Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Stella F.. 30/08/2021

Lima Barreto e sua crítica social
Clara dos Anjos ? Lima Barreto

Clara pertence a uma família simples do subúrbio do Rio de Janeiro. Seu pai é carteiro e sua mãe dona de casa. O casal protege a filha adolescente deixando-a reclusa em casa, ajudando nas tarefas domésticas e somente saindo para comprar tecidos ou para ir ao cinema com uma vizinha de confiança. Os pais são receosos por a menina ser mulata e pobre. Apesar da pouca instrução são cientes do seu lugar no mundo.

Joaquim dos Anjos, pai de Clara, é apaixonado por música e até faz algumas composições, que Clara ajuda a passar a limpo.

Sempre aos domingos se reúne com amigos para jogar cartas no seu quintal e Clara os vê comentando sobre Cassi, um jovem que toca e que um dos amigos gosta e o outro só tem ressalvas a fazer. Mas, Clara fica curiosa.

Após um longo embate, resolvem chamá-lo para  tocar no aniversário da menina.

Clara fica completamente derretida, apesar de ouvir falar de todas as atrocidades que o garoto cometeu com outra meninas e mulheres casadas. Deflorou várias  que ficaram grávidas e ?faladas? e mesmo assim ela não acreditou, apesar do padrinho dela afirmar que eram fatos verdadeiros.

Apesar de toda a torcida contra, e vários obstáculos vencidos, como convencer um dos amigos do pai de Clara, Meneses, a ajudar nos encontros se utilizando da fraqueza dele para a bebida e mesmo assassinar o padrinho de Clara, Marramaque, os encontros se realizam às escondidas e não deu outra, Clara sofreu o mesmo que as meninas anteriores.

Cassi era acobertado por policiais, juízes, amigos da mãe que tinha irmão influente, e além de serem de um subúrbio ?melhor?.

?Todas essas proezas eram quase sempre seguidas de escândalo, nos jornais, nas delegacias, nas pretorias; mas ele, pela boca dos seus advogados, injuriando as suas vítimas, empregando os mais ignóbeis meios da prova de sai inocência, no ato incriminado, conseguia livrar-se do casamento forçado ou de alguns anos de correção?.

Vemos vários personagens que circulam ao redor dessa trama como um dentista não profissional, um que faz às vezes de advogado, a vizinha Margarida,  guerreira que faz de tudo, o poeta duro e alcoólatra, Flores. Apesar de secundários são muitos importantes no desenrolar dela.

Vemos um Lima Barreto falando do crescimento do subúrbio beirando a Linha da Central do Brasil, denunciando a ausência do Estado na pavimentação das ruas, no saneamento básico, nos trens lotados, em ruas asfaltadas porque alguém importante mora ali, falando do preconceito de alguns instrumentos, e nos falando principalmente do preconceito racial, principalmente em relação às mulheres.

?Por esse intrincado labirinto de ruas e bibocas é que vive uma grande parte da população da cidade, a cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos?.

Ora, uma mulatinha, filha de um carteiro! O que era preciso, tanto a ela como às suas iguais, era educar o caráter, revestir-se de vontade, como possuía essa varonil Dona Margarida, para se defender de Cassis e semelhantes, e bater-se contra todos os que se opusessem, por este ou aquele modo, contra a elevação dela, social e moralmente.  Nada  a fazia inferior às outras, senão o conceito geral e a covardia com que elas o admitiam..?

Tão atual!

Uma história simples mas muito gostosa de ler. Recomendo.

Daniel Andrade 23/08/2021

Escrito para irritar.
Deveria ter lido anos atrás quando precisava fazer vestibular, mas não li. Me arrependo. É uma leitura bem tranquila, de linguagem simples (com uma ou outra exceção). Me incomodou um pouco na escrita do Lima Barreto os momentos de divagação.
A história é gostosa, mas muito irritante. O Cassi é insuportavelmente desgraçado e >nada< acontece. A Clara é uma tonta! O subúrbio inteiro sabe quem é o Cassi, sabe o que ele faz há anos, mas pra ela não é verdade. Deu no que deu.

Malu 21/08/2021

Nossa?
Apesar de indignada com o final e ainda querer quebrar com minhas próprias mãos Cassi Jones, Clara dos Anjos foi uma leitura envolvente que me proporcionou um entretenimento gostoso.

