Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Jackson 20/12/2021

Lima Barreto Grande visionário
Evidente o olhar crítico do papel da mulher numa sociedade machista, hipócrita, que vive de aparência. Já nos primeiros capítulos Lima Barreto demonstra sua insatisfação com o lugar que era destinado às mulheres principalmente as pretas e mulatas. É uma história triste e que até hoje em determinadas regiões e circunstâncias acontece. Que história! Que empatia.

Mar 14/12/2021

Eu li por causa da escola, achei o livro interessante, a leitura seria mais gratificante se não fosse obrigatória, mas no geral eu gostei bastante.

Layla 12/12/2021

clara
eu li umas partes e ouvi audiobook em outras pq precisava terminar logo já q era leitura obrigatória da escola, não sei se era pq eu tava lendo em PDF pelo celular e daí parecia q as páginas eram enormes, mas eu me cansei demais lendo, mto detalhado e tal, mas é um livro muito bom, mostra a ingenuidade dos jovens q são mantidos em casa e também mostra todos os problemas q existem na sociedade, podendo ser utilizado como repertório para muitas discussões e redações

Julia 02/12/2021

"Nós não somos nada nesta vida."
Lima Barreto acertou muito na crítica ao que acontecia naquela época. É triste ver a protagonista tão ingênua e sendo enganada facilmente
A leitura é chatinha em várias partes por focar em outras coisas e as realmente "importantes" serem narradas bem rápido

lucas gabriel 15/11/2021

Uma das poucas coisas que me incomodaram foi a rapidez com que partes ?importantes? foram escritas (em menos de um parágrafo), enquanto trechos de casualidades ocuparam grande espaço na história. Mas claro que esses eventos, por mais corriqueiros que fossem, mostraram a realidade do subúrbio carioca, e trouxeram consigo as denúncias sociais que Lima Barreto propusera com tal obra.

InfinitaTBR- Jana 09/11/2021

Gostei
O livro é bom. Foi uma leitura rápida e interessante. É um clássico da nossa literatura, que aborda a questão da vida do negro brasileiro após a abolição da escravidão. E essa abordagem foi feita a partir do olhar de quem viveu aquela realidade. O livro me fez refletir sobre vários aspectos da sociedade brasileira da época e que permanecem até os dias de hoje. Infelizmente.

Lary 02/11/2021

Esse livro é ótimo, a história dele é bastante interessante até por ser um fato que ocorre muito importante que ainda ocorre muito nos dias de hoje.
A leitura dele só e um pouco cansativa por conter expressões que não estão no nosso vocabulário, por isso não recomendo para quem está começando a ler agora.

Marcia 02/11/2021

Minhas impressoes sobre o livro.
Olá amigos!! Finalizada minha viagem ao Rio de Janeiro do começo do século XX . Nessa viagem fui conhecer a Clara dos Anjos, protagonista do livro do escritor que gosto muito: Lima Barreto.
Esse livro, a principio é uma história comum de uma mocinha pobre, mulata que se apaixona por um rapaz que vive numa situação financeira melhor que a dela. O rapaz a seduz e depois a despreza, abandona. Parece um tema comum mas esse livro vai muito alem desse assunto. Lima Barreto escreve brilhantemente e nos leva ao cenário, nos apresenta aos personagens e no final do livro temos a impressão que conhecemos todos e convivemos realmente com eles. Íncrivel!!
O livro aborda e denuncia o abuso de rapazes a moças mais pobres, a maioria negras e mulatas. A educação da época era muito complicada,cheia de recatos, as moças eram muito inocentes e acreditavam serem amadas. Quando se dão conta são abandonadas grávidas e sem condições de criar a criança, Elas sozinhas tem que lidar com o preconceito e desprezo da sociedade. Lembrem-se que estamos falando do começo do sec XX.
Tambem é destacado o preconceito racial que na época era muito forte. Podemos ver como exemplo o díalogo entre Clara dos Anjos e a mãe do rapaz que a seduziu, o Cassi:

"Ao ouvir a pergunta de Dona Salustiana, não se pôde conter e respondeu como fora de si:
- Que se case comigo.
Dona Salustiana ficou lívida; a intervenção da mulatinha a exasperou. Olhou-a cheia de malvadez e indignação, demorando o olhar propositadamente. Por fim, expectorou:
- Que é que você diz, sua negra?"

