Vida Organizada

Vida Organizada Thais Godinho

Resenhas - Vida Organizada

diegopds 25/01/2020

Autorreflexão e um chamado para ação
Se você espera por um livro de tom condescendente, com dicas fáceis e rápidas de aplicar, esqueça. Ainda que traga algumas listas de dicas, a tônica constante é investigar seus objetivos, motivações e, partir deles, fundamentar a necessidade de organização e definir prioridades.

Construindo um plano a partir de um futuro distante e retrocedendo até o presente. Na fase de execução, usar os objetivos de curto prazo para alcançar os médio. Estes, para os de longo prazo, sem perder de vista o todo, o norte verdadeiro. Fazendo correções de rota, sempre que necessário, diante das mudanças internas e externas.

A leitura é simples, mas os exercícios sugeridos podem tomar um bom tempo (e não recomendaria prosseguir a leitura antes de conclui-los). Boa parte deles, irá causar incômodo e tocar profundamente em questões subjetivas mas, como diria Andrei Achcar: 'tudo depende de quem você é e onde você quer chegar', sendo necessário esse confronto e questionamento com nós mesmos.

Drugue 23/01/2020

Vida Organizada - Thais Godinho - Seu guia definitivo para entrar no mundo da organização
O bichinho da organização me picou faz bastante tempo, +/- em 2007 quando um amigo da faculdade (Vlw, Toco!) me passou os feeds RSS que ele seguia e veio junto um tal de efetividade.net blog do Augusto Campos, que cobria bastante pontos bem interessantes de organização, fazia uns reviews de gadgets bem massa e me apresentou para o método GTD e que infelizmente esta em hiato no momento, mas que vale muito a pena a visita pois todo o material que está lá ainda é bem válido e eu tenho muito a agradecer por ter me mostrado esse caminho da organização. Depois de ficar orfão do efetividade.net e buscando mais sobre esse método (o GTD) eu conheci o trabalho da Thais Godinho e o Vida Organizada, ai sim foi um pulo pra cair de cabeça nesse mundo da organização e do GTD, mas só em 2019 que eu comecei a levar a sério tudo isso e em 2020 é o ano que eu quero definitivamente colocar tudo em ordem e destralhar todos os pontos da minha vida e para isso nada melhor do que aprender com quem sabe, por isso a primeira leitura de 2020 não podia ser outra que não o Vida Organizada, o livro que apresenta o método de Organização da Thais.
O livro me surpreendeu um pouco por que pelas fotos eu achei que ele fosse um tanto maior, mas o tamanho não tira em nada o mérito do livro, muito pelo contrário, mesmo sendo pequeno o livro é bem completinho e além de um conteúdo muito interessante, ele trás exercícios para já botar em prática tudo o que você está aprendendo ali, tanto que eu, mesmo já tendo executado alguns dos exercícios antes, fiz o possivel para acompanhar cada um deles na medida que eles apareciam e tudo me pareceu muito intuitivo, como tu acabou de ler o conteúdo, executar o exercício fica bem fácil. A divisão do conteúdo também é bem interessante, iniciando cada capitulo com uma contextualização do que será apresentado, incluindo bastante da filosofia do método e das fontes das quais ele bebe, e eu vou te dizer que isso faz bastante diferença por que torna o conteúdo muito mais significativo. Claro, se você chegou até esse livro você já sabe a importância de se organizar ou já se cansou da sua bagunça e está querendo uma solução pra isso, mas muitos livros vão te jogar nesse mundo simplesmente de dizendo: "Se organiza ai que é bom!", a Thais não, ela te explica tim-tim por tim-tim o por que ela considera importante se organizar, te dando exemplos práticos e pontuando com algumas experiências pessoais que te mostram como realmente pode melhorar tudo. Pra mim essas partes são excelentes por terem aquele fundinho de budismo que me agrada pakas.
Sobre o método em si, ele é o primeiro livro da série, então sim, o livro é uma introdução a organização, ele te direciona, te encaminha, mas não é um método completo. Eu vi muita gente criticando isso, mas não acho nem de longe que isso seja um demérito, muito pelo contrário, o livro se propõe a te iniciar no mundo da organização e é isso que ele faz e faz muito bem! E não só isso, ele já te indica alguns passos para se aprofundar mais, dá dicas e tenta criar hábitos que vão sim garantir que uma pessoa com noções básicas ou sem noção nenhuma de organização se inicie bem nesse caminho, porém é óbvio que se você já estuda organização a muito tempo esse livro pode sim ser básico demais pra você, mas eu volto no que eu sempre digo, quando se trata de métodos, organização, motivação, autoajuda e desenvolvimento pessoal nenhum e digo mais NENHUM livro é básico demais, você SEMPRE pode tirar algo de útil e aprender mais sobre o assunto e sobre você mesmo.
No final, Vida Organizada é um livro leve e fácil de ler que te pega pela mão e vai passo a passo com você, te explicando o que você deve fazer e principalmente o POR QUE você deve fazer, e passa por todas as áreas da sua vida, começando pelo pessoal, indo até a rotina da casa e por que não do trabalho, já que muitas vezes a nossa desculpa para deixar a vida pessoal bagunçada é o fato da gente não ter tempo por causa do trabalho, né? Então nada melhor do que ajustar o trabalho e a rotina da casa para então conseguirmos o tempo para nós que tanto almejamos, certo? Pois é, e é ai que esse livro entra como uma luva. Eu gostei bastante do conteúdo e já estou recomendando pra geral que vem conversar comigo sobre como se iniciar na organização e claro que eu vou pular de cabeça nos outros livros da Thais né? Então bora se organizar povo!

