultrapassa o simples romance e nos faz refletir sobre questões raciais e sociais na conjuntura brasileira da época. Após a leitura deste livro, a pergunta que fica é: houve mudança significativa de lá para cá? No clássico estilo Lima Barreto, vale sempre questionar e contestar.

Leitura recomendada!

LottysMaffhaus 28/04/2022

Um clássico dos clássicos
Feito cinema, existem filmes obrigatórios para entender a 7° arte, aqui vós aplico a mesma lógica para explicar a história do Brasil e literatura nacional num todo.
Lima Barreto escreve nesta obra uma fotografia em palavras sobre cada parte do Rio (eu sendo de Pernambuco, me perco um pouco, mas sempre deixando em excelentíssimo detalhes.) focando no âmbito de denúncia tanto religioso, quanto machista ou social. No decorrer da obra vemos a mescla do naturalismo,realismo e algumas pitadas de romantismo quando vemos a visão de Clara, por exemplo.
O modo em que a condição, a vida, o seu natural naquele ambiente (no caso a pobreza) parece que move a história por passos, como cito também o Meneses ou "O poeta". A criação de uma "espécie de antagonista" como Cassie, onde aumenta o drama e demostra como a lei ou a justiça era perante a burguesia branca no Brasil/Rio.
Os esteriótipos, as ofensas ou mesmo as rodas de modinhas e poemas jogados pelos mínimos alfabetizados na região, é uma película da realidade, do povo pobre e angustiado, que não pode fugir (diferente da elite), uns lidam com a morte ou suicídio. Está ficção é real, pois quando ajoelham-se implorando aos choro por justiça, lembro-os aqui no dia 2 de junho de 2020 no estado de Pernambuco a aplicação deste mesmo Brasil pelos simples de baixos. aos iguais perante a vida, a morte ou lei.

Bê. 04/05/2022

Sobreracismo,misoginiaeoutrastantasmazelassociaisbrasileiras
A história da Clara dos Anjos traduz bem a veia naturalista do autor.
Essa obra expõe de forma muito crua as opiniões e preconceitos de Lima Barreto, vez que o autor incorpora ao texto vários elementos autobiográficos, com temas acerca da dependência alcoólica, demência, bem como de desigualdade racial e social.
O subúrbio é elevado quase à personagem pela relevância que ele tem no desenvolvimento da história.
Merece destaque também a forma como o autor, de certa forma, consegue ser a frente do seu tempo ao debater temas como o colorismo racial, tão em voga nas discussões atuais.
É um livro difícil de engolir, é impossível passar neutro por essa leitura. É capaz de despertar no leitor tristeza, compaixão, frustração, asco e muita reflexão.
Só não dei cinco estrelas em razão do livro, justamente por ter incorporado tantos traços autobiográficos do autor, traz também alguns de seus preconceitos naturalizados.

A respeito dessa edição, ela também contém textos introdutórios muuuito interessantes que contextualizam muito a época e a biografia do autor. Entretanto todo são cheios de spoilers a ponto de revelar toda a história sem guardar nenhum detalhe. Na minha opinião, essas leituras complementares deveriam constar ao final do livro, pra não comprometer a experiência literária.