Esse diálogo é um dos mde irritou, que achei revoltante. Temos outros que nos revoltam.
Lima Barreto tambem aborda nesse livro o descaso do governo carioca com o suburbio, relatando como estão as ruas, a falta de saneamento, a sujeira, falta de hospitais, farmácias, mercados... O povo enfrenta bondes lotados para ir trabalhar, dão duro no trabalho, chegam a noite em casa e no final do mês mal conseguem pagar as contas ( infelizmente não mudou muito). Vemos a falta condições para uma alimentação saudável, falta escola, falta trabalho...
Outro ponto abordado é o alcoolismo, o excesso de bebida e suas consequencias. Faço uma observação quanto a esse ponto pois o escritor era alcoolatra e teve internado mais de uma vez. Há um personagem que mostra esse problema e me emocionei com sua história e como de deixou envolver.
A mãe da Clara, Engrácia, é apresentada como uma mulher apagada. Casada com o pai da Clara, o Joaquim dos Anjos ha mais de vinte anos. É uma mulher caseira, dedicada a vida domestica e muito apegada a Clara. Cuida dela com muito desvelo mas não tem dinamismo, não toma decisões, não faz nada alem dos seus trabalhos domesticos. Um ponto que me chamou atenção nessa personagem é que logo no início do livro sabemos que eles tiveram 5 filhos mas só Clara sobreviveu. Talvez essa apatia da Engrácia possa ter haver com essas perdas. Mas nada é falado sobre isso, é apenas pensamento meu.
O pai da Clara é o carteiro Joaquim dos Anjos, um homem trabalhador, humilde, inocente, tem fé nas pessoas e é um entusiasta de modinhas , escreve algumas valsas e tangos. Ele nos é apresentado desde sua adolescencia onde vivia em Minas gerais e depois se mudou ao Rio de Janeiro com o homem que contratava seu trabalho. Chegando ao Rio de Janeiro se adaptou tão bem que não voltou mais a Minas Gerais e aí nossa história começa.
Lima Barreto não viu seu livro ser publicado pois morreu no ano da publicação. Uma pena!
Bom amigos, deixo aqui meu convite para conhecer essa historia que gostei bastante. Muito mais que conhecer Clara dos Anjos, gostei de conhecer o Rio de Janeiro, de conhecer as casas, as ruas e os personagens que achei muito ineterssantes. Segue abaixo a sinopse do livro.
Sinopse: Em Clara dos Anjos relata-se a estória de uma pobre mulata, filha de um carteiro de subúrbio, que apesar das cautelas excessivas da família, é iludida, seduzida e, como tantas outras, desprezada, enfim, por um rapaz de condição social menos humilde do que a sua.

Noemia 25/10/2021

Leiam Clara dos Anjos. Leiam Lima Barreto.
Impressionante como Lima consegue, com um enredo simples, escancarar a condição de populações marginalizadas, expor conflitos de classe, cor e gênero, inverter estereótipos e ainda emocionar o leitor com personagens tão reais.

Um século atrás, Clara dos Anjos (atenção para a escolha desse nome!) surgia na nossa literatura como uma jovem inocente, pura, virginal e até mesmo ingênua, características historicamente mais comuns à personagens femininas brancas. Para uma jovem como ela, no entanto, tais atributos angelicais implicam ainda numa ignorância acerca das questões relativas à sua cor e posição social. O destino de Clara acaba sendo muito diferente do das protagonistas de romances literários ou das modinhas de amor que ela ouvia.

Se alguém, como eu, iniciar a leitura achando a narrativa arrastada, sugiro fortemente que não desista e vá até o fim. Queria colocar algum trecho das maravilhosas últimas páginas aqui, mas não quero estragar a experiência de alguém que queira conhecer a história de Clara dos Anjos.

OBS 1: esta é a terceira obra de Lima Barreto que leio (esse ano) e estou cada vez mais enxergando-o como um dos maiores escritores brasileiros que tive a oportunidade de ler. Um dos mais necessários também.

OBS 2: li o romance pela edição da Editora Escureceu e fico muito feliz por ser uma das pessoas que contribuiu para que ela existisse. Os textos de apoio, algo que considero essencial numa boa edição, ficaram fantásticos, assim como as ilustrações. A editora resgata clássicos escritos por autores negros e eu recomendo muito que todos vão atrás e contribuam para as próximas publicações. O trabalho deles é impecável!

Luciano 20/10/2021

Muito bom.
"- Mamãe! Mamãe!
- Que é minha filha?
- Nós não somos nada nesta vida."

Excelente fala para encerrar o romance.
Joao.Lucio 18/04/2024minha estante
Esta frase é a rasão de ser do livro todo.

Jhanade 05/10/2021

Obra Maravilhosa.
Nosso Afonso Henriques de Lima Barreto retrata a vida cotidiana dos moradores de um subúrbio no Rio de Janeiro no início do século XX. A condição das mulheres, as obrigações e separações sociais.

Clara dos Anjos é uma moça recatada, criada longe de todo e qualquer assunto que manche sua inocência, coisa que Lima Barreto faz uma crítica muito forte, pois sem conhecimento do que são os perigos da vida você acaba deixando assim, a mulher muito mais vulnerável. Sem conhecer, não tem como se defender.

Malu.Batista 22/09/2021

Sempre odiei livros obrigatórios de vestibular, mas esse aqui me fez mudar de ideia. Achei incrível a construção de como ela se tornou tão ingênua, nos mostra que ao omitirem as informações dos filhos, acabam não os preparando pra vida. A vida clássica no Rio de Janeiro da época, me fez muito querer ir a uma festa e escutar modinha.

Ah, e o Cassi com certeza é aquele feio "gentil".

Thata 08/09/2021

Leitura reflexiva
Muito bom para conhecer o contexto social e as críticas do autor, Lima Barreto, à sociedade da época, sempre muito ácido e a frente do seu tempo. Interessante o foco dado na educação recebida pela protagonista, superprotegida pelos pais.