site: https://diegoqueiros.blogspot.com/2021/03/vida-organizada-thais-godinho-seu-guia.html

Andreia.Alcantara 08/06/2019

Incrível
Livro que te ajuda a perceber que não, você não é desorganizado(a), só não tinha entrado em contato com algum método que realmente fizesse sentido para quem você é.

Com cuidado, suavidade, sem culpas e pressões, Thaís Godinho propõe uma organização real, possível.

Com reflexões, embasamento e exercícios práticos, aprendemos pouco a pouco a nos conhecer melhor, entender por que procrastinamos e o principal: como melhorar, como jogar a favor de nós mesmos.

Tata 10/05/2019

O livro é simplesmente 10 nota que explicou clareza .

Gabriela 27/03/2019

A vida se faz agora!
Comecei lendo o vida organizada simplesmente por falta de organização e procrastinação, no entanto, retrata e te faz refletir em muito mais do que isso, sonhos, metas, objetivos e foco, tudo constantemente está interligado, e nao uni-los, é onde o erro mora. Após termina-lo, tive uma perspectiva diferente, decidi que viver o agora, é muito mais do que simplesmente deixar a vida nos levar, mas sim, ter obetivos e sonhos nos quais trabalhar e focarmos para que tais se realizem!
Um livro que na minha opinião, todos deveriam tirar um tempinho para ler e botar a vida em praxe.

Figueiredo 25/02/2019

Técnica
Muito interessante todo o conteúdo deste livro, muitas técnicas para aprender a organizar o dia. Aplicável no trabalho, em casa, etc.

RafaBomfim07 06/01/2019

Suas metas são compromissos!
Primeiro livro do ano e eu não tinha como começa melhor. Thais escreve com uma leveza que o livro pode ser lido em um dia , como uma conversa com um amigo .

Tamirez | @resenhandosonhos 31/08/2018

Vida Organizada
Eu adorei a forma como a Thais expõe as dicas no livro, pois realmente parece um bate papo entre amigos. Como falei no vídeo, achei que nas dicas para casa o foco foi completo no ambiente mais familiar, e como moro sozinha, a coisa não funciona da mesma maneira, porém isso não atrapalhou em nada, pois fui adaptando as coisas, como é a sugestão da própria autora.

Logo no início quando ela diz que não há uma fórmula secreta, foi onde fui fisgada, pois sou uma defensora desse ponto de vista na hora de escrever livros de auto ajuda. Apresentar uma solução infalível é, na verdade, falho, pois não se considera as variáveis e/ou peculiaridades da vida de cada um. Outra coisa interessante foi quando ela fala sobre o fato de que não pode ser algo forçado, pois não irá dar certo. A organização tem que se tornar algo natural e que ser obcecada também não resolve o assunto.

“O objetivo das rotinas é garantir que tudo o que precisa ser realizado, seja efetivamente concluído, além de proporcionar segurança e sensação de controle. Ter rotina não significa seguir um cronograma rígido, mas flexível e adaptável.”

