Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Ana D'Amato 01/01/2018

Profundo
Esse é um dos livros mais intensos que eu li na minha vida. Lima Barreto expôs toda a realidade dos subúrbios cariocas e sem delicadeza nenhuma conseguiu nos mostrar todas as tristezas que milhares de jovens devem ter passado e ainda passam hoje em dia. Merece a leitura, mas não espere um final feliz.

Eric Luiz 09/03/2019

Um livro que nos leva a pensar questões raciais e sociais.
Uma obra escrita no início do século XX, retratando o cenário social brasileiro pós-escravatura, porém tão atual quanto os nossos dias. Uma obra que ultrapassa o simples romance e nos faz refletir sobre questões raciais e sociais na conjuntura brasileira da época. Após a leitura deste livro, a pergunta que fica é: houve mudança significativa de lá para cá? No clássico estilo Lima Barreto, vale sempre questionar e contestar.

Leitura recomendada!

uepa 01/07/2022

Clara Dos Anjos é sobre a visão do povo brasileiro excluso.
O narrador vai te guiar de passo em passo para dentro da vida dos personagens singularmente; Lima Barreto procura aqui expor uma realidade racista, humilde e ignorante desses reclusos.
É uma leitura rápida, mas não tão interessante quanto outras obras do autor.

Jessi 17/02/2022

Nós não somos nada nesta vida?
Aos 15 anos de idade fui ?obrigada? a ler está obra, na época odie o livro, não entendia o porquê de sua importância de eu ter que ler, hoje após quase 5 anos eu entendo, esse livro é um alerta, é uma denúncia ao que ainda hoje acontece em cidades, zonas periféricas, zonas rurais, principalmente em lares pobres conservadores, na qual geralmente não se fale de sexo, aonde não se há liberdade, instrução, como é o caso de clara que cresce com uma mentalidade inocente a coisas referentes a casamento, amor, alheia a qualquer malícia de homens como casi, homens ricos, meio ricos, meio pobres, totalmente pobres que amam por algum motivo, dando-se ao álibi da não justiça desse mundo, do país, do estado de ?desonrarem? mulheres como clara. Esse livro é muito triste, mas passa um mensagem de alerta para mulheres como eu ou você que lê esse comentário, mulheres único-os contra cassis da vida, contra o patriarcado da sociedade!!

bianca1563 09/09/2020

Um dos poucos clássicos que gostei. A leitura foi muito fluída e a história em si é bem triste, principalmente levando em conta a época em que se passa.
Apesar de tudo eu realmente gostei do livro.

null 17/09/2020

Apesar de conter alguns tópicos que são problemáticos hoje em dia, esse livro é uma ótima maneira para se transportar para a época em que foi escrito

Teté 02/03/2022

Mais um lido por motivos de: vestibular.
No geral, é um bom livro de se ler. Não é uma leitura tão complexa, mas também não é daquelas que flui bem facilmente.

LottysMaffhaus 28/04/2022

Um clássico dos clássicos
Feito cinema, existem filmes obrigatórios para entender a 7° arte, aqui vós aplico a mesma lógica para explicar a história do Brasil e literatura nacional num todo.
Lima Barreto escreve nesta obra uma fotografia em palavras sobre cada parte do Rio (eu sendo de Pernambuco, me perco um pouco, mas sempre deixando em excelentíssimo detalhes.) focando no âmbito de denúncia tanto religioso, quanto machista ou social. No decorrer da obra vemos a mescla do naturalismo,realismo e algumas pitadas de romantismo quando vemos a visão de Clara, por exemplo.
O modo em que a condição, a vida, o seu natural naquele ambiente (no caso a pobreza) parece que move a história por passos, como cito também o Meneses ou "O poeta". A criação de uma "espécie de antagonista" como Cassie, onde aumenta o drama e demostra como a lei ou a justiça era perante a burguesia branca no Brasil/Rio.
Os esteriótipos, as ofensas ou mesmo as rodas de modinhas e poemas jogados pelos mínimos alfabetizados na região, é uma película da realidade, do povo pobre e angustiado, que não pode fugir (diferente da elite), uns lidam com a morte ou suicídio. Está ficção é real, pois quando ajoelham-se implorando aos choro por justiça, lembro-os aqui no dia 2 de junho de 2020 no estado de Pernambuco a aplicação deste mesmo Brasil pelos simples de baixos. aos iguais perante a vida, a morte ou lei.