Sabrina 20/08/2021

clara dos anjos
Li mais pra estudar, mas achei bom, o ódio que da ver o desenrolar da história, e a raiva daquela época, dos ricos brancos, do sistema em geral

Maria 19/08/2021

De primeira ja falo que é um livro super rápido de ler,a leitura é super fluida e por ser um livro indicado pela escola,
superou um pouco das minhas expectativas. Lima Barreto conseguiu abordar vários temas importantes,dentre eles a vida nas favelas,o alcoolismo entre outros. A história é bem curta mas é contada de uma maneira super limpa,bem cautelosa e bem detalhada. Agora entrando nos SPOILERS:
A primeira coisa que tenho a dizer é que os pais da Clara dos Anjos,no meu ponto de vista,podem ser considerados culpados pela ingenuidade da Clara. A Clara não tem um significado concreto sobre oque é amar,não tem uma visão ampla sobre ter uma relação sexual ativa e muito menos conhece o mundo ao nosso redor. Dentre várias outras coisas a se falar desse livro, termino aqui dizendo que se você quer começar a ler livros de escritores brasileiros,sem sombra de dúvida,leia Clara dos Anjos.

Maria.Clara 18/08/2021

apesar,
de ter sido uma leitura longa e arrastada, o final é extremamente necessário e importante.
Quero ler mais obras nacionais e não podia não ler esta, é de fato clássica.
Clássica e verdadeira. A história é real. Acontece. Aconteceu e vai continuar acontecendo. A Clara afirmou que não somos nada nessa vida (nós mulheres), mas isso não é verdade. Nós somos muita coisa e se depender de corajosas Donas Margarida, logo, num futuro não tão distante isso vai ser nítido para cada vez mais pessoas.

Deixo aqui meus mais sinceros: VÃO TOMAR [*****]
aos Cassis que andam por aí.

LEIAM AUTORES NACIONAIS! VIDAS NEGRAS IMPORTAM
E MULHERES, SEJAM FEMINISTAS.

profuilma 21/07/2021

Um clássico tão gostoso de ler que já 3 vezes. Amo! e está edição é linda demais!
A história principal aborda a frágil situação da mulher, sobretudo, negra e pobre. Relata a trajetória de Clara dos Anjos, uma moça que acreditou no amor e foi enganada por Cassi Jones de Azevedo, um jovem branco, sedutor e de classe média. O cenário é o subúrbio do Rio de Janeiro e suas mazelas: a falta de água encanada, a dificuldade no transporte coletivo, a fuga da realidade que levava alguns ao alcoolismo e as relações de amizade que amenizavam a dura realidade.

profuilma 21/07/2021

Se você gosta de história, aventura, romance e reflexão, então leia este livro. A linguagem é direta, simples, enfim, muito fácil de ler. Sua narrativa envolvente é um relato histórico que descreve como pobres, imigrantes e negros foram empurradas para o subúrbio do Rio de Janeiro no início do século XX. A história principal aborda a frágil situação da mulher, sobretudo, negra e pobre. Assim, relata a trajetória de Clara dos Anjos, uma moça que acreditou no amor e foi enganada por Cassi Jones de Azevedo, um jovem branco, sedutor e de classe média.
É uma obra pertencente ao pré-modernismo que tem como cenário o subúrbio do Rio de Janeiro e suas mazelas. Relata a falta de água encanada, a dificuldade no transporte coletivo, a fuga da realidade que levava alguns ao alcoolismo e as relações de amizade que amenizavam a dura realidade.

Renan 12/07/2021

Eu fiquei chocado com tantas mortes nesse livro?

De toda a história, o que fica marcado mesmo são as individualidades dos personagens e suas posições sociais numa sociedade que permanece igual até hoje.

Sofia.Budal 09/07/2021

esperava mais de um livro tão renomado
a ideia da história para o livro é incrível, porém infelizmente o autor deixa a desejar no quesito da construção da história e da vida pessoal de cada personagem

Pedro 28/06/2021

Bonzinho
É um livro bem crítico,mas apenas isso não sustenta um romance,as vezes o livro é bem tedioso,não acontece muita coisa.
É o primeiro livro de Lima Barreto que eu leio,sinceramente,eu esperava mais.

yagho 24/06/2021

que livro bom!! me surpreendeu em todos os aspectos, me revoltou e, acima de tudo, me fez pensar muito. incrível!