Descobri, lendo o livro, que já sou adepta de várias das dicas que ela dá, o que me fez sentir bem, constatando que de fato sou sim uma pessoa organizada. Quando se mora sozinha é essencial ter as coisas no lugar e criar algumas rotinas, para que nada saia do controle ou falte, já que não pode mandar ninguém ir comprar papel higiênico quando falta, se você está só.

Achei o livro muito legal e cheio de dicas bacanas para todo mundo tirar algo de bom. Mesmo que sua rotina seja diferente ou que você não goste de usar um agenda, por exemplo, há sempre outra opção em Vida Organizada pra te dar uma luz e te ajudar. Então, suuuuper recomendo :)

site: http://resenhandosonhos.com/vida-organizada-thais-godinho/

rayaneguapa 12/03/2018

Simplesmente top
Muito bom, leitura rápida, escrita excelente e dicas valiosas. Se tem um coisa que aprendi é definir minhas prioridades e não sofrer mais pelo que não tenho como fazer.

Carol Figuerêdo 10/06/2017

Manual e material de referência
Há tempos queria ler o livro Vida Organizada, uma vez que sou leitora assídua do blog, mas nunca encontrava "tempo" - apenas uma prova de minha desorganização e necessidade por esta leitura.
Tendo praticamente "devorado" o livro em dois ou três dias, finalizei esta leitura com uma vontade e motivação tremendas para a mudança que minha vida precisava. Não só isso, como também com um manual e futuro material de referência de como fazê-lo, podendo voltar e consultá-lo sempre que necessário.
No livro, a autora nos dá um passo a passo de como literalmente organizar nossa VIDA, não só as tralhas escondidas nas gavetas. Nos dá uma aula da importância de definir objetivos (bem como de como fazê-lo), como começar a nos organizar, como destralhar, estabelecer prioridades, etc.
Claro que o tema e os ensinamentos não são algo novo, inventado por ela: é um mix de muito GTD, flylady, konmary, etc. Mas o seu diferencial foi a forma como foi organizado, a linguagem simples e leitura fácil e, principalmente, a visão e vivência da autora.

Sem dúvida, um dos meus preferidos no tema.

Henrique_ 23/09/2016

A arte de ser dono de si mesmo
Gosto da proposta do livro, dentre tantas, que a de fazer pensar e agir a respeito das diversas áreas em nossas vidas, de forma que seus objetivos de vida tenham ligação com o que você faz no dia a dia. Mais do que ser organizado, sistemático ou outro vocábulo que o valha, a ideia é mostrar a importância de termos um mínimo controle e coerência com o que queremos em nossas vidas, ainda que tudo mude depois. Penso que a autora foi muito feliz em esclarecer pontos que para mim ficaram nebulosos depois da leitura do livro "A arte de fazer acontecer", de David Allen, criador do sistema de Getting Things Done - GTD. De fato, o método não pode e não deve ser visto como um fim em si mesmo, ainda que ele demande empenho e paciência na compreensão e aplicação. E o que ajudou neste esclarecimento a ideia de simplificação.
O foco deste livro não é o GTD, mas a tese está ancorada nele, o que ajuda a despertar o interesse por um sistema que parece ser mágico. De linguagem acessível, sem muitos rodeios, talvez uma ou outra repetição de argumentos, indico este livro a todos que querem se sentir motivados a começarem a ser donos da própria vida.

Jessica.Tenorio 15/09/2016

É bom mas...
Tem muita coisa boa, mas é uma leitura maçante em muitos pontos.

Manuela.Ferreira 26/08/2016

Coach para vida
Esse livro é um reflexo do excelente trabalho desempenhado por Thais Godinho com o Blog Vida Organizada. Ele traz de forma interativa as melhores formas de se agir para que se comece a ter uma vida realmente estruturada. Tanto se fala em organização de casa, cômodos e etc, mas pouco se reflete acerca da necessidade de estarmos bem consigo mesmos para então podermos, de fato, organizar nossa vida. Thais toca no assunto com muita leveza, praticidade e com uma escrita fácil. A leitura é intercalada com atividades práticas que devem ser feitas escritas no próprio livro e implementadas o quanto antes. Vale muito a pena a leitura!

site: www.vidaorganizada.com

MarcosZ 14/07/2016

Leitura agradável, mas sem surpresas
Não tem nada de novo, mas é uma leitura que se desenrola fácil. Para quem inicia na leitura dessas técnicas de organização, é uma leitura recomendada.