pam.ggs 18/10/2020

Triste e revoltante
Embora inicialmente uma leitura cansativa por conta da excessiva descrição, no decorrer da história, quando o psicológico dos personagens começam a ser trabalhados, o livro muda de cara. Aos poucos você se vê frustrado em não poder entrar na história e cuidar da menina Clara que se vê prestes a ser enganada, como.muitas mulheres foram e ainda são.
Não tratando da questão da mulher apenas, o livro nos traz assuntos como a questão racial e social.

Bê. 04/05/2022

Sobreracismo,misoginiaeoutrastantasmazelassociaisbrasileiras
A história da Clara dos Anjos traduz bem a veia naturalista do autor.
Essa obra expõe de forma muito crua as opiniões e preconceitos de Lima Barreto, vez que o autor incorpora ao texto vários elementos autobiográficos, com temas acerca da dependência alcoólica, demência, bem como de desigualdade racial e social.
O subúrbio é elevado quase à personagem pela relevância que ele tem no desenvolvimento da história.
Merece destaque também a forma como o autor, de certa forma, consegue ser a frente do seu tempo ao debater temas como o colorismo racial, tão em voga nas discussões atuais.
É um livro difícil de engolir, é impossível passar neutro por essa leitura. É capaz de despertar no leitor tristeza, compaixão, frustração, asco e muita reflexão.
Só não dei cinco estrelas em razão do livro, justamente por ter incorporado tantos traços autobiográficos do autor, traz também alguns de seus preconceitos naturalizados.

A respeito dessa edição, ela também contém textos introdutórios muuuito interessantes que contextualizam muito a época e a biografia do autor. Entretanto todo são cheios de spoilers a ponto de revelar toda a história sem guardar nenhum detalhe. Na minha opinião, essas leituras complementares deveriam constar ao final do livro, pra não comprometer a experiência literária.

Sushizinha 01/06/2022

Não somos nada nessa vida
Tive um trabalho da escola sobre esse livro e, por isso, precisei lê-lo. É uma história que trata de assuntos importantes, mas que não me prendeu, embora nos deixe reflexões valiosas. Admito que dei umas boas cochiladas enquanto lia e, infelizmente, acabei não retendo muito do conteúdo. Mas, se você gosta de clássicos que retratam de forma crítica a realidade, vai fundo.

20/07/2022

Um drama de 100 anos, mas bem atual
Clara dos Anjos é um drama que, embora tenha sido escrito e publicado há cerca de 100 anos, trás alguns temasbbem atuais: o racismo, o abandono paterno e o preconceito presente em quem tem um pouco mais de condições.
Um rapaz branco, bisneto de um Lord inglês, chamado Cassi Jones, cuja mãe é extremamente preconceituosa, se aproveita de moças virgens e inocentes de baixa classe, especialmente afrodescendentes e mestiças, porque sabe que, sendo branco, dificilmente poderia sofrer algum dano.
É neste meio que somos apresentados a Clara, moça parda, filha de um carteiro e de uma dona de casa sedentária, se apaixonar por Cassi, que tocava violão e cantava canções melosas. Este, por sua vez, querendo fazer de Clara mais uma de suas vítimas, aproxima-se da moça com boa lábia e até mesmo, usando de artifícios ardilosos, como tirar alguém de seu caminho, para conseguir o que quer.
Num meio sujo e cruel, que é a raça humana, temos um breve resumo dramático do porquê existem tantos filhos que sequer sabem quem são seus pais. Quem é a vítima? Quem é o culpado? Este é o questionamento que deixa a obra de Lima Barreto.